5S – O Quarto S – SEIKETSU

Publicado em: 15/09/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,752 |

Estamos agora nos encaminhando para a reta final do programa Programa 5S ou Housekeeping e este Quarto S diz respeito à padronização de tarefas e procedimentos. É fundamental que os outros três S's já tenham ocorrido e que as pessoas já estejam dispostas a colaborar com as ações do Housekeeping pois são elas que vão determinar as regras e procedimentos que os grupos ( e elas são parte destes grupos ) deverão cumprir. Padronização significa determinar quantidades, posições, avisos, horários, metas, objetivos de forma clara e transparente para que todos entendam e sigam fielmente. Os treinamentos são parte integrante deste senso pois é através deles que o empregado vai aprimorar seus conhecimentos e vai poder aumentar o valor da sua colaboração naquelas tarefas a que for submetido.

Sem+título+9.jpg

É importante ressaltar que as leis, regras ou regulamentos já existentes devem fazer parte destes padrões e se possível devem ser citados nos procedimentos escritos. Quanto mais formal os procedimentos, melhor será o ajuste dos empregados aos padrões (desde que haja treinamento!). Regras devem estar sempre por escrito! Escrever de forma simplificada como se troca um cartucho de impressora pode evitar a quebra de um mecanismo interno caso um operador menos aviso tente forçar uma trava que segura o cartucho na posição correta e consequentemente a parada da impressora. Escrever quem faz a verificação do Housekeeping na semana pode assegurar a boa execução dos padrões estabelecidos.



As regras somente faladas sofrem distorções muito maiores que as escritas e se perdem com o passar do tempo tornando-se apenas parte da cultura folclórica da empresa. Como diz o ditado: Quem conta um conto, aumenta um ponto! E essa é a mais pura verdade. Não há porém que se criar regras demasiadamente complexas ou exageradamente extensas pois da mesma forma que as regras faladas ficaram apenas no acervo folclórico da empresa. Lembro de um caso ainda da época dos primeiros vídeos-cassete (lá se vão uns 20 anos) em que muitos grupos criavam consórcios entre amigos para a compra destes aparelhos. Lembrou dos consórcios agora? Deve estar rindo porque já foi cotista de algum destes. Um amigo decidiu escrever as regras do nosso grupo de 10 pessoas. Acreditem ou não mas tudo o que era possível de acontecer estava previsto naquelas regras: desde adiamento do sorteio por falta quorum até o falecimento de um cotista que acarretava o pagamento por parte da viúva em no máximo 48hs se o falecido cotista já tivesse ganho o aparelho. É mole!


Crie listas de verificação rápida ou Checklist, termo muito comum na aviação onde piloto e co-piloto fazem uma verificação dos pontos principais que precisam ser verificados antes de um vôo ou de um procedimento de navegação aérea. Algumas farmácias adotam este procedimento na hora de entregar um remédio no balcão: um atendente pega os remédios com base na sua receita e outro atendente confere antes de serem entregues a você, assim se houver uma interpretação errônea daquilo que estava escrito na sua receita médica (letra de médico é quase sempre difícil de ler), o segundo atendente certamente vai descobrir o erro. Use e abuse dos Checklist's.   A padronização envolve também a disposição de mesas, cadeiras, bancadas de trabalho, materiais e ferramentas ao longo dos corredores, salas e áreas de acesso das empresas, prateleiras, armários e estantes. É muito importante ressaltar que estes layouts, se mal elaborados, podem prejudicar a padronização do trabalho por tornarem o ambiente propício ou sujeito a acidentes. Fios atravessando corredores, prateleiras soltas, caixas mal empilhadas ou armazenadas em locais muito altos, tapetes sobre pisos encerados, escadas encostadas sem travamento são potenciais pontos de acidentes que mais cedo ou mais tarde ocorrerão, é só uma questão de tempo. Layouts bem elaborados criam um ambiente acessível e colaborativo onde as pessoas conseguem se comunicar sem a necessidade de movimentação desnecessária. Eles integram pessoas e departamentos.

O melhor momento de se observar se este senso está sendo seguido é às sextas-feiras ao término do expediente. A proximidade do fim de semana leva à uma excitação e a uma aceleração que podem causar sérios danos ao 5S ou Housekeeping. É neste momento que o registro das falhas deve ocorrer e o responsável pela verificação da execução das regras estabelecidas deve tomar nota dos pontos fracos e repassá-los ao responsável do setor. Isso não é uma atitude desonesta ou de má índole, é parte do processo de aprendizagem e de ações corretivas para incentivar o respeito às regras estabelecidas. Por ser um acordo do grupo, ninguém pode reclamar, certo?

Disponibilizar gráficos com metas e objetivos da empresa ou de um setor é uma das atribuições a serem monitoradas neste senso. Se você quer que a sua equipe alcance as metas estabelecidas, coloque-as em local visível sejam elas boas ou más. Esclareça e discuta os motivos pelos quais algumas não foram alcançadas e quais serão as ações para alcançá-las. Somente desta forma o grupo entenderá o que fazer para chegar lá. Não deixe que fatos de um dia sejam a desculpa para a não execução de uma regra estabelecida. No dia seguinte tudo precisa voltar à normalidade. Limpezas periódicas do local de trabalho devem ser estabelecidas e seguidas. Lembre-se que o ambiente mais limpo não é o que mais se limpa, e sim o que menos se suja!

Agora só falta o último dos 5s's e você já deve estar curioso para saber como vai ser este último capítulo, não está? SEIKETSU ou Senso de Padronização é ter um lugar onde as regras foram bem definidas e são praticadas por todos os integrantes dos grupos. É participar ativamente para a fiel execução daquilo que foi estabelecido. É ter a certeza de que a segurança faz parte do seu dia de trabalho e dos seus colegas seja através de atitudes de prevenção ou corretivas. Este senso será alcançado quando você fizer aquilo que tem que ser feito sem a necessidade da cobrança.

Pense nisso!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/5s-o-quarto-s-seiketsu-3269005.html

    Palavras-chave do artigo:

    housekeeping

    ,

    padronizacao

    ,

    tarefas

    Comentar sobre o artigo

    Aloizio Ziareski

    DESENVOLVER UMA CULTURA ORGANIZACIONAL ATRAVES DE UM MODELO SIMPLES E ABRANGENTE PARA GRANDES E PEQUENAS ORGANIZAÇÕES Céditos: Aloizio Junior Almeida da Paz Ziareski, Elisemeri Teixeira, Marcos Magnum Bueno, Paulo Henrique Machado

    Por: Aloizio Ziareskil Negócios> Gestãol 26/09/2011 lAcessos: 301
    Jannieli Moraes Lima

    Este artigo irá relatar a importância e a o crescimento da logística nas organizações. Sabemos que não há como uma empresa sobreviver sem a existência da atividade logística, pois a organização para ter sucesso em suas operações necessita de um bom nível de serviço logístico para viabilizar a aquisição de matéria-prima e a entrega dos produtos aos clientes. Apresenta opiniões de autores renomados na área de Logística como forma de fundamentação das idéias expostas. Um dos resultados mais importa

    Por: Jannieli Moraes Limal Negócios> Administraçãol 27/01/2015
    michelly bonifacio

    Como se destacar dentre tantos outros no buraco negro que é uma caixa de e-mail em vez de se perder para sempre? Descubra agora mesmo 7 Dicas Infalíveis que vão fazer de sua Campanha de E-mail Marketing um Sucesso Total!

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 26/01/2015
    condominioviva

    Por diversos motivos, como a necessidade de ter um espaço maior para guardar móveis e objetos temporariamente ou mesmo para possibilitar o armazenamento de grandes quantidades de mercadoria, no caso de empresas, a locação de galpões é, atualmente, uma alternativa moderna ao sistema tradicional.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    condominioviva

    A necessidade cada vez maior de espaços para depósitos, armazéns, almoxarifados e salões para grandes eventos, como as exposições-feiras ou barracão para festas e estúdios de filmagens, está fazendo com que intensifique a busca por galpões para alugar em diversas partes do Brasil.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    condominioviva

    A locação de galpões (self storage) é uma modalidade de prestação de serviço que vem sendo bastante utilizada em muitos países, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, contando com milhares de imóveis vazios disponibilizados para contratos temporários.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    condominioviva

    Toda empresa necessita de espaço físico seja ele para acomodar seus colaboradores ou mesmo para armazenar o estoque, que como sabemos é o coração da empresa, afinal sem o estoque não podemos dar andamentos as novas vendas e muito menos prestar um bom serviço aos nossos clientes.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    Walter Gassenferth

    O artigo mostra de onde a empresa Holding escolhe suas estratégias; que tipo de estratégias são discutidas, selecionadas e implementadas; e para um maior aprofundamento neste tema, descreve uma tipologia de estratégias corporativas para um grupo controlador.

    Por: Walter Gassenferthl Negócios> Administraçãol 19/01/2015 lAcessos: 867
    Portais Imobiliarios

    Se o corretor de imóveis tem autonomia para trabalhar é porque alguém lhe ofereceu essa condição. No entanto, o indivíduo não reconhece e pensa que trabalha sozinho. Para ele, as demais pessoas são concorrentes e devem ser superadas. Por este motivo, a comunicação com a gerência não acontece e a hierarquia é desrespeitada.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Administraçãol 06/01/2015
    Natanael Gomes Filho

    A vida moderna nos imprime um ritmo acelerado demais e que por muitas vezes chega a ser desnecessário. Queremos tudo para ontem e se não somos atendidos mudamos rapidamente o nosso conceito de qualidade e de atendimento. Muita calma nessa hora.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 25/09/2011 lAcessos: 69
    Natanael Gomes Filho

    Sua empresa tem Qualidade? Você tem certeza? Dê uma olhada ao redor e veja o que está acontecendo antes de responder a estas perguntas.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 25/09/2011 lAcessos: 59
    Natanael Gomes Filho

    Estas lições acima são parte de minha carreira e das minhas observações no trato com as pessoas com quem trabalhei e trabalho. Se colocadas em prática certamente te levarão ao sucesso.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 25/09/2011 lAcessos: 88
    Natanael Gomes Filho

    Um pouco de história e curiosidades não faz mal a ninguém e gera assunto para o próximo bate papo. Então vamos lá.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Gestãol 24/09/2011 lAcessos: 61
    Natanael Gomes Filho

    Na hora do "vamos ver" é importante ter atitude e sair na frente para não chorar a oportunidade perdida.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 24/09/2011 lAcessos: 115
    Natanael Gomes Filho

    Toda prática esportiva tem um conteúdo que está diretamente relacionado com algumas das características exigidas no trabalho. No surf no poderia ser diferente.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Administraçãol 24/09/2011 lAcessos: 72
    Natanael Gomes Filho

    Não basta fazer parte de uma equipe ou tarefa, para ser bem sucedido você deve estar comprometido. As empresas atualmente buscam profissionais que demonstrem na teoria e na prática a sua capacidade de ser parte das soluções e não dos problemas.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Gestãol 24/09/2011 lAcessos: 95
    Natanael Gomes Filho

    Está no vermelho? Então pinte a cara, amarre uma faixa na testa e encare a situação como se estivesse em uma guerra.

    Por: Natanael Gomes Filhol Finanças> Finanças Pessoaisl 23/06/2011 lAcessos: 123
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast