A ascenção econômica dos países emergentes

Publicado em: 01/10/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 354 |

Chamar o Brasil de país atrasado, ou subdesenvolvido já é algo obsoleto. Hoje o país é considerado emergente, em desenvolvimento, e desponta como um dos principais integrantes dos países que são pertencentes aos BRICS, (Brasil, Rússia, Índia, China, e África do Sul) estes que dentro de alguns anos podem ocupar o lugar das nações tradicionais no ranking das economias mais avançadas do mundo. Estes países emergentes apresentaram ao longo dos últimos anos melhorias significativos nos aspectos sociais, políticos e econômicos.

Países emergentes são responsáveis por mais de 40% do consumo no mundo

Os olhos do mundo se voltam, indubitavelmente, para esses países de economia crescente. Apesar do tsunami causado pela crise econômica de 2008, os integrantes dos BRICS, se não saíram ilesos, resistiram bravamente, e sofreram ínfimos abalos econômicos, e for fazer uma comparação com os países da Europa, e os Estados Unidos. Nas regiões de economia tradicional, os abalos foram muito maiores.

Há um item que destaca os países dos BRICS como os mais promissores do novo milênio: o enorme mercado consumidor. Os integrantes dos BRICS unidos são responsáveis por mais de 40% da população mundial, e com a alta do poder aquisitivo, classes anteriormente menos favorecidas galgam espaços no mundo das compras. Computadores modernos, televisões de LED, smartphones de última geração são bens de consumo nos quais não são mais um sonho distante da nova classe média.

Canton fair é símbolo do bônus econômico chinês

É óbvio que há peculiaridades entre os países em desenvolvimento. Nações como China e Índia investiram pesado em tecnologia e pesquisas científicas, ao passo que nos indicadores sociais, o Brasil supera os dois. Mas a China é a nação com maior PIB entre os emergentes, e hoje desponta como a segunda maior economia do planeta. Hoje atrai investidores e empresários do mundo todo e é sede da Canton fair, feira de negócios que ocorre duas vezes por ano no país, e é considerada a maior do planeta. No evento, empresários de todos os continentes comercializam seus produtos. Vale ficar atento ao potencial econômico dos países emergentes.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/a-ascencao-economica-dos-paises-emergentes-6221622.html

    Palavras-chave do artigo:

    canton fair

    ,

    brics

    ,

    mercado consumidor

    Comentar sobre o artigo

    Lorenzo Busato

    Treinamento é a base que sustenta toda ação de marketing. Veja como programar seus treinamentos de forma eficaz.

    Por: Lorenzo Busatol Negócios> Administraçãol 13/04/2015
    William Jeremias

    Considerações sobre o pensamento holístico. Aplicação no gerenciamento da organização. Pensamento Newtoniano versus pensamento holístico, paradigma do reducionismo e exemplo do TAO.

    Por: William Jeremiasl Negócios> Administraçãol 06/04/2015

    Você pretende construir novos negócios ou aprimorar/transformá-lo? Já ouviu falar do Método Canvas ? Ele é um incrível método de gerenciamento estratégico de modelos de negócio, ele cria de forma clara um "mapa" dos principais itens que constituem uma empresa com o objetivo de trazer praticidade e dinâmica na análise de uma empresa.

    Por: cliquecriativol Negócios> Administraçãol 05/04/2015
    Conservadora Confiare

    Benefícios da terceirização no cuidado e administração de condomínios. Benefícios de tempo e qualidade na prestação de serviço e diminuição de riscos

    Por: Conservadora Confiarel Negócios> Administraçãol 31/03/2015 lAcessos: 15
    Emanuela Silva de Sant'ana

    Ao longo do processo evolutivo do conceito de Pedagogia enquanto ciência focada na educação no contexto escolar, a figura do pedagogo esteve associada a do professor da educação infantil, mas recentemente a imagem do pedagogo foi ganhando lugar e novos perfis ocupacionais nas mais diversas áreas de conhecimento, passando a ocupar outros espaços sociais, dentre eles, o universo empresarial.

    Por: Emanuela Silva de Sant'anal Negócios> Administraçãol 30/03/2015 lAcessos: 19
    Juan Araújo

    A clareza é uma característica fundamental para uma comunicação eficaz. Mas o grande perigo acontece quando temos a certeza que estamos sendo claros, mas na verdade estamos longe disso.

    Por: Juan Araújol Negócios> Administraçãol 24/03/2015 lAcessos: 14
    michelly bonifacio

    Ao contrario do que muita gente pensa, a televisão é uma verdadeira fonte de aprendizado. Pensando nisso, elaboramos um artigo para compartilhar com você alguns ensinamentos que aprendemos com House of Cards e que são totalmente aplicáveis em seu negocio.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 10/03/2015 lAcessos: 17
    Elaine

    A contratação de um profissional assistente virtual serviços tornou mais popular especialmente para aqueles com negócios de pequeno e de casa. Também é uma opção viável para as empresas que querem reduzir seus custos operacionais. A empresa vai economizar um monte de escritório simples suprimentos para pagar a eletricidade. Uma empresa, pequena ou grande tem a opção de contratar um assistente virtual como um funcionário em tempo integral, regular ou um trabalhador a tempo parcial.

    Por: Elainel Negócios> Administraçãol 03/03/2015 lAcessos: 13

    Cuidar da pele não é tão difícil, e não é preciso gastar rios de dinheiro para isso! Confira.

    Por: Tayl Beleza> Cosméticosl 05/12/2013 lAcessos: 48

    Para muitas pessoas, a palavra dieta e gordura não combinam. Ok, talvez esta seja uma meia verdade, pois existem gorduras boas, que são fundamentais para o funcionamento correto de algumas funções do corpo. É preciso apenas saber escolher corretamente os alimentos que possuem as gorduras "boas".

    Por: Tayl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 21/10/2013 lAcessos: 21

    A dieta vegetariana é segura? Muitas pessoas adotam este tipo de dieta até mesmo como uma forma de desintoxicar o organismo, mas será que é possível suprir todas as necessidades do organismo?

    Por: Tayl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 19/09/2013 lAcessos: 16

    O vegetarianismo possui muitos seguidores, mas entre os novos adeptos, a maior preocupação muitas vezes é em relação à carência de nutrientes fundamentais para o funcionamento do organismo. Por isso, muitos recorrem ao uso de fibras a mais, vitaminas e outros suplementos que ajudam. Mas é preciso fazer visitas ao nutricionista e elaborar um cardápio variado, mesmo que vegetariano.

    Por: Tayl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 12/09/2013 lAcessos: 21

    O uso de remédios para emagrecer é cada vez mais frequente entre as pessoas que querem emagrecer, geralmente de uma forma mais rápida do que o permitido pela ANVISA. Por isso, a Agência até mesmo cogitou proibir o uso de tais medicamentos. Isso também ocorreu por causa do alto número de receitas falsas.

    Por: Tayl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 29/08/2013 lAcessos: 56

    Você está de dieta, seguindo corretamente a reeducação alimentar, se alimentando de três em três horas, tomando shake herbalife, quando surge a oportunidade de comer um doce fora da dieta. É permitido? Sim, então você aproveita. Mas, no outro dia, vai a uma festa e aproveita que já comeu um docinho mesmo, e acaba exagerando. Essa fuga da dieta, mesmo que apenas por um dia, pode se tornar um ciclo e atrapalhar todo o esforço da dieta.

    Por: Tayl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 14/08/2013 lAcessos: 29

    Muitas pessoas deixaram de ir á academia, por causa do inverno e da preguiça que vem junto com a estação. Mas não se deixe desanimar! É no inverno que o corpo perde mais peso, e o emagrecimento se torna mais fácil, ao contrário do que muitos pensam. Para manter a temperatura interna, o metabolismo acelera, o que facilita a perda de peso.

    Por: Tayl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 06/08/2013 lAcessos: 31

    Muitas pessoas possuem dificuldades para emagrecer, outras estagnam o peso no meio do processo, e outras até conseguem emagrecer mas não conseguem manter o peso alcançado depois de um certo tempo. E aí entra o dilema: é preciso ficar de dieta a vida toda para poder manter o peso?

    Por: Tayl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 02/08/2013 lAcessos: 14
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast