A Empresa Platônica – A Relação Entre Teoria E Prática

Publicado em: 27/08/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 1,672 |

O número de livros acadêmicos de Administração tem aumentado volumosamente nos últimos dez anos. Alguns livros surgem como nova edição, outros exploram conceitos advindos de ciências distantes da administração, porém a esse assunto direcionado.

            A enxurrada de teorias e conceitos contidos nesses livros tem gerado dilemas diversos entre profissionais atuantes no mercado e mais especificamente em alunos do curso superior. “É como se os modelos apresentados existissem apenas no mundo das idéias”.

            A dicotomia entre teoria e prática deveria ser vista como um recurso de soluções. O que os grandes autores da Administração tais como Peter Drucker, Philip Kotler do Marketing, Michael Porter e Mintzberg da Estratégia propuseram, são reflexões e modelos de análise e gestão, aos quais costumo chamar de “Planos Adaptativos”, isto é, serve como referência para utilizar de acordo com a necessidade e a realidade empresarial.

            Valorizar a teoria é buscar o aperfeiçoamento da prática. A prática precisa ser metódica, harmoniosa e fundamentada em estudos que trazem para o dia-a-dia das empresas soluções inovadoras, diferenciais competitivos e como conseqüência melhores resultados financeiros.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 10 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/a-empresa-platonica-a-relacao-entre-teoria-e-pratica-537727.html

    Palavras-chave do artigo:

    administracao

    ,

    estrategia

    ,

    competitividade

    Comentar sobre o artigo

    Nelson B. Sousa

    Com base em alguns artigos e matérias, vamos definir e compreender o que é estratégia para que não se confunda com o que são técnicas de Gestão. Para isso há a necessidade de alguns esclarecimentos.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 04/11/2008 lAcessos: 1,290

    Este estudo visa, a partir de uma abordagem teórica levando-se em consideração a ligação do planejamento estratégico com o planejamento tributário, demonstrar como é possível as empresas brasileiras recolher menos tributos licitamente, não incorrendo em sonegações fiscais para obter tal êxito, e, também, através do planejamento tributário, montar suas estratégias para adentrarem ao mercado com maior força para poderem ter melhores preços e com isso conseguir também diminuir seus custos

    Por: Gutemberg Dias Costal Direito> Direito Tributáriol 31/10/2009 lAcessos: 1,741

    A importância do endomarketing se torna evidenciada no mundo do marketing Contemporâneo. Trabalhar toda a mentalidade das pessoas, que às vezes não tem noção de cultura, educação, satisfação pessoal, na maioria das vezes preocupada apenas com valores financeiros e que passam por inúmeros problemas que são desconhecidos pela maioria, é essencial. Fazê-las entender que esse é um processo que beneficiará a todos e que a participação delas é fundamental para o sucesso é uma tarefa bem complicada. Na verdade é importante fazer com que essas pessoas, com características de pouco conhecimento e pouca noção de cultura, se interessem pela colaboração num procedimento tão intenso como o endomarketing e se mobilizem em função do aumento de competitividade organizacional em empresas prestadoras de serviços.

    Por: Davi do Carmo Moreiral Negócios> Administraçãol 27/10/2008 lAcessos: 14,809 lComentário: 3

    Este paper propõe uma discussão sobre necessidade e importância do composto estratégico e o marketing nas instituições de ensino particulares (IEP) em um mercado altamente competitivo, onde a oferta se multiplica e a demanda apresenta nítidos sinais de retração, forçando as instituições a buscarem alternativas e estratégias de sobrevivência. Assim, pretende-se refletir sobre a necessidade do estabelecimento de competências técnicas dos gestores das escolas em relação à construção estratégica.

    Por: admir borgesl Negócios> Gestãol 05/07/2011 lAcessos: 183
    Valdec Romero Castelo Branco

    O objetivo deste artigo é caracterizar as inter-relações entre gestão ambiental, o papel e a importância da administração estratégica de Recursos Humanos como agente fomentador da educação ambiental. O tema abordado é significativamente amplo, complexo e polêmico, visto que envolvem uma série de variáveis sócio-econômico, cultural, ambiental, entre outras. As empresas estão conscientes da realidade ambiental, do papel e da importância do departamento de Recursos Humanos.

    Por: Valdec Romero Castelo Brancol Educação> Ensino Superiorl 22/12/2010 lAcessos: 1,699
    Carlos Santiago

    Mais uma vez, antes de darmos início à nossa argumentação, vamos procurar definir alguns conceitos para que o nosso ponto de vista possa ser melhor entendido. No que diz respeito à estratégia iremos beber na fonte de um daqueles que é considerado um dos melhores consultores neste assunto, o empresário Vicente Falconi.

    Por: Carlos Santiagol Negócios> Gestãol 08/01/2013 lAcessos: 112
    Márcio Elídio Campi

    A administração de forma geral evolui muito ao longo dos anos. A estratégia invadiu as mais diversas áreas internas e externas de empresas e dos meios empresariais e seus negócios. E não poderia ser diferente com a administração.

    Por: Márcio Elídio Campil Negócios> Administraçãol 07/10/2010 lAcessos: 578
    Paulo Cisneiros

    Este artigo busca estabelecer, através de uma visão critica, a distinção do comportamento humano nas administrações burocrática e gerencial, estabelecendo-se uma proposta de convivência entre os fatores envolvidos de tal sorte que permita a consecução dos objetivos organizacionais e individuais.

    Por: Paulo Cisneirosl Negócios> Administraçãol 17/08/2009 lAcessos: 8,372 lComentário: 2

    O tema desse estudo é a logística na administração de materiais, visa a administração de materiais de uma forma onde os processos direcionem para custos mais baixos e um nível de serviço de alta produtividade, sem perder a qualidade e a confiabilidade do serviço prestado para o cliente interno e externo.

    Por: Julio Cesar Pereira Britol Negócios> Gestãol 05/07/2012 lAcessos: 1,850

    O que se pode perceber nos novos dias é que o marketing interno é um forte instrumento de mudança e motivação e uma estratégia eficaz para o alcance de objetivos corporativos, com reflexos diretos no aprimoramento da qualidade de relacionamentos da organização. É interessante observar que quando a empresa desenvolve adequadamente o conceito de marketing interno, um dos primeiros reflexos observados como melhoria efetiva não se situa no interior da organização, mas sim em seu exterior, nas relaçõ

    Por: Nayara Barbosa Soares Soutol Negócios> Gestãol 27/10/2008 lAcessos: 40,885 lComentário: 4

    O estudo de campo foi realizado no Hospital UDI, onde foram coletados os dados referentes ao atendimento e pacote de serviços, bem como qualificá-los na opinião dos clientes e funcionários. Em linhas gerais, esse trabalho científico teve como finalidade afirmar a ideia de que um pacote de serviços bem estruturado e um atendimento sem falhas são essenciais na formação de uma imagem empresarial consolidada.

    Por: Leobruno Revil Torres Ferreiral Negócios> Administraçãol 15/12/2014

    Este artigo apresenta que na atualidade as fraudes atacam cada vez mais os empresários, tendo em vista a insuficiência nos controles internos das empresas, apresenta alguns tipos de fraudes e como elas podem ser detectadas e também a melhor forma para combate-las.

    Por: Mirielil Negócios> Administraçãol 10/12/2014
    michelly bonifacio

    Descubra as três pergunta que Rick e seu grupo usam para serem capazes de determinar de forma eficiente se cada candidato é ou não digno de admissão e de quebra, como estas questões podem te ajudar a prospectar clientes.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 08/12/2014
    michelly bonifacio

    Nesta mais nova série, veja semana a semana uma nova dica para melhorar o desempenho de sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 04/12/2014
    michelly bonifacio

    Eu sei, controlar estoque é realmente chato! Mas, se você possui um negócio, eu nem preciso dizer que o seu estoque é um dos fatores mais importantes, certo? Pensando nisso, a Alfa Networks preparou um artigo super especial para você controlar de uma vez por todas o seu estoque.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 01/12/2014

    Este trabalho tem como objetivo demonstrar as variações de desperdício primeiramente explicando seu conceito e suas definições na área administrativa. O trabalho foi dividido em cinco partes em cada parte o assunto será abordado de forma diferente, cada vez mais com foco na logística citando exemplos dos problemas que o Brasil enfrenta com a falta de investimento nesta área e infraestrutura apropriada.

    Por: Wolgran Teixeiral Negócios> Administraçãol 28/11/2014

    A logística existe desde os tempos mais antigos com diversos marcos na história da humanidade. Histórias como de Alexandre o Grande e Aristóteles, onde a logística teve uma vital importância nas guerras. No decorrer do tempoa logística vem se aprimorando e sendo uns dos principais recursos da gestão para executar diversas atividades envolvidase vem atuando em vários segmentos de serviços, por exemplo, Mkt, Compras, Transportes e etc.

    Por: Jorge de Oliveiral Negócios> Administraçãol 28/11/2014

    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar como os funcionários avaliam os programas de treinamento e desenvolvimento nas organizações, se estes programas podem ser considerados com fonte de motivação para eles, se a aprendizagem pode motiva-los a buscar o conhecimento e qualificação pessoal e profissional. A justificativa do desenvolvimento deste artigo é estabelecer a importância dos programas que buscam treinar e desenvolver seus colaboradores e descobrir podem ser pontos positivos.

    Por: andressa Alvesl Negócios> Administraçãol 26/11/2014 lAcessos: 11

    Produtos bons, bonitos e baratos são produtos que se destacam, ganham mercado e geram receitas superiores, pois satisfazem o consumidor de forma completa. São produtos que se perpetuam ao longo do tempo, são indicados pelos consumidores e têm suas marcas gravadas em suas mentes.

    Por: Leonardo Aureliano da Silval Negócios> Gestãol 14/01/2011 lAcessos: 200

    Todas as nossas atitudes devem estar permeadas por atos de amor. O amor é capaz de fazer com que "o outro" seja importante, bem querido e respeitado.

    Por: Leonardo Aureliano da Silval Negócios> Gestãol 06/01/2011 lAcessos: 88

    Comumente ouvimos a expressão "jogada de marketing". Esta expressão nos remete a dois possíveis pensamentos: primeiro – alguma estratégia de marketing de sucesso, ou segundo - alguma falcatrua utiliza por uma empresa para enganar os clientes.

    Por: Leonardo Aureliano da Silval Marketing e Publicidadel 06/01/2011 lAcessos: 84

    As empresas “sem olhos” ou que fecham “os olhos”, para os seus funcionários, acionistas e a sociedade em geral perde competitividade. “As empresas existem pelas pessoas e para as pessoas” (AURELIANO, 2009). “O negócio precisa ser visto do ponto de visto do cliente” (DRUCKER, 1995).

    Por: Leonardo Aureliano da Silval Negóciosl 27/12/2009 lAcessos: 217

    É possível que o termo marketing verde não seja novidade para muitas pessoas, no entanto, a sua definição ainda permanece obscura entre os acadêmicos e os seus adeptos pragmáticos. Alguns dizem que o marketing verde esta relacionado à sustentabilidade, outros afirmam que é o reconhecimento e a conscientização da empresa como integrante de um ambiente maior, porém com recursos finitos.

    Por: Leonardo Aureliano da Silval Marketing e Publicidadel 06/10/2009 lAcessos: 2,221

    Este artigo é para você que dedicou anos da sua vida a uma determinada empresa e infelizmente foi demitido. Primeiramente, tenha certeza de uma coisa, você não foi e nunca será o único a passar por esse tipo de situação.

    Por: Leonardo Aureliano da Silval Carreira> Gestão de Carreiral 15/07/2009 lAcessos: 293 lComentário: 2

    O presente artigo remete a uma reflexão sobre o segmento de produtos eróticos - LOJAS SEXSHOP

    Por: Leonardo Aureliano da Silval Marketing e Publicidadel 14/07/2009 lAcessos: 446 lComentário: 2

    Pode-se afirmar antes de tudo que estratégia é um processo cognitivo. Siqueira (1999), assim define, “Estratégia é um processo de estabelecimento de objetivos presentes e futuros[...]”.

    Por: Leonardo Aureliano da Silval Negócios> Gerêncial 10/07/2009 lAcessos: 1,149 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast