A Empresa Platônica – A Relação Entre Teoria E Prática

27/08/2008 • Por • 1,695 Acessos

O número de livros acadêmicos de Administração tem aumentado volumosamente nos últimos dez anos. Alguns livros surgem como nova edição, outros exploram conceitos advindos de ciências distantes da administração, porém a esse assunto direcionado.

            A enxurrada de teorias e conceitos contidos nesses livros tem gerado dilemas diversos entre profissionais atuantes no mercado e mais especificamente em alunos do curso superior. “É como se os modelos apresentados existissem apenas no mundo das idéias”.

            A dicotomia entre teoria e prática deveria ser vista como um recurso de soluções. O que os grandes autores da Administração tais como Peter Drucker, Philip Kotler do Marketing, Michael Porter e Mintzberg da Estratégia propuseram, são reflexões e modelos de análise e gestão, aos quais costumo chamar de “Planos Adaptativos”, isto é, serve como referência para utilizar de acordo com a necessidade e a realidade empresarial.

            Valorizar a teoria é buscar o aperfeiçoamento da prática. A prática precisa ser metódica, harmoniosa e fundamentada em estudos que trazem para o dia-a-dia das empresas soluções inovadoras, diferenciais competitivos e como conseqüência melhores resultados financeiros.

Perfil do Autor

Leonardo Aureliano da Silva

Autor: Leonardo Aureliano da Silva.- Bacharel em Administração de Empresas. Especialista em Administração de Marketing. - Professor Universitário – Disciplinas relacionadas à Administração e Marketing.. Atuou em Empresas do Segmento Bancário e Securitário. Algumas destas empresas como Banco Itaú, Itaú Seguros, e Liberty Seguros. E-mail: mkt_academico@yahoo.com.br