A gestão de pessoas como ferramenta estratégica para o desenvolvimento dos talentos organizacionais

09/05/2011 • Por • 269 Acessos

As organizações têm passado por várias mutações, e com o passar dos anos elas têm procurado adequar-se às pessoas. Com estas mutações ocorrentes surgiu nas organizações um novo departamento e uma nova filosofia de administrar uma organização. A área de Recursos Humanos, tendo como filosofia a valorização das pessoas que são o maior bem patrimonial existente na organização.

Contudo a área de Recursos Humanos vem para fazer com que as organizações reconheçam o verdadeiro papel das pessoas que contribuem para o sucesso. Não bastando apenas ter capital para investir em produtos, e nem ter marca registrada reconhecida diante do mercado, é preciso antes de tudo valorizar os seus clientes internos e externos, comprometer-se eticamente com o desempenho.

Atualmente fala-se muito em "ser diferente" e "fazer diferente" sendo este um requisito para acompanhar a competitividade, porém isso só pode ocorrer se as pessoas que fazem parte da organização estiverem realmente comprometidas em seguir suas normas, sua missão, visão enfim que elas estejam realmente engajadas com o cumprimento dos objetivos e das metas organizacionais.

Deste modo a Gestão de Pessoas é parte essencial em uma organização que busca a excelência, a qualidade como premissa.

O artigo vem abordar acerca da Gestão de Pessoas assim como a sua importância, da diferença entre cultura e cultura organizacional e sua influência no comportamento das pessoas, em que a organização desenvolva e valorize os talentos existentes como forma de motivá-lo para um bom desempenho, assim como ele se sinta útil no processo administrativo, que venha a conscientizá-lo como colaborador e como ser humano.

Perfil do Autor

EMMANUELA SUZY MEDEIROS

Mestre em Educação pela Universidad Del Norte  (UNINORTE) ,Especialista em Gestão de Pessoas – Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Especialista em Marketing – Gama e Filho, Especialista em Psicopedagogia – Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Graduada em Administração – UEPB, Graduada em Pedagogia - UVA.