A gestão de pessoas como ferramenta estratégica para o desenvolvimento dos talentos organizacionais

Publicado em: 09/05/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 174 |

As organizações têm passado por várias mutações, e com o passar dos anos elas têm procurado adequar-se às pessoas. Com estas mutações ocorrentes surgiu nas organizações um novo departamento e uma nova filosofia de administrar uma organização. A área de Recursos Humanos, tendo como filosofia a valorização das pessoas que são o maior bem patrimonial existente na organização.

Contudo a área de Recursos Humanos vem para fazer com que as organizações reconheçam o verdadeiro papel das pessoas que contribuem para o sucesso. Não bastando apenas ter capital para investir em produtos, e nem ter marca registrada reconhecida diante do mercado, é preciso antes de tudo valorizar os seus clientes internos e externos, comprometer-se eticamente com o desempenho.

Atualmente fala-se muito em "ser diferente" e "fazer diferente" sendo este um requisito para acompanhar a competitividade, porém isso só pode ocorrer se as pessoas que fazem parte da organização estiverem realmente comprometidas em seguir suas normas, sua missão, visão enfim que elas estejam realmente engajadas com o cumprimento dos objetivos e das metas organizacionais.

Deste modo a Gestão de Pessoas é parte essencial em uma organização que busca a excelência, a qualidade como premissa.

O artigo vem abordar acerca da Gestão de Pessoas assim como a sua importância, da diferença entre cultura e cultura organizacional e sua influência no comportamento das pessoas, em que a organização desenvolva e valorize os talentos existentes como forma de motivá-lo para um bom desempenho, assim como ele se sinta útil no processo administrativo, que venha a conscientizá-lo como colaborador e como ser humano.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/a-gestao-de-pessoas-como-ferramenta-estrategica-para-o-desenvolvimento-dos-talentos-organizacionais-4746264.html

    Palavras-chave do artigo:

    gestao de pessoas cultura organizacional talentos

    Comentar sobre o artigo

    Patricia Gomes

    O estudo aborda a gestão de pessoas como instrumento de diferencial competitivo para as organizações.

    Por: Patricia Gomesl Negócios> Gestãol 10/04/2011 lAcessos: 4,873
    Darci Kops

    O presente artigo aborda a questão da empregabilidade e da empresabilidade como inerentes a uma matriz cultural das organizações, na perspectiva da gestão de pessoas, e, por sua vez, remete a uma matriz cultural dos indivíduos, na perspectiva do profissionalismo.

    Por: Darci Kopsl Educação> Ensino Superiorl 18/05/2011 lAcessos: 1,346

    O presente a artigo apresenta quais foram às mudanças ocorridas nos últimos anos na área de Gestão de pessoas, a transformação de Recursos Humanos para Gestão de pessoas. Muita coisa mudou, porém o foco central que é administrar pessoas continuou sendo um eterno desafio. Dessa forma os principais temas a serem explorados são, a mudança no perfil do gestor de pessoas, o poder e a importância do feedback tanto para o colaborador quanto ao gestor.

    Por: Jéssical Negóciosl 25/03/2013 lAcessos: 147

    A gestão de pessoas constitui-se, numa poderosa ferramenta no ambiente organizacional e de grande importância estratégica, em busca da qualidade e da produtividade. Este artigo pretende reflectir sobre o desafio da arte ou da ciência de saber gerir o capital humano. Através de uma pesquisa bibliográfica foram recolhidas contribuições de diversos autores, sobre a gestão de pessoas com o intuito de proporcionar uma melhor elucidação do papel basilar dos recursos humanos nas organizações.

    Por: Paula Costal Negóciosl 10/10/2010 lAcessos: 1,939
    Laize M. de Miranda L Sobrinha

    Este trabalho de pesquisa tem como objetivo mostrar como o clima e cultura organizacional influênciam direta e indiretamente no comportamento, na motivação na produtividade do trabalho e também na satisfação das pessoas envolvidas com a organização. Pois grandes empresas cada vez mais percebem que o progresso o desenvolvimento se tornam muito mais eficazes através dos esforços combinados e da cooperação de cada membro da empresa.

    Por: Laize M. de Miranda L Sobrinhal Negóciosl 27/11/2009 lAcessos: 3,129

    Conceito de Gestão de Pessoas A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada.

    Por: Nivaldo José de Barros Juniorl Negócios> Gestãol 07/12/2010 lAcessos: 5,310
    Alexandre Arrenius Elias

    A visão dos dirigentes neste século XXI frente a Gestão de Pessoas pode ser crucial quanto a estagnação, fracasso ou sucesso de muitas organizações.

    Por: Alexandre Arrenius Eliasl Negóciosl 19/11/2009 lAcessos: 671
    Darci Kops

    O presente artigo tem o propósito de destacar a importância e o significado dos multirreferenciais nos processos de gestão. Uma organização necessita, hoje e cada vez mais, responder com sabedoria aos desafios decorrentes da complexidade da realidade social que, sob a forma de demandas e exigências, impactam o portfólio de oferta dos produtos e serviços. A trilogia – ser multirreferencial, multirreferendar-se e buscar mulrreferenciais – passa a ser um imperativo categórico, sem volta, capaz de e

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 22/05/2013 lAcessos: 87

    O presente artigo tem como tema central os bancos de talentos internos, o presente artigo busca apresentar a importância da valorização e aproveitamento do potencial dos colaboradores da empresa tendo como ferramenta o banco de dados atualizado e a avaliação de competências promovendo assim maior satisfação do trabalhador em relação a empresa e consequentemente maior aproveitamento das informações para o setor de Recursos Humanos das empresas visto que a falta de gerenciamento destas informações

    Por: Christianne Valéria Haag Rojasl Negócios> Gestãol 28/05/2011 lAcessos: 1,565

    O ARTIGO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE CLIMA ORGANIZACIONAL. A IMPORTÂNCIA DE UM CLIMA HARMONIOSO DENTRO DA EMPRESA COMO FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO.

    Por: GRASIELLY PEREIRA DA SILVAl Negócios> Administraçãol 19/04/2014

    Nos últimos anos, com a alta dos preços de imóveis nos Estados Unidos e a alta liquidez (dinheiro disponível para empréstimos) no mercado internacional, os bancos e financeiras norte-americanas começaram a emprestar mais dinheiro para que pessoas com histórico de crédito considerado ruim comprassem casas. Antes, só tinham acesso a essas hipotecas credores com bom histórico de pagamento de empréstimos e renda comprovada.

    Por: walkerl Negócios> Administraçãol 30/03/2014

    Foi feito uma pesquisa em 4 Universidades no Brasil afim de compreender como funciona o Fundrasing em culturas distintas e se esta pratica esta consolidada em nosso meio.

    Por: walkerl Negócios> Administraçãol 27/03/2014

    Produção de Mercadoria por Meio de Mercadorias Preços "determinados pelo Custo" e Preços "determinados pala Demanda"

    Por: walkerl Negócios> Administraçãol 27/03/2014 lAcessos: 14

    Este estudo teve como objetivo de fazer uma breve analise diante das dificuldades que a Administração Pública tende a enfrentar com as atuais e possíveis mudanças na legislação brasileira sobre a terceirização de mão de obra no setor público. Dentro do ponto de vista dos resultados e riscos previstos com a manutenção da terceirização. Para tal serão expostos os conceitos de terceirização e Administração Pública e a Responsabilidade Civil, pontuando e confrontando os entraves com a terceirização.

    Por: suzartel Negócios> Administraçãol 21/03/2014
    José Antônio Puppio

    Essa é a pergunta que todos os empresários desse País estão se fazendo.

    Por: José Antônio Puppiol Negócios> Administraçãol 17/03/2014

    Neste ano o desenvolvimento e a qualificação de equipes, bem como, o aproveitamento de talentos internos serão premissas para as empresas. O dimensionamento de equipe se faz necessário para reter os talentos, dada a carência de profissionais com aptidões que o mercado demanda, além da redução de custos, já que se utiliza uma equipe menor, porém focada na necessidade do cliente.

    Por: Inrisel Negócios> Administraçãol 17/03/2014 lAcessos: 14

    Trata-se de uma Atividade Avaliativa elaborada para os alunos do Curso de Cadista, oferecido em Nanuque-MG. O trabalho torna-se relevante, uma vez que possibilita a reflexão das pessoas que atuam na área de Gestão de Recursos Humanos, sobre as estratégias relacionadas à Motivação e à Qualidade de Vida no Trabalho – QVT.

    Por: RENATO PEREIRA AURÉLIOl Negócios> Administraçãol 28/02/2014 lAcessos: 22

    Quando se fala em educação, há algo que não pode ser esquecido: o indivíduo, quando nasce, é único, original, tem potencialidades individuais, além daquelas comuns a toda espécie humana. A educação especial sempre foi vista de maneira dissociada e ou separada, e sem digno de preocupação, da Educação Geral. Porém, a Educação Especial deve ser vista no contexto da Educação Regular, ou seja, o portador de necessidades especiais deve ter a mesma atenção e ser atendido no mesmo ambiente d

    Por: EMMANUELA SUZY MEDEIROSl Educação> Ensino Superiorl 22/05/2011 lAcessos: 4,199
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast