A Importância Da Avaliação De Desempenho Na Gestão De Pessoas

Publicado em: 26/02/2009 | Acessos: 44,819 |

      Atualmente as empresas estão focando não a avaliação em si mesma, mas em todo o processo de gerir o desempenho individual, da equipe e da empresa. Dessa forma, a avaliação de desempenho passa a ser uma etapa que integra um todo maior, a gestão estratégica das pessoas que atuam na organização.

     Não existe regra para a periodicidade de aplicação do instrumento. Entretanto, deve ter intervalo suficiente que permita a implementação de ações para a melhoria de desempenho a partir do feedback recebido na avaliação anterior. O sucesso de qualquer projeto depende da adesão de toda a empresa e a única forma de obtê-la é mostrar os ganhos por meio de resultados. Assim:

  • A empresa passa a conhecer melhor seus recursos e pode definir, com base nos resultados apresentados, estratégias de desenvolvimento para atuar em padrão de excelência;
  • Os empregados passam a atuar de forma mais assertiva e a se destacar em diversos contextos a partir do feedback contínuo e das ações de desenvolvimento;
  • A GRH passa a conhecer melhor a força de trabalho da empresa e, a partir daí, pode atuar de forma mais integrada com as demais áreas.

 

     A Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FNPQ, 1995, p.54) define desempenho como sendo "os resultados obtidos de processos e de produtos que permitem avaliá-los e compará-los em relação às metas, aos padrões, aos referenciais pertinentes e a outros processos e produtos. Mais comumente, os resultados expressam satisfação, insatisfação, eficiência e eficácia e podem ser apresentados em termos financeiros ou não".

     "No processo de avaliação de desempenho, tanto o avaliador quanto o avaliado devem ter uma compreensão comum do que seja o desempenho esperado. Isso implica a necessidade de se especificarem objetivos e explicar os passos a serem dados para alcançá-los". (MAXIMIANO, 1995, p.441).

 

     Um bom instrumento de avaliação deve ser constituído com alguns componentes:

  • Alinhamento com os principais indicadores de sucesso mundial;
  • Competências;
  • Perfil de excelência;

     Avaliados e avaliadores;

  • Definição do instrumento;
  • Plano de sustentação;
  • Gestão de resultados;
  • Coaching (espécie de consultor, ou conselheiro, que auxilia na visualização mais ampla da situação).

     Avaliar o desempenho é apreciar sistematicamente um subordinado, a partir do trabalho feito, segundo as aptidões e outras qualidades necessárias à boa execução de seu trabalho. Avaliar o desempenho é saber o quanto um funcionário dá de si ao executar seu trabalho.

     A experiência de trabalho nos mostra que cada indivíduo é diferente do outro. Por isso, nem todos executam os mesmos trabalhos, ou, ainda, cada um deles apresenta uma atitude individual no serviço. Concluímos que os subordinados não podem sofrer o mesmo tipo de tratamento.

     A avaliação de desempenho é importante tanto para a empresa quanto para o empregado, pois a empresa passará a conhecer seu pessoal, e podendo extrair dele um melhor e maior rendimento; e o empregado, conhecendo as suas qualidades e pontos fracos, ficará mais seguro quanto ás suas chances de carreira na empresa.

     O objetivo principal da avaliação de desempenho é conhecer o "homem" que está dentro da organização, através da maior ou menor eficiência no trabalho. Toda empresa que efetuar este procedimento deve ter consciência de que esse treinamento não se findará antes de dois ou três anos. A cada nova avaliação o supervisor irá descobrindo novos elementos e aperfeiçoando-se na tarefa de usar critérios justos e eficientes.

     O mercado vive um momento de crise mundial.

      Com o cenário financeiro instaurado, muitas empresas estão revendo posicionamentos, metas, ações, refazendo o planejamento estratégico, enfim, estão agindo para construir um cenário pró-ativo para a reversão da situação. A importância da Gestão por Competência e da avaliação de desempenho nesse momento auxilia a empresa a identificar quem são os profissionais com os talentos necessários para fazer as mudanças e fazer a empresa não apenas reagir, mas também agir. A Avaliação de Desempenho é uma ferramenta de gestão aplicada na identificação, avaliação e gestão do desempenho humano nas organizações. É um processo fundamental na melhoria e excelência profissional e organizacional e traduz a crescente necessidade de medir os recursos intangíveis da organização.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 8 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/a-importancia-da-avaliacao-de-desempenho-na-gestao-de-pessoas-791634.html

    Palavras-chave do artigo:

    avaliacao de desempenho

    ,

    gestao de pessoas

    Comentar sobre o artigo

    Gerisval Alves Pessoa

    Aborda um estudo sobre a Importância que tem o processo de Avaliação de Desempenho para as empresas do ramo de Fast Food. Tem como objetivo principal, compreender a importância do processo de avaliação de desempenho para o sucesso das organizações e para o desenvolvimento profissional das pessoas. Apresenta uma revisão bibliográfica sobre a avaliação de desempenho nas organizações e mostra os aspectos determinantes para a consolidação desse processo. Apresenta um estudo caso em uma organização.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Gestãol 20/01/2010 lAcessos: 1,696
    Paulo Eduardo Ribeiro

    É inegável que um dos papéis do Gestor, seja ele de que área for, é avaliar o desempenho de seu pessoal. Aliás, é importante frisar que nos dias de hoje somos avaliados a todo instante, na forma como agimos (ou não agimos), como nos comportamos, e até na maneira como dizemos (ou não) bom dia para o porteiro e para a faxineira do nosso departamento.

    Por: Paulo Eduardo Ribeirol Carreira> Recursos Humanosl 23/12/2009 lAcessos: 2,608
    CLAUDIA MARIA BONIFACIO

    A avaliação de desempenho é uma ferramenta de fundamental importância, pois através dela é possível dirigir os esforços das pessoas para objetivos capazes de servir ao negócio da empresa e aos interesses individuais das pessoas, na melhor forma possível de integrar objetivos organizacionais e objetivos individuais.A avaliação de desempenho não é um fim em si mesma, mas um importante meio para melhorar e impulsionar o comportamento das pessoas.

    Por: CLAUDIA MARIA BONIFACIOl Carreira> Recursos Humanosl 05/11/2009 lAcessos: 11,708

    Após o período entre 1930 a 1950, conhecida como revolução industrial, o Brasil, passou a ter grande desenvolvimento em suas atividades industriais, inaugurando grandes companhias e criando novas indústrias, como o passar do tempo, além das novas tecnologias criadas e implantadas nas mesmas, passou a notar como um diferencial de mercado, o capital social, o ser humano como ferramenta fundamental e estratégica, para obter melhores resultados. Dentre vários mecanismos, foi desenvolvido,para que pu

    Por: ALEX OSTAl Negócios> Gestãol 20/07/2010 lAcessos: 3,512
    Diogo Freitas

    As organizações estão se transformando em verdadeiras agências de aprendizagem elas estão se proporcionando enormes vantagens em relação às organizações tradicionais. Uma nova cultura que enfatiza o compartilhamento e todo o conhecimento, comunicações abertas e espírito de equipe, e a ampla difusão de novas idéias. Dentro das organizações os especialistas adotam um conceito comportamental e um dos aspectos comportamentais humanos é aquela que procura compreender como as pessoas vivem e resolvem seus problemas. Acreditando que o ambiente de trabalho estivesse suficientemente arrumado e organizado, o empregado não terá outro comportamento senão o de produzir. Dentro das organizações a avaliação de desempenho ajuda a julgar ou estimular o valor, a excelência e a qualidade de uma pessoa e sobre tudo a sua ajuda para o interesse da organização.

    Por: Diogo Freitasl Negócios> Administraçãol 03/05/2009 lAcessos: 15,975 lComentário: 3

    O dicionário aurélio define planejamento como "trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados" e define estrategia como "antes de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos". Uma análise global do planejamento estratégico envolve toda a organização. Através dele, pode-se antecipar as necessidades e relacionar o emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de traçar os caminhos adequados para a

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Gestãol 15/10/2009 lAcessos: 5,387 lComentário: 1

    Este artigo pretende apresentar as principais diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, aborda as principais tendências de Gestão de Pessoas com ênfase nos estudos e nas experiências desenvolvidas no âmbito da gestão

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 23/03/2010 lAcessos: 6,938

    Trataremos de aspectos relacionados à Gestão de Pessoal nas Empresas, discorrendo sobre: A Interação do Homem com as Organizações, Comportamento, Cultura e Clima Organizacional; Recrutamento e Seleção; Cargos, Carreiras e Competências; Avaliação de Desempenho; Salários e Benefícios; Saúde e Segurança no Trabalho; Relações Trabalhistas; Treinamento & Desenvolvimento.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Gestãol 31/05/2009 lAcessos: 3,784

    Conceito de Gestão de Pessoas A Gestão de Pessoas é uma área muito sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos como a cultura que existe em cada organização, a estrutura organizacional adotada, as características do contexto ambiental, o negócio da organização, a tecnologia utilizada.

    Por: Nivaldo José de Barros Juniorl Negócios> Gestãol 07/12/2010 lAcessos: 5,734
    Juan Araújo

    A clareza é uma característica fundamental para uma comunicação eficaz. Mas o grande perigo acontece quando temos a certeza que estamos sendo claros, mas na verdade estamos longe disso.

    Por: Juan Araújol Negócios> Administraçãol 24/03/2015
    michelly bonifacio

    Ao contrario do que muita gente pensa, a televisão é uma verdadeira fonte de aprendizado. Pensando nisso, elaboramos um artigo para compartilhar com você alguns ensinamentos que aprendemos com House of Cards e que são totalmente aplicáveis em seu negocio.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 10/03/2015
    Elaine

    A contratação de um profissional assistente virtual serviços tornou mais popular especialmente para aqueles com negócios de pequeno e de casa. Também é uma opção viável para as empresas que querem reduzir seus custos operacionais. A empresa vai economizar um monte de escritório simples suprimentos para pagar a eletricidade. Uma empresa, pequena ou grande tem a opção de contratar um assistente virtual como um funcionário em tempo integral, regular ou um trabalhador a tempo parcial.

    Por: Elainel Negócios> Administraçãol 03/03/2015
    Ulisses Bognar

    A importância da contratação de um empresas responsáveis para a tradução de conteúdos técnicos como manuais, livros, websites, artigos entre outros.

    Por: Ulisses Bognarl Negócios> Administraçãol 02/03/2015
    Fred Filho

    Algumas lições de Administração deixadas pelo acidente do voo 401 da Eastern Air Lines, nos Estados Unidos, no ano de 1972.

    Por: Fred Filhol Negócios> Administraçãol 19/02/2015 lAcessos: 13

    Uma empresa que surgiu de uma simples ideia. A inspiração para a criação da FedEx, uma das maiores empresas de carreto do mundo, ocorreu em um trabalho de Frederick Smith ainda em sua época como universitário em Yale, quando abordou o setor de entregas do correio de sua época que utilizaram erroneamente aviões de passageiros para a entrega de suas mercadorias.

    Por: Adriano Bezerral Negócios> Administraçãol 19/02/2015 lAcessos: 19

    O presente artigo apresenta a importância da relevância da motivação humana e suas aplicações no resultado do trabalho. Segundo pesquisas, revistas e jornais, o Brasil foi o segundo país em ranking de aumento de produtividade na década de 1990. Essa revolução transformou a vidas das pessoas, estabelecendo um ritmo de vida na qual excede as horas de trabalho e uma pressão para serem cada vez mais produtivos. Com base nas pesquisas, uma nova estratégia foi desenvolvida, proporcionando qualidades.

    Por: Jéssica Braz da Conceiçãol Negócios> Administraçãol 11/02/2015 lAcessos: 26
    michelly bonifacio

    Você sabe, para o bem ou para o mal, é a primeira impressão a que fica. Pensando nisso, separamos 7 Tendências de Webdesign para Websites que vão bombar neste ano.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 10/02/2015 lAcessos: 18

    Diante dos grandes desafios que o mundo o mercado impõe ao profissional, quais são importantes passos para atender à essas agressivas demandas? O texto fala de características como a motivação o esforço em leitura pesquisa e reciclagens profissionais na empreitada de ser um profissional de ponta.

    Por: ELIANA DE SOUZAl Carreira> Gestão de Carreiral 03/04/2009 lAcessos: 5,053

    A Educação a Distância evoluiu no século XX e a partir da década de 60 e 70 explodiu junto com as novas tecnologias. Iniciou com livros e cartilhas; nos anos 70 fazia-se uso da televisão e do rádio; nos anos 80 passou-se a utilizar áudio e vídeo; nos anos 90, com a tecnologia surgiram as redes de satélites, a Internet e o correio eletrônico. A Educação a Distância depende para o seu êxito - além de sistemas e programas bem definidos - de recursos humanos capacitados.

    Por: ELIANA DE SOUZAl Negócios> Administraçãol 25/03/2009 lAcessos: 1,596

    Existem várias teorias para a motivação, podemos citar a Teoria Comportamentalista, que tem como alicerce a relação estímulo-resposta e é contestada por alguns autores, porque se sabe que as pessoas são diferentes e reagem de forma divergente aos estímulos recebidos com base em sua individualidade; Teoria das Necessidades de Maslow, ou Pirâmide de Maslow (mais conhecida), que apresenta as necessidades humanas de forma hierarquizada.

    Por: ELIANA DE SOUZAl Negócios> Administraçãol 09/03/2009 lAcessos: 4,954 lComentário: 1

    A busca da produtividade e qualidade tem constituído o fator principal para as empresas proporcionarem a qualidade de vida dentro das organizações. A preocupação com a qualidade de vida é algo inerente ao homem como conseqüência da preservação de sua integridade. A busca pela qualidade total antes volta antes voltada apenas para o aspecto organizacional, já volta sua atenção para a qualidade de vida no trabalho, buscando uma participação maior por parte dos funcionários.

    Por: ELIANA DE SOUZAl Negócios> Administraçãol 15/01/2009 lAcessos: 11,265

    Este artigo visa descrever principais características que um consultor deve possuir para ser bem sucessedido na carreira, e a importância dessa no mercado de trabalho.

    Por: ELIANA DE SOUZAl Negócios> Administraçãol 04/12/2008 lAcessos: 3,547

    O artigo descreve importantes características do processo logístico que tem cada vez mais tem sido foco de interesse das empresas da atualidade

    Por: ELIANA DE SOUZAl Negócios> Administraçãol 20/11/2008 lAcessos: 65,733
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast