A Importância Dos Graficos Para A Area Comercial

Publicado em: 24/09/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 5,544 |

 

Olá, vou abordar um tema que muitos gerentes, supervisores, coordenadores e vendedores encontram dificuldades em utilizar esse recurso para analisar objetivos, metas e desempenho. GRÁFICOS.

Todos nós sabemos que, quando planejamos e discutimos estratégias de atuação, temos como orientação e foco o mercado em que a organização atua. Recebemos orientações e solicitações da direção da empresa, sobre a política utilizada e os objetivos que esta pretende alcançar, seja a curto, médio ou longo prazo. Assim estabelecido, passamos para nossos subordinados todas as expectativas da empresa sobre a tarefa a ser executada e o que é esperado.

Em algumas reuniões, juntamos vários profissionais da área comercial, de diversas hierarquias, dentro de uma sala onde normalmente tudo é transmitido, e as metas são traçadas. Muitos gerentes e supervisores se utilizam de memorandos ou relatórios escritos, com planos de ação detalhado para cada profissional. Normalmente nesses memorandos ou relatórios, são determinados volume de vendas que a empresa espera que você atinja durante aquela semana, mês, trimestre ou ano, prazos a serem cumpridos e alguns outros detalhes como pôr exemplo: visitas, cobranças, quantidades de clientes á serem visitados, reclamações a serem solucionadas e outras coisas, tudo detalhadamente escrito, como um manual de atuação ou comportamento.

Após algumas semanas outra reunião é marcada para discutir o que foi realizado. Mais tempo perdido, memorandos e relatórios para explicar, justificar o cumprimento ou não do que foi estabelecido anteriormente, relatórios e relatórios para analisar.

O aproveitamento e apuração de todos os dados aferidos podem e deveriam ser colocados em gráficos que, além de elucidar e demonstrar as metas conquistadas e desejadas, também demonstram o desempenho da equipe coletivamente e individualmente.

Hora os administradores sabem bem disso, os gráficos estão para administração como o raio x esta para a medicina.

Os médicos, através de raio x e outros exames, analisam a situação de seu paciente, podendo assim ministrar o melhor tratamento que lhes provir. Os administradores, gerentes e supervisores também, através de gráficos podem rapidamente detectar onde estão ocorrendo falhas, quedas, déficits e outros detalhes. Então me pergunto por que não usar?

Muitas reuniões e encontros para discutir e traçar objetivos, que levam às vezes o dia inteiro, podem ser abreviadas e facilmente analisadas tomando-se as providências necessárias para o melhor aproveitamento de tempo. Afinal tempo é dinheiro.

Podemos discriminar tudo que se refere à administração de empresas, ou quase tudo. Todos os dados dentro de gráficos que mostrem detalhadamente o aumento ou queda das atividades empresariais acompanhados de relatórios simples e objetivos onde depois de analisado e entendido por todos os envolvidos, busca-se, em conjunto a melhor solução para a melhoria de desempenho tanto de setores como de indivíduos.

Gráficos que mostrem a posição que a empresa vem alcançando dentro do mercado em que atua. Posicionamento junto á concorrência, desenvolvimento e negociação de produtos, evolução de profissionais, individual e em equipe. Grau de satisfação de seus clientes e consumidores. Despesas envolvidas em campanhas de marketing. Gastos com entregas, manutenção de veículos. Gráficos com tempo gasto durante entregas, atendimento a clientes, enfim uma analise completa e detalhada. Afinal, gráficos são como raio x, sabendo interpretá-los, saberemos exatamente como anda o desempenho organizacional, aí poderemos escolher o remédio que melhor se adéqua as situações mostradas e analisadas.

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 63 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/a-importancia-dos-graficos-para-a-area-comercial-576664.html

    Palavras-chave do artigo:

    adminstracao

    ,

    comercial

    ,

    vendas

    Comentar sobre o artigo

    Henrique Campaner

    O Plano de Comunicação é a ferramenta utilizada para definir quais canais de comunicação (publicidade, e-mail marketing, mídias sociais, relações públicas, venda pessoal, marketing direto, etc.) a empresa ira utilizar para atingir e influenciar o público-alvo.

    Por: Henrique Campanerl Negócios> Administraçãol 29/01/2015
    Jannieli Moraes Lima

    Este artigo irá relatar a importância e a o crescimento da logística nas organizações. Sabemos que não há como uma empresa sobreviver sem a existência da atividade logística, pois a organização para ter sucesso em suas operações necessita de um bom nível de serviço logístico para viabilizar a aquisição de matéria-prima e a entrega dos produtos aos clientes. Apresenta opiniões de autores renomados na área de Logística como forma de fundamentação das idéias expostas. Um dos resultados mais importa

    Por: Jannieli Moraes Limal Negócios> Administraçãol 27/01/2015
    michelly bonifacio

    Como se destacar dentre tantos outros no buraco negro que é uma caixa de e-mail em vez de se perder para sempre? Descubra agora mesmo 7 Dicas Infalíveis que vão fazer de sua Campanha de E-mail Marketing um Sucesso Total!

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 26/01/2015
    condominioviva

    Por diversos motivos, como a necessidade de ter um espaço maior para guardar móveis e objetos temporariamente ou mesmo para possibilitar o armazenamento de grandes quantidades de mercadoria, no caso de empresas, a locação de galpões é, atualmente, uma alternativa moderna ao sistema tradicional.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    condominioviva

    A necessidade cada vez maior de espaços para depósitos, armazéns, almoxarifados e salões para grandes eventos, como as exposições-feiras ou barracão para festas e estúdios de filmagens, está fazendo com que intensifique a busca por galpões para alugar em diversas partes do Brasil.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    condominioviva

    A locação de galpões (self storage) é uma modalidade de prestação de serviço que vem sendo bastante utilizada em muitos países, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, contando com milhares de imóveis vazios disponibilizados para contratos temporários.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    condominioviva

    Diariamente, em uma empresa, são gerados grandes volumes de documentos, tais como contratos, relatórios, notas fiscais, recibos, contas e outros tipos de e papeladas em geral que necessitam ser guardados de modo seguro e ordenado, obrigando a uma utilização de grandes prateleiras e móveis para o arquivo de documentos, o que leva consequentemente ao uso de salas e arquivos mortos, ocupando-se muito espaço físico.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    condominioviva

    Dentro do setor de serviços de aluguel de galpões existentes no mercado, uma alternativa bastante cômoda é, sem dúvida, o galpão móvel (portátil), que pode ser a solução ideal para quem tenha urgência em armazenamento de objetos, mas prefere manter o conteúdo armazenado perto de si.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    Nelson B. Sousa

    Muitas empresas ao longo do tempo adotam algumas estratégias para tentar melhorar seu desempenho. Todos, uma vez na vida, já ouviram este termo: "a empresa esta passando por uma reestruturação". No mundo globalizado como estamos vivenciando não poderia ser diferente.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 21/03/2013 lAcessos: 37
    Nelson B. Sousa

    Não é desconhecido de ninguém que as empresas de posse de todas as informações dos candidatos às vagas abertas, estão efetuando consultas ao SPC-SERASA para saber a situação financeira em que se encontram, se estão com restrições e negativados. Também não é desconhecido que mesmo os funcionários estão sendo monitorados pelas suas empresas através desse sistema.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 23/04/2012 lAcessos: 119
    Nelson B. Sousa

    Devido aos emails que tenho recebido de leitores questionando-me sobre a diferença entre Gerente de Vendas e Gerente Comercial, vou procurar descrever de maneira simples e objetiva as atribuições do cargo Gerente Comercial. Mas antes temos que esclarecer que o Departamento Comercial de uma empresa não está somente ligado a área de vendas.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 06/05/2011 lAcessos: 2,825
    Nelson B. Sousa

    Caros amigos e leitores, tenho recebido vários emails de profissionais que estão me consultando sobre propostas de trabalho como Pessoa Jurídica; o chamado "PJ" e CLT-FLEX.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 08/04/2011 lAcessos: 876
    Nelson B. Sousa

    Caros amigos: Estava lendo uma matéria publicada na Folha de SP do dia 03.04.2011, onde o tema da matéria é o seguinte: EMPRESAS SE DESPEDEM DA GERAÇÃO "BABY BOOMER". Primeiro vamos definir e elucidar o que significa o termo "baby boomer"

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 08/04/2011 lAcessos: 621
    Nelson B. Sousa

    Há poucos anos, possuir um diploma de curso superior era um diferencial competitivo quer tornava o candidato muito atraente e disputado pelos contratantes. Uma época em que apenas alguns tinham acesso a uma educação de nível superior e poucos ainda à uma Pós Graduação ou MBA.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 21/10/2010 lAcessos: 1,480
    Nelson B. Sousa

    Tenho recebido várias consultas de empresas, há maioria pequena e média, que se encontram com dificuldades em aumentar seu faturamento, ou seja, aumentar suas vendas, contratar representantes e não sabem o que, nem como elaborar um plano de ação para que esse problema seja corrigido.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 08/10/2010 lAcessos: 706
    Nelson B. Sousa

    Tenho ouvido, lido e visto, acredito que vcs também, comentários de empresários que dizem que não encontram profissionais qualificados e acabam contratando profissionais de fora para trabalhar no Brasil. Será que não encontram ou não querem pagar o que estes profissionais realmente valem?

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 05/10/2010 lAcessos: 383
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast