A Importância Dos Graficos Para A Area Comercial

Publicado em: 24/09/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 5,511 |

 

Olá, vou abordar um tema que muitos gerentes, supervisores, coordenadores e vendedores encontram dificuldades em utilizar esse recurso para analisar objetivos, metas e desempenho. GRÁFICOS.

Todos nós sabemos que, quando planejamos e discutimos estratégias de atuação, temos como orientação e foco o mercado em que a organização atua. Recebemos orientações e solicitações da direção da empresa, sobre a política utilizada e os objetivos que esta pretende alcançar, seja a curto, médio ou longo prazo. Assim estabelecido, passamos para nossos subordinados todas as expectativas da empresa sobre a tarefa a ser executada e o que é esperado.

Em algumas reuniões, juntamos vários profissionais da área comercial, de diversas hierarquias, dentro de uma sala onde normalmente tudo é transmitido, e as metas são traçadas. Muitos gerentes e supervisores se utilizam de memorandos ou relatórios escritos, com planos de ação detalhado para cada profissional. Normalmente nesses memorandos ou relatórios, são determinados volume de vendas que a empresa espera que você atinja durante aquela semana, mês, trimestre ou ano, prazos a serem cumpridos e alguns outros detalhes como pôr exemplo: visitas, cobranças, quantidades de clientes á serem visitados, reclamações a serem solucionadas e outras coisas, tudo detalhadamente escrito, como um manual de atuação ou comportamento.

Após algumas semanas outra reunião é marcada para discutir o que foi realizado. Mais tempo perdido, memorandos e relatórios para explicar, justificar o cumprimento ou não do que foi estabelecido anteriormente, relatórios e relatórios para analisar.

O aproveitamento e apuração de todos os dados aferidos podem e deveriam ser colocados em gráficos que, além de elucidar e demonstrar as metas conquistadas e desejadas, também demonstram o desempenho da equipe coletivamente e individualmente.

Hora os administradores sabem bem disso, os gráficos estão para administração como o raio x esta para a medicina.

Os médicos, através de raio x e outros exames, analisam a situação de seu paciente, podendo assim ministrar o melhor tratamento que lhes provir. Os administradores, gerentes e supervisores também, através de gráficos podem rapidamente detectar onde estão ocorrendo falhas, quedas, déficits e outros detalhes. Então me pergunto por que não usar?

Muitas reuniões e encontros para discutir e traçar objetivos, que levam às vezes o dia inteiro, podem ser abreviadas e facilmente analisadas tomando-se as providências necessárias para o melhor aproveitamento de tempo. Afinal tempo é dinheiro.

Podemos discriminar tudo que se refere à administração de empresas, ou quase tudo. Todos os dados dentro de gráficos que mostrem detalhadamente o aumento ou queda das atividades empresariais acompanhados de relatórios simples e objetivos onde depois de analisado e entendido por todos os envolvidos, busca-se, em conjunto a melhor solução para a melhoria de desempenho tanto de setores como de indivíduos.

Gráficos que mostrem a posição que a empresa vem alcançando dentro do mercado em que atua. Posicionamento junto á concorrência, desenvolvimento e negociação de produtos, evolução de profissionais, individual e em equipe. Grau de satisfação de seus clientes e consumidores. Despesas envolvidas em campanhas de marketing. Gastos com entregas, manutenção de veículos. Gráficos com tempo gasto durante entregas, atendimento a clientes, enfim uma analise completa e detalhada. Afinal, gráficos são como raio x, sabendo interpretá-los, saberemos exatamente como anda o desempenho organizacional, aí poderemos escolher o remédio que melhor se adéqua as situações mostradas e analisadas.

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 63 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/a-importancia-dos-graficos-para-a-area-comercial-576664.html

    Palavras-chave do artigo:

    adminstracao

    ,

    comercial

    ,

    vendas

    Comentar sobre o artigo

    Elisângela da Silva Pereira

    A comunicação é a peça chave de qualquer negócio, seja ele grande ou pequeno, independente do ramo de atuação, já está mais do que comprovado que não é possível sobreviver no mercado de hoje em dia sem uma comunicação.

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 30/10/2014

    Cruzamento de informações entre o Bloco K da Escrituração Fiscal Digital e o Bloco H, bem como com registro da Escrituração Contábil Fiscal , devem ser levados em consideração.

    Por: Marcio Gomesl Negócios> Administraçãol 28/10/2014

    Atualmente, algo que podemos verificar na maioria dos condomínios, seria com relação ao fato de que muitas pessoas acabam por não ter tempo para quase nada, ou seja, saem logo de manhã de suas casas ou apartamentos.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 23/10/2014
    michelly bonifacio

    10 Dicas que Você Precisa Saber para Acertar na hora de Administrar sua Empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 20/10/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade, é o fato de que muitas pessoas podem acabar por morar em um condomínio, afinal acaba-se por julgar como algo mais seguro, no entanto, também acaba por ser possível que muitos não tenham conhecimento sobre acaba por funcionar o sistema de administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 17/10/2014

    Saiba o que é um Sistema de Informação Gerencial, suas vantagens e desvantagens, assim como os tipos nos quais os sistemas se classificam.

    Por: Sistemas de Informaçãol Negócios> Administraçãol 16/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    É praticamente impossível fazer alguma ação em nossas vidas sem que antes tenhamos feito um plano. Por exemplo, um professor tem que preparar suas aulas antes de ministrá-las e no caso de um gestor, este precisa preparar sua equipe para que atinja as metas estabelecidas e dentro dos prazos. Quando olhamos a estrutura de uma empresa percebemos o quanto é importante trabalhar o planejamento, principalmente para que as coisas saiam conforme o esperado e para que a empresa corra o menor risco possí

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 15/10/2014 lAcessos: 13
    Elisângela da Silva Pereira

    Encontramos no mercado hoje uma grande parcela de empresas que apresentam dificuldades de crescimento e abertura de novos negócios e, muitas vezes, não sabem o real motivo desta dificuldade. O que poucas delas sabem é que existe um serviço oferecido por empresas de consultoria chamado "Pesquisa de Clima Organizacional". Este serviço nada mais é que um instrumento que gera uma base sólida de dados sobre o comportamento da organização, e através dele é possível apontar áreas com demandas de melho

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 13/10/2014 lAcessos: 11
    Nelson B. Sousa

    Muitas empresas ao longo do tempo adotam algumas estratégias para tentar melhorar seu desempenho. Todos, uma vez na vida, já ouviram este termo: "a empresa esta passando por uma reestruturação". No mundo globalizado como estamos vivenciando não poderia ser diferente.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 21/03/2013 lAcessos: 28
    Nelson B. Sousa

    Não é desconhecido de ninguém que as empresas de posse de todas as informações dos candidatos às vagas abertas, estão efetuando consultas ao SPC-SERASA para saber a situação financeira em que se encontram, se estão com restrições e negativados. Também não é desconhecido que mesmo os funcionários estão sendo monitorados pelas suas empresas através desse sistema.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 23/04/2012 lAcessos: 112
    Nelson B. Sousa

    Devido aos emails que tenho recebido de leitores questionando-me sobre a diferença entre Gerente de Vendas e Gerente Comercial, vou procurar descrever de maneira simples e objetiva as atribuições do cargo Gerente Comercial. Mas antes temos que esclarecer que o Departamento Comercial de uma empresa não está somente ligado a área de vendas.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 06/05/2011 lAcessos: 2,626
    Nelson B. Sousa

    Caros amigos e leitores, tenho recebido vários emails de profissionais que estão me consultando sobre propostas de trabalho como Pessoa Jurídica; o chamado "PJ" e CLT-FLEX.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 08/04/2011 lAcessos: 856
    Nelson B. Sousa

    Caros amigos: Estava lendo uma matéria publicada na Folha de SP do dia 03.04.2011, onde o tema da matéria é o seguinte: EMPRESAS SE DESPEDEM DA GERAÇÃO "BABY BOOMER". Primeiro vamos definir e elucidar o que significa o termo "baby boomer"

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 08/04/2011 lAcessos: 611
    Nelson B. Sousa

    Há poucos anos, possuir um diploma de curso superior era um diferencial competitivo quer tornava o candidato muito atraente e disputado pelos contratantes. Uma época em que apenas alguns tinham acesso a uma educação de nível superior e poucos ainda à uma Pós Graduação ou MBA.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 21/10/2010 lAcessos: 1,460
    Nelson B. Sousa

    Tenho recebido várias consultas de empresas, há maioria pequena e média, que se encontram com dificuldades em aumentar seu faturamento, ou seja, aumentar suas vendas, contratar representantes e não sabem o que, nem como elaborar um plano de ação para que esse problema seja corrigido.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 08/10/2010 lAcessos: 697
    Nelson B. Sousa

    Tenho ouvido, lido e visto, acredito que vcs também, comentários de empresários que dizem que não encontram profissionais qualificados e acabam contratando profissionais de fora para trabalhar no Brasil. Será que não encontram ou não querem pagar o que estes profissionais realmente valem?

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 05/10/2010 lAcessos: 379
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast