Consultoria: Premissas E Características Para O Sucesso

Publicado em: 04/12/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 3,507 |

O ritmo acelerado das mudanças atuais parece marcar um cenário no qual as empresas e as pessoas que as constituem têm que buscar, a todo custo, adaptar-se, adotar uma postura proativa ou reagir rapidamente ao ambiente de mudanças tecnológicas, políticas, econômicas, sociais e culturais que estão ocorrendo, forçando-as a reverem estruturas, políticas, filosofias de trabalho e de relacionamento empresarial e pessoal.  

 

No que concerne ao trabalho de consultoria é importante deixar claro que o mercado valoriza primeiro a experiência profissional do executivo, depois a visão de consultor que ele tem. A consultoria existe para criar soluções práticas e solucionar problemas que a empresa não consegue resolver sozinha. Segundo Barbosa e Rabaça (2001), em seu Dicionário de comunicação, descrevem consultor como o profissional: [...] qualificado, em razão de sua experiência e formação especializada, a quem os clientes recorrem para consultas sobre problemas de determinados aspectos, ligados à comunicação, ou para solicitar a elaboração de diagnósticos, programas e políticas de comunicação (Barbosa e Rabaça, 2001, p.180).

 

O consultor organizacional tem bagagem, formada por qualificação e experiência reconhecidas; é uma pessoa capaz de elaborar e formular estratégias; a relação entre consultor/cliente deve ser vista como um casamento ou como uma sociedade; é preciso “ser cuidada” para dar certo. Ambas as partes precisam dar, ceder e conceder. Segundo Oliveira (1999, p.21) destaca o consultor como um agente de mudanças, isto é, um “profissional capaz de desenvolver comportamentos, atitudes e processos que possibilitem à empresa transacionar, proativa e interativamente, com os diversos fatores do ambiente empresarial.” O consultor, portanto, com seu poder de influência, é capaz de provocar a pro-atividade e a interação de seu cliente.

 

Um consultor conquista e constrói sua credibilidade. Sua manutenção e crescimento no mercado estão intrinsecamente relacionados à sua capacidade de transformação própria, da realidade que o circunda, assimilação e seleção de informações, existindo momentos no qual deverá desprender-se de seus velhos ensinamentos, outros, não tão velhos, que irão impedí-lo de crescer e alçar novos vôos. Isso, sem contudo, abandonar a ética e o senso de humanidade.

 

Esta carreira é extremamente desafiadora e estimulante para o ser humano. Desafiadora por vivenciar situações que irão requerer mais do que o consultor possui e essa carência deverá ser suprida em tempo hábil e estrategicamente, sem interferir na relação de confiança do cliente no trabalho que está sendo realizado ou vai ser realizado pelo consultor. Estimulante por excitar o consultor, gerar soluções, e ele é pago para gerar soluções, mas é sabido também que ele não é um super-homem, alguém que tem todas as respostas. Ele certamente se empenha em obtê-las, porém nem sempre as encontra. Aprender a lidar com o erro, com seus limites é a arte de ser consultor, com todo o poder desta palavra.

 

O Consultor deve buscar novas formas de visão do mundo, deve abrir novas alternativas às sugeridas pelos próprios clientes, deve facilitar escolhas não antes vislumbradas, deve agregar valor ao seu trabalho e ao negócio da empresa/cliente. Decidir utilizá-lo é opção da empresa. Decidir sê-lo é uma decisão do profissional, decisão esta que deve ser pensada, planejada e implementada como um projeto de vida. Por isso, ser Consultor é mais que uma profissão, é uma opção de vida.

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/consultoria-premissas-e-caracteristicas-para-o-sucesso-670577.html

    Palavras-chave do artigo:

    consultoria

    ,

    caracteristicas e mercado

    Comentar sobre o artigo

    Josiane Chemin

    O presente artigo tem por objetivo conhecer a análise mercadológica – através de pesquisas que buscaram referências de diversos autores renomados -, e verificar os serviços que os sites de e-commerce de varejo esportivo proporcionam aos seus consumidores - através da análise de conteúdo de quatro sites selecionados. Dentre as contribuições oferecidas por este artigo, está o detalhamento dos serviços oferecidos pelas empresas analisadas.

    Por: Josiane Cheminl Marketing e Publicidadel 29/03/2012 lAcessos: 885
    CLAUDIA MARIA BONIFACIO

    Existem vários tipos de consultorias, e elas se diferenciam pela maneira como será oferecido para o cliente.

    Por: CLAUDIA MARIA BONIFACIOl Negócios> Gestãol 24/11/2009 lAcessos: 14,072

    Este trabalho apresenta o crescimento e importância do recrutamento e seleção pela internet. Devido o avanço da tecnologia da informação, a internet possibilitou consideráveis mudanças e avanços nos processos das organizações, tornando possível a atuação deste método como diferencial competitivo. A empresa que investe no E-Recrutamento possui maior probabilidade de sucesso e rapidez na escolha do candidato que melhor representa o perfil da vaga disponível.

    Por: Graziellil Negócios> Administraçãol 16/05/2011 lAcessos: 1,119

    Este artigo visa entender a necessidade de se construir um relacionamento exemplar com os clientes, focalizando a satisfação de suas necessidades, obtendo sua captação e fidelização. Examina-se o segmento específico de serviços, utilizando o Hotel Belo Horizonte Plaza como estudo de caso para explicar o conteúdo dos assuntos abordados.

    Por: Tatiana Acerbil Negócios> Atendimento ao Clientel 26/10/2008 lAcessos: 14,683 lComentário: 1

    Todas as empresas possuem clientes. Vendem produtos para eles há anos, mas em geral não se preocupam em conhecê-los. Os clientes são a razão da existência de uma empresa. É preciso agradá-los. São muito importantes, uma vez que são eles que darão dinheiro em troca de produtos / serviços e, conseqüentemente, manterão a empresa viva. Mas, parece que algumas empresas não se deram conta disso. Basta ver como somos tratados no dia-a-dia por muitas delas.

    Por: Henrique Montserrat Fernandezl Negócios> Atendimento ao Clientel 27/04/2008 lAcessos: 49,791

    Nosso país e nossas empresas têm um ovo e uma cesta cada um. Atendemos com um produto, um mercado. Um revés na situação econômica nos deixará sem alternativas, pouco exportamos, então não teremos para onde correr.

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 21/07/2011 lAcessos: 42
    Alessandro Neves de Araujo

    Isto posto, este estudo teve como objetivo verificar o nível de conhecimento e utilização de carboidrato por corredores de elite de provas de fundo. Fizeram parte desta pesquisa 89 atletas de elite ( 59 homens e 30 mulheres), participantes da Corrida Internacional São Silvestre realizada em 31 de Dezembro de 2005 na cidade de São Paulo – SP. Com resultado, verificamos que a maioria destes atletas de elite não possui acompanhamento nutricional por profissional da área.

    Por: Alessandro Neves de Araujol Esportel 28/06/2011 lAcessos: 647
    Laize M. de Miranda L Sobrinha

    Este trabalho de pesquisa tem como objetivo mostrar como o clima e cultura organizacional influênciam direta e indiretamente no comportamento, na motivação na produtividade do trabalho e também na satisfação das pessoas envolvidas com a organização. Pois grandes empresas cada vez mais percebem que o progresso o desenvolvimento se tornam muito mais eficazes através dos esforços combinados e da cooperação de cada membro da empresa.

    Por: Laize M. de Miranda L Sobrinhal Negóciosl 27/11/2009 lAcessos: 3,281

    O homem crê no seu poder de persuasão, pois como homem conhece o homem, com isso negligencia a diferença de percepções.

    Por: Ivan Postigol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 14/04/2010 lAcessos: 55

    O estudo de campo foi realizado no Hospital UDI, onde foram coletados os dados referentes ao atendimento e pacote de serviços, bem como qualificá-los na opinião dos clientes e funcionários. Em linhas gerais, esse trabalho científico teve como finalidade afirmar a ideia de que um pacote de serviços bem estruturado e um atendimento sem falhas são essenciais na formação de uma imagem empresarial consolidada.

    Por: Leobruno Revil Torres Ferreiral Negócios> Administraçãol 15/12/2014

    Este artigo apresenta que na atualidade as fraudes atacam cada vez mais os empresários, tendo em vista a insuficiência nos controles internos das empresas, apresenta alguns tipos de fraudes e como elas podem ser detectadas e também a melhor forma para combate-las.

    Por: Mirielil Negócios> Administraçãol 10/12/2014
    michelly bonifacio

    Descubra as três pergunta que Rick e seu grupo usam para serem capazes de determinar de forma eficiente se cada candidato é ou não digno de admissão e de quebra, como estas questões podem te ajudar a prospectar clientes.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 08/12/2014
    michelly bonifacio

    Nesta mais nova série, veja semana a semana uma nova dica para melhorar o desempenho de sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 04/12/2014
    michelly bonifacio

    Eu sei, controlar estoque é realmente chato! Mas, se você possui um negócio, eu nem preciso dizer que o seu estoque é um dos fatores mais importantes, certo? Pensando nisso, a Alfa Networks preparou um artigo super especial para você controlar de uma vez por todas o seu estoque.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 01/12/2014

    Este trabalho tem como objetivo demonstrar as variações de desperdício primeiramente explicando seu conceito e suas definições na área administrativa. O trabalho foi dividido em cinco partes em cada parte o assunto será abordado de forma diferente, cada vez mais com foco na logística citando exemplos dos problemas que o Brasil enfrenta com a falta de investimento nesta área e infraestrutura apropriada.

    Por: Wolgran Teixeiral Negócios> Administraçãol 28/11/2014

    A logística existe desde os tempos mais antigos com diversos marcos na história da humanidade. Histórias como de Alexandre o Grande e Aristóteles, onde a logística teve uma vital importância nas guerras. No decorrer do tempoa logística vem se aprimorando e sendo uns dos principais recursos da gestão para executar diversas atividades envolvidase vem atuando em vários segmentos de serviços, por exemplo, Mkt, Compras, Transportes e etc.

    Por: Jorge de Oliveiral Negócios> Administraçãol 28/11/2014

    RESUMO O objetivo deste artigo é analisar como os funcionários avaliam os programas de treinamento e desenvolvimento nas organizações, se estes programas podem ser considerados com fonte de motivação para eles, se a aprendizagem pode motiva-los a buscar o conhecimento e qualificação pessoal e profissional. A justificativa do desenvolvimento deste artigo é estabelecer a importância dos programas que buscam treinar e desenvolver seus colaboradores e descobrir podem ser pontos positivos.

    Por: andressa Alvesl Negócios> Administraçãol 26/11/2014 lAcessos: 11

    Diante dos grandes desafios que o mundo o mercado impõe ao profissional, quais são importantes passos para atender à essas agressivas demandas? O texto fala de características como a motivação o esforço em leitura pesquisa e reciclagens profissionais na empreitada de ser um profissional de ponta.

    Por: ELIANA DE SOUZAl Carreira> Gestão de Carreiral 03/04/2009 lAcessos: 5,032

    A Educação a Distância evoluiu no século XX e a partir da década de 60 e 70 explodiu junto com as novas tecnologias. Iniciou com livros e cartilhas; nos anos 70 fazia-se uso da televisão e do rádio; nos anos 80 passou-se a utilizar áudio e vídeo; nos anos 90, com a tecnologia surgiram as redes de satélites, a Internet e o correio eletrônico. A Educação a Distância depende para o seu êxito - além de sistemas e programas bem definidos - de recursos humanos capacitados.

    Por: ELIANA DE SOUZAl Negócios> Administraçãol 25/03/2009 lAcessos: 1,583

    Existem várias teorias para a motivação, podemos citar a Teoria Comportamentalista, que tem como alicerce a relação estímulo-resposta e é contestada por alguns autores, porque se sabe que as pessoas são diferentes e reagem de forma divergente aos estímulos recebidos com base em sua individualidade; Teoria das Necessidades de Maslow, ou Pirâmide de Maslow (mais conhecida), que apresenta as necessidades humanas de forma hierarquizada.

    Por: ELIANA DE SOUZAl Negócios> Administraçãol 09/03/2009 lAcessos: 4,934 lComentário: 1

    A Avaliação de Desempenho é tarefa chave na gestão de pessoas, pois conforme já conhecemos, é um processo que consiste em avaliar o trabalho dos funcionários dentro de uma organização, num determinado período de tempo, com o objetivo de motivá-los a ter o desempenho desejado, alcançar os objetivos da organização e atender ao princípio da eficiência, apresentando trabalhos com maior qualidade.

    Por: ELIANA DE SOUZAl Negócios> Administraçãol 26/02/2009 lAcessos: 44,656

    A busca da produtividade e qualidade tem constituído o fator principal para as empresas proporcionarem a qualidade de vida dentro das organizações. A preocupação com a qualidade de vida é algo inerente ao homem como conseqüência da preservação de sua integridade. A busca pela qualidade total antes volta antes voltada apenas para o aspecto organizacional, já volta sua atenção para a qualidade de vida no trabalho, buscando uma participação maior por parte dos funcionários.

    Por: ELIANA DE SOUZAl Negócios> Administraçãol 15/01/2009 lAcessos: 11,225

    O artigo descreve importantes características do processo logístico que tem cada vez mais tem sido foco de interesse das empresas da atualidade

    Por: ELIANA DE SOUZAl Negócios> Administraçãol 20/11/2008 lAcessos: 65,579
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast