Desempenho profissional nas organizações

08/08/2010 • Por • 13,039 Acessos

            A Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FNPQ apud Souza, 2009) define desempenho como sendo os resultados obtidos de processos e de produtos que permitem avaliá-los e compará-los em relação às metas, aos padrões, aos referenciais pertinentes e a outros processos e produtos. Já o desempenho profissional resulta da aptidão para executar uma atividade, na qual se empenha esforço para obter resultados sendo, portanto a força motriz do desempenho operacional, que influencia e afeta diretamente o desempenho organizacional (Rosa; Molina).

            Assim a avaliação de desempenho torna-se importante, pois ajuda a identificar as causas do desempenho deficiente e/ou insatisfatório, possibilitando sua correção com a participação do colaborador avaliado. Além disso, ela possibilita: definir o grau de contribuição de cada colaborador, identificar a eficácia dos programas de treinamento, obter subsídios para promoção e remuneração, obter subsídios para elaboração de planos de ação para desempenhos insatisfatórios, promover auto-desenvolvimento e auto-conhecimento dos colaboradores, obter subsídio para elaboração de planos de ação para corrigir desempenhos insatisfatórios. Com isto o benefício da avaliação de desempenho pode melhorar a produtividade do indivíduo na medida em que é aceita pelo funcionário e pela organização; analisa o desempenho do colaborador dentro do cargo ocupado, contribuindo assim para o alcance das metas e objetivos estabelecidos (Silva, 2008).

            Dentro do processo de avaliação do desempenho profissional torna-se necessário, diante da pluralidade das características identificas, o uso do FEEDBACK que em seu significado mais amplo indica o realimentar ou dar o retorno ao avaliado e tem a capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobre alguma coisa pessoal ou profissional. Essa ferramenta é muito utilizada dentro das empresas para auxiliar o desenvolvimento profissional de cada colaborador, independente do cargo que ocupa dentro da organização (Silva, 2010), onde o uso do FEEDBACK torna-se importante ao permitir uma interação entre as partes envolvidas neste processo de avaliação, demonstrando os gaps de competências identificados e assim prover as mudanças necessárias para o alinhamento dos interesses individuais aos interesses organizacionais.

            Diante da importância da avaliação de desempenho até aqui exposto, eis que surge uma reflexão sobre o assunto: Como avaliar de maneira justa e imparcial o desempenho de cada avaliado? É notável que não existam respostas simples e prontas para esta questão tão complexa, porém o uso de indicadores e sistemas de avaliação se torna essencial, pois permitem a mensuração sobre o desempenho de cada avaliado através de critérios ou objetivos previamente estabelecidos, estes indicadores podem funcionar como padrões de controle, seja na comparação entre o desempenho planejado com o desempenho real, ou até indicar ao longo de um determinado período a evolução do desempenho avaliado através da experiência, treinamentos oferecidos ou mudanças de processos. 

            Ademais, fundamentado nos conceitos expostos até aqui, cabe ressaltar que todo projeto de avaliação de desempenho precisa estar bem alinhado com os objetivos organizacionais para que se alcance a eficácia de seus resultados, onde o planejamento dos indicadores utilizados para a avaliação, juntamente com o FEEDBACK destes resultados possam não apenas maximizar a produtividade, mas também maximizar a motivação, a justa promoção e recompensa, a necessidade de treinamentos ou até mesmo as demissões necessárias para a sinergia dos processos organizacionais.

Referências

ROSA, Valter José Rehbein; MOLINA, Vera Lucia Ignácio. O desempenho profissional no contexto do Balanced Scorecard. Disponível em: > acesso em: 04 de Agosto de 2010.

SILVA, Marcio A. Importância da Avaliação de Desempenho. Artigonal: 2008. Disponível em: acesso em 03 de Agosto de 2010.

SILVA, Bia. FEEDBACK: O que é, para que serve, tipos, como fazer e sua aplicação. Administradores: 2010. Disponível: acesso em 04 de Agosto de 2010.

SOUZA, Eliana de. A Importância da Avaliação De Desempenho Na Gestão De Pessoas. Artigonal: 2009. Disponível em: acesso em 03 de Agosto de 2010.

Perfil do Autor

Doni

Donizeti Leandro de Souza Graduado em Administração de empresas com ênfase em gestão de negócios, especialista em gestão de pessoas e...