Desempenho profissional nas organizações

Publicado em: 08/08/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 12,959 |

            A Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FNPQ apud Souza, 2009) define desempenho como sendo os resultados obtidos de processos e de produtos que permitem avaliá-los e compará-los em relação às metas, aos padrões, aos referenciais pertinentes e a outros processos e produtos. Já o desempenho profissional resulta da aptidão para executar uma atividade, na qual se empenha esforço para obter resultados sendo, portanto a força motriz do desempenho operacional, que influencia e afeta diretamente o desempenho organizacional (Rosa; Molina).

            Assim a avaliação de desempenho torna-se importante, pois ajuda a identificar as causas do desempenho deficiente e/ou insatisfatório, possibilitando sua correção com a participação do colaborador avaliado. Além disso, ela possibilita: definir o grau de contribuição de cada colaborador, identificar a eficácia dos programas de treinamento, obter subsídios para promoção e remuneração, obter subsídios para elaboração de planos de ação para desempenhos insatisfatórios, promover auto-desenvolvimento e auto-conhecimento dos colaboradores, obter subsídio para elaboração de planos de ação para corrigir desempenhos insatisfatórios. Com isto o benefício da avaliação de desempenho pode melhorar a produtividade do indivíduo na medida em que é aceita pelo funcionário e pela organização; analisa o desempenho do colaborador dentro do cargo ocupado, contribuindo assim para o alcance das metas e objetivos estabelecidos (Silva, 2008).

            Dentro do processo de avaliação do desempenho profissional torna-se necessário, diante da pluralidade das características identificas, o uso do FEEDBACK que em seu significado mais amplo indica o realimentar ou dar o retorno ao avaliado e tem a capacidade de dar e receber opiniões, críticas e sugestões sobre alguma coisa pessoal ou profissional. Essa ferramenta é muito utilizada dentro das empresas para auxiliar o desenvolvimento profissional de cada colaborador, independente do cargo que ocupa dentro da organização (Silva, 2010), onde o uso do FEEDBACK torna-se importante ao permitir uma interação entre as partes envolvidas neste processo de avaliação, demonstrando os gaps de competências identificados e assim prover as mudanças necessárias para o alinhamento dos interesses individuais aos interesses organizacionais.

            Diante da importância da avaliação de desempenho até aqui exposto, eis que surge uma reflexão sobre o assunto: Como avaliar de maneira justa e imparcial o desempenho de cada avaliado? É notável que não existam respostas simples e prontas para esta questão tão complexa, porém o uso de indicadores e sistemas de avaliação se torna essencial, pois permitem a mensuração sobre o desempenho de cada avaliado através de critérios ou objetivos previamente estabelecidos, estes indicadores podem funcionar como padrões de controle, seja na comparação entre o desempenho planejado com o desempenho real, ou até indicar ao longo de um determinado período a evolução do desempenho avaliado através da experiência, treinamentos oferecidos ou mudanças de processos. 

            Ademais, fundamentado nos conceitos expostos até aqui, cabe ressaltar que todo projeto de avaliação de desempenho precisa estar bem alinhado com os objetivos organizacionais para que se alcance a eficácia de seus resultados, onde o planejamento dos indicadores utilizados para a avaliação, juntamente com o FEEDBACK destes resultados possam não apenas maximizar a produtividade, mas também maximizar a motivação, a justa promoção e recompensa, a necessidade de treinamentos ou até mesmo as demissões necessárias para a sinergia dos processos organizacionais.

Referências

ROSA, Valter José Rehbein; MOLINA, Vera Lucia Ignácio. O desempenho profissional no contexto do Balanced Scorecard. Disponível em: > acesso em: 04 de Agosto de 2010.

SILVA, Marcio A. Importância da Avaliação de Desempenho. Artigonal: 2008. Disponível em: acesso em 03 de Agosto de 2010.

SILVA, Bia. FEEDBACK: O que é, para que serve, tipos, como fazer e sua aplicação. Administradores: 2010. Disponível: acesso em 04 de Agosto de 2010.

SOUZA, Eliana de. A Importância da Avaliação De Desempenho Na Gestão De Pessoas. Artigonal: 2009. Disponível em: acesso em 03 de Agosto de 2010.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/desempenho-profissional-nas-organizacoes-2992433.html

    Palavras-chave do artigo:

    gestao

    ,

    desempenho

    ,

    organizacoes

    Comentar sobre o artigo

    A gestão de pessoas constitui-se, numa poderosa ferramenta no ambiente organizacional e de grande importância estratégica, em busca da qualidade e da produtividade. Este artigo pretende reflectir sobre o desafio da arte ou da ciência de saber gerir o capital humano. Através de uma pesquisa bibliográfica foram recolhidas contribuições de diversos autores, sobre a gestão de pessoas com o intuito de proporcionar uma melhor elucidação do papel basilar dos recursos humanos nas organizações.

    Por: Paula Costal Negóciosl 10/10/2010 lAcessos: 2,051

    A crescente desarticulação entre a definição de políticas, formas e meios de implementação das mesmas, é uma realidade facilmente constatável. Por outro lado, a também crescente aposta na desintervenção do Estado na economia e na sua demissão das responsabilidades sociais, que constituem a sua razão de ser, conduzem-nos a um novo modelo de Gestão Pública que importa analisar. Se um novo modelo de Estado implica um novo modelo de Gestão Pública, como definir e caracterizar o novo gestor público e

    Por: candida marreirosl Negócios> Administraçãol 29/03/2011 lAcessos: 787

    O artigo apresenta como é importante e necessário um controle em todo o sistema de gestão e um monitoramento eficiente por um profissional de Controladoria. Neste sentido, a Controladoria exerce papel importante na empresa, apoiando os gestores no planejamento e controle de gestão. É feita uma análise da Controladoria no processo de gestão empresarial, feita esta análise da foco aos seus principais aspectos, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações.

    Por: Arthur de J P do Nascimentol Negócios> Gestãol 19/08/2013 lAcessos: 161
    Darci Kops

    Gestão por referanciais uma metodologia capaz de responder com sabedoria aos desafios decorrentes da complexidade da realidade social. A trilogia – ser um referencial, referendar-se e buscar referenciais – passa a ser um imperativo categórico, sem volta, capaz de estabelecer o norte, nos processos de gestão, para as organizações circunstanciadas nas suas tipicidades. A cognição nas organizações tem o potencial de referendar o processo de aculturação das competências referenciais.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 04/09/2011 lAcessos: 449
    Cosme de Jesus Souza

    Este trabalho monográfico tem por finalidade verificar e mostrar com deve ser vista e aplicada a Gestão Ambiental dentro e fora das empresas. Reconhecer que o meio ambiente vem sofrendo uma série de prejuízos ao longo dos séculos, causados pela intervenção humana, pois o homem na ânsia de progredir, cada vez mais tem se apropriado dos recursos naturais de forma inadequada. Observar que as medidas de proteção ambiental não foram criadas para impedir o desenvolvimento econômico. Enfatizar que uma

    Por: Cosme de Jesus Souzal Educação> Ensino Superiorl 10/01/2011 lAcessos: 4,752

    Estamos no ano da Copa do Mundo e posteriormente das Olimpíadas. O Brasil sendo um pais com tantos atrativos turísticos, acredita-se que haverá um aumento significativo da demanda de turistas nas cidades sedes e com isso uma grande movimentação financeira no país que se for bem aproveitada pelas organizações tende a ser grandes marcos no nosso pais. As empresas de micro e pequeno porte são os enfoques desse momento devido a pesquisas indicarem que essa demanda turística opte por utilizar os ser

    Por: Giselle Campanharol Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 11/02/2015 lAcessos: 29

    Este artigo visa demonstrar o perfil e o papel do Controller, uma função eminentemente contábil, porém, com profundo conhecimento em administração, pois assim exige seu cargo e sua função dentro das empresas. Função esta que auxilia os tomadores de decisões das organizações, como também influencia na mudança de estrutura da empresa, desde o chão de fabrica até a sociedade na qual essa organização esta inserida. A controladoria seria entao a correlaçao entre a Contabilidade e Administraçao?

    Por: Nilson Leal Santosl Negócios> Gestãol 04/11/2008 lAcessos: 257,966 lComentário: 7
    Silvia Ferreira dos Santos

    O presente artigo teve como objetivo principal mensurar a utilização dos Relatórios Contábeis como instrumento de Controle Financeiro nas Organizações. Com os resultados obtidos, espera-se auxiliar na conscientização da importância de utilização dos relatórios contábeis no controle financeiro junto às organizações. A pesquisa apresentada demonstra que a Contabilidade Gerencial é uma ferramenta muito importante para os gestores na tomada de decisões.

    Por: Silvia Ferreira dos Santosl Educação> Ensino Superiorl 30/11/2011 lAcessos: 1,468
    silvio broxado

    ...todos devem entender na íntegra os conceitos e as necessidades em torno de uma Ouvidoria, para que realmente o projeto de implantação obtenha o sucesso esperado.Nas organizações públicas, a assessoria de comunicação deve ter participação ímpar na sua implantação. Nas organizações privadas, o setor de Recursos Humanos e o Marketing devem estar engajados e entrosados em toda fase de Implantação organizando formatos de divulgação e treinamentos, bem como preparando os informes, boletins, folhe

    Por: silvio broxadol Negócios> Atendimento ao Clientel 06/02/2014 lAcessos: 60
    Juan Araújo

    A clareza é uma característica fundamental para uma comunicação eficaz. Mas o grande perigo acontece quando temos a certeza que estamos sendo claros, mas na verdade estamos longe disso.

    Por: Juan Araújol Negócios> Administraçãol 24/03/2015
    michelly bonifacio

    Ao contrario do que muita gente pensa, a televisão é uma verdadeira fonte de aprendizado. Pensando nisso, elaboramos um artigo para compartilhar com você alguns ensinamentos que aprendemos com House of Cards e que são totalmente aplicáveis em seu negocio.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 10/03/2015 lAcessos: 11
    Elaine

    A contratação de um profissional assistente virtual serviços tornou mais popular especialmente para aqueles com negócios de pequeno e de casa. Também é uma opção viável para as empresas que querem reduzir seus custos operacionais. A empresa vai economizar um monte de escritório simples suprimentos para pagar a eletricidade. Uma empresa, pequena ou grande tem a opção de contratar um assistente virtual como um funcionário em tempo integral, regular ou um trabalhador a tempo parcial.

    Por: Elainel Negócios> Administraçãol 03/03/2015
    Ulisses Bognar

    A importância da contratação de um empresas responsáveis para a tradução de conteúdos técnicos como manuais, livros, websites, artigos entre outros.

    Por: Ulisses Bognarl Negócios> Administraçãol 02/03/2015
    Fred Filho

    Algumas lições de Administração deixadas pelo acidente do voo 401 da Eastern Air Lines, nos Estados Unidos, no ano de 1972.

    Por: Fred Filhol Negócios> Administraçãol 19/02/2015 lAcessos: 14

    Uma empresa que surgiu de uma simples ideia. A inspiração para a criação da FedEx, uma das maiores empresas de carreto do mundo, ocorreu em um trabalho de Frederick Smith ainda em sua época como universitário em Yale, quando abordou o setor de entregas do correio de sua época que utilizaram erroneamente aviões de passageiros para a entrega de suas mercadorias.

    Por: Adriano Bezerral Negócios> Administraçãol 19/02/2015 lAcessos: 19

    O presente artigo apresenta a importância da relevância da motivação humana e suas aplicações no resultado do trabalho. Segundo pesquisas, revistas e jornais, o Brasil foi o segundo país em ranking de aumento de produtividade na década de 1990. Essa revolução transformou a vidas das pessoas, estabelecendo um ritmo de vida na qual excede as horas de trabalho e uma pressão para serem cada vez mais produtivos. Com base nas pesquisas, uma nova estratégia foi desenvolvida, proporcionando qualidades.

    Por: Jéssica Braz da Conceiçãol Negócios> Administraçãol 11/02/2015 lAcessos: 26
    michelly bonifacio

    Você sabe, para o bem ou para o mal, é a primeira impressão a que fica. Pensando nisso, separamos 7 Tendências de Webdesign para Websites que vão bombar neste ano.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 10/02/2015 lAcessos: 18

    O presente ensaio enfatiza o processo de institucionalização das organizações e como esse processo gera interpretações e visões diferentes, pois ao mesmo tempo em que preconizam a concepção de identidade única das organizações, cria um ambiente em que as organizações cada vez mais se tornam similares. A busca pelo "novo" institucionalismo relatado ainda está pautado nos ditames utilitaristas e burocráticos da organização o que as aprisionam em uma "gaiola de ferro" Dimaggio e Powell (2005).

    Por: Donil Negócios> Administraçãol 29/06/2012 lAcessos: 147

    O presente texto enfatiza o estudo da cultura organizacional como elemento de alinhamento de identidade individual e organizacional através do interacionismo simbólico; ampliando no horizonte de estudos da teoria organizacional, a perspectiva de análise de processos gerenciais capazes de promover formas profícuas de gestão capazes de garantir maior competitividade às organizações na atualidade.

    Por: Donil Negócios> Administraçãol 29/06/2012 lAcessos: 586

    O objetivo deste texto é contextualizar os principais estudos de Weber sobre: a racionalidade, sistemas de dominação humana e sua contribuição para a sociologia instrumental; levantando algumas críticas emergentes no campo de estudo das ciências sociais; com o propósito de apresentar uma corrente teórica alternativa ao modelo racional weberiano com a sociologia da dádiva e sua possível contribuição neste evidente processo de transformação da teoria organizacional.

    Por: Donil Negócios> Administraçãol 29/06/2012 lAcessos: 286

    O modelo econômico proposto pelo capitalismo fragiliza e aliena cada vez mais os países emergentes, que alheios a este paradigma, se sentem na necessidade de buscar alternativas que visam a quebra desta barreira para uma nova ordem mundial em que os direitos e deveres de todas as noções possam ser mais justas e iguais, independentemente de riqueza ou localização geográfica, mas sim através dos valores éticos e morais de um mundo em que todos somos iguais.

    Por: Donil Notícias & Sociedade> Polítical 09/11/2010 lAcessos: 224

    Nesta que é considerada a era do conhecimento, a força da produção mundial deixa de focar a força de trabalho manual e passa a focar a força de trabalho intelectual, onde a valorização do conhecimento como fator de produção está em franca ascensão. Aliado a isto, a gestão do conhecimento vem ganhando uma importância cada vez mais relevante no mundo dos negócios com a afirmação da Internet e a globalização de dados, informações e conhecimentos, que circulam numa velocidade jamais vista.

    Por: Donil Negócios> Gestãol 08/08/2010 lAcessos: 1,976
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast