Diagrama De Causa E Efeito De Ishikawa

Publicado em: 08/12/2008 |Comentário: 5 | Acessos: 37,499 |

Uma forma de levantamento de sintomas na etapa de Análise de Situação Atual da TransMeth é a construção de diagramas de causa-efeito de Ishikawa.


Este diagrama, originalmente proposto por Kaoru Ishikawa na década de 60, já foi bastante utilizado em ambientes industriais para a localização de causas de dispersão de qualidade no produto e no processo de produção. Ele é uma ferramenta gráfica utilizada para explorar e representar opiniões a respeito de fontes de variações em qualidade de processo, mas que pode perfeitamente ser utilizada para a análise de problemas organizacionais genéricos


. É proposta a utilização deste diagrama na TransMeth em situações onde existe um grande Efeito Indesejável bem localizado e consensuado pelos elementos da organização.


Ele é utilizado para a identificação de direcionadores, ou drivers, que potencialmente levam ao Efeito Indesejável. Ele é uma ferramenta analítica que, utilizada por um grupo de projeto, parte de um "problema de interesse" e possibilita a ocorrência de um "brainstorm" no sentido de identificar as causas possíveis para o problema.


No entanto, no contexto da TransMeth entende-se que o conceito de causa-raiz não é propriamente expresso no Diagrama de Causa-e-efeito. Entende-se aqui que o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta poderosa para a identificação dos direcionadores que potencialmente causam os Efeitos Indesejáveis. Estes direcionadores, por sua vez, também podem ser EIs originados por outras Causas-raizes



 Diagrama de Causa-e-Efeito de Ishikawa



Sendo assim, o diagrama de Ishikawa conduz a uma miríade de causas, sem estabelecer exatamente quais as raízes do problema. O diagrama apresenta como pontos fortes:



  • é uma boa ferramenta de levantamento de direcionadores.

  • é uma boa ferramenta de comunicação.

  • estabelece a relação entre o efeito e suas causas.

  • possibilita um detalhamento das causas.


Mas, também apresenta os seguintes pontos fracos:



  • não apresenta os eventuais relacionamentos entre as diferentes causas.

  • não focaliza necessariamente as causas que devem efetivamente ser atacadas.


Assim, para sanar estes pontos fracos, é sugerida a utilização combinada do Diagrama de Ishikawa com uma ferramenta de focalização, chamada de Árvore da Realidade Atual, da Teoria das Restrições.


Diagrama de Causa e Efeito: Mostra a relação entre um conjunto de causas (processo) que provoca um ou mais efeitos. É uma forma organizada de correlacionar o efeito com suas causas, agrupando-se em "famílias de causas", tais como: Matéria-Prima, Máquina, Mão de Obra, Medida, Método e Meio Ambiente. O Diagrama de Causa e Efeito proporciona ao gerente melhor entendimento de que ele tem autoridade sobre as causas e responsabilidade sobre os efeitos (resultados) de um processo. É também conhecido como o Diagrama de Ishikawa ou de Espinha de Peixe. É uma das Sete Ferramentas de Qualidade.


Análise de Causa e Efeito


Esta técnica de solução de incidências é uma forma de analisar incidências complexas que parecem ter muitas causas inter-relacionadas. Um dos aspectos básicos da técnica é o uso de um diagrama de causa e efeito. Em razão da aparência do diagrama, essa técnica é também chamada Diagrama de Espinha de Peixe (Outro nome que você poderá ouvir para essa técnica é  Diagrama Ishikawa, por causa do Professor Kaoru Ishikawa, professor japonês que utilizou esse diagrama pela primeira vez em 1943). Os benefícios dessa técnica incluem:


·         Permitir o exame de diversas categorias de causa.


·         Incentivar a criatividade através de um processo de tempestade de idéias.


·         Fornecer uma imagem visual da incidência e categorias de causa em potencial.


DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO


   Também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe (por seu formato) e Diagrama de Ishikawa (Kaoru Ishikawa - quem o criou), foi desenvolvido para representar a relação entre o "efeito" e todas as possíveis "causas" que podem estar contribuindo para este efeito. O efeito ou problema é colocado no lado direito do gráfico e as causas são agrupadas segundo categorias lógicas e listadas à esquerda.

   Ele é desenhado para ilustrar claramente as várias causas que afetam um processo por classificação e relação das causas. Para cada efeito existem seguramente, inúmeras categorias de causas. As causas principais podem ser agrupadas sob seis categorias conhecidas como os "6 M": Método, Mão-de-obra, Material, Meio Ambiente, Medida e Máquina. Nas áreas administrativas talvez seja mais apropriado usar os "4P": Políticas, Procedimentos, Pessoal e Planta (arranjo físico). Estas categorias são apenas sugestões, é possível utilizar outras que ressalte ou auxilie as pessoas a pensar criativamente.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/diagrama-de-causa-e-efeito-de-ishikawa-675295.html

    Palavras-chave do artigo:

    planejamento com a ferramenta de ishikawa

    Comentar sobre o artigo

    Aloizio Ziareski

    O foco desse estudo é desenvolver pesquisa acerca da agressiva evolução que o mercado vem tendo nos últimos anos o que exige das empresas, independente de seu porte a busca continua por mecanismos norteados a uma visão estratégica.

    Por: Aloizio Ziareskil Negócios> Gestãol 26/09/2011 lAcessos: 252

    Este artigo aborda a importância da gestão da qualidade na gestão de projetos. Apresenta as definições da qualidade adotadas pelo Guia PMBOK e a ISO 9000, assim como os processos da gestão da qualidade sugeridos pelo PMBOK (planejamento, garantia e controle da qualidade). Por fim, aborda-se a questão dos comitês de qualidade e sua importância no gerenciamento de projetos.

    Por: Ana Luiza Cunhal Educação> Ensino Superiorl 21/12/2012 lAcessos: 183
    Dr.Markus Hofrichter

    Six Sigma (6σ) é uma meta de qualidade estatística e também um método de gestão da qualidade. Seu elemento central é a descrição, medição, análise, melhoria e monitoramento dos processos de negócio utilizando métodos estatísticos. As metas são baseadas em parâmetros de importância econômica financeira da empresa e as necessidades do cliente. Tem interesse em uma formação seis sigma por distância ? entre em contato via dr.markus.hofrichter@gmail.com

    Por: Dr.Markus Hofrichterl Negóciosl 07/08/2011 lAcessos: 363
    Elizeu Vieira Moreira

    Reflete sobre a trajetória da qualidade como parâmetro do processo de produção capitalista até sua transformação em Qualidade Total e sua ressignificação como simulacro e instrumento de controle nas políticas educacionais e das relações pedagógicas. Analisa a incorporação das novas tecnologias ao processo de formação dos gestores escolares a partir do Progestão/SEDUC iniciado em 2005.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 29/06/2011 lAcessos: 805
    Elizeu Vieira Moreira

    Reflete sobre a trajetória da qualidade como parâmetro do processo de produção capitalista até sua transformação em Qualidade Total e sua ressignificação como simulacro e instrumento de controle nas políticas educacionais e das relações pedagógicas.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 29/06/2011 lAcessos: 686

    Trata-se de um artigo direcionado para interessados em bem administrar uma empresa.

    Por: Clube do Petróleol Negócios> Gestãol 28/10/2008 lAcessos: 1,912
    michelly bonifacio

    Como se destacar dentre tantos outros no buraco negro que é uma caixa de e-mail em vez de se perder para sempre? Descubra agora mesmo 7 Dicas Infalíveis que vão fazer de sua Campanha de E-mail Marketing um Sucesso Total!

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 26/01/2015
    condominioviva

    Por diversos motivos, como a necessidade de ter um espaço maior para guardar móveis e objetos temporariamente ou mesmo para possibilitar o armazenamento de grandes quantidades de mercadoria, no caso de empresas, a locação de galpões é, atualmente, uma alternativa moderna ao sistema tradicional.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    condominioviva

    A necessidade cada vez maior de espaços para depósitos, armazéns, almoxarifados e salões para grandes eventos, como as exposições-feiras ou barracão para festas e estúdios de filmagens, está fazendo com que intensifique a busca por galpões para alugar em diversas partes do Brasil.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    condominioviva

    A locação de galpões (self storage) é uma modalidade de prestação de serviço que vem sendo bastante utilizada em muitos países, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, contando com milhares de imóveis vazios disponibilizados para contratos temporários.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    condominioviva

    Toda empresa necessita de espaço físico seja ele para acomodar seus colaboradores ou mesmo para armazenar o estoque, que como sabemos é o coração da empresa, afinal sem o estoque não podemos dar andamentos as novas vendas e muito menos prestar um bom serviço aos nossos clientes.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    Walter Gassenferth

    O artigo mostra de onde a empresa Holding escolhe suas estratégias; que tipo de estratégias são discutidas, selecionadas e implementadas; e para um maior aprofundamento neste tema, descreve uma tipologia de estratégias corporativas para um grupo controlador.

    Por: Walter Gassenferthl Negócios> Administraçãol 19/01/2015 lAcessos: 783
    Portais Imobiliarios

    Se o corretor de imóveis tem autonomia para trabalhar é porque alguém lhe ofereceu essa condição. No entanto, o indivíduo não reconhece e pensa que trabalha sozinho. Para ele, as demais pessoas são concorrentes e devem ser superadas. Por este motivo, a comunicação com a gerência não acontece e a hierarquia é desrespeitada.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Administraçãol 06/01/2015
    michelly bonifacio

    Bem-vindo à nossa nova edição da nossa série: Quebrando Regras. A regra que quebramos na semana passada foi: Textos curtos e diretos! A regra desta semana que vamos quebrar é: Faça qualquer coisa pela venda!

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 22/12/2014

    Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado no setor de PCP de uma empresa atuando no setor de alimentos. O estudo tem como objetivo principal dissertar sobre alguns aspectos básicos a respeito da elaboração do programa mestre de produção na referida empresa. O embasamento teórico demonstra confrontar com algumas definições relativas às áreas e estratégias pré-determinada pela empresa, definindo assim a metodologia e procedimentos de trabalho. Como resultado é apresentado algumas sugestõ

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 02/11/2010 lAcessos: 1,329

    O presente artigo teve como objetivo investigar as possíveis características do perfil de uma empreendedora no associativismo e quais ações foram fundamentais para o sucesso do negócio. Para a coleta de dados entrevistou-se uma gestora da associação que auxilia portadores do câncer, que obteve sucesso no interior de São Paulo e tem feito a diferença na sociedade com o empreendedorismo feminino. O estudo detectou características comportamentais empreendedoras e analisou um caso prático.

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 02/11/2010 lAcessos: 749

    DEMOSNTRA O NOVO CONCEITO TEORICO E PRATICO DA TERCEIRIZAÇÃO (OUTSOURCING)

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 02/12/2008 lAcessos: 3,060 lComentário: 1

    Esse artigo define o que realmente é uma gestão estratégica de custo, como deve ser analisada

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 02/12/2008 lAcessos: 5,877

    DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E FERRAMENTAS DE AUXÍLIO COMO SWOT E 6 SIGMAS

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 24/11/2008 lAcessos: 3,204

    Comments on this article

    1
    simone 09/11/2010
    Bom dia eu tenho que responder uma questão de diagrama de causa e efeito gostaria de uma ajuda , o que significa responsabilidade no diagrama de causa e efeito? a) é o direito ou poder de fazer tudo o que for possível para atender as especificações ou o contrato.b) é a autoridade de intervir no processo quando julgar necessário, c) é a função que o responsável exerce em seu dia-a-dia, d) é o compromisso ético-jurídico de fornecer produtos ou prestar serviços conforme especificações ou contrato? Por favor me ajude ; obrigada
    2
    maraisa 29/10/2010
    é um otimo artigo , claro e objetivo....
    obrigada.......
    4
    Gui 08/07/2009
    Selma se precisar de ajuda me mande um email
    1
    Guilherme 07/07/2009
    Muito bom artigo abriu minha mente foi muito útil
    6
    selma 05/07/2009
    estou muito cansada.......preciso de ajuda.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast