Diagrama De Causa E Efeito De Ishikawa

Publicado em: 08/12/2008 |Comentário: 5 | Acessos: 37,438 |

Uma forma de levantamento de sintomas na etapa de Análise de Situação Atual da TransMeth é a construção de diagramas de causa-efeito de Ishikawa.


Este diagrama, originalmente proposto por Kaoru Ishikawa na década de 60, já foi bastante utilizado em ambientes industriais para a localização de causas de dispersão de qualidade no produto e no processo de produção. Ele é uma ferramenta gráfica utilizada para explorar e representar opiniões a respeito de fontes de variações em qualidade de processo, mas que pode perfeitamente ser utilizada para a análise de problemas organizacionais genéricos


. É proposta a utilização deste diagrama na TransMeth em situações onde existe um grande Efeito Indesejável bem localizado e consensuado pelos elementos da organização.


Ele é utilizado para a identificação de direcionadores, ou drivers, que potencialmente levam ao Efeito Indesejável. Ele é uma ferramenta analítica que, utilizada por um grupo de projeto, parte de um "problema de interesse" e possibilita a ocorrência de um "brainstorm" no sentido de identificar as causas possíveis para o problema.


No entanto, no contexto da TransMeth entende-se que o conceito de causa-raiz não é propriamente expresso no Diagrama de Causa-e-efeito. Entende-se aqui que o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta poderosa para a identificação dos direcionadores que potencialmente causam os Efeitos Indesejáveis. Estes direcionadores, por sua vez, também podem ser EIs originados por outras Causas-raizes



 Diagrama de Causa-e-Efeito de Ishikawa



Sendo assim, o diagrama de Ishikawa conduz a uma miríade de causas, sem estabelecer exatamente quais as raízes do problema. O diagrama apresenta como pontos fortes:



  • é uma boa ferramenta de levantamento de direcionadores.

  • é uma boa ferramenta de comunicação.

  • estabelece a relação entre o efeito e suas causas.

  • possibilita um detalhamento das causas.


Mas, também apresenta os seguintes pontos fracos:



  • não apresenta os eventuais relacionamentos entre as diferentes causas.

  • não focaliza necessariamente as causas que devem efetivamente ser atacadas.


Assim, para sanar estes pontos fracos, é sugerida a utilização combinada do Diagrama de Ishikawa com uma ferramenta de focalização, chamada de Árvore da Realidade Atual, da Teoria das Restrições.


Diagrama de Causa e Efeito: Mostra a relação entre um conjunto de causas (processo) que provoca um ou mais efeitos. É uma forma organizada de correlacionar o efeito com suas causas, agrupando-se em "famílias de causas", tais como: Matéria-Prima, Máquina, Mão de Obra, Medida, Método e Meio Ambiente. O Diagrama de Causa e Efeito proporciona ao gerente melhor entendimento de que ele tem autoridade sobre as causas e responsabilidade sobre os efeitos (resultados) de um processo. É também conhecido como o Diagrama de Ishikawa ou de Espinha de Peixe. É uma das Sete Ferramentas de Qualidade.


Análise de Causa e Efeito


Esta técnica de solução de incidências é uma forma de analisar incidências complexas que parecem ter muitas causas inter-relacionadas. Um dos aspectos básicos da técnica é o uso de um diagrama de causa e efeito. Em razão da aparência do diagrama, essa técnica é também chamada Diagrama de Espinha de Peixe (Outro nome que você poderá ouvir para essa técnica é  Diagrama Ishikawa, por causa do Professor Kaoru Ishikawa, professor japonês que utilizou esse diagrama pela primeira vez em 1943). Os benefícios dessa técnica incluem:


·         Permitir o exame de diversas categorias de causa.


·         Incentivar a criatividade através de um processo de tempestade de idéias.


·         Fornecer uma imagem visual da incidência e categorias de causa em potencial.


DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO


   Também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe (por seu formato) e Diagrama de Ishikawa (Kaoru Ishikawa - quem o criou), foi desenvolvido para representar a relação entre o "efeito" e todas as possíveis "causas" que podem estar contribuindo para este efeito. O efeito ou problema é colocado no lado direito do gráfico e as causas são agrupadas segundo categorias lógicas e listadas à esquerda.

   Ele é desenhado para ilustrar claramente as várias causas que afetam um processo por classificação e relação das causas. Para cada efeito existem seguramente, inúmeras categorias de causas. As causas principais podem ser agrupadas sob seis categorias conhecidas como os "6 M": Método, Mão-de-obra, Material, Meio Ambiente, Medida e Máquina. Nas áreas administrativas talvez seja mais apropriado usar os "4P": Políticas, Procedimentos, Pessoal e Planta (arranjo físico). Estas categorias são apenas sugestões, é possível utilizar outras que ressalte ou auxilie as pessoas a pensar criativamente.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/diagrama-de-causa-e-efeito-de-ishikawa-675295.html

    Palavras-chave do artigo:

    planejamento com a ferramenta de ishikawa

    Comentar sobre o artigo

    Aloizio Ziareski

    O foco desse estudo é desenvolver pesquisa acerca da agressiva evolução que o mercado vem tendo nos últimos anos o que exige das empresas, independente de seu porte a busca continua por mecanismos norteados a uma visão estratégica.

    Por: Aloizio Ziareskil Negócios> Gestãol 26/09/2011 lAcessos: 243

    Este artigo aborda a importância da gestão da qualidade na gestão de projetos. Apresenta as definições da qualidade adotadas pelo Guia PMBOK e a ISO 9000, assim como os processos da gestão da qualidade sugeridos pelo PMBOK (planejamento, garantia e controle da qualidade). Por fim, aborda-se a questão dos comitês de qualidade e sua importância no gerenciamento de projetos.

    Por: Ana Luiza Cunhal Educação> Ensino Superiorl 21/12/2012 lAcessos: 153
    Dr.Markus Hofrichter

    Six Sigma (6σ) é uma meta de qualidade estatística e também um método de gestão da qualidade. Seu elemento central é a descrição, medição, análise, melhoria e monitoramento dos processos de negócio utilizando métodos estatísticos. As metas são baseadas em parâmetros de importância econômica financeira da empresa e as necessidades do cliente. Tem interesse em uma formação seis sigma por distância ? entre em contato via dr.markus.hofrichter@gmail.com

    Por: Dr.Markus Hofrichterl Negóciosl 07/08/2011 lAcessos: 354
    Elizeu Vieira Moreira

    Reflete sobre a trajetória da qualidade como parâmetro do processo de produção capitalista até sua transformação em Qualidade Total e sua ressignificação como simulacro e instrumento de controle nas políticas educacionais e das relações pedagógicas. Analisa a incorporação das novas tecnologias ao processo de formação dos gestores escolares a partir do Progestão/SEDUC iniciado em 2005.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 29/06/2011 lAcessos: 778
    Elizeu Vieira Moreira

    Reflete sobre a trajetória da qualidade como parâmetro do processo de produção capitalista até sua transformação em Qualidade Total e sua ressignificação como simulacro e instrumento de controle nas políticas educacionais e das relações pedagógicas.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 29/06/2011 lAcessos: 680

    Trata-se de um artigo direcionado para interessados em bem administrar uma empresa.

    Por: Clube do Petróleol Negócios> Gestãol 28/10/2008 lAcessos: 1,889

    Cruzamento de informações entre o Bloco K da Escrituração Fiscal Digital e o Bloco H, bem como com registro da Escrituração Contábil Fiscal , devem ser levados em consideração.

    Por: Marcio Gomesl Negócios> Administraçãol 28/10/2014

    Atualmente, algo que podemos verificar na maioria dos condomínios, seria com relação ao fato de que muitas pessoas acabam por não ter tempo para quase nada, ou seja, saem logo de manhã de suas casas ou apartamentos.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 23/10/2014
    michelly bonifacio

    10 Dicas que Você Precisa Saber para Acertar na hora de Administrar sua Empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 20/10/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade, é o fato de que muitas pessoas podem acabar por morar em um condomínio, afinal acaba-se por julgar como algo mais seguro, no entanto, também acaba por ser possível que muitos não tenham conhecimento sobre acaba por funcionar o sistema de administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 17/10/2014

    Saiba o que é um Sistema de Informação Gerencial, suas vantagens e desvantagens, assim como os tipos nos quais os sistemas se classificam.

    Por: Sistemas de Informaçãol Negócios> Administraçãol 16/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    É praticamente impossível fazer alguma ação em nossas vidas sem que antes tenhamos feito um plano. Por exemplo, um professor tem que preparar suas aulas antes de ministrá-las e no caso de um gestor, este precisa preparar sua equipe para que atinja as metas estabelecidas e dentro dos prazos. Quando olhamos a estrutura de uma empresa percebemos o quanto é importante trabalhar o planejamento, principalmente para que as coisas saiam conforme o esperado e para que a empresa corra o menor risco possí

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 15/10/2014 lAcessos: 13
    Elisângela da Silva Pereira

    Encontramos no mercado hoje uma grande parcela de empresas que apresentam dificuldades de crescimento e abertura de novos negócios e, muitas vezes, não sabem o real motivo desta dificuldade. O que poucas delas sabem é que existe um serviço oferecido por empresas de consultoria chamado "Pesquisa de Clima Organizacional". Este serviço nada mais é que um instrumento que gera uma base sólida de dados sobre o comportamento da organização, e através dele é possível apontar áreas com demandas de melho

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 13/10/2014 lAcessos: 11

    Excel é a ferramenta mais usada no mundo corporativo! Todas as pessoas, independente do ramo de atuação, com toda certeza, um dia terá que usar o Excel para completar uma tarefa! Pensando em ajudar e conscientizar as pessoas, criei um infográfico que cita as principais razões para que todos os profissionais busquem a aprender Excel. Entre muitas razões, a principal é que o Excel pode aumentar significativamente o salário! Confira! http://www.ninjadoexcel.com.br

    Por: Ninja do Excell Negócios> Administraçãol 06/10/2014

    Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado no setor de PCP de uma empresa atuando no setor de alimentos. O estudo tem como objetivo principal dissertar sobre alguns aspectos básicos a respeito da elaboração do programa mestre de produção na referida empresa. O embasamento teórico demonstra confrontar com algumas definições relativas às áreas e estratégias pré-determinada pela empresa, definindo assim a metodologia e procedimentos de trabalho. Como resultado é apresentado algumas sugestõ

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 02/11/2010 lAcessos: 1,309

    O presente artigo teve como objetivo investigar as possíveis características do perfil de uma empreendedora no associativismo e quais ações foram fundamentais para o sucesso do negócio. Para a coleta de dados entrevistou-se uma gestora da associação que auxilia portadores do câncer, que obteve sucesso no interior de São Paulo e tem feito a diferença na sociedade com o empreendedorismo feminino. O estudo detectou características comportamentais empreendedoras e analisou um caso prático.

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 02/11/2010 lAcessos: 739

    DEMOSNTRA O NOVO CONCEITO TEORICO E PRATICO DA TERCEIRIZAÇÃO (OUTSOURCING)

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 02/12/2008 lAcessos: 3,041 lComentário: 1

    Esse artigo define o que realmente é uma gestão estratégica de custo, como deve ser analisada

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 02/12/2008 lAcessos: 5,863

    DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E FERRAMENTAS DE AUXÍLIO COMO SWOT E 6 SIGMAS

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 24/11/2008 lAcessos: 3,167

    Comments on this article

    1
    simone 09/11/2010
    Bom dia eu tenho que responder uma questão de diagrama de causa e efeito gostaria de uma ajuda , o que significa responsabilidade no diagrama de causa e efeito? a) é o direito ou poder de fazer tudo o que for possível para atender as especificações ou o contrato.b) é a autoridade de intervir no processo quando julgar necessário, c) é a função que o responsável exerce em seu dia-a-dia, d) é o compromisso ético-jurídico de fornecer produtos ou prestar serviços conforme especificações ou contrato? Por favor me ajude ; obrigada
    2
    maraisa 29/10/2010
    é um otimo artigo , claro e objetivo....
    obrigada.......
    4
    Gui 08/07/2009
    Selma se precisar de ajuda me mande um email
    1
    Guilherme 07/07/2009
    Muito bom artigo abriu minha mente foi muito útil
    6
    selma 05/07/2009
    estou muito cansada.......preciso de ajuda.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast