E-recrutamento a internet como ferramenta no recrutamento e seleção

Publicado em: 16/05/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,106 |

RESUMO

Este trabalho apresenta o crescimento e importância do recrutamento e seleção pela internet. Devido o avanço da tecnologia da informação, a internet possibilitou consideráveis mudanças e avanços nos processos das organizações, tornando possível a atuação deste método como diferencial competitivo. A empresa que investe no E-Recrutamento possui maior probabilidade de sucesso e rapidez na escolha do candidato que melhor representa o perfil da vaga disponível. Ao utilizar métodos tradicionais, não temos a mesma extensão, alcance e divulgação de dados disponibilizados pela internet. No ponto de vista financeiro o    E-Recrutamento é viável, devidos seus baixos custos no setor de investimento e mão-de-obra. O recrutamento através da internet possui benefícios que atuam além das organizações, pois permite aos candidatos êxito na conquista do novo emprego, devido às vantagens como a abrangência, disponibilidade de horário na busca de vagas, e globalização das oportunidades.

 

Palavras- chave: E-Recrutamento, on-line, vagas, internet.

 

ABSTRACT

This paper presents the growth and importance of recruitment and selection online. Due to the advancement of information technology, the Internet has enabled significant advances and changes in the processes of organizations, making possible the performance of this method as a differentiator. The company that invests in e-Recruitment has a higher probability of success and speed in choosing the candidate who best represents the profile of the vacancy. By using traditional methods, we do not have the same extension, outreach and dissemination of data available over the internet. In the financial point of view the E-Recruitment is feasible, due to its low cost sector investment and manpower. Recruitment through the Internet has benefits beyond that work organizations because it allows candidates to succeed in conquering the new job, due to advantages such as coverage, availability of time in search of jobs and opportunities of globalization.

 

Keywords: Recruitment, online jobs, internet

 

INTRODUÇÃO

Este trabalho procura demonstrar o avanço da tecnologia da informação nos Recursos Humanos, com maior ênfase na atuação do recrutamento e seleção. Denominado E- Recrutamento, ou seja, recrutamento e seleção pela internet consistem em um processo inovador, que conduzem as organizações na utilização da internet e suas ferramentas para recrutar e selecionar o candidato com rapidez, economia e garantindo a qualidade no procedimento. Atuando como ferramenta tecnológica útil, o E-Recrutamento envolve currículos, filtro de candidatos, testes on-line e monitoramento de vagas e ate mesmo entrevistas utilizando o recurso de web cam.

Este estudo foi baseado em dados secundários, conta com informações extraídas a partir de pesquisas bibliográficas, de publicações de artigos e trabalhos científicos disponibilizados na Internet, de organizações que têm sua atividade no Recrutamento e Seleção aplicados totalmente ou parcialmente na Internet (agências virtuais eletrônicas de empregos e consultorias em Recursos Humanos).

A elaboração deste trabalho tem como finalidade principal demonstrar e a utilização do E-Recrutamento nas organizações, propondo a utilização em organizações de médio e pequeno porte. Demonstrando a aplicabilidade de seus recursos no contexto atual.

Com intuito de identificar as peculariedades demonstrar seus benefícios, vantagens e desafios, analisando os processos de gerenciabilidade e as principais ferramentas utilizadas.

A importância desta pesquisa consistem na demonstração da viabilidade e utilização  do  E-Recrutamento nas organizações, traduzindo  os efeitos, sobre as mudanças do papel nas organizações diante da internet e seus recursos.

As possibilidades e benefícios que o recrutamento on-line pode oferecer, destacando a economia, e agilidade no progresso de recrutamento e seleção.

Considerando as dificuldades e desafios, para a implantação em empresas de menor porte e diversidade de vagas a serem preenchidas.

 

 

 

DESENVOLVIMENTO

4.1 O surgimento do E- Recrutamento, processo de recrutamento e seleção pela internet.

E-Recrutamento é uma ferramenta tecnológica utilizando recrutamento e seleção de pessoas, que envolve currículos, filtro de candidatos, testes on-line e monitoramento de vagas.

Jones (1998) considera que a prática eletrônica na atuação dos recursos humanos torna-se "modelo de gestão baseado em tecnologia altamente avançada, que conduzam algumas funções ou muitas funções de RH".

A internet atua como um canal de ligação entre as empresas e os candidatos. Os sites permitem a procura de emprego e oferta de vagas, estes estão aumentando a cada dia, hoje em dia muitas organizações criam seus próprios sites para que os candidatos conheçam melhor a organização, em termos de estrutura, oportunidades e criam e-mail para que os candidatos possam enviar o seu currículo. Criando verdadeiros murais eletrônicos de vagas.

O recrutamento on-line é uma poderosa ferramenta estratégica, pois da mesma forma que uma grande organização pode usufruir de seus benefícios empresas de médio e pequeno porte também pode utilizar os mesmos recursos.

Januzzi (2010) afirma que "as empresas utilizarão cada vez mais o recrutamento pela Internet e isso vai forçar os recrutadores a obterem competências específicas".

Como podemos observar, o recrutamento on-line é uma tendência inovadora. Sendo assim, os recrutadores que não possuem boa desenvoltura com a internet e suas ferramentas, precisam se atualizar, as empresas que não evoluíram em seus processos, passando, por exemplo, utilizar uma ferramenta como o recrutamento on-line, pode apresentar desvantagens competitivas, perante as demais que utilizando conquistam benefícios e redução de custos.

Entretanto devemos destacar que as empresas e profissionais devem utilizar a internet com ética, inteligência, responsabilidade e bom senso, em vista que os candidatos só irão inserir seus dados em sites de empresas que demonstram confiabilidade, privacidade e eficiência em seu sistema de recrutamento on-line.

4.2 Benefícios e vantagens do sistema de E-Recrutamento.

O recrutamento on-line apresenta seu diferencial na economia. Considerando o investimento financeiro de baixo custo, além de apresentar redução na utilização de papel e mão de obra.

O sistema de E-Recrutamento inicia- se com a divulgação da vaga em sites da própria empresa ou agencias de consultoria, em seguida ocorre à seleção e currículos, entrevistas e a seleção do candidato que possui o perfil nos padrões da vaga existente. O processo que envolve a seleção recebe uma quantidade significativa de currículos, no recrutamento on-line a necessidade de papel é totalmente extinta, antigamente necessitávamos de funcionários responsáveis para o arquivo e organização desses documentos atualmente esse profissional não existe mais.

Abbud (2010) afirma que "Devidos tais características a Web é o meio ideal para selecionar pessoal, ela possibilita que você encontre o perfil exato da vaga, então você acaba encontrando a pessoa certa muito mais rapidamente", o autor atua como analista de Recursos Humanos e responsável pela seleção dos candidatos da empresa: Cia. Melhoramentos de Papel de São Paulo, uma das maiores do país no setor. A organização utiliza o recrutamento pela Internet, através de site de recrutamento, há cerca de dois anos e está muito satisfeita com o resultado.

Características e soluções próprias do recrutamento on-line, mencionados na maioria dos sites que oferecem esse serviço em destaque as empresa que comercializam sistemas, ou prestam consultoria no ramo:

Acesso à base exclusiva de candidatos;
Gestão da entrega dos e-mails enviados aos candidatos;
Entrevistas e dinâmicas de grupo on-line;
Candidatura on-line e envio de currículo;
Sistema avançado de busca de vagas e agentes de busca ativos;
Portal na Intranet para recrutamento interno;
Promoção da sua empresa e acesso em qualquer lugar do mundo;
Publicação de vagas na internet ou Intranet e em outros sites de emprego:

Manutenção on-line, o próprio funcionário/candidato realiza atualizações de dados.

4.3 Processos de gerenciabilidade do E-Recrutamento.

O processo que envolve o E- Recrutamento considera desde naturais modificações de cargos dentro da organização, quanto à reformulação do organograma empresarial, e criação de novos cargos para atender determinadas necessidades.

Segundo Chiavenato (2004), "a gerenciabilidade dos fatores de Recrutamento e Seleção necessita de métodos eficientes tanto no preenchimento de vagas remanescentes, devido a espaços vazios gerados com a saída de colaboradores de uma determinada função", seja pelo progresso horizontal de cargo de um determinado funcionário para outro superior, ou por motivos de saída do mesmo da proposta organização, quanto no cumprimento de metas de planejamento de criação de novos cargos ou funções. Os métodos de Recrutamento e Seleção para o devido fim tanto pode acontecer no ambiente interno da empresa quanto no ambiente externo.

Chiavenato (2004) argumenta que as organizações decidem por buscar novos colaboradores em ambiente externo visto a possibilidade de enriquecer suas atividades e aumentar o poder de eficácia das metas, inclusive no preenchimento de vagas surgidas pelo fim da criação de novos cargos, a partir do contato com novas culturas e experiências trazidas por esses novos talentos. Como ressalta Fischer (2002) "para diferentes contextos históricos ou setoriais, encontram-se diferentes modalidades de gestão". O autor considera de suma importância os fatores sociais, econômicos e organizacionais no pleno desenvolvimento das relações entre organização e funcionários.

A partir do avanço e propagação da Tecnologia da Informação na sociedade, o acesso informacional disponível pelas empresas se deu de forma mais agressiva tornando mais viável à empresa a captação de dados acerca do potencial mercadológico que determinado ambiente tem a oferecer. O movimento da informação propiciada pela cultura do relacionamento cibernético permitiu pessoas comuns e as organizações assumirem uma postura sobre o que se passa no ambiente externo ao seu espaço de atuação.

No processo de recrutamento externo, por exemplo, os gerentes de Recursos Humanos podem difundir informações em ambientes virtuais eletrônicos que justamente ocorra freqüência de visitas e encontros de pessoas as quais apresentem perfil pessoal e profissional que sua empresa está buscando.

 

4.4 Ferramentas utilizadas no processo de E-Recrutamento.

Os métodos e as principais ferramentas utilizadas no processo de recrutamento e seleção on-line consistem nas etapas e fases descritas a seguir:

Na Captura e obtenção de currículos, os candidatos enviam seus currículos para sites de empresas e consultorias em Recursos Humanos e agências virtuais de emprego, os dados  disponibilizados podem ser  consultados eletronicamente através  de sistemas de busca ou de forma tradicional.

Agentes de recrutamento eletrônicos representados pelos Softwares de avaliação de currículos, os softwares específicos efetuam busca e filtro de candidatos qualificados a conforme solicitação da vaga e consulta de currículos dispostos na internet ou banco de dados de sites, tendo como base palavras-chaves e frases, ou mesmo a ordem alfabética dos candidatos.

Avaliação de qualificações softwares voltados para a determinação dos candidatos com características mais próximas e específicas necessárias para o desempenho da atividade, excluindo automaticamente os candidatos que não apresentam os requisitos mínimos. Alguns desses softwares oferecem um questionário, que tanto pode levar a imediata eliminação do candidato quanto ser utilizado como apoio para entrevistas posteriores.

Entrevista estruturada on-line, situação a qual todos os candidatos concorrem a um mesmo cargo são submetidos a uma entrevista padronizada, com as mesmas questões, sendo elas relacionadas às competências exigidas para o exercício do cargo.

Os testes de conhecimentos e habilidades avaliadores de conhecimentos e habilidades dos candidatos em áreas específicas.

A utilização de inventários para avaliar o ajustamento à cultura da organização, processo no qual podemos determina o grau de alinhamento do candidato à cultura da empresa e ao ambiente de trabalho, mensurando quesitos, como valores, crenças e expectativas sobre o ambiente de trabalho desejado pelo mesmo.

Teste de aptidão e personalidade prenuncia a desenvoltura do candidato acerca de capacidades, como expressão verbal, raciocínio matemático e espacial e outros aspectos cognitivos, assim como avalia tendências comportamentais, a exemplo de liderança e trabalho em equipe.

Teste de integridade ou teste de personalidade possibilita diagnosticar a possibilidade de o candidato estar envolvido com atividades e comportamentos inadequados, tais como agressividade, violência, consumo de drogas e comportamentos patológicos;

Na simulação avalia-se o desempenho do candidato partindo de suas respostas a respeito de situações semelhantes as que serão rotineiramente vivenciadas no ambiente de trabalho, podendo ser apresentada tanto na forma de texto, descrevendo cenários similares a um tipo de trabalho, como através de multimídias de vídeo e áudio para a recriação do ambiente de trabalho;

Investigação social resultado da busca informações em outras fontes acerca de referências, pesquisa criminal, situação junto ao mercado de crédito, dentre outras, para a avaliação.

Dando continuidade à idéia proposta por Almeida (apud Handler e Hunt, 2003), os sistemas de tecnologia de avaliação on-line disponíveis no mercado são capazes de conceber todas ou quase todas as tarefas descritas a seguir: Realizar triagem de candidatos qualificados para a função, gerenciar os currículos dos candidatos, gerenciamento das informações dos candidatos levando em conta o subsídio do processo seletivo (incluindo a comunicação e a devolução dessas informações para os mesmos); provendo informações dos candidatos para o subsídio do processo contratual, coletar e monitorar medidas de avaliação e aperfeiçoamento do referido processo.

De acordo com Carlson (2007),

O recrutamento on-line mudou a maneira como os empregadores vêem o fato de se encontrar bons empregados e, a dos empregados sobre seus empregos e empregadores. De fato, a Internet vem alterando completamente o modo como as empresas gerenciam os recursos humanos. Entretanto, embora facilite a obtenção de currículos de candidatos passivos (pessoas que estão satisfeitas com seu emprego atual, mas que poderiam ser induzidas a mudar para outro melhor) a Internet também levanta importantes questões éticas sobre privacidade.

 

O mesmo autor Carlson (2007) mantém que o resultado de tais pesquisas e estudos são  um precioso catalogo de informações de candidatos capacitados que poderiam vir a ser excelentes contratações, caso estivessem procurando emprego. Os avanços obtidos com tais ferramentas tomaram proporções tão distantes que, conforme observações realizadas no ambiente organizacional demonstram que a concorrência por promoções e cargos não se restringem apenas ao ambiente interno da empresa, propagando interesses ao ambiente externo.

 

4.5 A contratação de profissionais não familiarizados com a internet.

O recrutamento e seleção pela representa vantagens como identificamos anteriormente, porém não podemos deixar de lado o questionamento a respeito da forma como expandir este recurso e alcançar um público de candidatos que não possui conhecimento ou familiarização com a informática e internet.

Diversos autores apontam como desvantagem do E-Recrutamento este fato.

Segundo Alves (2005) nem sempre os candidatos familiarizados com informática são de interesses da empresa. Ainda que as pessoas que utilizam a internet esta em grande ascensão em todo mundo, o objetivo almejado pode gerar contratações inadequadas. A impessoalidade, ou seja, os contatos feitos pela rede ainda são pouco afetivos.

Diante de tais fatos faz se necessário a criação e desenvolvimento de projetos de expansão do E-Recrutamento direcionado a candidatos com pouca ou nenhuma acessibilidade a tal ferramenta. Através dos serviços prestados por empresa de consultoria em Rh, ou ate mesmo por agencias publicas que vinculam os dados de seus candidatos em sites particulares de recrutamento e seleção on-line, as mesmas assumem a é responsabilidade pela comunicação com candidatos ainda não selecionados, porém os demais processos são efetuados pela empresa, através do processo interno de cada organização.

 

 

 

 

 

 

CONCLUSÕES

O presente trabalho propôs verificar a utilização e a abordagem das organizações em seus processos de recrutamento e seleção, em relação ao uso da tecnologia da informação, utilizando a internet nos processos de recrutamento e seleção de candidatos.

A fase inicial contemplou o levantamento das informações sobre a utilização da internet, como recursos administrativos e para conquista de vagas, o surgimento do E-Recrutamento e sua expansão.

O processo de E-Recrutamento ocorre através de estágios: atrair a atenção do candidato com intuito de obter o cadastro de informações pessoais, comunicando a vaga na internet, disponibilizando formulários a fim de formar um banco de dados próprio da organização, seleção e contato com o candidato.

O E-Recrutamento deve ocorrer de forma ética, priorizando a privacidade e confidencialidade dos dados e informações oferecidos pelos candidatos. Com utilização de sistemas e ferramentas para a captura e gerenciamento de currículos.

O E-Recrutamento representa uma ferramenta eficaz e importante para as empresas, pois possibilita um universo de candidatos sem restrição de região, maior rapidez nos processos de recrutamento e economia em mão-de-obra e investimentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

ALMEIDA, Walnice.  Captação e seleção de talentos: repensando a teoria e a prática. São Paulo: Atlas, 2004.

 

ALVES, Rui. E-learnig: modelos de aprendizagem Disponível em  . Acesso em 04 de abril 2010.

 

ALVE

 

CARLSON, Dane; ZIMERMANN, Cris.Como o Recrutamento Online Muda o Sistema de Contratação.Disponível em: . Acesso em 11 de abril de 2010..

CHIAVENATO, Idalberto.  Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações.  2. Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

 

CHIAVENATO, Idalberto.  Administração: nos Novos tempos. 2. ed.  Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CHIAVENATO, Idalberto.  Administração: nos Novos tempos. 2. ed.  Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

 

FISCHER, Andre L. um resgate conceitual e Histórico dos modelos de gestão de pessoas: as  pessoas na organização . Ed Gente, São Paulo, 2002.

 

J

 

JONES, JonhW.Virtual HR.Crisp Publications, Califórnia, 1998

 

TEGON, Cezar Antonio.A Era da Hiperconectividade. Disponível em: http://www.elancers.com.br/forin/noticias_res.asp?id=5>. Acesso em 11 de abril de 2010..

 

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/e-recrutamento-a-internet-como-ferramenta-no-recrutamento-e-selecao-4775864.html

    Palavras-chave do artigo:

    palavras chave e recrutamento

    ,

    on line

    ,

    vagas

    Comentar sobre o artigo

    Darci Kops

    O presente artigo questiona a respeito de o diagnóstico do sistema de recursos humanos tratar-se de uma abordagem técnica ou abordagem humanística, e disponibilizando ferramentas de diagnóstico em forma de checks lists, tanto do sistema global como dos subsistemas de RH. O artigo sustenta a importância do mapeamento da realidade organizacional no que se refere à gestão dos recursos humanos

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 07/08/2011 lAcessos: 1,499
    michelly bonifacio

    10 Dicas que Você Precisa Saber para Acertar na hora de Administrar sua Empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 20/10/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade, é o fato de que muitas pessoas podem acabar por morar em um condomínio, afinal acaba-se por julgar como algo mais seguro, no entanto, também acaba por ser possível que muitos não tenham conhecimento sobre acaba por funcionar o sistema de administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 17/10/2014

    Saiba o que é um Sistema de Informação Gerencial, suas vantagens e desvantagens, assim como os tipos nos quais os sistemas se classificam.

    Por: Sistemas de Informaçãol Negócios> Administraçãol 16/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    É praticamente impossível fazer alguma ação em nossas vidas sem que antes tenhamos feito um plano. Por exemplo, um professor tem que preparar suas aulas antes de ministrá-las e no caso de um gestor, este precisa preparar sua equipe para que atinja as metas estabelecidas e dentro dos prazos. Quando olhamos a estrutura de uma empresa percebemos o quanto é importante trabalhar o planejamento, principalmente para que as coisas saiam conforme o esperado e para que a empresa corra o menor risco possí

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 15/10/2014 lAcessos: 11
    Elisângela da Silva Pereira

    Encontramos no mercado hoje uma grande parcela de empresas que apresentam dificuldades de crescimento e abertura de novos negócios e, muitas vezes, não sabem o real motivo desta dificuldade. O que poucas delas sabem é que existe um serviço oferecido por empresas de consultoria chamado "Pesquisa de Clima Organizacional". Este serviço nada mais é que um instrumento que gera uma base sólida de dados sobre o comportamento da organização, e através dele é possível apontar áreas com demandas de melho

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 13/10/2014

    Excel é a ferramenta mais usada no mundo corporativo! Todas as pessoas, independente do ramo de atuação, com toda certeza, um dia terá que usar o Excel para completar uma tarefa! Pensando em ajudar e conscientizar as pessoas, criei um infográfico que cita as principais razões para que todos os profissionais busquem a aprender Excel. Entre muitas razões, a principal é que o Excel pode aumentar significativamente o salário! Confira! http://www.ninjadoexcel.com.br

    Por: Ninja do Excell Negócios> Administraçãol 06/10/2014

    RESUMO Este estudo tem como objetivo de analisar a Ética Geral e Profissional na Área da Contabilidade, buscando identificar e compreender a sua aplicação. A análise fundamenta este estudo baseia-se em levantamento bibliográfico e estudo de caso. Sendo os princípios e valores éticos nos Escritórios de Contabilidade, o ponto principal da pesquisa, pela análise dos dados, denota-se que e os profissionais em geral conhecem o código de ética na sua formação acadêmica, sabem de sua importância para

    Por: Marcela J. Bojanowskil Negócios> Administraçãol 04/10/2014 lAcessos: 19

    O fusionamento de grandes empresas no Brasil tem se tornado algo recorrente. É preciso pensar na implicação das responsabilidades e éticas após tal junção. Será que é possível unir duas empresas, antes concorrentes, e se tornarem aliadas sem comprometer suas missões e valores?

    Por: Flavia Sál Negócios> Administraçãol 03/10/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast