Empreendedor E Administrador: Diferenças, Similaridades E Dificuldades

Publicado em: 30/12/2008 |Comentário: 1 | Acessos: 9,730 |

Administrar é uma arte e empreender é transformar idéias em oportunidades. Essas colocações ou definições são muito simplórias para qualificar dois profissionais ou dois talentos importantíssimos no processo das organizações e dos negócios.

Cada um tem seu perfil, seu valor e seu papel dentro das organizações e dos negócios e merecem estudos mais profundos e muita reflexão, mas darei a minha opinião no final do artigo.

Antes, porém, vou citar alguns aspectos que acho importantes. Henry Fayol deixou-nos os cinco princípios da arte de Administrar que são: Prever, que agora modernizado para Planejar, Organizar, Comandar, agora utilizado Dirigir, Coordenar e Controlar.

As características também influenciam que são:


1-) As demandas, isto é; o que tem de ser feito


2-) As restrições, que são os aspectos internos e externos que limitam


3-) As alternativas, o que, como, quando e quanto custa fazer



Também tem mais dois aspectos:


1-) O nível que o Administrador ocupa na Organização


2-) O conhecimento que detém do negócio ou sua experiência profissional



Outras três situações ainda bem diferentes:


1-) Na micro e pequena empresa


2-) Na média empresa


3-) Na grande empresa



Ainda com mais três agravantes:


1-) Nas empresas nacionais com a cultura familiar


2-) Nas empresas multinacionais


3-) Nas empresas estatais



No caso dos Empreendedores, aprendemos que são aqueles que assumem riscos, começam algo novo, criam empregos e prosperidades, são propulsores da economia, etc..

As características dos Empreendedores também são bem distintas, são visionários, tomadores de decisões, fazem a diferença, identificam e exploram as oportunidades, são determinados, dinâmicos, dedicados, otimistas, constroem seu próprio destino, são líderes, organizados, planejadores, tem conhecimento do que faz, são bem relacionados (networking) e assumem riscos calculados.

Existem algumas similaridades com o Administrador, mas também muitas diferenças, a saber:


1-) Quanto à orientação estratégica: o Empreendedor tem a percepção de oportunidade, já o Administrador guia-se pelos critérios de desempenho.

2-) Quanto à análise de oportunidades: o Empreendedor toma decisões rápidas, já o Administrador vê mais a redução dos riscos.

3-) Quanto à alocação dos recursos financeiros e de mão de obra: o Empreendedor prioriza a eficiência, o Empreendedor vai pelo planejamento formal.

4-) Quanto ao controle dos recursos: o Empreendedor é flexível, o Administrador valoriza o poder, o “status” e a recompensa.

5-) Quanto à estrutura gerencial: o Empreendedor é informal, o Administrador é formal e segue a cultura organizacional.


Essas são algumas diferenças citadas por José Carlos Dornelas em seu livro “Empreendedorismo” – transformando idéias em negócios, 2ª. edição – Campus/Elsevier.

Diversos autores colocam o Empreendedor como um Administrador mais completo.

Minha opinião diverge dos demais; entendo que o Administrador é formado e orientado para o planejamento e controle, é muito mais centrado em como melhorar processos, controles, informações, análises e qualidade.

O Empreendedor, em minha opinião, é focado no mercado, nas oportunidades, nos produtos, na inovação, na criatividade; ele é ligado no negócio presente e futuro.

São completamente diferentes, dificilmente um Empreendedor que é visionário e dinâmico, conseguiria ficar preso à hierarquia organizacionais, a submissão de chefias ou comandos, participar de reuniões enfadonhas, como também ficar trancado em sua sala, assinando, papéis, cheques, relatórios, etc..

Vimos que, não podemos mais ficar presos a conceitos antigos, pois o mundo globalizado, e competitivo já nos impõe, mudanças, adaptações e novos conceitos.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/empreendedor-e-administrador-diferencas-similaridades-e-dificuldades-703985.html

    Palavras-chave do artigo:

    empreendedor

    ,

    administrador

    Comentar sobre o artigo

    Novos tempos influenciam relações que favorecem empreendedor e sociedade, onde coloca a administração como forma de sustentação nas ações comerciais. Proporciona uma visão voltada as inclusões sociais, onde a diversidade expande nas mais diversas classes sociais. A Teoria da Evolução e da Revolução como fator de expansão de novos métodos, coloca a Missão como suprimento de uma visão voltada ao desenvolvimento organizacional.

    Por: Hélio Pereira da Silval Negócios> Administraçãol 23/03/2011 lAcessos: 588

    Este estudo se caracteriza como um ensaio teórico, de natureza exploratória e visa resgatar elementos que situem o tema no sentido conceitual, evolutivo e sustentação. O empreendedorismo tem origem francesa e caracteriza aquele que assume riscos e começa algo novo, surgiu a partir das relações entre capitalistas e comerciantes. Assumir riscos é a característica atribuída ao profissional que busca diferenciar a forma de administrar o seu negócio, procurando ser inovador e criativo. O espírito emp

    Por: Márcia Bonifáciol Negócios> Administraçãol 02/08/2010 lAcessos: 4,051

    O presente artigo tem como objetivo apresentar, evidenciar e explicar o empreendedorismo e o perfil empreendedor. Primeiramente são expostos conceitos sobre o tema, sendo feita um apanhado de conceitos de vários autores, a fim de trazer uma definição sólida sobre o tema. Posteriormente é apresentado o perfil empreendedor, em sua forma literal. Com base no referencial teórico, várias ponderações são feitas, como uma comparação ao “empreendedor ideal” e o “empreendedor real”, e o desacoplamento do conceito empreendedorismo e lucro, o artigo é encerrado com um estudo de caso.

    Por: MARCOS PAULO DINIZl Negóciosl 27/11/2009 lAcessos: 1,571
    Guilherme Oliveira Rosa

    O que é ser empreendedor e como abrir um negócio lucrativo e de sucesso. Nessa série de artigos veremos na prática como ter sucesso nos negócios.

    Por: Guilherme Oliveira Rosal Negócios> Pequenas Empresasl 02/09/2012 lAcessos: 77

    John Wood resolveu apostar suas "fichas" em um novo rumo. Trata-se da aventura pessoal que o mesmo relata no livroSaí da Microsoft para Mudar o Mundo, da editora Sextante. De férias no Nepal, este grande executivo da Microsoft, a princípio, desejava apenas curtir as montanhas longe do ambiente corporativo, normalmente estressante. O que não esperava, no entanto, era que encontraria, naquele país tão distante, o motivo perfeito para dar início à sua real missão de vida: Mudar o mundo pela educa

    Por: Andreia Marquesl Literatura> Crônicasl 26/05/2012 lAcessos: 50

    Conclui-se que, o conceito de empreendedorismo não teve grande variação no tempo. Existe, normalmente, uma confusão entre empreendedores e administradores, porem a partir do levantamento bibliográfico realizado percebeu-se que, nem sempre um administrador é um empreendedor e vice-versa mesmo que isso seja desejável. Portanto o empreendedor é o diferencial numa organização. Diferencial este que fazendo uma analogia a uma peça automotiva pode representar uma peça que une, como as engrenagens d

    Por: Jenessy Jose Laureano Bezerral Negócios> Administraçãol 19/12/2010 lAcessos: 1,899

    O modo como as pessoas dirigem negócios sofre influências de suas experiências, formação curricular, talento, mas principalmente de sua vocação para desbravamento de mercado. A pessoa com perfil empreendedor é arrojada, tem gosto pelo risco, é extremamente ativa, está sempre em busca de novas fronteiras e barreiras a serem superadas. Apresenta novos projetos, debate-os, está sempre em movimento, questionando, perguntando, apresentando possibilidades, avançando com as propostas e desistindo.

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 20/09/2009 lAcessos: 786

    Este trabalho foi elaborado pela aluna do 6º período do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Teologia Integrada – FATIN, com base no capitulo 1 do livro TGA (teoria geral da administração), uma visão geral que engloba administração e administrador. Que nos oferece contextos conceituais de administração e desempenho por meio da eficiência, eficácia e efetividade.

    Por: Silvana Maria Bernardol Educação> Ensino Superiorl 19/12/2010 lAcessos: 3,788
    Flavio Andrade

    É possível que as organizações sobrevivam sem ferramentas e sem recursos administrativos? E ainda: é possível que uma organização sobreviva sem os ótimos administradores que fazem esses recursos e ferramentas funcionarem? Aposto nos ótimos administradores. Administradores ótimos são personagens ativos e que estabelecem objetivos e metas mensuráveis e atingíveis.

    Por: Flavio Andradel Negócios> Administraçãol 17/04/2010 lAcessos: 295

    Cruzamento de informações entre o Bloco K da Escrituração Fiscal Digital e o Bloco H, bem como com registro da Escrituração Contábil Fiscal , devem ser levados em consideração.

    Por: Marcio Gomesl Negócios> Administraçãol 28/10/2014

    Atualmente, algo que podemos verificar na maioria dos condomínios, seria com relação ao fato de que muitas pessoas acabam por não ter tempo para quase nada, ou seja, saem logo de manhã de suas casas ou apartamentos.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 23/10/2014
    michelly bonifacio

    10 Dicas que Você Precisa Saber para Acertar na hora de Administrar sua Empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 20/10/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade, é o fato de que muitas pessoas podem acabar por morar em um condomínio, afinal acaba-se por julgar como algo mais seguro, no entanto, também acaba por ser possível que muitos não tenham conhecimento sobre acaba por funcionar o sistema de administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 17/10/2014

    Saiba o que é um Sistema de Informação Gerencial, suas vantagens e desvantagens, assim como os tipos nos quais os sistemas se classificam.

    Por: Sistemas de Informaçãol Negócios> Administraçãol 16/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    É praticamente impossível fazer alguma ação em nossas vidas sem que antes tenhamos feito um plano. Por exemplo, um professor tem que preparar suas aulas antes de ministrá-las e no caso de um gestor, este precisa preparar sua equipe para que atinja as metas estabelecidas e dentro dos prazos. Quando olhamos a estrutura de uma empresa percebemos o quanto é importante trabalhar o planejamento, principalmente para que as coisas saiam conforme o esperado e para que a empresa corra o menor risco possí

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 15/10/2014 lAcessos: 13
    Elisângela da Silva Pereira

    Encontramos no mercado hoje uma grande parcela de empresas que apresentam dificuldades de crescimento e abertura de novos negócios e, muitas vezes, não sabem o real motivo desta dificuldade. O que poucas delas sabem é que existe um serviço oferecido por empresas de consultoria chamado "Pesquisa de Clima Organizacional". Este serviço nada mais é que um instrumento que gera uma base sólida de dados sobre o comportamento da organização, e através dele é possível apontar áreas com demandas de melho

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 13/10/2014 lAcessos: 11

    Excel é a ferramenta mais usada no mundo corporativo! Todas as pessoas, independente do ramo de atuação, com toda certeza, um dia terá que usar o Excel para completar uma tarefa! Pensando em ajudar e conscientizar as pessoas, criei um infográfico que cita as principais razões para que todos os profissionais busquem a aprender Excel. Entre muitas razões, a principal é que o Excel pode aumentar significativamente o salário! Confira! http://www.ninjadoexcel.com.br

    Por: Ninja do Excell Negócios> Administraçãol 06/10/2014

    A previsão da economista Maria Conceição Tavares, professora da UFRJ e da Unicamp em entrevista à Reuters, publicado na Folha de São Paulo de 25 de Setembro de 2008, disse que “O século 21 não será norte-americano”

    Por: Claudio Razal Negócios> Administraçãol 30/12/2008 lAcessos: 1,097

    Com a crise financeira bancária dos Estados Unidos, tornou-se um pouco mais difícil fazer previsões ou empreender com relativa segurança, ou até mesmo investir sem riscos.

    Por: Claudio Razal Negócios> Administraçãol 30/12/2008 lAcessos: 481

    Nas empresas muitas decisões são tomadas sem a devida consulta ou apoio da fonte de informações a Controladoria ou ao “Controller”, que detêm as mais importantes informações da empresa.

    Por: Claudio Razal Negócios> Gestãol 30/12/2008 lAcessos: 9,024

    As possibilidades e oportunidades são muitas, só precisamos parar e enxergar com olho clínico de empreendedor, a empresa e o mercado.

    Por: Claudio Razal Negócios> Pequenas Empresasl 30/12/2008 lAcessos: 333

    Com as novas mudanças de consumo, de créditos gerados pela crise mundial, as empresas e empregados ainda estão esbarrando nos direitos trabalhistas adquiridos, que às vezes prejudica a empresa que fica com um empregado desmotivado e caro, e o empregado por causa da multa e do saque do FGTS não pede demissão para buscar novas oportunidades.

    Por: Claudio Razal Negócios> Administraçãol 30/12/2008 lAcessos: 953

    Comments on this article

    0
    maria adriana franca desouza 13/08/2010
    Gostei de tudo que li, estes comentário mim ajudou, bastante na minha pesquisa escalar muito obrigada pelos, os assuntos.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast