Empreendedor E Administrador: Diferenças, Similaridades E Dificuldades

Publicado em: 30/12/2008 |Comentário: 1 | Acessos: 9,705 |

Administrar é uma arte e empreender é transformar idéias em oportunidades. Essas colocações ou definições são muito simplórias para qualificar dois profissionais ou dois talentos importantíssimos no processo das organizações e dos negócios.

Cada um tem seu perfil, seu valor e seu papel dentro das organizações e dos negócios e merecem estudos mais profundos e muita reflexão, mas darei a minha opinião no final do artigo.

Antes, porém, vou citar alguns aspectos que acho importantes. Henry Fayol deixou-nos os cinco princípios da arte de Administrar que são: Prever, que agora modernizado para Planejar, Organizar, Comandar, agora utilizado Dirigir, Coordenar e Controlar.

As características também influenciam que são:


1-) As demandas, isto é; o que tem de ser feito


2-) As restrições, que são os aspectos internos e externos que limitam


3-) As alternativas, o que, como, quando e quanto custa fazer



Também tem mais dois aspectos:


1-) O nível que o Administrador ocupa na Organização


2-) O conhecimento que detém do negócio ou sua experiência profissional



Outras três situações ainda bem diferentes:


1-) Na micro e pequena empresa


2-) Na média empresa


3-) Na grande empresa



Ainda com mais três agravantes:


1-) Nas empresas nacionais com a cultura familiar


2-) Nas empresas multinacionais


3-) Nas empresas estatais



No caso dos Empreendedores, aprendemos que são aqueles que assumem riscos, começam algo novo, criam empregos e prosperidades, são propulsores da economia, etc..

As características dos Empreendedores também são bem distintas, são visionários, tomadores de decisões, fazem a diferença, identificam e exploram as oportunidades, são determinados, dinâmicos, dedicados, otimistas, constroem seu próprio destino, são líderes, organizados, planejadores, tem conhecimento do que faz, são bem relacionados (networking) e assumem riscos calculados.

Existem algumas similaridades com o Administrador, mas também muitas diferenças, a saber:


1-) Quanto à orientação estratégica: o Empreendedor tem a percepção de oportunidade, já o Administrador guia-se pelos critérios de desempenho.

2-) Quanto à análise de oportunidades: o Empreendedor toma decisões rápidas, já o Administrador vê mais a redução dos riscos.

3-) Quanto à alocação dos recursos financeiros e de mão de obra: o Empreendedor prioriza a eficiência, o Empreendedor vai pelo planejamento formal.

4-) Quanto ao controle dos recursos: o Empreendedor é flexível, o Administrador valoriza o poder, o “status” e a recompensa.

5-) Quanto à estrutura gerencial: o Empreendedor é informal, o Administrador é formal e segue a cultura organizacional.


Essas são algumas diferenças citadas por José Carlos Dornelas em seu livro “Empreendedorismo” – transformando idéias em negócios, 2ª. edição – Campus/Elsevier.

Diversos autores colocam o Empreendedor como um Administrador mais completo.

Minha opinião diverge dos demais; entendo que o Administrador é formado e orientado para o planejamento e controle, é muito mais centrado em como melhorar processos, controles, informações, análises e qualidade.

O Empreendedor, em minha opinião, é focado no mercado, nas oportunidades, nos produtos, na inovação, na criatividade; ele é ligado no negócio presente e futuro.

São completamente diferentes, dificilmente um Empreendedor que é visionário e dinâmico, conseguiria ficar preso à hierarquia organizacionais, a submissão de chefias ou comandos, participar de reuniões enfadonhas, como também ficar trancado em sua sala, assinando, papéis, cheques, relatórios, etc..

Vimos que, não podemos mais ficar presos a conceitos antigos, pois o mundo globalizado, e competitivo já nos impõe, mudanças, adaptações e novos conceitos.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/empreendedor-e-administrador-diferencas-similaridades-e-dificuldades-703985.html

    Palavras-chave do artigo:

    empreendedor

    ,

    administrador

    Comentar sobre o artigo

    Novos tempos influenciam relações que favorecem empreendedor e sociedade, onde coloca a administração como forma de sustentação nas ações comerciais. Proporciona uma visão voltada as inclusões sociais, onde a diversidade expande nas mais diversas classes sociais. A Teoria da Evolução e da Revolução como fator de expansão de novos métodos, coloca a Missão como suprimento de uma visão voltada ao desenvolvimento organizacional.

    Por: Hélio Pereira da Silval Negócios> Administraçãol 23/03/2011 lAcessos: 579

    Este estudo se caracteriza como um ensaio teórico, de natureza exploratória e visa resgatar elementos que situem o tema no sentido conceitual, evolutivo e sustentação. O empreendedorismo tem origem francesa e caracteriza aquele que assume riscos e começa algo novo, surgiu a partir das relações entre capitalistas e comerciantes. Assumir riscos é a característica atribuída ao profissional que busca diferenciar a forma de administrar o seu negócio, procurando ser inovador e criativo. O espírito emp

    Por: Márcia Bonifáciol Negócios> Administraçãol 02/08/2010 lAcessos: 3,989

    O presente artigo tem como objetivo apresentar, evidenciar e explicar o empreendedorismo e o perfil empreendedor. Primeiramente são expostos conceitos sobre o tema, sendo feita um apanhado de conceitos de vários autores, a fim de trazer uma definição sólida sobre o tema. Posteriormente é apresentado o perfil empreendedor, em sua forma literal. Com base no referencial teórico, várias ponderações são feitas, como uma comparação ao “empreendedor ideal” e o “empreendedor real”, e o desacoplamento do conceito empreendedorismo e lucro, o artigo é encerrado com um estudo de caso.

    Por: MARCOS PAULO DINIZl Negóciosl 27/11/2009 lAcessos: 1,557
    Guilherme Oliveira Rosa

    O que é ser empreendedor e como abrir um negócio lucrativo e de sucesso. Nessa série de artigos veremos na prática como ter sucesso nos negócios.

    Por: Guilherme Oliveira Rosal Negócios> Pequenas Empresasl 02/09/2012 lAcessos: 71

    John Wood resolveu apostar suas "fichas" em um novo rumo. Trata-se da aventura pessoal que o mesmo relata no livroSaí da Microsoft para Mudar o Mundo, da editora Sextante. De férias no Nepal, este grande executivo da Microsoft, a princípio, desejava apenas curtir as montanhas longe do ambiente corporativo, normalmente estressante. O que não esperava, no entanto, era que encontraria, naquele país tão distante, o motivo perfeito para dar início à sua real missão de vida: Mudar o mundo pela educa

    Por: Andreia Marquesl Literatura> Crônicasl 26/05/2012 lAcessos: 47

    Conclui-se que, o conceito de empreendedorismo não teve grande variação no tempo. Existe, normalmente, uma confusão entre empreendedores e administradores, porem a partir do levantamento bibliográfico realizado percebeu-se que, nem sempre um administrador é um empreendedor e vice-versa mesmo que isso seja desejável. Portanto o empreendedor é o diferencial numa organização. Diferencial este que fazendo uma analogia a uma peça automotiva pode representar uma peça que une, como as engrenagens d

    Por: Jenessy Jose Laureano Bezerral Negócios> Administraçãol 19/12/2010 lAcessos: 1,724

    O modo como as pessoas dirigem negócios sofre influências de suas experiências, formação curricular, talento, mas principalmente de sua vocação para desbravamento de mercado. A pessoa com perfil empreendedor é arrojada, tem gosto pelo risco, é extremamente ativa, está sempre em busca de novas fronteiras e barreiras a serem superadas. Apresenta novos projetos, debate-os, está sempre em movimento, questionando, perguntando, apresentando possibilidades, avançando com as propostas e desistindo.

    Por: Ivan Postigol Negócios> Gestãol 20/09/2009 lAcessos: 782

    Este trabalho foi elaborado pela aluna do 6º período do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Teologia Integrada – FATIN, com base no capitulo 1 do livro TGA (teoria geral da administração), uma visão geral que engloba administração e administrador. Que nos oferece contextos conceituais de administração e desempenho por meio da eficiência, eficácia e efetividade.

    Por: Silvana Maria Bernardol Educação> Ensino Superiorl 19/12/2010 lAcessos: 3,681
    Flavio Andrade

    É possível que as organizações sobrevivam sem ferramentas e sem recursos administrativos? E ainda: é possível que uma organização sobreviva sem os ótimos administradores que fazem esses recursos e ferramentas funcionarem? Aposto nos ótimos administradores. Administradores ótimos são personagens ativos e que estabelecem objetivos e metas mensuráveis e atingíveis.

    Por: Flavio Andradel Negócios> Administraçãol 17/04/2010 lAcessos: 293
    michelly bonifacio

    Quando falamos de controlar estoque, muitas pessoas acreditam que isso é de outro mundo, afinal se até mesmo empresas grandes caem, como vamos conseguir, certo? Errado! O controle de estoque pode ser por muitas vezes excessivo, mas não é nada fora deste mundo. Desde que se seja perfeccionista, meticuloso e anancástico, é relativamente simples e para isso, preparamos você 6 dicas para não perder o controle do estoque.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 18/09/2014

    Em um mercado altamente competitivo, as empresas buscam o tempo todo formas de se diferenciar da concorrência levando mais valor para seus clientes. Essa cadeia de valor começa com o desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados para satisfazer as necessidades do seu consumidor. Para resistir à esfera competitiva, o grau de receptividade da cadeia de suprimentos entra em cena.

    Por: Jean Webbl Negócios> Administraçãol 17/09/2014
    michelly bonifacio

    ERP, do inglês Enterprise Resource Planning ou como é chamado em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), nada mais é que um sistema de gestão empresarial que possibilita o gerenciamento dos processos operacionais e administrativos. Saiba que benefícios traz para sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 12/09/2014
    Edson luiz dos Santos

    O objetivo deste documento é analisar as barreiras que impedem a evolução natural da concorrência na indústria de meios de pagamento, em específico, no setor de credenciamento (Acquirer)

    Por: Edson luiz dos Santosl Negócios> Administraçãol 05/09/2014 lAcessos: 32

    Muitas pessoas podem acabar por não ter conhecimento sobre quais seriam as funções, ou até mesmo qual seria a importância de uma empresa que seja administradora de condomínios.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 03/09/2014

    Dica como sua empresa pode economizar em telefonia. Nos dias atuais, empresas sólidas e bem estruturadas procuram a redução de custos em todos os seus departamentos, pois no balanço mensal ou anual da empresa a diferença é nítida.

    Por: Glaucol Negócios> Administraçãol 06/08/2014 lAcessos: 31

    Nos dias de hoje, podemos verificar que boa parte das pessoas acabam por não ter tempo o suficiente para que assim possam realizar determinadas atividades, como por exemplo a administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 06/08/2014 lAcessos: 15
    Marlon Silva

    Saiba o que é amostragem e como pode ser utilizada pela auditoria para conduzir os trabalhos de forma mais efetiva e que servirá para formar a opinião do auditor.

    Por: Marlon Silval Negócios> Administraçãol 05/08/2014 lAcessos: 16

    A previsão da economista Maria Conceição Tavares, professora da UFRJ e da Unicamp em entrevista à Reuters, publicado na Folha de São Paulo de 25 de Setembro de 2008, disse que “O século 21 não será norte-americano”

    Por: Claudio Razal Negócios> Administraçãol 30/12/2008 lAcessos: 1,093

    Com a crise financeira bancária dos Estados Unidos, tornou-se um pouco mais difícil fazer previsões ou empreender com relativa segurança, ou até mesmo investir sem riscos.

    Por: Claudio Razal Negócios> Administraçãol 30/12/2008 lAcessos: 476

    Nas empresas muitas decisões são tomadas sem a devida consulta ou apoio da fonte de informações a Controladoria ou ao “Controller”, que detêm as mais importantes informações da empresa.

    Por: Claudio Razal Negócios> Gestãol 30/12/2008 lAcessos: 9,016

    As possibilidades e oportunidades são muitas, só precisamos parar e enxergar com olho clínico de empreendedor, a empresa e o mercado.

    Por: Claudio Razal Negócios> Pequenas Empresasl 30/12/2008 lAcessos: 330

    Com as novas mudanças de consumo, de créditos gerados pela crise mundial, as empresas e empregados ainda estão esbarrando nos direitos trabalhistas adquiridos, que às vezes prejudica a empresa que fica com um empregado desmotivado e caro, e o empregado por causa da multa e do saque do FGTS não pede demissão para buscar novas oportunidades.

    Por: Claudio Razal Negócios> Administraçãol 30/12/2008 lAcessos: 949

    Comments on this article

    0
    maria adriana franca desouza 13/08/2010
    Gostei de tudo que li, estes comentário mim ajudou, bastante na minha pesquisa escalar muito obrigada pelos, os assuntos.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast