Estrutura Organizacional Funcional X Estrutura Organizacional Por Processos

Publicado em: 01/01/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 5,031 |

A organização orientada por processos surgiu como a forma organizacional dominante neste novo tempo, descartando a estrutura por funções, que foi a forma predominante nas organizações anteriormente;  as empresas estão organizando seus recursos e fluxos ao longo de seus processos básicos de operação.

 Sua lógica de funcionamento está passando a acompanhar a lógica desses processos, e não mais o raciocínio compartimentado da abordagem funciona, faz sentido definir uma estrutura organizacional em torno de um processo como fluxo de trabalho.

 Tentar enxergar o funcionamento das organizações  do ponto de vista dos processos é a mais eficaz e eficiente maneira de escapar da abordagem das torres.

 Com essa idéia, as organizações executam-se geralmente como conjuntos de unidades funcionais verticais isoladas umas das outras, operando em paralelo, com muito pouca interligação.

 Nesse modelo, os processos precisam atravessar as fronteiras entre as torres funcionais, com sensível perda de tempo, qualidade e capacidade de atendimento; a centralização das organizações em seus processos levará a modelos organizacionais diferentes dos existentes atualmente.

 A primeira fase, não apenas previsível mas que já está sendo aplicado em várias organizações, é o de redistribuir os recursos humanos e técnicos das empresas ao longo dos processos.

 Uma vez que as pessoas passam a trabalhar no processo, e não mais nas áreas da  organização que deixam de existir ou perdem sua relevância, a gestão dessas pessoas deve e tende a  seguir modelos diferentes dos tradicionais, porém em um cenário de grande importância das pessoas na implementação de estruturas por processos e na gestão de organizações estruturadas de acordo com esse modelo, surgem perguntas inquietantes para as quais não existem as melhores respostas.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/estrutura-organizacional-funcional-x-estrutura-organizacional-por-processos-1653177.html

    Palavras-chave do artigo:

    estrutura

    ,

    organizazional

    ,

    funcional

    Comentar sobre o artigo

    Jannieli Moraes Lima

    Este artigo irá relatar a importância e a o crescimento da logística nas organizações. Sabemos que não há como uma empresa sobreviver sem a existência da atividade logística, pois a organização para ter sucesso em suas operações necessita de um bom nível de serviço logístico para viabilizar a aquisição de matéria-prima e a entrega dos produtos aos clientes. Apresenta opiniões de autores renomados na área de Logística como forma de fundamentação das idéias expostas. Um dos resultados mais importa

    Por: Jannieli Moraes Limal Negócios> Administraçãol 27/01/2015
    michelly bonifacio

    Como se destacar dentre tantos outros no buraco negro que é uma caixa de e-mail em vez de se perder para sempre? Descubra agora mesmo 7 Dicas Infalíveis que vão fazer de sua Campanha de E-mail Marketing um Sucesso Total!

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 26/01/2015
    condominioviva

    Por diversos motivos, como a necessidade de ter um espaço maior para guardar móveis e objetos temporariamente ou mesmo para possibilitar o armazenamento de grandes quantidades de mercadoria, no caso de empresas, a locação de galpões é, atualmente, uma alternativa moderna ao sistema tradicional.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    condominioviva

    A necessidade cada vez maior de espaços para depósitos, armazéns, almoxarifados e salões para grandes eventos, como as exposições-feiras ou barracão para festas e estúdios de filmagens, está fazendo com que intensifique a busca por galpões para alugar em diversas partes do Brasil.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    condominioviva

    A locação de galpões (self storage) é uma modalidade de prestação de serviço que vem sendo bastante utilizada em muitos países, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, contando com milhares de imóveis vazios disponibilizados para contratos temporários.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    condominioviva

    Toda empresa necessita de espaço físico seja ele para acomodar seus colaboradores ou mesmo para armazenar o estoque, que como sabemos é o coração da empresa, afinal sem o estoque não podemos dar andamentos as novas vendas e muito menos prestar um bom serviço aos nossos clientes.

    Por: condominiovival Negócios> Administraçãol 20/01/2015
    Walter Gassenferth

    O artigo mostra de onde a empresa Holding escolhe suas estratégias; que tipo de estratégias são discutidas, selecionadas e implementadas; e para um maior aprofundamento neste tema, descreve uma tipologia de estratégias corporativas para um grupo controlador.

    Por: Walter Gassenferthl Negócios> Administraçãol 19/01/2015 lAcessos: 867
    Portais Imobiliarios

    Se o corretor de imóveis tem autonomia para trabalhar é porque alguém lhe ofereceu essa condição. No entanto, o indivíduo não reconhece e pensa que trabalha sozinho. Para ele, as demais pessoas são concorrentes e devem ser superadas. Por este motivo, a comunicação com a gerência não acontece e a hierarquia é desrespeitada.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Administraçãol 06/01/2015
    André Luis Godoy Guimarães

    Conceito baseado na premissa de que quase sempre os mercados são heterogêneos, ou seja, dois compradores de determinado produto jamais se identificam em todos os aspectos, no entanto, grandes grupos de compradores apresentam desejos e necessidades semelhantes com relação a produtos e preços

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Marketing e Publicidadel 01/01/2010 lAcessos: 7,021
    André Luis Godoy Guimarães

    A estratégia e a eficácia operacional são essenciais para o desempenho da organização, que é, afinal de contas, a sua meta principal, mas elas operam de maneiras muito diferentes. Uma organização só consegue superar seus concorrentes se puder estabelecer uma diferença que possa manter, provendo um valor maior aos consumidores ou criar valor comparável a custo mais baixo, ou ambos.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 19/04/2009 lAcessos: 3,753 lComentário: 1
    André Luis Godoy Guimarães

    Buscar um melhor posicionamento no mercado obriga as organizações atravessar uma avalanche de transformações, quase todas impostas de fora para dentro seja ela através da globalização, rápida renovação de mix de produtos, vertiginoso crescimento do comércio eletrônico, espetacular amadurecimento das tecnologias da informação dentre outros fatores.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 18/10/2008 lAcessos: 675
    André Luis Godoy Guimarães

    Uma série de fatores está abrindo caminho para que a logística, passe da condição de um departamento para uma área em ascensão nas organizações, pois má gestão operacional custa muito caro. Pesquisas realizadas na Europa constataram que 10% do preço final de um produto é resultado do custo de operação logística; no Brasil, não há nenhum estudo semelhante, mas estima-se que seja muito superior à média européia.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 18/10/2008 lAcessos: 9,501
    André Luis Godoy Guimarães

    O Supply Chain Management (SCM) ou o gerenciamento da cadeia de suprimentos é uma evolução na operação logística, pois a otimização na produção para a redução de custos, em uma cadeia de suprimentos bem estruturada pode reduzir em até 25% os custos de uma organização.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 18/10/2008 lAcessos: 20,485
    André Luis Godoy Guimarães

    É indiscutível que o valor para o cliente é um elemento importante na cadeia de suprimento, na realidade, todos admitem que seja o componente primordial; o raciocínio indica que, se esse valor não for entregue ao cliente...

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Marketing e Publicidadel 11/05/2008 lAcessos: 4,986 lComentário: 1
    André Luis Godoy Guimarães

    As montadoras sempre estiveram á frente em métodos e práticas operacionais e determinando as regras de trabalho para as empresas que queriam prestar serviços para elas.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 11/05/2008 lAcessos: 29,041 lComentário: 1
    André Luis Godoy Guimarães

    O processo de implantação de um programa de CRM pode ser pensado como uma série de quatro passos básicos aos quais cito: identificar, diferenciar, interagir e personalizar, esses passos estão mais ou menos organizados por grau de dificuldade e complexidade, ainda que se possam encontrar áreas comuns entre eles.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Marketing e Publicidadel 05/05/2008 lAcessos: 5,244

    Comments on this article

    1
    Claudia 15/05/2010
    Uma vez que as pessoas passam a trabalhar no processo, e não mais nas áreas da organização que deixam de existir ou perdem sua relevância, a gestão dessas pessoas deve e tende a seguir modelos diferentes dos tradicionais, porém em um cenário de grande importância das pessoas na implementação de estruturas por processos e na gestão de organizações estruturadas de acordo com esse modelo, surgem perguntas inquietantes para as quais não existem as melhores respostas.
    Quais são as perguntas que surgem?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast