Estrutura Organizacional Funcional X Estrutura Organizacional Por Processos

01/01/2010 • Por • 4,603 Acessos

A organização orientada por processos surgiu como a forma organizacional dominante neste novo tempo, descartando a estrutura por funções, que foi a forma predominante nas organizações anteriormente;  as empresas estão organizando seus recursos e fluxos ao longo de seus processos básicos de operação.

 Sua lógica de funcionamento está passando a acompanhar a lógica desses processos, e não mais o raciocínio compartimentado da abordagem funciona, faz sentido definir uma estrutura organizacional em torno de um processo como fluxo de trabalho.

 Tentar enxergar o funcionamento das organizações  do ponto de vista dos processos é a mais eficaz e eficiente maneira de escapar da abordagem das torres.

 Com essa idéia, as organizações executam-se geralmente como conjuntos de unidades funcionais verticais isoladas umas das outras, operando em paralelo, com muito pouca interligação.

 Nesse modelo, os processos precisam atravessar as fronteiras entre as torres funcionais, com sensível perda de tempo, qualidade e capacidade de atendimento; a centralização das organizações em seus processos levará a modelos organizacionais diferentes dos existentes atualmente.

 A primeira fase, não apenas previsível mas que já está sendo aplicado em várias organizações, é o de redistribuir os recursos humanos e técnicos das empresas ao longo dos processos.

 Uma vez que as pessoas passam a trabalhar no processo, e não mais nas áreas da  organização que deixam de existir ou perdem sua relevância, a gestão dessas pessoas deve e tende a  seguir modelos diferentes dos tradicionais, porém em um cenário de grande importância das pessoas na implementação de estruturas por processos e na gestão de organizações estruturadas de acordo com esse modelo, surgem perguntas inquietantes para as quais não existem as melhores respostas.

 

Perfil do Autor

André Luis Godoy Guimarães

Graduado em Administração de empresas e marketing com especialização em gestão empresarial pela Universidade Camilo Castelo Branco....