Estrutura Organizacional Funcional X Estrutura Organizacional Por Processos

Publicado em: 01/01/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 4,958 |

A organização orientada por processos surgiu como a forma organizacional dominante neste novo tempo, descartando a estrutura por funções, que foi a forma predominante nas organizações anteriormente;  as empresas estão organizando seus recursos e fluxos ao longo de seus processos básicos de operação.

 Sua lógica de funcionamento está passando a acompanhar a lógica desses processos, e não mais o raciocínio compartimentado da abordagem funciona, faz sentido definir uma estrutura organizacional em torno de um processo como fluxo de trabalho.

 Tentar enxergar o funcionamento das organizações  do ponto de vista dos processos é a mais eficaz e eficiente maneira de escapar da abordagem das torres.

 Com essa idéia, as organizações executam-se geralmente como conjuntos de unidades funcionais verticais isoladas umas das outras, operando em paralelo, com muito pouca interligação.

 Nesse modelo, os processos precisam atravessar as fronteiras entre as torres funcionais, com sensível perda de tempo, qualidade e capacidade de atendimento; a centralização das organizações em seus processos levará a modelos organizacionais diferentes dos existentes atualmente.

 A primeira fase, não apenas previsível mas que já está sendo aplicado em várias organizações, é o de redistribuir os recursos humanos e técnicos das empresas ao longo dos processos.

 Uma vez que as pessoas passam a trabalhar no processo, e não mais nas áreas da  organização que deixam de existir ou perdem sua relevância, a gestão dessas pessoas deve e tende a  seguir modelos diferentes dos tradicionais, porém em um cenário de grande importância das pessoas na implementação de estruturas por processos e na gestão de organizações estruturadas de acordo com esse modelo, surgem perguntas inquietantes para as quais não existem as melhores respostas.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/estrutura-organizacional-funcional-x-estrutura-organizacional-por-processos-1653177.html

    Palavras-chave do artigo:

    estrutura

    ,

    organizazional

    ,

    funcional

    Comentar sobre o artigo

    Dicas simples para você escolher o curso de coaching ideal para crescer na sua carreira profissional e em sua própria vida pessoal

    Por: Fabio Augustol Negócios> Administraçãol 19/12/2014

    O artigo dar dicas para corretores que estão iniciando sua carreira no mercado imobiliário e não sabe os primeiros passos a serem tomados.

    Por: villevoxl Negócios> Administraçãol 19/12/2014

    O estudo de campo foi realizado no Hospital UDI, onde foram coletados os dados referentes ao atendimento e pacote de serviços, bem como qualificá-los na opinião dos clientes e funcionários. Em linhas gerais, esse trabalho científico teve como finalidade afirmar a ideia de que um pacote de serviços bem estruturado e um atendimento sem falhas são essenciais na formação de uma imagem empresarial consolidada.

    Por: Leobruno Revil Torres Ferreiral Negócios> Administraçãol 15/12/2014

    Este artigo apresenta que na atualidade as fraudes atacam cada vez mais os empresários, tendo em vista a insuficiência nos controles internos das empresas, apresenta alguns tipos de fraudes e como elas podem ser detectadas e também a melhor forma para combate-las.

    Por: Mirielil Negócios> Administraçãol 10/12/2014
    michelly bonifacio

    Descubra as três pergunta que Rick e seu grupo usam para serem capazes de determinar de forma eficiente se cada candidato é ou não digno de admissão e de quebra, como estas questões podem te ajudar a prospectar clientes.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 08/12/2014
    michelly bonifacio

    Nesta mais nova série, veja semana a semana uma nova dica para melhorar o desempenho de sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 04/12/2014
    michelly bonifacio

    Eu sei, controlar estoque é realmente chato! Mas, se você possui um negócio, eu nem preciso dizer que o seu estoque é um dos fatores mais importantes, certo? Pensando nisso, a Alfa Networks preparou um artigo super especial para você controlar de uma vez por todas o seu estoque.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 01/12/2014

    Este trabalho tem como objetivo demonstrar as variações de desperdício primeiramente explicando seu conceito e suas definições na área administrativa. O trabalho foi dividido em cinco partes em cada parte o assunto será abordado de forma diferente, cada vez mais com foco na logística citando exemplos dos problemas que o Brasil enfrenta com a falta de investimento nesta área e infraestrutura apropriada.

    Por: Wolgran Teixeiral Negócios> Administraçãol 28/11/2014
    André Luis Godoy Guimarães

    Conceito baseado na premissa de que quase sempre os mercados são heterogêneos, ou seja, dois compradores de determinado produto jamais se identificam em todos os aspectos, no entanto, grandes grupos de compradores apresentam desejos e necessidades semelhantes com relação a produtos e preços

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Marketing e Publicidadel 01/01/2010 lAcessos: 7,016
    André Luis Godoy Guimarães

    A estratégia e a eficácia operacional são essenciais para o desempenho da organização, que é, afinal de contas, a sua meta principal, mas elas operam de maneiras muito diferentes. Uma organização só consegue superar seus concorrentes se puder estabelecer uma diferença que possa manter, provendo um valor maior aos consumidores ou criar valor comparável a custo mais baixo, ou ambos.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 19/04/2009 lAcessos: 3,733 lComentário: 1
    André Luis Godoy Guimarães

    Buscar um melhor posicionamento no mercado obriga as organizações atravessar uma avalanche de transformações, quase todas impostas de fora para dentro seja ela através da globalização, rápida renovação de mix de produtos, vertiginoso crescimento do comércio eletrônico, espetacular amadurecimento das tecnologias da informação dentre outros fatores.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 18/10/2008 lAcessos: 673
    André Luis Godoy Guimarães

    Uma série de fatores está abrindo caminho para que a logística, passe da condição de um departamento para uma área em ascensão nas organizações, pois má gestão operacional custa muito caro. Pesquisas realizadas na Europa constataram que 10% do preço final de um produto é resultado do custo de operação logística; no Brasil, não há nenhum estudo semelhante, mas estima-se que seja muito superior à média européia.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 18/10/2008 lAcessos: 9,479
    André Luis Godoy Guimarães

    O Supply Chain Management (SCM) ou o gerenciamento da cadeia de suprimentos é uma evolução na operação logística, pois a otimização na produção para a redução de custos, em uma cadeia de suprimentos bem estruturada pode reduzir em até 25% os custos de uma organização.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 18/10/2008 lAcessos: 20,477
    André Luis Godoy Guimarães

    É indiscutível que o valor para o cliente é um elemento importante na cadeia de suprimento, na realidade, todos admitem que seja o componente primordial; o raciocínio indica que, se esse valor não for entregue ao cliente...

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Marketing e Publicidadel 11/05/2008 lAcessos: 4,982 lComentário: 1
    André Luis Godoy Guimarães

    As montadoras sempre estiveram á frente em métodos e práticas operacionais e determinando as regras de trabalho para as empresas que queriam prestar serviços para elas.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Negócios> Administraçãol 11/05/2008 lAcessos: 29,032 lComentário: 1
    André Luis Godoy Guimarães

    O processo de implantação de um programa de CRM pode ser pensado como uma série de quatro passos básicos aos quais cito: identificar, diferenciar, interagir e personalizar, esses passos estão mais ou menos organizados por grau de dificuldade e complexidade, ainda que se possam encontrar áreas comuns entre eles.

    Por: André Luis Godoy Guimarãesl Marketing e Publicidadel 05/05/2008 lAcessos: 5,240

    Comments on this article

    1
    Claudia 15/05/2010
    Uma vez que as pessoas passam a trabalhar no processo, e não mais nas áreas da organização que deixam de existir ou perdem sua relevância, a gestão dessas pessoas deve e tende a seguir modelos diferentes dos tradicionais, porém em um cenário de grande importância das pessoas na implementação de estruturas por processos e na gestão de organizações estruturadas de acordo com esse modelo, surgem perguntas inquietantes para as quais não existem as melhores respostas.
    Quais são as perguntas que surgem?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast