Funções Do Administrador

Publicado em: 10/11/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 7,883 |

A administração pode ser definida como a tarefa que possibilita alcançar os objetivos previamente definidos, com menor dificuldade e maior rapidez, isto é, com maior eficiência. Quais são as funções:

Planejar – O planejamento, característica básica da empresa, é a função administrativa permanente, que inclui a definição de objetivos, diretrizes, planos, determinação de métodos e processos de trabalho, programação de tarefas, etc.  Assim, planejar é determinar, antecipadamente, os resultados a serem alcançados e os meios pelos quais a empresa poderá alcançá-los.

Há dois tipos de planos:

1 – Planos que mostram um resultado a alcançar: são os objetivos ou metas;

2 – Planos que definem os meios para alcançar os resultados: são as políticas ou diretrizes e os procedimentos, rotina ou métodos.

Os objetivos são os valores a serem alcançados pela empresa como um todo, mas também em cada uma de suas unidades. Expressam-se em termos gerais, como por exemplo: servir bem aos clientes; expandir a empresa; diversificar as atividades; obter lucros, e assim por diante.

As metas representam os objetivos definidos com precisão, que se relacionam às dimensões de tempo, espaço e quantidade. Ex: a empresa poderá planejar a produção de 10.000 unidades de um certo produto para o mês seguinte; o departamento de vendas da empresa poderá planejar a venda dessas 10.000 unidades para o mês subseqüente, numa certa região do território nacional.

As políticas e diretrizes são os planos que fornecem um sentido geral para a ação,  ou a orientação seguida por uma unidade de organização e pela própria empresa para alcançar os objetivos e metas.

Por exemplo: a venda das 10.000 unidades produzidas pode ser destinada à população jovem do país, por um preço abaixo do preço da concorrência e com grande propaganda.

Os procedimentos, rotinas ou métodos são as formas de executar as diretrizes ou políticas. Por exemplo: podem ser utilizados vários métodos para vender as 10.000 unidades produzidas à população jovem do país: a venda direta, de porta em porta; a venda a outras empresas (varejistas, por exemplo) que revendem o produto ao consumidor; a venda direta ou venda a outras empresas, reforçada por propaganda pela televisão, e assim por diante.

Planejar não é prever o que vai acontecer, mas sim, antecipar dúvidas e probabilidades.

Organizar – Organização é a palavra  usada geralmente em dois sentidos. Emprega-se organização no sentido de sistema, como sinônimo de unidade orgânica, quando se diz, por exemplo: “A organização X é muito eficiente”. Organização  no sentido de função administrativa pode ser definida como a construção da estrutura – de recursos e de operações – da empresa.

Do ponto de vista de recursos, organização é obtenção de recursos humanos e materiais, necessários à execução dos planos previamente estabelecidos.

Os recursos humanos devem estar adaptados aos tipos de métodos e procedimentos previamente definidos. Assim como há diferentes rotinas a serem seguidas, há também diferentes tipos de pessoas que estarão mais ou menos adaptadas a elas. O administrador deve, então, localizar e atrair para a organização pessoas  que preencham os requisitos necessários à execução das atividades da empresa. Chama-se a essa parte da construção da estrutura, recrutamento de pessoal. Após o recrutamento, deve haver a seleção, que é a escolha dos candidatos que apresentaram maior potencial para desempenhar as atividades requeridas.

Já os recursos materiais estão divididos em: recursos materiais ligados à produção industrial, entre os quais temos: matérias primas que serão transformadas pela empresa em produtos de consumo final; suprimentos (materiais que contribuem indiretamente para a produção); máquinas, equipamentos e materiais diversos; edifícios e instalações e recursos financeiros ou monetários, utilizados para manter a empresa em funcionamento, do ponto de vista de liquidez e solvência.

Do ponto de vista de operações, organização significa agrupamento de atividades necessárias para a execução dos planos em unidades. Significa também a definição de autoridade e responsabilidade de cada um dentro das unidades. O agrupamento de atividades se realiza mediante a divisão e distribuição do trabalho a ser realizado em  tarefas, segundo certos critérios, de cuja aplicação resulta a definição de unidade na organização.

A definição de autoridade e responsabilidade significa estabelecimento de hierarquia de posições e de compromisso de respeito a essa hierarquia.

Com organização, trabalho, criatividade e um bom produto ou serviço, sejam negócios grandes ou pequenos, todos terão lugar e a sua fatia de mercado.

Dirigir – Depois do planejamento e da organização, a etapa seguinte é a direção, função mediante a qual o administrador fará com que seus subordinados executem o que foi planejado. O administrador deverá, então, transmitir os planos aos subordinados e estimulá-los de maneira a despertar-lhes a motivação para que atinjam os objetivos e metas predeterminadas.

A transmissão dos planos é feita, na maior parte das vezes, através de instruções ou ordens. Uma ordem ou instrução pode ser definida como um mandado, por parte do superior, exigindo do subordinado que ele aja ou deixe de agir, em determinadas circunstâncias. As ordens podem ser orais ou escritas. Quanto mais complexa a ordem e maior a precisão que se desejar para o seu cumprimento, maior será a necessidade de colocá-la por escrito.

Dirigir bem um negócio é administrar o seu futuro; e dirigir o futuro é administrar a informação.

Controlar – Controle significa verificação da execução. Significa também a avaliação dos resultados, comparando-os com os padrões estabelecidos e corrigindo as discrepâncias que tenham surgido.

O controle adota como medida-padrão o próprio plano e verifica até que ponto foi observado.

O controle aponta as falhas verificadas e as correções que devem ser feitas.

O controle avalia o desempenho em relação aos padrões, comparando resultados com previsões. Assim, temos, por exemplo, o controle de qualidade do produto, dos serviços, onde se verifica se a qualidade desejada foi alcançada.

O controle, por outro lado, corrige os desvios dos padrões, propondo uma ação específica para isso. Veja o exemplo do controle de qualidade de um produto: se um artigo não atinge o padrão de qualidade desejado, o controle pode recomendar que seja inutilizado o artigo ou que ele seja vendido a preço mais baixo.

Para se chegar, onde quer que seja, não é preciso dominar a força; basta controlar a razão.

Conclusão:

Planejamento, organização, direção e controle são funções que podem ocorrer separadamente, mas que, quase sempre, estão interligados na prática administrativa.

Dessa forma, é comum assistirmos ao desenvolvimento de planos diversos, desencadeados em diferentes momentos. Esses planos são seguidos ou entremeados de providências para a organização dos recursos, de ordens e instruções aos subordinados e de verificação de resultados de atividades.

Agora que você já tomou conhecimento das principais funções do administrador, veja como fica mais fácil o entendimento da seguinte historinha.

Suponha que você está com a idéia de montar o seu próprio negócio. Uma fábrica de chocolates. Você imagina máquinas trabalhando, pessoas operando essas máquinas e você em um escritório verificando relatórios de compra de matéria prima e vendas de sua produção de chocolates.

Nesta imaginação, você está visualizando um estado futuro, uma série de acontecimentos que não são realidade, mas você quer atingir. Você tem bons conhecimentos sobre produção de chocolates em geral, sabe a receita de ótimos quitutes e dispõe um certo capital.

Praticamente você tem o básico para dar início à fabricação de chocolates. Você percebe que é necessário adquirir uma série de coisas para montar sua fábrica. É preciso um espaço físico, são necessárias algumas máquinas, contato com fornecedores de matéria-prima, pessoas que vão trabalhar.

Você toma uma caneta e papel é faz uma lista de tudo o que é preciso e a forma de adquirir cada elemento. Neste momento você está realizando uma função administrativa chamada Planejamento. Como a definição acima expôs, você visualizou um estado futuro (sua fábrica de chocolates) e escreveu tudo o que é necessário para montá-la e a forma de adquirir cada elemento que é preciso.

Quando vir uma idéia, em vez da tesoura de poda, use o sol do estímulo.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/funcoes-do-administrador-1441582.html

    Palavras-chave do artigo:

    dirigir

    ,

    controlar

    ,

    planejar

    Comentar sobre o artigo

    Este trabalho foi elaborado pela aluna do 6º período do curso de Administração de Empresas da Faculdade de Teologia Integrada – FATIN, com base no capitulo 1 do livro TGA (teoria geral da administração), uma visão geral que engloba administração e administrador. Que nos oferece contextos conceituais de administração e desempenho por meio da eficiência, eficácia e efetividade.

    Por: Silvana Maria Bernardol Educação> Ensino Superiorl 19/12/2010 lAcessos: 3,677
    Luiza Soares e Soares

    O artigo tem por finalidade a reflexão relacionada às vantagens e desvantagens do projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados. O estudo se iniciará a partir da década de 1970, com a criação do primeiro curso de Turismo pela Faculdade de Turismo do Morumbi. Através da análise artigos relacionados ao assunto e leitura minuciosa do projeto de lei a ser aprovado, serão analisados alguns pontos cruciais como o porquê de ainda não ter sido aprovado e qual a abrangência do mesmo!

    Por: Luiza Soares e Soaresl Turismo e Viageml 20/02/2013 lAcessos: 111
    severino ramos

    severino ramos. silvioleni@hotmail.com analisa no contexto geral as atribuições e habilidades do administrador dentro das organizações como um todo, além de sua grande importância para o sucesso das empresas e instituições publicas.

    Por: severino ramosl Educação> Ensino Superiorl 24/10/2010 lAcessos: 1,011 lComentário: 7

    Neste artigo trataremos de temas relacionados aos processos gerenciais dentro das organizações, passando pelos seguintes tópicos: O pensamento sistêmico, fundamentos das organizações, a informação e a tomada de decisão, o planejamento, a organização, a direção, o controle e os fundamentos da estrutura organizacional.

    Por: Adilson Kochl Negócios> Gerêncial 31/05/2009 lAcessos: 18,517 lComentário: 2

    Resumo: Este Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação buscou pesquisar a Gestão Escolar e a Função Social da Escola, tendo por objetivo investigar a relação do processo escolar com o cumprimento da função social da escola e do gestor como elemento determinante para o bom clima organizacional.

    Por: maria das Graças Ribeirol Educaçãol 10/04/2011 lAcessos: 6,231

    Planejar é uma das tarefas mais importantes em nossa vida. Saber qual profissão escolher, onde passar as férias, o que fazer no final de semana, quanto pagar por um vestido, qual restaurante jantar... o sucesso ou fracasso de cada ação na vida é fundamentalmente baseado em planejamento, não muito diferente, no mundo corporativo...

    Por: Henrique Ronne Grodiskil Negócios> Gestãol 14/04/2008 lAcessos: 135,572 lComentário: 5
    Ederlaine Miriam Oliveira

    Este artigo tem por finalidade fazer entender um pouco sobre a administração da micro e/ou pequena empresa, sua realidade no Brasil, o índice de sobrevivência no mercado e suas causas. Veremos ainda a grande importância da valorização das pessoas dentro da empresa, os benefícios que uma gestão cociente dos direitos e méritos do trabalhador pode trazer à empresa. Entenderemos o que significa Gestão de Pessoas, qual sua finalidade, que área é essa na administração de uma empresa.

    Por: Ederlaine Miriam Oliveiral Negócios> Pequenas Empresasl 20/06/2011 lAcessos: 2,381
    Clecia Pacheco

    O presente trabalho busca fazer uma demonstração dos aspectos teóricos da avaliação no processo de ensino e aprendizagem, destacando sua evolução ao longo dos tempos, o fator nota na avaliação, os princípios básicos e finalidades da avaliação, bem como as suas funções no processo de ensino e aprendizagem.

    Por: Clecia Pachecol Educação> Ensino Superiorl 12/10/2010 lAcessos: 6,293

    A chave que revela o segredo do sucesso é o auto-conhecimento, pois é dentro de nós que a semente da fortuna está plantada.

    Por: Theobaldo Gomes Magalhãesl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 14/09/2010 lAcessos: 288 lComentário: 1
    michelly bonifacio

    ERP, do inglês Enterprise Resource Planning ou como é chamado em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), nada mais é que um sistema de gestão empresarial que possibilita o gerenciamento dos processos operacionais e administrativos. Saiba que benefícios traz para sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 12/09/2014
    Edson luiz dos Santos

    O objetivo deste documento é analisar as barreiras que impedem a evolução natural da concorrência na indústria de meios de pagamento, em específico, no setor de credenciamento (Acquirer)

    Por: Edson luiz dos Santosl Negócios> Administraçãol 05/09/2014 lAcessos: 27

    Muitas pessoas podem acabar por não ter conhecimento sobre quais seriam as funções, ou até mesmo qual seria a importância de uma empresa que seja administradora de condomínios.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 03/09/2014

    Dica como sua empresa pode economizar em telefonia. Nos dias atuais, empresas sólidas e bem estruturadas procuram a redução de custos em todos os seus departamentos, pois no balanço mensal ou anual da empresa a diferença é nítida.

    Por: Glaucol Negócios> Administraçãol 06/08/2014 lAcessos: 31

    Nos dias de hoje, podemos verificar que boa parte das pessoas acabam por não ter tempo o suficiente para que assim possam realizar determinadas atividades, como por exemplo a administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 06/08/2014 lAcessos: 15
    Marlon Silva

    Saiba o que é amostragem e como pode ser utilizada pela auditoria para conduzir os trabalhos de forma mais efetiva e que servirá para formar a opinião do auditor.

    Por: Marlon Silval Negócios> Administraçãol 05/08/2014 lAcessos: 13
    Marlon Silva

    Saiba a diferença entre os dois tipos de auditoria: Interna e Externa. Conheça o perfil de cada profissional e o objetivo dos trabalhos de cada um.

    Por: Marlon Silval Negócios> Administraçãol 05/08/2014 lAcessos: 15
    Marlon Silva

    Saiba o significado do termo auditoria e qual seu objetivo. Entenda de onde surgiu e como desempenha seu trabalho.

    Por: Marlon Silval Negócios> Administraçãol 04/08/2014 lAcessos: 12

    Constantemente somos convidados para a "Grande ceia do Senhor na Eternidade". Pergunto: Continuaremos dando desculpas ao Senhor que ainda é cedo para segui-lo?

    Por: João Placonál Religião & Esoterismo> Religiãol 21/05/2010 lAcessos: 212

    A Bíblia relata que um certo jovem chamado Davi se revoltou profundamente por saber que um grande guerreiro, chamado Golias, afrontava o exército do Deus vivo.

    Por: João Placonál Religião & Esoterismo> Religiãol 19/05/2010 lAcessos: 496

    No mundo empresarial moderno, cada vez mais competitivo devido à globalização e mudanças significativas no cenário corporativo, uma atividade vem ganhando espaço no mercado: O Palestrante Evangélico.

    Por: João Placonál Negócios> Gestãol 07/04/2010 lAcessos: 289

    O discipulado é, portanto, uma estratégia para treinar uns poucos escolhidos, para mover muito com poucos. Essa era a intenção por trás da ordem de Jesus de fazer discípulos.

    Por: João Placonál Religião & Esoterismo> Evangelhol 30/03/2010 lAcessos: 273

    Além disso, roubos, assassinatos, seqüestros, pedofilia, drogas, Aids, imoralidades a toda prova, corrupção desenfreada em todos os níveis sociais, programas televisivos indecentes e inapropriados, músicas que cultuam demônios, estrutura familiar destruída, etc.etc.

    Por: João Placonál Religião & Esoterismo> Evangelhol 14/03/2010 lAcessos: 69

    Paulo dirigindo-se aos seus irmãos judeus demonstrava sua preocupação com eles e explicava como podem ajustar-se ao plano divino.

    Por: João Placonál Religião & Esoterismo> Religiãol 24/02/2010 lAcessos: 38

    Quantas vezes lemos a Bíblia, e ali no texto está dizendo que Deus operou uma grande benção, e muitas vezes achamos que isto é do passado.

    Por: João Placonál Religião & Esoterismo> Religiãol 24/02/2010 lAcessos: 65 lComentário: 1

    Quem possui o mínimo conhecimento sobre Deus sabe que nada é impossível para Ele.

    Por: João Placonál Religião & Esoterismo> Religiãol 20/01/2010 lAcessos: 109 lComentário: 1

    Comments on this article

    0
    Emmanuele 16/09/2010
    Caramba, adorei o texto, tudo que eu precisava
    parabens
    bjoos
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast