Gestão De Pessoas E O Planejamento Estratégico

Publicado em: 28/02/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 8,090 |

GESTÃO DE PESSOAS E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

 

 

 

Se para a área da saúde já é bem difícil imaginar que sua atividade profissional é um empreendimento; que este depende diretamente do desempenho de pessoas. O que dizer então quando abordamos a necessidade destas estarem atuando de acordo com o planejamento estratégico.

 

Converso muito com meus colegas, pois é destas conversas que percebo o que eles querem entender em termos de gestão.

 

Num desses diálogos um colega me questionou a importância do planejamento estratégico, para um consultório de apenas um profissional!!!!! Eu planejo e eu faço, foi a resposta que ele deu. Neste instante questionei: como você planeja; o que você planeja; a curto ou longo prazo; qual o resultado que você espera; qual o custo que isso envolverá; e fui perguntando e ele me olhando como quem diz...."nunca pensei que isso fosse tão importante".

 

Vejamos então o porquê o planejamento estratégico não só é importante como fundamental na gestão de pessoas

 

Um projeto só é levado adiante quando as pessoas envolvidas acreditam nele e se comprometem a batalhar pelo seu êxito. As pessoas precisam entendem o porquê elas foram convocadas a participar de um projeto. Nem que este projeto seja entre o único profissional e sua única secretária. Este projeto pode ser a alavancagem de uma agenda de clientes.

 

Estudos atuais mostram exaustivamente que o empenho (nem que seja de uma única pessoa) sempre acaba revertido em bons resultados; mantendo este profissional no tão competitivo mercado de trabalho.

Mas o que é realmente um planejamento estratégico, para a área da saúde?

É encontrar prioridades e com elas as ferramentas necessárias para ir de encontro ao sucesso do resultado. Muitas vezes o profissional encontra-se tão distante dessa realidade, que a ajuda de uma consultoria especializada  para torna-lo forte e competitivo, pode ser a única solução. Fazer planejamento estratégico não é tão simples como pode parecer.

Consiste basicamente em entender o mercado que ele está inserido; não só buscar saber o que este mercado está pedindo no momento, mas principalmente o que poderá necessitar num futuro. Como seus concorrentes estão atuando; quais as soluções que o mercado está apresentando; o que precisa mudar no seu consultório; o que precisa melhorar. Tudo isso dentro de um contexto da área que ela atua e num mais amplo que seria as influências que a globalização pode gerar no seu micro sistema.

Após está compreensão, o profissional deverá treinar toda a sua equipe, motiva-la e envolve-la no sucesso da implantação do planejamento estratégico. Sem isso não há como o profissional se manter dignamente no tão concorrido mercado de trabalho.

Fala-se muito que a atual situação crítica pela qual passa a área da saúde é uma conseqüência direta do aumento do número de faculdades. Só que há um bom tempo que muitas faculdades não conseguem nem fechar turmas; então seria só esse o problema? Claro que não! Se o profissional se entender como empresário, se comportar como tal e isso inclui fazer um bom planejamento estratégico (se for o caso com consultores) e principalmente saber passar tudo para a sua equipe de colaboradores. Que só é possível se houver em sua mente um forte conceito de gestão de pessoas

Talvez a situação mais comum pelo quais os colegas mais me procuram é para perguntar sobre a aposentadoria. Lamentavelmente eles questionam quando já estão até com mais de 30 anos de profissão. Isso é um exemplo de planejamento estratégico básico!!! Pensando bem, se não houver um planejamento do presente dificilmente o profissional conseguirá ter um futuro tranqüilo. Planejamento estratégico é muito mais que entender e buscar soluções para o presente, é acima de tudo planejar o futuro.

Lembro de quando inaugurei a minha empresa. Tinha um planejamento estratégico para 5 anos, qual não foi a minha felicidade ao perceber que atingi as metas em 3 ½ anos. Isso foi fantástico! Durante todo esse período buscava me superar a cada dia, a alcançar a meta, enfim é gratificante perceber que você não só ficou no mercado como está conseguindo de forma tranqüila, por isso não consigo imaginar colegas que trabalhem sem essa dobradinha: "gestão de pessoas e planejamento estratégico".

Agora pergunto: o mercado que atuo é o mesmo de tantos colegas, então onde está a crise? Será que a crise não é pessoal? Não será uma conseqüência de não percebermos que estamos trabalhando sem uma meta, sem rumo, sem planejamento?

Concluindo, se somar um bom planejamento estratégico e este aplicado num forte treinamento de gestão de pessoas, os resultados acontecerão fatalmente.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/gestao-de-pessoas-e-o-planejamento-estrategico-794483.html

    Palavras-chave do artigo:

    gestao de pessoas

    ,

    planejamento estrategico

    ,

    saude

    Comentar sobre o artigo

    Gerisval Alves Pessoa

    Apresenta dicas de como realizar seus sonhos e objetivos pessoais, profissionais e espirituais por meio de um planejamento estratégico pessoal.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 28/12/2009 lAcessos: 1,542

    Ultimamente tem-se comentado muito sobre a evolução e conquistas geradas pela pesquisa das células-tronco. Inegável conquista! Um verdadeiro marco científico! A grande questão é a seguinte: o que gerou isto? Ao se analisar detalhadamente todo o processo evolutivo só há uma resposta: Administração! Sim, pois no exato momento que a ciência começa a se enxergar como empresa e assume este perfil, e a pesquisa obteve um forte avanço. Se for feita uma analogia sobre as células-tronco e a administr

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 05/10/2008 lAcessos: 901

    O dicionário aurélio define planejamento como "trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo roteiro e métodos determinados" e define estrategia como "antes de aplicar os meios disponíveis com vista à consecução de objetivos específicos". Uma análise global do planejamento estratégico envolve toda a organização. Através dele, pode-se antecipar as necessidades e relacionar o emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de traçar os caminhos adequados para a

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Gestãol 15/10/2009 lAcessos: 5,372 lComentário: 1

    Este artigo apresenta as principais diferenças e semelhanças entre gestão de pessoas e recursos humanos, bem como algumas características que um gestor empresarial precisa ter para desenvolver seu trabalho com êxito.

    Por: Karina Fernandes de Mirandal Carreira> Recursos Humanosl 27/06/2009 lAcessos: 71,937 lComentário: 8

    Este artigo pretende apresentar as principais diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, aborda as principais tendências de Gestão de Pessoas com ênfase nos estudos e nas experiências desenvolvidas no âmbito da gestão

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 23/03/2010 lAcessos: 6,854
    Patricia Gomes

    O estudo aborda a gestão de pessoas como instrumento de diferencial competitivo para as organizações.

    Por: Patricia Gomesl Negócios> Gestãol 10/04/2011 lAcessos: 5,163
    Eng. Jorge Paulino

    A importância da Engenharia de Manutenção aplicada a gestão das empresas, se torna cada vez mais visível a medida que a necessidade de se tornar competitivo de maneira sustentável se apresenta! O conhecimento e direcionamento para a aplicação de suas metodologias pode representar de maneira singular o diferencial para a obtenção do sucesso!! Depoimento do Leitor Thiago Dutra

    Por: Eng. Jorge Paulinol Educação> Ensino Superiorl 03/10/2011 lAcessos: 562
    Renan Poggi de Figueredo

    Tal tema qual iremos abordar doravante é de extrema complexidade e demasiado conflituoso, em sua rica abordagem. Entender precipuamente a origem da criatividade, que são as ideias, como elas crescem, significam e ressignificam-se dentro do ambiente criativo do ser, é foco principal desta pesquisa, entenderemos a criatividade enquanto capacidade de pensar e associar pensamentos inovadores.

    Por: Renan Poggi de Figueredol Negóciosl 24/05/2013 lAcessos: 69
    Darci Kops

    O presente artigo busca caracterizar gestão como um processo. Propõe-se apresentar o significado dessa ênfase e as implicações que isso traz para os processos de gestão, em especial, para os processos de gestão empresarial e/ou institucional. Busca salientar o gestor como o principal protagonista, e configura variantes que o processo de gestão pode tomar, apontando tendências, entre outros aspectos, de gestão como um processo compartilhado, e de gestão como um processo de co-gestão.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 07/08/2011 lAcessos: 566

    Dicas simples para você escolher o curso de coaching ideal para crescer na sua carreira profissional e em sua própria vida pessoal

    Por: Fabio Augustol Negócios> Administraçãol 19/12/2014

    O artigo dar dicas para corretores que estão iniciando sua carreira no mercado imobiliário e não sabe os primeiros passos a serem tomados.

    Por: villevoxl Negócios> Administraçãol 19/12/2014

    O estudo de campo foi realizado no Hospital UDI, onde foram coletados os dados referentes ao atendimento e pacote de serviços, bem como qualificá-los na opinião dos clientes e funcionários. Em linhas gerais, esse trabalho científico teve como finalidade afirmar a ideia de que um pacote de serviços bem estruturado e um atendimento sem falhas são essenciais na formação de uma imagem empresarial consolidada.

    Por: Leobruno Revil Torres Ferreiral Negócios> Administraçãol 15/12/2014

    Este artigo apresenta que na atualidade as fraudes atacam cada vez mais os empresários, tendo em vista a insuficiência nos controles internos das empresas, apresenta alguns tipos de fraudes e como elas podem ser detectadas e também a melhor forma para combate-las.

    Por: Mirielil Negócios> Administraçãol 10/12/2014
    michelly bonifacio

    Descubra as três pergunta que Rick e seu grupo usam para serem capazes de determinar de forma eficiente se cada candidato é ou não digno de admissão e de quebra, como estas questões podem te ajudar a prospectar clientes.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 08/12/2014
    michelly bonifacio

    Nesta mais nova série, veja semana a semana uma nova dica para melhorar o desempenho de sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 04/12/2014
    michelly bonifacio

    Eu sei, controlar estoque é realmente chato! Mas, se você possui um negócio, eu nem preciso dizer que o seu estoque é um dos fatores mais importantes, certo? Pensando nisso, a Alfa Networks preparou um artigo super especial para você controlar de uma vez por todas o seu estoque.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 01/12/2014

    Este trabalho tem como objetivo demonstrar as variações de desperdício primeiramente explicando seu conceito e suas definições na área administrativa. O trabalho foi dividido em cinco partes em cada parte o assunto será abordado de forma diferente, cada vez mais com foco na logística citando exemplos dos problemas que o Brasil enfrenta com a falta de investimento nesta área e infraestrutura apropriada.

    Por: Wolgran Teixeiral Negócios> Administraçãol 28/11/2014

    Essa talvez seja a pergunta mais freqüente que ouço, quando converso com colegas ou quando ministro palestras. Eles geralmente argumentam que : "Tudo bem que uma empresa precise de uma consultoria, mas eu tenho um consultório com apenas uma recepcionista e mesmo assim você quer que eu acredite que preciso de uma consultoria? Não é um custo bem elevado para um simples consultório?", "Mas afinal o que é uma consultoria?" Vou tentar responder!

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 07/03/2009 lAcessos: 1,442 lComentário: 2

    Toda vez que encontro alguma dificuldade em me aprofundar nos estudos administrativos, recorro à analogia com a fisiologia humana. Em minha opinião esta é a empresa melhor elaborada e estruturada que já tive conhecimento. Sempre tomo como a presidência a neurologia e a partir daí começo os processos comparativos.

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 25/02/2009 lAcessos: 1,797

    Pessoas envolvidas e comprometidas com o sucesso de sua empresa, certamente é a "ação" mais lucrativa que o mercado pode ter. Se as "ações" apresentarem queda, este é um sinal, que pessoas estão sendo esquecidas! Cuidado pois a empresa poderá falir ou pedir concordata

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 24/02/2009 lAcessos: 2,735

    A empresa familiar é toda aquela que esteja ligada a uma família, durante pelo menos duas gerações. Isto, se essa ligação resulta em uma influência recíproca, tanto na política geral do empreendimento, como nos interesses e objetivos da família. Não é assim que funcionam as céluas-tronco?!

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 19/10/2008 lAcessos: 1,012 lComentário: 2

    Por que não o trabalhamos preventivamente com um antídoto natural, chamado MOTIVAÇÃO, a Doença de Alzheimer, doenças cerebrovasculares e outras afecções que atingem primária ou secundariamente o cérebro, causando um efeito nocivo sobre estes.

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 11/10/2008 lAcessos: 2,114 lComentário: 1

    Ultimamente tem-se comentado muito sobre a evolução e conquistas geradas pela pesquisa das células-tronco. Inegável conquista! Um verdadeiro marco científico! A grande questão é a seguinte: o que gerou isto? Ao se analisar detalhadamente todo o processo evolutivo só há uma resposta: Administração! Sim, pois no exato momento que a ciência começa a se enxergar como empresa e assume este perfil, e a pesquisa obteve um forte avanço. Se for feita uma analogia sobre as células-tronco e a administr

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 05/10/2008 lAcessos: 901

    Graças aos avanços tecnológicos, científicos, estudos com células tronco entre outros, hoje em dia concebe-se o relacionamento direto entre a qualidade da mastigação e o desenvolvimento neurológico. Estes trabalhos só vêem confirmar a importância da preservação do equilíbrio e da função mastigatória para a manutenção da saúde geral.

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 28/09/2008 lAcessos: 1,785

    Aqui temos vários problemas : o absenteísmo (a ausência do funcionário para fazer visitas médicas, tratamentos, entre outros) , o presenteísmo (está com rendimento abaixo da sua realidade, por não se encontrar em perfeita condição física, mental, espiritual) , o financeiro (não entra receita e ainda gera despesa), isto sem falar da incalculável motivação, tão importante numa empresa e num trabalho de equipe. Qual empresa que não tem este problema?

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 28/09/2008 lAcessos: 597
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast