Gestão Democrática Escolar

Publicado em: 02/02/2009 |Comentário: 12 | Acessos: 102,061 |
GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR
 

Os artigos 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e 22 do Plano Nacional de Educação (PNE) indicam que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares. Devemos enfatizar então que a democracia na escola por si só não tem significado. Ela só faz sentido se estiver vinculada a uma percepção de democratização da sociedade.

Na Gestão democrática deve haver compreensão da administração escolar como atividade meio e reunião de esforços coletivos para o implemento dos fins da educação, assim como a compreensão e aceitação do princípio de que a educação é um processo de emancipação humana; que o Plano Político pedagógico (PPP) deve ser elaborado através de construção coletiva e que além da formação deve haver o fortalecimento do Conselho Escolar.


A gestão democrática da educação está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação social: no planejamento e elaboração de políticas educacionais; na tomada de decisões; na escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição; na execução das resoluções colegiadas; nos períodos de avaliação da escola e da política educacional. Com a aplicação da política da universalização do ensino deve-se estabelecer como prioridade educacional a democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola, assim como a garantia da qualidade social da educação.

As atitudes, os conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências na formação do gestor da educação são tão importantes quanto a prática de ensino em sala de aula. No entanto, de nada valem estes atributos se o gestor não se preocupar com o processo de ensino/aprendizagem na sua escola. Os gestores devem também possuir habilidades para diagnosticar e propor soluções assertivas às causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho, ter habilidades e competências para a escolha de ferramentas e técnicas que possibilitem a melhor administração do tempo, promovendo ganhos de qualidade e melhorando a produtividade profissional.



O Gestor deve estar ciente que a qualidade da escola é global, devido à interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento. O gestor deve saber integrar objetivo, ação e resultado, assim agrega à sua gestão colaboradores empreendedores, que procuram o bem comum de uma coletividade.


Em síntese, o bom gestor deve ser um administrador, isto é, manter a escola dentro das normas do sistema educacional, seguir portarias e instruções e ser exigente no cumprimento de prazos. Também deve valorizar a qualidade do ensino, o projeto pedagógico, a supervisão e a orientação pedagógica e criar oportunidades de capacitação docente.



Deve, contudo, preocupar-se com a gestão democrática e com a participação da comunidade, estar sempre rodeado de pais, alunos e lideranças do bairro, abrir a escola nos finais de semana e permitir trânsito livre em sua sala.



Para isso é importante ter uma equipe de direção que tenha talentos complementares. Delegar e liderar devem ser as palavras de ordem. E mais: o bom diretor indica caminhos, é sensível às necessidades da comunidade, desenvolve talentos, facilita o trabalho da equipe e, é claro, resolve problemas.













REFERÊNCIA




LIBÂNEO, J.C. Organização e Gestão da Escola – teoria e prática. Editora do Autor, Goiânia, 2000.



PARO, Vítor Henrique. Administração Escolar., Ed. Cortez.



RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Conselho de Classe. Apostila da disciplina Fundamentos Teóricos da Educação do curso de pós-graduação a distância Metodologia do Ensino Fundamental da UFG. Acesso: junho de 2008.



RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Conselho Escolar e participação: um caminho a ser construído. Apostila da disciplina Fundamentos Teóricos da Educação do curso de pós-graduação a distância Metodologia do Ensino Fundamental da UFG. Acesso: junho de 2008.



UNESCO/MEC. Gestão da Escola Fundamental. Ed. Cortez.



http://portal.mec.gov.br/index.php.LDB. (Acesso em junho de 2008)



www.profissaomestre.com.br (Acesso em junho de 2008)



www.revistaescola.abril.com.br (Acesso em Junho de 2008)


Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 21 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/gestao-democratica-escolar-751904.html

    Palavras-chave do artigo:

    gestor educacao escola

    Comentar sobre o artigo

    Eliaquim Barbosa Pereira

    Este estudo tem como objetivo Analisar o papel do gestor no contexto escolar da Escola Municipal Profª Edneide Sales Campêlo e Escola Estadual Desembargador Sadoc Pereira identificando sua contribuição para o processo educacional. Essa temática despertou em mim, o interesse e reflexão, uma vez que é uma forma de se compreender o estabelecimento e manutenção de uma prática participativa do gestor escolar e, sobretudo, o equilíbrio das dimensões de gestão escolar. Para tanto, apropriei-me da liter

    Por: Eliaquim Barbosa Pereiral Educação> Ciêncial 27/02/2010 lAcessos: 1,099

    Busca-se através do trabalho bibliográfico explorar os conceitos de gestão e demonstrar que o gestor escolar tem uma função educativa que antecede à função administriva. Contudo elas se encontram interligadas, pois o gestor deve criar condições adequadas para o crescimento dos educandos e à construção conhecimento. A pesquisa demonstra que os critérios de desempenho de eficiência, eficácia devem estar ligados, em prncípio, à eficiência pedagógica. pois é na construção do conhecimento que a escol

    Por: Neide Pena Cárial Educaçãol 06/07/2011 lAcessos: 5,607
    Luzanira Ferreira de Aguiar

    Pretende-se nesta pesquisa compreender os pressupostos dos conflitos interpessoais no interior da escola, sabe-se que a escola por ser um sistema educacional-governamental tem uma maneira de ver o mundo que se reflete nas políticas educacionais que inter-relaciona pessoas, instituições de maneira harmônica e ás vezes contraditória e o gestor escolar faz parte desse sistema, funcionando como elo, por isso, conceituaremos gestão escolar, buscaremos entender o processo de comunicação frente aos con

    Por: Luzanira Ferreira de Aguiarl Educação> Ensino Superiorl 01/10/2009 lAcessos: 2,983

    RESUMO A ação dos gestores diante do problema da violência escolar é de fundamental importância para a vida dos alunos que a ele possam ter acesso. Não é necessário uma análise profunda de nossa sociedade para perceber o quanto a violência está latente. O índice crescente da violência na sociedade, nas mais diversas formas, já passa dos limites concebíveis. Alguns livros e revistas nos mostram essa dura realidade, entre eles concentramo-nos, principalmente nos cinco seguintes, que nos mostram i

    Por: Ana Lidia Silva Duartel Educação> Ciêncial 22/06/2010 lAcessos: 7,660 lComentário: 1

    A gestão escolar é vista por muitos "olhares" sejam pelos professores, alunos, comunidade escolar e principalmente pelo sistema que gerencia a educação nas instâncias municipal, estadual e federal. Cada segmento vê e sente a gestão da Instituição Escolar de uma forma a qual está intrinsecamente ligada a visão social e educacional de modo geral. Na grande e discutida caminhada da educação no Brasil que é objeto de incontáveis estudos, pesquisas, fóruns, dentre outros.

    Por: Cristnna Torresl Educação> Ciêncial 30/05/2012 lAcessos: 158
    Márcia Pontes

    Cresce a cada dia nas mídias e redes sociais o número de blogs, comunidades no orkut e perfis no Facebook com um trabalho forte de educadores que buscam ajudar a formar cidadãos para o trânsito. Se a educação no século XXI se sustenta em quatro pilares (aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser) e o mundo virtual é uma realidade, nós professores, temos de aprender a lidar com as novas ferramentas e aproveitar a força das redes sociais para a práxis.

    Por: Márcia Pontesl Educação> Educação Onlinel 04/04/2012 lAcessos: 490
    Márcia Pontes

    Estamos vivendo a década da Educação Para o Trânsito (2011-2020) como uma medida recomendada pela ONU a todos os seus países membros com a meta de reduzir em até 50% as mortes e sequelas dos acidentes de trânsito. Isso num cenário de 1,3 milhões de mortes em acidentes de trânsito no mundo. Sem ações coordenadas, integradas e sistêmicas em âmbito global, mas sobretudo nos municípios, qualquer ação educativa será descontextualizada, não passará de objeto discursivo.

    Por: Márcia Pontesl Educação> Educação Onlinel 04/04/2012 lAcessos: 258

    Porto Seguro recebe 5.000 profissionais da Educação no mês de junho de 2011. O CONVITE - Professores de todo o país estão convidados para participar do Congresso Internacional de Educação do Estado da Bahia. O CIDEB será realizado entre os dias 08 a 11 de junho de 2011.

    Por: Cidebl Educação> Educação Infantill 01/02/2011 lAcessos: 689

    Esse artigo foi elaborado com a pretenção de proporcionar um visão mais abragente da gestão da escola pública em seus detrimentos com a sociedade.Qual o pérfil dos técnicos pedagógicos,se ainda a educação está voltada a exclusão e que politicas públicas estão sendo trabalha na busca incessante por cidadania.

    Por: Prof.Raimundo Ferreira dos Santosl Educação> Educação Onlinel 28/10/2008 lAcessos: 196,116 lComentário: 36

    O estudo de currículo é determinante no contexto educacional, haja vista que ele norteia as situações de ensino, os conteúdos, os objetivos, as metodologias e as avaliações, ou seja, todo o planejamento escolar. Em uma dessas mudanças paradigmáticas de educação Goiás entra em um período de gestão 2012 de bimestralização do currículo, essa mudança acarretará vários fatos e transições na educação do estado. Analisaremos e discutiremos as mudanças desse período sobre um olhar crítico social.

    Por: BRUNO AMARAL RAMOSl Educaçãol 05/08/2012 lAcessos: 419
    michelly bonifacio

    ERP, do inglês Enterprise Resource Planning ou como é chamado em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), nada mais é que um sistema de gestão empresarial que possibilita o gerenciamento dos processos operacionais e administrativos. Saiba que benefícios traz para sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 12/09/2014
    Edson luiz dos Santos

    O objetivo deste documento é analisar as barreiras que impedem a evolução natural da concorrência na indústria de meios de pagamento, em específico, no setor de credenciamento (Acquirer)

    Por: Edson luiz dos Santosl Negócios> Administraçãol 05/09/2014 lAcessos: 32

    Muitas pessoas podem acabar por não ter conhecimento sobre quais seriam as funções, ou até mesmo qual seria a importância de uma empresa que seja administradora de condomínios.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 03/09/2014

    Dica como sua empresa pode economizar em telefonia. Nos dias atuais, empresas sólidas e bem estruturadas procuram a redução de custos em todos os seus departamentos, pois no balanço mensal ou anual da empresa a diferença é nítida.

    Por: Glaucol Negócios> Administraçãol 06/08/2014 lAcessos: 31

    Nos dias de hoje, podemos verificar que boa parte das pessoas acabam por não ter tempo o suficiente para que assim possam realizar determinadas atividades, como por exemplo a administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 06/08/2014 lAcessos: 15
    Marlon Silva

    Saiba o que é amostragem e como pode ser utilizada pela auditoria para conduzir os trabalhos de forma mais efetiva e que servirá para formar a opinião do auditor.

    Por: Marlon Silval Negócios> Administraçãol 05/08/2014 lAcessos: 16
    Marlon Silva

    Saiba a diferença entre os dois tipos de auditoria: Interna e Externa. Conheça o perfil de cada profissional e o objetivo dos trabalhos de cada um.

    Por: Marlon Silval Negócios> Administraçãol 05/08/2014 lAcessos: 15
    Marlon Silva

    Saiba o significado do termo auditoria e qual seu objetivo. Entenda de onde surgiu e como desempenha seu trabalho.

    Por: Marlon Silval Negócios> Administraçãol 04/08/2014 lAcessos: 12

    A casa desempenha um papel muito importante na comunidade Kalunga, pois é na casa que esse povo sempre se reúne. Na cozinha, junto ao fogão de barro, as mulheres preparam a comida. Por ser caro o custeio do fogão à gás e difícil o transporte é que o fogão à lenha prevalece. Enquanto isso, os homens contam “causos”, riem e se distraem fumando um cigarro de palha ou bebendo uma dose de pinga para abrir o apetite.

    Por: Leda Arminda Machado Barrosl Educaçãol 02/02/2009 lAcessos: 1,004

    A comunidade do Vão de Almas, apesar de dispersa em suas roças, tem forma de organização semelhante: vivem da agricultura de subsistência. As principais culturas no vão de almas são mandioca, milho e arroz. Suas principais atividades econômicas são produção de farinha e de mandioca. Os que possuem melhores condições criam bois, vacas e bezerros nas pastagens próximas.

    Por: Leda Arminda Machado Barrosl Educaçãol 02/02/2009 lAcessos: 841

    Investigar as formas de apropriação do espaço geográfico ocupado pelos Kalungas, mapeando algumas diferenças de gênero, tem por finalidade compreender a geografia econômica e a geografia social.

    Por: Leda Arminda Machado Barrosl Educaçãol 02/02/2009 lAcessos: 1,248 lComentário: 1

    Todos aqueles negros que ocuparam os vãos da Serra da Contenda na Chapada dos Veadeiros tinham um pedaço de terra e todos os membros da família podiam usar essa terra em comum, dividindo a produção. Na concepção deste povo, a terra era apenas um lugar para morar. Essas terras eram deles, pois tinham sido doadas ou adquiridas por um antepassado comum.

    Por: Leda Arminda Machado Barrosl Educaçãol 02/02/2009 lAcessos: 636

    Dos inúmeros quilombos formados e destruídos, sabe-se que apenas um resistiu à força da insensatez e do tempo. Kalunga é o nome da comunidade remanescente de quilombo situada no Estado de Goiás, desde o período colonial, nos municípios de Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás, ocupando uma área que constitui-se numa das maiores comunidades do país.

    Por: Leda Arminda Machado Barrosl Educaçãol 02/02/2009 lAcessos: 2,346 lComentário: 1

    A escravidão existia na África desde tempos desconhecidos. Era uma realidade institucional, não somente exercida na prática, mas sancionada pelas leis e pelos costumes.Portanto, os antepassados dos kalungas não eram povos que desconheciam este regime.

    Por: Leda Arminda Machado Barrosl Educaçãol 02/02/2009 lAcessos: 1,243

    Outra forma bastante interessante é trabalhar modalidades de texto através do conhecimento de mundo do aluno. Explicar a tipologia textual usando casos que estão na mídia, como o caso Isabela Nardoni.

    Por: Leda Arminda Machado Barrosl Educação> Línguasl 02/02/2009 lAcessos: 8,573 lComentário: 2

    A avaliação da aprendizagem deve ter como um de seus propósitos subsidiar a prática dos professores, oferecendo diagnósticos significativos para a definição e a redefinição do trabalho escolar, podendo corrigir os rumos do processo educativo em curso.

    Por: Leda Arminda Machado Barrosl Educaçãol 02/02/2009 lAcessos: 1,300

    Comments on this article

    5
    naiane 11/10/2011
    Assim como é citado no texto, a escola deve ser o primeiro passo para se aprender não apenas a ler e escrever mas passar a conhecer as leis, sabendo quais seus direitos e deveres, o professor deve no entanto saber e entender as leis para ajudar o aluno.
    As atividades devem ser transmitidas para os alunos, de forma nitida,o professor tem que ser apto a averiguar as dificuldades e se necessario, modificar o modo de ensino, dentro dos padrões estabelecidos.
    Este texto nos mostra portanto o quanto o professor tem que se preparar e se informar para ser um bom profissional, afinal a escola deve ser a porta inicial para a transformação em toda a sociedade.
    3
    ERINETE MARIA BRITO ARAÚJO 26/07/2011
    essas monografias serve como referencias para àqueles que irão fazer o tcc pela primeira vez, parabéns o trabalho de vocês e muito importante para mim que estou concluindo o meu curso de pedagogia e tenho como tema GESTÃO DEMOCRATICA.
    3
    suelene de alvarenga 21/04/2011
    Estou iniciando pesquisa para fazer meu TCC. Pretendo abordar a atuação do Conselho de Escola. Fico agradecida se puder me indicar algum material.
    3
    Lidiane Mesquita. 08/11/2010
    Estou fazendo meu projeto p/ monografia sobre gestão democratica e estou com dificuldade, pois não tenho livros. Por favor me ajude.Ficarei grata
    5
    suenequixabeira 18/07/2010
    Faço o curso de pedagogia ,e este artigo ajuda a ampliar meus conhecimentos já que pretendo fazer minha monografia em Gestão Democratica Escolar.gostaria de receber artigos e ideia a respeito do assunto desde já agradeço.
    1
    Maria de Jesus Morais da Silva 03/07/2010
    estou concluindo o curso de Pedagogia,e meu trabalho de conclusão será sobre gestão democratica no cotidiano escolar,fiquei contente em ter encontrado algumas orientações ,pois estava em duvida de como iniciar meu trabalho.obrigado,espero continuar recebendo informações.
    4
    Arlene França de Jesus 03/06/2010
    Quero começar minha monagrafia em Gestão Escolar, gostaria de receber alguns artigos sobre o assunto.
    4
    Rita de Cassia 12/04/2010
    Estou fazendo pós em Gestão Educacional e gostaria de desenvolver minha monografia sobre gestão democrática no cotidiano escolar.Gostaria de receber alguns artigos e idéias.No mais, boa sorte.
    2
    Maria Regina 27/11/2009
    Adorei a caricatura! O que tenho que fazer para fazer a minha cara?
    Maravilhaaaaaaaaaa!
    Aguardo resposta
    Abraços
    6
    Ivailcia Lina 17/08/2009
    Quero começar minha monografia em GEstão Educacional sobre Gestão democrática no cotidiano escolar e gostaria de receber alguns artigos sobre o assunto. Quem quizer compartilhar conhecimento, ficarei grata!
    4
    Socorro Peixeira 20/07/2009
    Gostei do seu artigo que acabou por me ajudar a direcionar melhor minhas idéias sobre gestão escolar. Obrigado!
    12
    Glaucia Santana da Silva 17/07/2009
    Estou fazendo minha monografia sobre gestão democratica no cotidiano escolar,mas em 2010 pretendo fazer minha pós-graduação sobre gestão e fiquei muito satisfeita com os comentários ,pois foi de suma importância abraços e boa sorte para todos que visitarem o site é muito proveitoso.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast