Gestão Estratégica De Custo

02/12/2008 • Por • 5,898 Acessos

Gestão Estratégica de Custo, pela forma Zetética é definido como o objetivo e os meios para chegar a um custo reduzido. Onde esse custo é definido como o valor pensado antes de fazer, ou seja, o esforço que vai produzir o valor. O Planejamento do esforço reduz a atividade.


        Antes é necessário diferenciar valor, preço e custo. Podemos simplificar com as seguintes definições:


1)Valor: é o valor econômico do objeto. O valor que está agregado além da moeda, como estatus, bem estar e outros.


2)Preço: é o dinheiro propriamente dito de quanto foi necessário para a construção daquele objeto.


3)Custo: Como pré definido antes é o esforço para a criação deste.


        Podemos definir a controladoria como: A função da área de Controladoria é dar suporte à tomada de decisões, monitorando os objetivos definidos no planejamento, identificando as causas de possíveis desvios e sugerindo propostas de ajuste.


        Em termos gerais, essa função se baseia na coleta de informações de outras áreas, na análise e geração de relatórios em tempo hábil para a tomada de decisões, utilizando-se para isso de sistemas informatizados. Dentro da controladoria é importante mencionar sobre o custo de oportunidade.


         Custo de Oportunidade: Todas as atividades devem ser avaliadas pelo mercado, que representa o custo de oportunidade de manter determinada atividade. Fundamentalmente, isto é explicado em dois conceitos de custo de oportunidade:


      Preço de mercado e preço de transferência baseado no preço de mercado, para avaliação dos estoques e produtos finais, e dos produtos e serviços produzidos pelas atividades internas.


      



        Custo de oportunidade financeiro, para mensurar e avaliar o aspecto financeiro das atividades e do custo de oportunidade dos acionistas, fornecedores de capital à empresa e às atividades.


        O custo de oportunidade dos acionistas é o lucro mínimo que eles deveriam receber para justificar seu investimento (o seu custo de oportunidade, a preço de mercado).


        A Eficácia da controladoria é mencionada nas eficiências dos processos e das gestões, onde a eficácia é maximizar o lucro da empresa.


         É relevante comentarmos sobre o impairment, perda do valor de realização. O valor depreciado de algum departamento. Pode-se adotar como matéria de custo estratégico. O impaiment tem uma espécie de assurance que significa assegurar, garantir o bom andamento para não acontecer o impaiment.

Perfil do Autor

Franco Kaolu Takakura Junior

Experiência na área de Controladoria (2 anos), atuando na Apuração e análise do resultado econômico e financeiro, Coordenação de Orçamentos...