Gestão Estratégica De Custo

Publicado em: 02/12/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 5,863 |

Gestão Estratégica de Custo, pela forma Zetética é definido como o objetivo e os meios para chegar a um custo reduzido. Onde esse custo é definido como o valor pensado antes de fazer, ou seja, o esforço que vai produzir o valor. O Planejamento do esforço reduz a atividade.


        Antes é necessário diferenciar valor, preço e custo. Podemos simplificar com as seguintes definições:


1)Valor: é o valor econômico do objeto. O valor que está agregado além da moeda, como estatus, bem estar e outros.


2)Preço: é o dinheiro propriamente dito de quanto foi necessário para a construção daquele objeto.


3)Custo: Como pré definido antes é o esforço para a criação deste.


        Podemos definir a controladoria como: A função da área de Controladoria é dar suporte à tomada de decisões, monitorando os objetivos definidos no planejamento, identificando as causas de possíveis desvios e sugerindo propostas de ajuste.


        Em termos gerais, essa função se baseia na coleta de informações de outras áreas, na análise e geração de relatórios em tempo hábil para a tomada de decisões, utilizando-se para isso de sistemas informatizados. Dentro da controladoria é importante mencionar sobre o custo de oportunidade.


         Custo de Oportunidade: Todas as atividades devem ser avaliadas pelo mercado, que representa o custo de oportunidade de manter determinada atividade. Fundamentalmente, isto é explicado em dois conceitos de custo de oportunidade:


      Preço de mercado e preço de transferência baseado no preço de mercado, para avaliação dos estoques e produtos finais, e dos produtos e serviços produzidos pelas atividades internas.


      



        Custo de oportunidade financeiro, para mensurar e avaliar o aspecto financeiro das atividades e do custo de oportunidade dos acionistas, fornecedores de capital à empresa e às atividades.


        O custo de oportunidade dos acionistas é o lucro mínimo que eles deveriam receber para justificar seu investimento (o seu custo de oportunidade, a preço de mercado).


        A Eficácia da controladoria é mencionada nas eficiências dos processos e das gestões, onde a eficácia é maximizar o lucro da empresa.


         É relevante comentarmos sobre o impairment, perda do valor de realização. O valor depreciado de algum departamento. Pode-se adotar como matéria de custo estratégico. O impaiment tem uma espécie de assurance que significa assegurar, garantir o bom andamento para não acontecer o impaiment.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/gestao-estrategica-de-custo-667451.html

    Palavras-chave do artigo:

    custo estrategico

    Comentar sobre o artigo

    José Manuel Moreira Batista

    A evolução da realidade da mediação imobiliária em Portugal leva a que esta não possa mais ser encarada e praticada como uma mera sucessão de negócios de oportunidade. O autor enfatiza a importância da estratégia empresarial como instrumento de identificação de oportunidades e de obtenção de uma rentabilidade económica superior. É apresentado um exemplo de aplicação do modelo de 5 Forças de Porter à mediação imobiliária.

    Por: José Manuel Moreira Batistal Negócios> Gestãol 31/03/2009 lAcessos: 1,627

    Este trabalho tem o objetivo de explorar a estrutura das organizações utilizando o conceito de escolas do pensamento estratégico, que são os dez pontos distintos que buscam refletir a prática Gerencial das Organizações com Foco na Escola do Design. Para isso é importante primeiramente abordarmos o conceito que definem as Escolas do Pensamento Estratégico.

    Por: Lidiane Carminatti Ucellal Marketing e Publicidadel 18/12/2009 lAcessos: 5,605 lComentário: 2
    Evaldo Roberto Schlemper

    O objetivo deste artigo é organizar uma argumentação teórica sobre planejamento estratégico com enfoque na contribuição que esta metodologia pode proporcionar para empresas rurais com foco no desenvolvimento sustentável. Pois, a empresa rural necessita de uma ferramenta que possibilite realizar um diagnóstico do ambiente interno e externo, analisando os pontos fortes e fracos, as oportunidade e as ameaças. A realidade do sistema de produção de alimentos vem passando por uma consta

    Por: Evaldo Roberto Schlemperl Negócios> Gestãol 15/01/2012 lAcessos: 417
    Luiz Diego Gatis

    RESUMO A governança corporativa dispõe de varias ferramentas, que pode ser usadas em conjunto ou de forma individuais. O planejamento estratégico e o orçamento empresarial são umas dessas ferramentas normalmente essas são usadas em conjunto para que se obtenham os resultados desejados. Este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos e princípios do planejamento estratégico para que se possa ter uma noção de como elaborado, e também apresentar o conceito básico de orçamento empresarial e su

    Por: Luiz Diego Gatisl Negócios> Administraçãol 25/10/2011 lAcessos: 4,091
    Gerisval Alves Pessoa

    Apresenta dicas de como realizar seus sonhos e objetivos pessoais, profissionais e espirituais por meio de um planejamento estratégico pessoal.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 28/12/2009 lAcessos: 1,531

    Este artigo tem como objetivo apresentar a necessidade de se ter um alinhamento estratégico de negócio antes de se fazer o alinhamento estratégico de TI. A abordagem é baseada na necessidade de tais planejamentos para contratação de serviços de TI na Administração Pública Federal. São apresentados conceitos a respeito de ambos e é mostrada a necessidade do alinhamento entre eles.

    Por: José Gonçalo dos Santosl Tecnologia> TIl 18/11/2010 lAcessos: 805 lComentário: 1

    A controladoria um gerenciamento de informações entre a empresa e a administração e o planejamento estratégico uma forma de avaliar e tornar um objetivo da empresa em realidade por métodos confiáveis.

    Por: FABIANA RABELO OLIVEIRAl Negócios> Gestãol 02/12/2013 lAcessos: 61

    Se para a área da saúde já é bem difícil imaginar que sua atividade profissional é um empreendimento; que este depende diretamente do desempenho de pessoas. O que dizer então quando abordamos a necessidade destas estarem atuando de acordo com o planejamento estratégico.

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 28/02/2009 lAcessos: 8,082

    O atual cenário econômico faz com que as empresas tenham, cada vez mais, a necessidade de criar novos meios de reduzir custos, pois esta é, na maioria das vezes, a única forma de enfrentar a concorrência e se manter no mercado. Neste contexto, o presente artigo desenvolve um estudo sobre a importância do controle de custos para as organizações. Sendo assim, inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de apresentar definições de gastos e algumas teorias sobre controle de cus

    Por: Diego Ceriolil Finançasl 24/09/2009 lAcessos: 25,524 lComentário: 6

    Cruzamento de informações entre o Bloco K da Escrituração Fiscal Digital e o Bloco H, bem como com registro da Escrituração Contábil Fiscal , devem ser levados em consideração.

    Por: Marcio Gomesl Negócios> Administraçãol 28/10/2014

    Atualmente, algo que podemos verificar na maioria dos condomínios, seria com relação ao fato de que muitas pessoas acabam por não ter tempo para quase nada, ou seja, saem logo de manhã de suas casas ou apartamentos.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 23/10/2014
    michelly bonifacio

    10 Dicas que Você Precisa Saber para Acertar na hora de Administrar sua Empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 20/10/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade, é o fato de que muitas pessoas podem acabar por morar em um condomínio, afinal acaba-se por julgar como algo mais seguro, no entanto, também acaba por ser possível que muitos não tenham conhecimento sobre acaba por funcionar o sistema de administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 17/10/2014

    Saiba o que é um Sistema de Informação Gerencial, suas vantagens e desvantagens, assim como os tipos nos quais os sistemas se classificam.

    Por: Sistemas de Informaçãol Negócios> Administraçãol 16/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    É praticamente impossível fazer alguma ação em nossas vidas sem que antes tenhamos feito um plano. Por exemplo, um professor tem que preparar suas aulas antes de ministrá-las e no caso de um gestor, este precisa preparar sua equipe para que atinja as metas estabelecidas e dentro dos prazos. Quando olhamos a estrutura de uma empresa percebemos o quanto é importante trabalhar o planejamento, principalmente para que as coisas saiam conforme o esperado e para que a empresa corra o menor risco possí

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 15/10/2014 lAcessos: 13
    Elisângela da Silva Pereira

    Encontramos no mercado hoje uma grande parcela de empresas que apresentam dificuldades de crescimento e abertura de novos negócios e, muitas vezes, não sabem o real motivo desta dificuldade. O que poucas delas sabem é que existe um serviço oferecido por empresas de consultoria chamado "Pesquisa de Clima Organizacional". Este serviço nada mais é que um instrumento que gera uma base sólida de dados sobre o comportamento da organização, e através dele é possível apontar áreas com demandas de melho

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 13/10/2014 lAcessos: 11

    Excel é a ferramenta mais usada no mundo corporativo! Todas as pessoas, independente do ramo de atuação, com toda certeza, um dia terá que usar o Excel para completar uma tarefa! Pensando em ajudar e conscientizar as pessoas, criei um infográfico que cita as principais razões para que todos os profissionais busquem a aprender Excel. Entre muitas razões, a principal é que o Excel pode aumentar significativamente o salário! Confira! http://www.ninjadoexcel.com.br

    Por: Ninja do Excell Negócios> Administraçãol 06/10/2014

    Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado no setor de PCP de uma empresa atuando no setor de alimentos. O estudo tem como objetivo principal dissertar sobre alguns aspectos básicos a respeito da elaboração do programa mestre de produção na referida empresa. O embasamento teórico demonstra confrontar com algumas definições relativas às áreas e estratégias pré-determinada pela empresa, definindo assim a metodologia e procedimentos de trabalho. Como resultado é apresentado algumas sugestõ

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 02/11/2010 lAcessos: 1,309

    O presente artigo teve como objetivo investigar as possíveis características do perfil de uma empreendedora no associativismo e quais ações foram fundamentais para o sucesso do negócio. Para a coleta de dados entrevistou-se uma gestora da associação que auxilia portadores do câncer, que obteve sucesso no interior de São Paulo e tem feito a diferença na sociedade com o empreendedorismo feminino. O estudo detectou características comportamentais empreendedoras e analisou um caso prático.

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 02/11/2010 lAcessos: 739

    Este diagrama, originalmente proposto por Kaoru Ishikawa na década de 60, já foi bastante utilizado em ambientes industriais para a localização de causas de dispersão de qualidade no produto e no processo de produção. Ele é uma ferramenta gráfica utilizada para explorar e representar opiniões a respeito de fontes de variações em qualidade de processo, mas que pode perfeitamente ser utilizada para a análise de problemas organizacionais genéricos

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 08/12/2008 lAcessos: 37,438 lComentário: 5

    DEMOSNTRA O NOVO CONCEITO TEORICO E PRATICO DA TERCEIRIZAÇÃO (OUTSOURCING)

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 02/12/2008 lAcessos: 3,041 lComentário: 1

    DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E FERRAMENTAS DE AUXÍLIO COMO SWOT E 6 SIGMAS

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 24/11/2008 lAcessos: 3,167
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast