Gestão Estratégica De Custo

Publicado em: 02/12/2008 |Comentário: 0 | Acessos: 5,860 |

Gestão Estratégica de Custo, pela forma Zetética é definido como o objetivo e os meios para chegar a um custo reduzido. Onde esse custo é definido como o valor pensado antes de fazer, ou seja, o esforço que vai produzir o valor. O Planejamento do esforço reduz a atividade.


        Antes é necessário diferenciar valor, preço e custo. Podemos simplificar com as seguintes definições:


1)Valor: é o valor econômico do objeto. O valor que está agregado além da moeda, como estatus, bem estar e outros.


2)Preço: é o dinheiro propriamente dito de quanto foi necessário para a construção daquele objeto.


3)Custo: Como pré definido antes é o esforço para a criação deste.


        Podemos definir a controladoria como: A função da área de Controladoria é dar suporte à tomada de decisões, monitorando os objetivos definidos no planejamento, identificando as causas de possíveis desvios e sugerindo propostas de ajuste.


        Em termos gerais, essa função se baseia na coleta de informações de outras áreas, na análise e geração de relatórios em tempo hábil para a tomada de decisões, utilizando-se para isso de sistemas informatizados. Dentro da controladoria é importante mencionar sobre o custo de oportunidade.


         Custo de Oportunidade: Todas as atividades devem ser avaliadas pelo mercado, que representa o custo de oportunidade de manter determinada atividade. Fundamentalmente, isto é explicado em dois conceitos de custo de oportunidade:


      Preço de mercado e preço de transferência baseado no preço de mercado, para avaliação dos estoques e produtos finais, e dos produtos e serviços produzidos pelas atividades internas.


      



        Custo de oportunidade financeiro, para mensurar e avaliar o aspecto financeiro das atividades e do custo de oportunidade dos acionistas, fornecedores de capital à empresa e às atividades.


        O custo de oportunidade dos acionistas é o lucro mínimo que eles deveriam receber para justificar seu investimento (o seu custo de oportunidade, a preço de mercado).


        A Eficácia da controladoria é mencionada nas eficiências dos processos e das gestões, onde a eficácia é maximizar o lucro da empresa.


         É relevante comentarmos sobre o impairment, perda do valor de realização. O valor depreciado de algum departamento. Pode-se adotar como matéria de custo estratégico. O impaiment tem uma espécie de assurance que significa assegurar, garantir o bom andamento para não acontecer o impaiment.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/gestao-estrategica-de-custo-667451.html

    Palavras-chave do artigo:

    custo estrategico

    Comentar sobre o artigo

    Este trabalho tem o objetivo de explorar a estrutura das organizações utilizando o conceito de escolas do pensamento estratégico, que são os dez pontos distintos que buscam refletir a prática Gerencial das Organizações com Foco na Escola do Design. Para isso é importante primeiramente abordarmos o conceito que definem as Escolas do Pensamento Estratégico.

    Por: Lidiane Carminatti Ucellal Marketing e Publicidadel 18/12/2009 lAcessos: 5,461 lComentário: 2
    José Manuel Moreira Batista

    A evolução da realidade da mediação imobiliária em Portugal leva a que esta não possa mais ser encarada e praticada como uma mera sucessão de negócios de oportunidade. O autor enfatiza a importância da estratégia empresarial como instrumento de identificação de oportunidades e de obtenção de uma rentabilidade económica superior. É apresentado um exemplo de aplicação do modelo de 5 Forças de Porter à mediação imobiliária.

    Por: José Manuel Moreira Batistal Negócios> Gestãol 31/03/2009 lAcessos: 1,615
    Evaldo Roberto Schlemper

    O objetivo deste artigo é organizar uma argumentação teórica sobre planejamento estratégico com enfoque na contribuição que esta metodologia pode proporcionar para empresas rurais com foco no desenvolvimento sustentável. Pois, a empresa rural necessita de uma ferramenta que possibilite realizar um diagnóstico do ambiente interno e externo, analisando os pontos fortes e fracos, as oportunidade e as ameaças. A realidade do sistema de produção de alimentos vem passando por uma consta

    Por: Evaldo Roberto Schlemperl Negócios> Gestãol 15/01/2012 lAcessos: 408
    Luiz Diego Gatis

    RESUMO A governança corporativa dispõe de varias ferramentas, que pode ser usadas em conjunto ou de forma individuais. O planejamento estratégico e o orçamento empresarial são umas dessas ferramentas normalmente essas são usadas em conjunto para que se obtenham os resultados desejados. Este trabalho tem como objetivo apresentar conceitos e princípios do planejamento estratégico para que se possa ter uma noção de como elaborado, e também apresentar o conceito básico de orçamento empresarial e su

    Por: Luiz Diego Gatisl Negócios> Administraçãol 25/10/2011 lAcessos: 3,856
    Gerisval Alves Pessoa

    Apresenta dicas de como realizar seus sonhos e objetivos pessoais, profissionais e espirituais por meio de um planejamento estratégico pessoal.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 28/12/2009 lAcessos: 1,526

    Este artigo tem como objetivo apresentar a necessidade de se ter um alinhamento estratégico de negócio antes de se fazer o alinhamento estratégico de TI. A abordagem é baseada na necessidade de tais planejamentos para contratação de serviços de TI na Administração Pública Federal. São apresentados conceitos a respeito de ambos e é mostrada a necessidade do alinhamento entre eles.

    Por: José Gonçalo dos Santosl Tecnologia> TIl 18/11/2010 lAcessos: 801 lComentário: 1

    A controladoria um gerenciamento de informações entre a empresa e a administração e o planejamento estratégico uma forma de avaliar e tornar um objetivo da empresa em realidade por métodos confiáveis.

    Por: FABIANA RABELO OLIVEIRAl Negócios> Gestãol 02/12/2013 lAcessos: 46

    Se para a área da saúde já é bem difícil imaginar que sua atividade profissional é um empreendimento; que este depende diretamente do desempenho de pessoas. O que dizer então quando abordamos a necessidade destas estarem atuando de acordo com o planejamento estratégico.

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 28/02/2009 lAcessos: 8,077

    O atual cenário econômico faz com que as empresas tenham, cada vez mais, a necessidade de criar novos meios de reduzir custos, pois esta é, na maioria das vezes, a única forma de enfrentar a concorrência e se manter no mercado. Neste contexto, o presente artigo desenvolve um estudo sobre a importância do controle de custos para as organizações. Sendo assim, inicialmente foi feita uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de apresentar definições de gastos e algumas teorias sobre controle de cus

    Por: Diego Ceriolil Finançasl 24/09/2009 lAcessos: 25,156 lComentário: 6
    michelly bonifacio

    Quando falamos de controlar estoque, muitas pessoas acreditam que isso é de outro mundo, afinal se até mesmo empresas grandes caem, como vamos conseguir, certo? Errado! O controle de estoque pode ser por muitas vezes excessivo, mas não é nada fora deste mundo. Desde que se seja perfeccionista, meticuloso e anancástico, é relativamente simples e para isso, preparamos você 6 dicas para não perder o controle do estoque.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 18/09/2014

    Em um mercado altamente competitivo, as empresas buscam o tempo todo formas de se diferenciar da concorrência levando mais valor para seus clientes. Essa cadeia de valor começa com o desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados para satisfazer as necessidades do seu consumidor. Para resistir à esfera competitiva, o grau de receptividade da cadeia de suprimentos entra em cena.

    Por: Jean Webbl Negócios> Administraçãol 17/09/2014
    michelly bonifacio

    ERP, do inglês Enterprise Resource Planning ou como é chamado em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), nada mais é que um sistema de gestão empresarial que possibilita o gerenciamento dos processos operacionais e administrativos. Saiba que benefícios traz para sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 12/09/2014
    Edson luiz dos Santos

    O objetivo deste documento é analisar as barreiras que impedem a evolução natural da concorrência na indústria de meios de pagamento, em específico, no setor de credenciamento (Acquirer)

    Por: Edson luiz dos Santosl Negócios> Administraçãol 05/09/2014 lAcessos: 35

    Muitas pessoas podem acabar por não ter conhecimento sobre quais seriam as funções, ou até mesmo qual seria a importância de uma empresa que seja administradora de condomínios.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 03/09/2014

    Dica como sua empresa pode economizar em telefonia. Nos dias atuais, empresas sólidas e bem estruturadas procuram a redução de custos em todos os seus departamentos, pois no balanço mensal ou anual da empresa a diferença é nítida.

    Por: Glaucol Negócios> Administraçãol 06/08/2014 lAcessos: 31

    Nos dias de hoje, podemos verificar que boa parte das pessoas acabam por não ter tempo o suficiente para que assim possam realizar determinadas atividades, como por exemplo a administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 06/08/2014 lAcessos: 15
    Marlon Silva

    Saiba o que é amostragem e como pode ser utilizada pela auditoria para conduzir os trabalhos de forma mais efetiva e que servirá para formar a opinião do auditor.

    Por: Marlon Silval Negócios> Administraçãol 05/08/2014 lAcessos: 17

    Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado no setor de PCP de uma empresa atuando no setor de alimentos. O estudo tem como objetivo principal dissertar sobre alguns aspectos básicos a respeito da elaboração do programa mestre de produção na referida empresa. O embasamento teórico demonstra confrontar com algumas definições relativas às áreas e estratégias pré-determinada pela empresa, definindo assim a metodologia e procedimentos de trabalho. Como resultado é apresentado algumas sugestõ

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 02/11/2010 lAcessos: 1,298

    O presente artigo teve como objetivo investigar as possíveis características do perfil de uma empreendedora no associativismo e quais ações foram fundamentais para o sucesso do negócio. Para a coleta de dados entrevistou-se uma gestora da associação que auxilia portadores do câncer, que obteve sucesso no interior de São Paulo e tem feito a diferença na sociedade com o empreendedorismo feminino. O estudo detectou características comportamentais empreendedoras e analisou um caso prático.

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 02/11/2010 lAcessos: 736

    Este diagrama, originalmente proposto por Kaoru Ishikawa na década de 60, já foi bastante utilizado em ambientes industriais para a localização de causas de dispersão de qualidade no produto e no processo de produção. Ele é uma ferramenta gráfica utilizada para explorar e representar opiniões a respeito de fontes de variações em qualidade de processo, mas que pode perfeitamente ser utilizada para a análise de problemas organizacionais genéricos

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 08/12/2008 lAcessos: 37,387 lComentário: 5

    DEMOSNTRA O NOVO CONCEITO TEORICO E PRATICO DA TERCEIRIZAÇÃO (OUTSOURCING)

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 02/12/2008 lAcessos: 3,026 lComentário: 1

    DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E FERRAMENTAS DE AUXÍLIO COMO SWOT E 6 SIGMAS

    Por: Franco Kaolu Takakura Juniorl Negócios> Administraçãol 24/11/2008 lAcessos: 3,150
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast