Incentivos E Benefícios Agregam. Reconhecimento Diferencia!

Publicado em: 30/01/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 6,921 |
Empresas têm oferecido freqüentemente vários benefícios e incentivos aos seus colaboradores. Podemos destacar como os mais utilizados: tíquete, vale-supermercado, seguro-educação, bolsas de estudo, cursos de idiomas, instrução dos filhos, reembolso para cursos de graduação, pós-graduação e MBA, plano de saúde e odontológico.

Claro que todos esses benefícios e incentivos são importantes e ajudam consideravelmente nos resultados financeiros do profissional, uma vez que se uma empresa oferece, por exemplo, plano de saúde extensível aos dependentes e bolsa de estudos, isso representa um adicional próximo a três salários mínimos em seus rendimentos mensais.

Há, entretanto, incontáveis empresas que acreditam que oferecer condições financeiras atrativas seja suficiente para manter seus profissionais e obter melhores resultados. O reconhecimento pelos projetos, produtividade e ações realizados pela e na empresa são fatores motivacionais importantíssimos que potencializam a satisfação dos profissionais e não geram qualquer ônus adicional à organização, no entanto, normalmente essa prática não é utilizada.

Não é difícil encontrarmos altos executivos, com excelente remuneração, que quando questionados sobre o trabalho, se gostam do que fazem ou o que têm realizado, comentam, de forma frustrada sobre suas atividades. Sentem-se frustrados não pelo insucesso em seus resultados, mas por serem tratados como profissionais que estão exercendo suas funções “simplesmente para isso”, por ser a “obrigação deles”.

Estes profissionais, quando não sentem suas atividades desafiadoras ou não são reconhecidos pelo diferencial apresentado em seus resultados, mesmo recebendo excelentes remunerações e benefícios perdem a paixão pelo que fazem.

Façamos uma rápida analogia com uma família, considerando que os pais são responsáveis pela segurança, educação e saúde dos filhos. Se eles vivem momentos de alegria, gozam de boa saúde e se destacam profissionalmente no futuro, os pais sempre falarão com muito orgulho dos resultados por eles obtidos. Não há alegria maior no mundo que falar bem dos filhos aos amigos. Contudo, se ocorrer o contrário muitos pais se sentirão culpados pelo insucesso, por possíveis ausências que causaram tal fracasso e evitarão comentar a conhecidos e familiares sobre o fato.

Assim é a vida dos profissionais. Os resultados são como filhos criados com muito esforço e dedicação pela determinação de cada um. Se forem resultados positivos e diferenciados esses profissionais estarão motivados, sentir-se-ão mais realizados e seguros para trocar as experiências com companheiros de trabalho e seus superiores, os quais poderão utilizar como benchmark a habilidade e sucesso por eles obtidos para incentivar os demais.

Entretanto, quando tal resultado simplesmente é ignorado e em momento algum o profissional se sente valorizado por suas ações extras e resultados diferenciados, este passa então a buscar novos horizontes, focados em seu reconhecimento pessoal e ampliação de sua auto-estima.

Com certeza em sua empresa há excelentes profissionais que neste momento talvez estejam sentindo falta de um simples “parabéns”. O sucesso não é feito apenas de vitórias mas de aprendizados, inovações e iniciativas.

Dê feed backs, valorize sua equipe, reconheça os esforços, as vitórias, os empenhos, as iniciativas e principalmente, valorize o ser humano que possui sentimentos, família, desejos e metas pessoais.

Conheça sua equipe, aproxime-se, envolva-se. Com certeza, a partir do momento que os colaboradores forem tratados como parte importante de um todo e não mais como simples grãos de areia na praia, trarão maiores resultados e terão orgulho de seu local de trabalho e da empresa que representam.

Um grande abraço!


*************************
WAGNER CAMPOS é Especialista em Marketing e Palestrante Motivacional em Vendas e Liderança. É Coordenador do curso de Marketing da Faculdade Anhanguera Educacional e Professor de MBA em Marketing. Contribuiu com empresas como Ambev, Unibanco, Whirpool Eletrodomésticos e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia".
Contato para Palestras, Consultoria e Treinamentos F: (19) 3444.9599 - 3038.0678 - wagner@trueconsultoria.com.br - falecom@wagnercampos.com.br 


Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/incentivos-e-beneficios-agregam-reconhecimento-diferencia-748305.html

    Palavras-chave do artigo:

    incentivos

    ,

    beneficios

    ,

    reconhecimento

    Comentar sobre o artigo

    Anderson Leão

    Atualmente, em face das lacunas e algumas semelhanças entre as legislações trabalhista e do estágio, surge a tentativa de muitas empresas em fraudar o contrato de estágio. Diante de tal situação, cabe às instituições competentes, a garantia da segurança jurídica, podendo os próprios estagiários, em caso de omissão daqueles e em vista de reais prejuízos, requerer a atuação do Poder Judiciário buscando o reconhecimento do vínculo empregatício.

    Por: Anderson Leãol Direito> Doutrinal 16/06/2011 lAcessos: 2,696 lComentário: 1

    VMware simplifica a migração de virtualização de desktop, de entrega de aplicações e de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, da sigla em inglês) para o VMware Horizon e o VMware AirWatch

    Por: Marcelo Danill Press Releasel 22/08/2014 lAcessos: 12

    Programa de Mentoring ajuda a treinar e moldar talentos.

    Por: cathoonlinel Carreira> Gestão de Carreiral 28/09/2009 lAcessos: 933
    Nelson B. Sousa

    O que eu pretendo neste artigo é deixar claro que "motivação" é algo que está intrínseco no ser humano. É o que nos faz acordar de manhã, trabalhar, estudar e principalmente é o que nos mantém ativos durante nossa vida. A motivação está diretamente ligada com nossos objetivos, sonhos, desejos e vontades, ou seja, a satisfação de nossas necessidades, conforto e segurança.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 17/05/2010 lAcessos: 872

    Não basta ter pessoas criativas se a organização não propiciar um ambiente favorável à criatividade. Em se tratando do ambiente profissional, a cultura organizacional, o clima da companhia e a chefia são fundamentais para incentivar ou matar a criatividade. Consciente do papel fundamental que o ambiente exerce na produção criativa, este artigo propõe sete mandamentos para motivar a criatividade nas organizações. Seguindo os sete mandamentos indicados neste artigo, as empresas poderão se tornar c

    Por: Alessandra do Valle Abrahão Soaresl Negócios> Gestãol 22/10/2009 lAcessos: 3,110
    Nayanne Novais Noronha

    Este artigo tem por finalidade apontar as influências da motivação no ambiente de trabalho e quais as consequências geradas do comportamento das pessoas como resultado no objetivo final almejado pela empresa, destacando formas de incentivo aos seus funcionários, para tanto foram realizadas pesquisas bibliográficas, webliográficas a fim de esclarecer aos administradores que é necessário adotarem métodos motivacionais que incentivem os colaboradores para aperfeiçoamento das atividades da empresa.

    Por: Nayanne Novais Noronhal Negócios> Gestãol 25/11/2011 lAcessos: 503
    Edmar Alves

    Comentário sobre recente decisão do STJ que confirma a exigência de CND para usufruto de incentivos fiscais

    Por: Edmar Alvesl Direito> Direito Tributáriol 25/11/2009 lAcessos: 349
    Ribamar Pinho

    É de extrema importância a presença da família no contexto escolar onde é imprescindível que os pais frequentem o ambiente escolar para saber de que maneira é desenvolvido o comportamento e aprendizagem de seus filhos. A presença da família na escola é significante porque demonstra apoio e preocupação com a aprendizagem da criança, sendo que, com a presença dos mesmos, a sociedade escolar, sentir-se-á honrada, compromissada e motivada para tratar o processo de ensino aprendizagem da criança.

    Por: Ribamar Pinhol Educação> Educação Infantill 20/01/2013 lAcessos: 819

    Desafios dos programas de fidelização para o mercado B2B. Quais são os atributos de um bom programa e os benefícios gerados para as empresas.

    Por: Tatiana Hernandesl Marketing e Publicidadel 23/02/2011 lAcessos: 1,757
    michelly bonifacio

    10 Dicas que Você Precisa Saber para Acertar na hora de Administrar sua Empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 20/10/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade, é o fato de que muitas pessoas podem acabar por morar em um condomínio, afinal acaba-se por julgar como algo mais seguro, no entanto, também acaba por ser possível que muitos não tenham conhecimento sobre acaba por funcionar o sistema de administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 17/10/2014

    Saiba o que é um Sistema de Informação Gerencial, suas vantagens e desvantagens, assim como os tipos nos quais os sistemas se classificam.

    Por: Sistemas de Informaçãol Negócios> Administraçãol 16/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    É praticamente impossível fazer alguma ação em nossas vidas sem que antes tenhamos feito um plano. Por exemplo, um professor tem que preparar suas aulas antes de ministrá-las e no caso de um gestor, este precisa preparar sua equipe para que atinja as metas estabelecidas e dentro dos prazos. Quando olhamos a estrutura de uma empresa percebemos o quanto é importante trabalhar o planejamento, principalmente para que as coisas saiam conforme o esperado e para que a empresa corra o menor risco possí

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 15/10/2014 lAcessos: 11
    Elisângela da Silva Pereira

    Encontramos no mercado hoje uma grande parcela de empresas que apresentam dificuldades de crescimento e abertura de novos negócios e, muitas vezes, não sabem o real motivo desta dificuldade. O que poucas delas sabem é que existe um serviço oferecido por empresas de consultoria chamado "Pesquisa de Clima Organizacional". Este serviço nada mais é que um instrumento que gera uma base sólida de dados sobre o comportamento da organização, e através dele é possível apontar áreas com demandas de melho

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 13/10/2014

    Excel é a ferramenta mais usada no mundo corporativo! Todas as pessoas, independente do ramo de atuação, com toda certeza, um dia terá que usar o Excel para completar uma tarefa! Pensando em ajudar e conscientizar as pessoas, criei um infográfico que cita as principais razões para que todos os profissionais busquem a aprender Excel. Entre muitas razões, a principal é que o Excel pode aumentar significativamente o salário! Confira! http://www.ninjadoexcel.com.br

    Por: Ninja do Excell Negócios> Administraçãol 06/10/2014

    RESUMO Este estudo tem como objetivo de analisar a Ética Geral e Profissional na Área da Contabilidade, buscando identificar e compreender a sua aplicação. A análise fundamenta este estudo baseia-se em levantamento bibliográfico e estudo de caso. Sendo os princípios e valores éticos nos Escritórios de Contabilidade, o ponto principal da pesquisa, pela análise dos dados, denota-se que e os profissionais em geral conhecem o código de ética na sua formação acadêmica, sabem de sua importância para

    Por: Marcela J. Bojanowskil Negócios> Administraçãol 04/10/2014 lAcessos: 18

    O fusionamento de grandes empresas no Brasil tem se tornado algo recorrente. É preciso pensar na implicação das responsabilidades e éticas após tal junção. Será que é possível unir duas empresas, antes concorrentes, e se tornarem aliadas sem comprometer suas missões e valores?

    Por: Flavia Sál Negócios> Administraçãol 03/10/2014
    Wagner Campos

    Quando o foco das reclamações é direcionado no local de trabalho, vale lembrar que toda corporação tem falhas, até mesmo porque é composta por seres humanos. Os procedimentos existentes foram desenvolvidos por pessoas, as quais podem errar e com o tempo, tais procedimentos podem ser melhorados (ou não), dependendo da contribuição de todos.

    Por: Wagner Camposl Carreira> Gestão de Carreiral 25/02/2011 lAcessos: 131
    Wagner Campos

    Muitos compram um carro com a sensação que saíram perdendo ou foram enganados.

    Por: Wagner Camposl Negócios> Vendasl 17/01/2011 lAcessos: 180
    Wagner Campos

    Em toda organização há os profissionais que se destacam por seus resultados com freqüência, ou, quando não se destacam, fazem de tudo para serem diferenciados e se diferenciarem ao menos, da maioria.

    Por: Wagner Camposl Negócios> Administraçãol 06/07/2010 lAcessos: 150
    Wagner Campos

    Um programa motivacional deve ser desenvolvido com muita atenção e dedicação, atendendo a vários quesitos e não deixando de considerar em sua estrutura os treinamentos que deverão ser oferecidos, incentivos, palestras, análise de clima organizacional, reconhecimento dos colaboradores e transparência.

    Por: Wagner Camposl Negócios> Administraçãol 22/06/2010 lAcessos: 424
    Wagner Campos

    Há muito tempo ouço pessoas reclamarem afirmando que o mercado é injusto, que falta oportunidades, que não são reconhecidas profissionalmente entre outras centenas de argumentações, justificando seu insucesso ou frustração. Da mesma maneira, vários clientes e amigos empresários mostram o outro lado da moeda quando reclamam que estão preocupados devido a várias dificuldades encontradas, entre elas, contratação de profissionais qualificados

    Por: Wagner Camposl Carreiral 14/09/2009 lAcessos: 224
    Wagner Campos

    No trabalho, a falta de motivação afasta os colegas, colabora para a existência de problemas de saúde, aumenta o retrabalho e torna o clima desagradável. Já o contrário, tornará o ambiente mais produtivo, criativo, harmonioso, com menos abstinência e menos retrabalho.

    Por: Wagner Camposl Negóciosl 09/09/2009 lAcessos: 2,189
    Wagner Campos

    Independente de uma situação de mercado, cidade, localização ou região, para que uma loja tenha maior sucesso em suas vendas, deve se atentar a várias ações visuais que colaborarão para conquistar seus clientes e motiva-los a comprar:

    Por: Wagner Camposl Marketing e Publicidadel 03/08/2009 lAcessos: 4,086 lComentário: 1
    Wagner Campos

    Assuma riscos, dedique-se, veja o que a maioria não consegue enxergar, se planeje e sempre ame o que você faz. Com amor, dedicação, determinação, empenho, um bom planejamento e metas bem definidas, sua chance de sucesso será muito maior!

    Por: Wagner Camposl Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 2,383 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast