Liderança Feminina

11/09/2008 • Por • 4,535 Acessos

    Em essência o líder não trabalha para a empresa, trabalha para seus liderados. Este, sim, é que trabalham para  empresa, são eles que produzem os resultados.

   Líder é aquele qume cria e mantém a confiança entre sua equipe, é ser capaz de conseguir que uma ou mais pessoa "mova-se" no sentido de um resultado comum.

   O verdadeiro líder está sempre buscando novas formas de tornar sua equipe mais eficiente para atingir seus resultados almejados.

   Liderar é fazer com que pessoas queiram fazer o que é necessário e identificar novos chefes fortes e conscientes para produzir de forma eficiente a tropa no combate em momentos  em que não estiver presente, como o vôo dos gansos a lidera~ça muda com freqüencia revezando na orientação do grupo.

   A generalidade dos líderes  não estão em onter conquistas pessoais, mas em liderar talento de outras pessoas.

    O site http://www.geocities.com/g_anjos/artigo05.gtm relata que as mulheres agem maisa pela intuição, vêem as coisas no seu contexto e trabalha mais em equipe.

   Afirma ainda que a mulher é mais paciente e tem uma visão mais detalhjada dos assuntos, ao contrário  do homem, que vê tudo de uma maneira global.

   Comenta ainda os pontos fortes da liderança feminina:

   * A mulher é, por natureza mais resistente que o homem, tanto fisica como psicologicamente. É capaz de suportar pressão melhor que os homens.

   * A mulher tem intuição e a comunicação bem mais desenvolvidas do que os homens.

    Outra caracterisitica que as mulheres apresentam em maior grau do que os homens é a capac idade de tomar decisões rápidas, tem também a capacidade  de liderar várias situações ao mesmo tempo, por terem a sensibilidade mais aguçada e por administrarem melhor o seu tempo.

   Os homens focam-se na separação, na fuga da autoridade, da família ou do que quer que ameaça a sua autonomia. As  mulheres focam-se em conexões. Os homens resolvem os problemas com confronto, já as mulheres enfatizam a proteção.

   Compaixão, tolerância, responsabilidade, integridade, capacidade de resolver conflitos e problemas, orientação para as pessoas, saber trabalhar em equipe e ouvir, procurando consensos, são outras caracterísiticas associadas ao estilo feminino.

   As capacidades de sentir empatia, interpretar e lidar com os sentimentos dos outros, características da inteligência emocional são aparentemente mais femininas.

   Durante séculos, as mulheres tiveram filhos, negociaram, chegaram a consensos, educaram e criaram imagens e valores. Hoje, quando lideram um empresa, transportam em competências que são inovadoras no meio empresarial. Educar, ensinar, treinar, transmitir experiência e valores, identificar o que cada um  e do grupo faz parte do papel da mulher desde sempre.

Perfil do Autor

Débora Pereira

Bacharela em Secretariado Executivo Trilíngüe pela Faculdades Claretianas de Rio Claro/SP