O Amanhã Melhor Hoje, Que Foi Melhor Que Ontem

Publicado em: 05/05/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 797 |

O amanhã melhor que hoje, que foi melhor que ontem.

Cícero A Rocha

 Os caminhos para a excelência empresarial sempre foram iguais, ontem, hoje e que também serão amanhã e isto é visto e comprovado através dos tempos e das empresas BENCHMARK no Brasil e no mundo.

 Entretanto vale salientar que no futuro estes caminhos serão cada vez mais difíceis e trabalhosos, mas nada que dedicação, comprometimento, aprendizado, competência, talento e flexibilidade não possa resolver ou no mínimo amenizar os problemas a serem enfrentados e resolvidos para que possamos abrir e manter os caminhos para a excelência empresarial.

 Somente os empreendedores vencedores - aqueles com alto nível de liderança - poderão construir e conquistar os caminhos para a excelência empresarial, pois além das qualidades e características acima citadas deverá ser ético, observador, saber influenciar pessoas, ter um excelente relacionamento interpessoal, estar - a maior parte do tempo - sempre de bom humor, saber ouvir, bem como estabilidade emocional e ser extremamente carismático.

 A soma de todas estas qualidades pessoais e empreendedoras agregadas ao planejamento estratégico e programas de qualidade levará uma organização a trilhar sempre os caminhos da excelência.

 Mas para tudo isto acontecer é imprescindível do ser humano - o funcionário - altamente MOTIVADO e exaustivamente TREINADO, pois são as pessoas, somente elas capazes de correrem e percorrerem o caminho da excelência que elas ajudaram a construir ou construíram, seja ele empresarial ou pessoal.

 Essas pessoas são corajosas, destemidas e arrojadas possuem criatividade e iniciativa, são donos do seu presente e criadoras do seu futuro. Não tem medo - lembre-se que o medo é irmão gêmeo do fracasso - de errarem em busca de novos caminhos - errar no que se sabe e conhece é inadmissível, mas errar em busca do novo deve ser incentivado.

 Os que trilham o caminho da excelência empresarial, não ficam olhando só para os concorrentes e muito menos se preocupam em melhorar só o que tem de ser melhorado, focam sim em surpreender o mercado e os clientes, procuram ser eficientes e eficazes, lutam pelo título e não para sair da zona de rebaixamento.

 Empreendedores de sucesso e que buscam cada vez mais se manter no caminho da excelência, utilizam a política 80/20 - 80% das informações necessárias para uma decisão são geralmente conseguidas em curto espaço de tempo, então não espere pelos 20% restante - e ela deve ser a tonica no dia-a-dia das pessoas que querem seguir no caminho da excelência.

 Excelência não é um acontecimento mágico, é sim a soma das qualidades e características natas ou adquiridas por um empreendedor e líder. Para a conquista do caminho da excelência, não precisamos lançar novos produtos ou serviços, muito menos modificar o comportamento do cliente. Fazer negócios inovadores é, entre muitas coisas, estar sempre atento às decisões do dia-a-dia e seus desdobramentos. É detectar o quanto estamos sendo repetitivo nas decisões ou tendo atitudes sem sentido. A inovação deverá ser vista como parte do processo e não algo que pode ser deixado para depois.

 Não se iluda, nenhum plano ou programa de qualidade ou excelência terá sucesso, senão houver pessoas competentes, talentosas e principalmente comprometidas para implementar, mas, para isto acontecer é necessário saber transformar as adversidades encontradas no caminho para a excelência em oportunidades para crescimento e inovação. Então monte sempre um alazão - preferencialmente campeão - e nunca um pangaré, pois a excelência será proporcional à competência, talento e comprometimento dos contratados, então para que sua empresa conquiste, trilhe e mantenha-se no caminho da excelência contrate somente pessoas motivadas e pelo amor de Deus nunca as desmotive. Pois devemos estar sempre preparado para a busca de atitudes que poderão servir de suporte para as reações adversas que inevitavelmente surgirão em nosso ambiente de trabalho e eventualmente em nossa vida pessoal.

 E por último nunca menospreze a equipe por um simples gesto de bravura. Tome decisões pelos motivos corretos, com objetivos de longo prazo, evitando decisões superficiais que só lhe servirão para criar falsos instantes de glória e possíveis problemas futuros.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/o-amanha-melhor-hoje-que-foi-melhor-que-ontem-901488.html

    Palavras-chave do artigo:

    qualidade

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo aborda a importância da gestão da qualidade na gestão de projetos. Apresenta as definições da qualidade adotadas pelo Guia PMBOK e a ISO 9000, assim como os processos da gestão da qualidade sugeridos pelo PMBOK (planejamento, garantia e controle da qualidade). Por fim, aborda-se a questão dos comitês de qualidade e sua importância no gerenciamento de projetos.

    Por: Ana Luiza Cunhal Educação> Ensino Superiorl 21/12/2012 lAcessos: 133
    Elizeu Vieira Moreira

    Reflete sobre a trajetória da qualidade como parâmetro do processo de produção capitalista até sua transformação em Qualidade Total e sua ressignificação como simulacro e instrumento de controle nas políticas educacionais e das relações pedagógicas. Analisa a incorporação das novas tecnologias ao processo de formação dos gestores escolares a partir do Progestão/SEDUC iniciado em 2005.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 29/06/2011 lAcessos: 762

    A engenharia de software vem aprimorando técnicas em busca de produtividade e facilidade, no desenvolvimento e manutenção dos softwares. Nesse contexto, fatores como padronização e documentação, têm um papel muito importante, pois influenciam diretamente na prevenção e eliminação de defeitos de software. Este trabalho busca identificar na prática, quais são os artefatos mais utilizados nessas atividades para poder obter uma maior qualidade no processo de desenvolvimento e manutenção de software

    Por: Fábio Cristofalo da Silval Tecnologia> Programaçãol 08/02/2010 lAcessos: 5,826
    FLÁVIÀ M LORÊMÇON

    Exceder as expectativas do cliente, no sentido de um serviço de qualidade, deve ser a força que impulsiona uma organização, o centro de suas preocupações e o motivo para ela estar nos negócios. Um serviço de qualidade não é a meta, não é um objetivo, ao contrário, é uma forma de fazer negócios, uma forma de vida.

    Por: FLÁVIÀ M LORÊMÇONl Marketing e Publicidadel 30/09/2009 lAcessos: 10,960 lComentário: 2
    Felipe Silva Rodrigues

    O presente artigo teve como seu objetivo principal estabelecer a relação existente entre a qualidade de vida no trabalho e a motivação. Como metodologia foi realizada uma pesquisa em uma empresa multinacional do setor industrial. Os dados nos informam que a percepção por parte dos funcionários com relação aos temas quando abordados separadamente pode ser vista de diferentes maneiras.

    Por: Felipe Silva Rodriguesl Negócios> Gestãol 27/03/2014 lAcessos: 49

    O presente trabalho teve como objetivo verificar os fatores que compõem e como é a qualidade de vida no trabalho dos psicólogos do CAPS/CISME em um município do interior de Goiás. Participaram da pesquisa profissionais da área da psicologia, que trabalham no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) deste município. Foi utilizado o Inventário de Qualidade de Vida (IQV) de Lipp, o qual permitiu fazer uma avaliação dessa qualidade de vida.

    Por: Albertol Psicologia&Auto-Ajudal 27/11/2012 lAcessos: 47
    Antomar Marins e Silva

    Como a área de Marketing da empresa pode associar-se a Qualidade para aumentar a competitividade da organização.

    Por: Antomar Marins e Silval Marketing e Publicidadel 09/01/2009 lAcessos: 9,163

    Este artigo tem o objetivo de apresentar um sistema de gestão integrada de qualidade, Segurança, meio-ambiente, saúde e responsabilidade social – QSMS-RS, aplicado em uma organização do ramo de óleo e gás, em conformidade com os requisitos das normas NBR ISO 9001:2008, NBR ISO14001: 2004, OHSAS 18001:2007 e SA 8000.

    Por: Giselle Campanharol Negócios> Gestãol 01/06/2012 lAcessos: 837
    Thiago Miranda

    Se por um lado, a tecnologia e a industrialização facilitam nossas vidas e contribuem para o progresso social e econômico da civilização, por outro nos colocam a mercê de uma série de fatores de riscos relacionados ao estado de saúde. Contrariando essa perspectiva, a Educação Física aparece como uma das variáveis na promoção da qualidade de vida e da saúde, tendo papel importante na atuação escolar (NAHAS, 2001). A pesquisa pretende apontar o papel da educação física em pról à qualidade de vida.

    Por: Thiago Mirandal Educação> Ensino Superiorl 31/07/2009 lAcessos: 14,081 lComentário: 2
    shirleidy de sousa freire

    Este artigo analisa a importância da aplicabilidade dos programas de QVT no trabalho, desde o inicio de seus estudos até os dias atuais. Através de uma pesquisa bibliográfica foi possível mostra de maneira bem clara, a origem evolutiva, alguns conceitos, e também avaliar as dificuldades e obstáculos enfrentados para a adequada aplicação destes programas de QVT.

    Por: shirleidy de sousa freirel Negócios> Gestãol 15/10/2013 lAcessos: 160
    michelly bonifacio

    Quando falamos de controlar estoque, muitas pessoas acreditam que isso é de outro mundo, afinal se até mesmo empresas grandes caem, como vamos conseguir, certo? Errado! O controle de estoque pode ser por muitas vezes excessivo, mas não é nada fora deste mundo. Desde que se seja perfeccionista, meticuloso e anancástico, é relativamente simples e para isso, preparamos você 6 dicas para não perder o controle do estoque.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 18/09/2014

    Em um mercado altamente competitivo, as empresas buscam o tempo todo formas de se diferenciar da concorrência levando mais valor para seus clientes. Essa cadeia de valor começa com o desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados para satisfazer as necessidades do seu consumidor. Para resistir à esfera competitiva, o grau de receptividade da cadeia de suprimentos entra em cena.

    Por: Jean Webbl Negócios> Administraçãol 17/09/2014
    michelly bonifacio

    ERP, do inglês Enterprise Resource Planning ou como é chamado em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), nada mais é que um sistema de gestão empresarial que possibilita o gerenciamento dos processos operacionais e administrativos. Saiba que benefícios traz para sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 12/09/2014
    Edson luiz dos Santos

    O objetivo deste documento é analisar as barreiras que impedem a evolução natural da concorrência na indústria de meios de pagamento, em específico, no setor de credenciamento (Acquirer)

    Por: Edson luiz dos Santosl Negócios> Administraçãol 05/09/2014 lAcessos: 32

    Muitas pessoas podem acabar por não ter conhecimento sobre quais seriam as funções, ou até mesmo qual seria a importância de uma empresa que seja administradora de condomínios.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 03/09/2014

    Dica como sua empresa pode economizar em telefonia. Nos dias atuais, empresas sólidas e bem estruturadas procuram a redução de custos em todos os seus departamentos, pois no balanço mensal ou anual da empresa a diferença é nítida.

    Por: Glaucol Negócios> Administraçãol 06/08/2014 lAcessos: 31

    Nos dias de hoje, podemos verificar que boa parte das pessoas acabam por não ter tempo o suficiente para que assim possam realizar determinadas atividades, como por exemplo a administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 06/08/2014 lAcessos: 15
    Marlon Silva

    Saiba o que é amostragem e como pode ser utilizada pela auditoria para conduzir os trabalhos de forma mais efetiva e que servirá para formar a opinião do auditor.

    Por: Marlon Silval Negócios> Administraçãol 05/08/2014 lAcessos: 16

    A contabilidade como ferramenta administrativa de planejamento e gerenciamento de um empreendiemnto de um negócio.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 4,926

    A motivação como ingrediente principal para o progresso nos empreendimentos a serem realizados e projetos elaborados.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 968

    A fidelização é a conseguencia, o resultado da satisfação oferecida.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 1,007

    A falta de qualida no pré, no atendimento e no pós.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 1,368

    A importaãncia e necessidade da mundança de atitude diante das adversidades.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 365

    A flta ou ausencia de palnejamento é o primeiro sinal de que a coisa não vai dar certo, ou seja não sairá do lugar.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 317

    O Contabilista o maior e melhor parceiro das empresas, seja ela de qualquer porte, ramo e segmento do mercado.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 4,974 lComentário: 3

    Tudo é possível desde que se tenha vontade, determinação e atitude pro-ativa.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 1,184

    Comments on this article

    0
    paula sales 18/05/2009
    adorei o artigo. isso me foi muito útil pois inicie minha faculdade agora e estou buscando me espelhar nequeles empreendedores do passado para me sentir motivada.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast