O Amanhã Melhor Hoje, Que Foi Melhor Que Ontem

Publicado em: 05/05/2009 |Comentário: 1 | Acessos: 799 |

O amanhã melhor que hoje, que foi melhor que ontem.

Cícero A Rocha

 Os caminhos para a excelência empresarial sempre foram iguais, ontem, hoje e que também serão amanhã e isto é visto e comprovado através dos tempos e das empresas BENCHMARK no Brasil e no mundo.

 Entretanto vale salientar que no futuro estes caminhos serão cada vez mais difíceis e trabalhosos, mas nada que dedicação, comprometimento, aprendizado, competência, talento e flexibilidade não possa resolver ou no mínimo amenizar os problemas a serem enfrentados e resolvidos para que possamos abrir e manter os caminhos para a excelência empresarial.

 Somente os empreendedores vencedores - aqueles com alto nível de liderança - poderão construir e conquistar os caminhos para a excelência empresarial, pois além das qualidades e características acima citadas deverá ser ético, observador, saber influenciar pessoas, ter um excelente relacionamento interpessoal, estar - a maior parte do tempo - sempre de bom humor, saber ouvir, bem como estabilidade emocional e ser extremamente carismático.

 A soma de todas estas qualidades pessoais e empreendedoras agregadas ao planejamento estratégico e programas de qualidade levará uma organização a trilhar sempre os caminhos da excelência.

 Mas para tudo isto acontecer é imprescindível do ser humano - o funcionário - altamente MOTIVADO e exaustivamente TREINADO, pois são as pessoas, somente elas capazes de correrem e percorrerem o caminho da excelência que elas ajudaram a construir ou construíram, seja ele empresarial ou pessoal.

 Essas pessoas são corajosas, destemidas e arrojadas possuem criatividade e iniciativa, são donos do seu presente e criadoras do seu futuro. Não tem medo - lembre-se que o medo é irmão gêmeo do fracasso - de errarem em busca de novos caminhos - errar no que se sabe e conhece é inadmissível, mas errar em busca do novo deve ser incentivado.

 Os que trilham o caminho da excelência empresarial, não ficam olhando só para os concorrentes e muito menos se preocupam em melhorar só o que tem de ser melhorado, focam sim em surpreender o mercado e os clientes, procuram ser eficientes e eficazes, lutam pelo título e não para sair da zona de rebaixamento.

 Empreendedores de sucesso e que buscam cada vez mais se manter no caminho da excelência, utilizam a política 80/20 - 80% das informações necessárias para uma decisão são geralmente conseguidas em curto espaço de tempo, então não espere pelos 20% restante - e ela deve ser a tonica no dia-a-dia das pessoas que querem seguir no caminho da excelência.

 Excelência não é um acontecimento mágico, é sim a soma das qualidades e características natas ou adquiridas por um empreendedor e líder. Para a conquista do caminho da excelência, não precisamos lançar novos produtos ou serviços, muito menos modificar o comportamento do cliente. Fazer negócios inovadores é, entre muitas coisas, estar sempre atento às decisões do dia-a-dia e seus desdobramentos. É detectar o quanto estamos sendo repetitivo nas decisões ou tendo atitudes sem sentido. A inovação deverá ser vista como parte do processo e não algo que pode ser deixado para depois.

 Não se iluda, nenhum plano ou programa de qualidade ou excelência terá sucesso, senão houver pessoas competentes, talentosas e principalmente comprometidas para implementar, mas, para isto acontecer é necessário saber transformar as adversidades encontradas no caminho para a excelência em oportunidades para crescimento e inovação. Então monte sempre um alazão - preferencialmente campeão - e nunca um pangaré, pois a excelência será proporcional à competência, talento e comprometimento dos contratados, então para que sua empresa conquiste, trilhe e mantenha-se no caminho da excelência contrate somente pessoas motivadas e pelo amor de Deus nunca as desmotive. Pois devemos estar sempre preparado para a busca de atitudes que poderão servir de suporte para as reações adversas que inevitavelmente surgirão em nosso ambiente de trabalho e eventualmente em nossa vida pessoal.

 E por último nunca menospreze a equipe por um simples gesto de bravura. Tome decisões pelos motivos corretos, com objetivos de longo prazo, evitando decisões superficiais que só lhe servirão para criar falsos instantes de glória e possíveis problemas futuros.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/o-amanha-melhor-hoje-que-foi-melhor-que-ontem-901488.html

    Palavras-chave do artigo:

    qualidade

    Comentar sobre o artigo

    Elizeu Vieira Moreira

    Reflete sobre a trajetória da qualidade como parâmetro do processo de produção capitalista até sua transformação em Qualidade Total e sua ressignificação como simulacro e instrumento de controle nas políticas educacionais e das relações pedagógicas. Analisa a incorporação das novas tecnologias ao processo de formação dos gestores escolares a partir do Progestão/SEDUC iniciado em 2005.

    Por: Elizeu Vieira Moreiral Educação> Ciêncial 29/06/2011 lAcessos: 778

    Este artigo aborda a importância da gestão da qualidade na gestão de projetos. Apresenta as definições da qualidade adotadas pelo Guia PMBOK e a ISO 9000, assim como os processos da gestão da qualidade sugeridos pelo PMBOK (planejamento, garantia e controle da qualidade). Por fim, aborda-se a questão dos comitês de qualidade e sua importância no gerenciamento de projetos.

    Por: Ana Luiza Cunhal Educação> Ensino Superiorl 21/12/2012 lAcessos: 153

    A engenharia de software vem aprimorando técnicas em busca de produtividade e facilidade, no desenvolvimento e manutenção dos softwares. Nesse contexto, fatores como padronização e documentação, têm um papel muito importante, pois influenciam diretamente na prevenção e eliminação de defeitos de software. Este trabalho busca identificar na prática, quais são os artefatos mais utilizados nessas atividades para poder obter uma maior qualidade no processo de desenvolvimento e manutenção de software

    Por: Fábio Cristofalo da Silval Tecnologia> Programaçãol 08/02/2010 lAcessos: 5,850
    FLÁVIÀ M LORÊMÇON

    Exceder as expectativas do cliente, no sentido de um serviço de qualidade, deve ser a força que impulsiona uma organização, o centro de suas preocupações e o motivo para ela estar nos negócios. Um serviço de qualidade não é a meta, não é um objetivo, ao contrário, é uma forma de fazer negócios, uma forma de vida.

    Por: FLÁVIÀ M LORÊMÇONl Marketing e Publicidadel 30/09/2009 lAcessos: 11,053 lComentário: 2
    Felipe Silva Rodrigues

    O presente artigo teve como seu objetivo principal estabelecer a relação existente entre a qualidade de vida no trabalho e a motivação. Como metodologia foi realizada uma pesquisa em uma empresa multinacional do setor industrial. Os dados nos informam que a percepção por parte dos funcionários com relação aos temas quando abordados separadamente pode ser vista de diferentes maneiras.

    Por: Felipe Silva Rodriguesl Negócios> Gestãol 27/03/2014 lAcessos: 75

    O presente trabalho teve como objetivo verificar os fatores que compõem e como é a qualidade de vida no trabalho dos psicólogos do CAPS/CISME em um município do interior de Goiás. Participaram da pesquisa profissionais da área da psicologia, que trabalham no Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) deste município. Foi utilizado o Inventário de Qualidade de Vida (IQV) de Lipp, o qual permitiu fazer uma avaliação dessa qualidade de vida.

    Por: Albertol Psicologia&Auto-Ajudal 27/11/2012 lAcessos: 53

    Este artigo tem o objetivo de apresentar um sistema de gestão integrada de qualidade, Segurança, meio-ambiente, saúde e responsabilidade social – QSMS-RS, aplicado em uma organização do ramo de óleo e gás, em conformidade com os requisitos das normas NBR ISO 9001:2008, NBR ISO14001: 2004, OHSAS 18001:2007 e SA 8000.

    Por: Giselle Campanharol Negócios> Gestãol 01/06/2012 lAcessos: 880
    Thiago Miranda

    Se por um lado, a tecnologia e a industrialização facilitam nossas vidas e contribuem para o progresso social e econômico da civilização, por outro nos colocam a mercê de uma série de fatores de riscos relacionados ao estado de saúde. Contrariando essa perspectiva, a Educação Física aparece como uma das variáveis na promoção da qualidade de vida e da saúde, tendo papel importante na atuação escolar (NAHAS, 2001). A pesquisa pretende apontar o papel da educação física em pról à qualidade de vida.

    Por: Thiago Mirandal Educação> Ensino Superiorl 31/07/2009 lAcessos: 14,166 lComentário: 2
    Antomar Marins e Silva

    Como a área de Marketing da empresa pode associar-se a Qualidade para aumentar a competitividade da organização.

    Por: Antomar Marins e Silval Marketing e Publicidadel 09/01/2009 lAcessos: 9,172
    Jonilson Santos

    Hoje em dia, quando você olha para a sua vida muitas vezes você se pergunta: O que eu posso fazer para ter uma vida melhor? Como posso ter mais qualidade de vida para mim e os meus, hoje?

    Por: Jonilson Santosl Saúde e Bem Estar> Nutriçãol 28/11/2011 lAcessos: 306

    Cruzamento de informações entre o Bloco K da Escrituração Fiscal Digital e o Bloco H, bem como com registro da Escrituração Contábil Fiscal , devem ser levados em consideração.

    Por: Marcio Gomesl Negócios> Administraçãol 28/10/2014

    Atualmente, algo que podemos verificar na maioria dos condomínios, seria com relação ao fato de que muitas pessoas acabam por não ter tempo para quase nada, ou seja, saem logo de manhã de suas casas ou apartamentos.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 23/10/2014
    michelly bonifacio

    10 Dicas que Você Precisa Saber para Acertar na hora de Administrar sua Empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 20/10/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade, é o fato de que muitas pessoas podem acabar por morar em um condomínio, afinal acaba-se por julgar como algo mais seguro, no entanto, também acaba por ser possível que muitos não tenham conhecimento sobre acaba por funcionar o sistema de administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 17/10/2014

    Saiba o que é um Sistema de Informação Gerencial, suas vantagens e desvantagens, assim como os tipos nos quais os sistemas se classificam.

    Por: Sistemas de Informaçãol Negócios> Administraçãol 16/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    É praticamente impossível fazer alguma ação em nossas vidas sem que antes tenhamos feito um plano. Por exemplo, um professor tem que preparar suas aulas antes de ministrá-las e no caso de um gestor, este precisa preparar sua equipe para que atinja as metas estabelecidas e dentro dos prazos. Quando olhamos a estrutura de uma empresa percebemos o quanto é importante trabalhar o planejamento, principalmente para que as coisas saiam conforme o esperado e para que a empresa corra o menor risco possí

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 15/10/2014 lAcessos: 13
    Elisângela da Silva Pereira

    Encontramos no mercado hoje uma grande parcela de empresas que apresentam dificuldades de crescimento e abertura de novos negócios e, muitas vezes, não sabem o real motivo desta dificuldade. O que poucas delas sabem é que existe um serviço oferecido por empresas de consultoria chamado "Pesquisa de Clima Organizacional". Este serviço nada mais é que um instrumento que gera uma base sólida de dados sobre o comportamento da organização, e através dele é possível apontar áreas com demandas de melho

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 13/10/2014 lAcessos: 11

    Excel é a ferramenta mais usada no mundo corporativo! Todas as pessoas, independente do ramo de atuação, com toda certeza, um dia terá que usar o Excel para completar uma tarefa! Pensando em ajudar e conscientizar as pessoas, criei um infográfico que cita as principais razões para que todos os profissionais busquem a aprender Excel. Entre muitas razões, a principal é que o Excel pode aumentar significativamente o salário! Confira! http://www.ninjadoexcel.com.br

    Por: Ninja do Excell Negócios> Administraçãol 06/10/2014

    A contabilidade como ferramenta administrativa de planejamento e gerenciamento de um empreendiemnto de um negócio.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 4,943

    A motivação como ingrediente principal para o progresso nos empreendimentos a serem realizados e projetos elaborados.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 975

    A fidelização é a conseguencia, o resultado da satisfação oferecida.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 1,015

    A falta de qualida no pré, no atendimento e no pós.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 1,371

    A importaãncia e necessidade da mundança de atitude diante das adversidades.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 368

    A flta ou ausencia de palnejamento é o primeiro sinal de que a coisa não vai dar certo, ou seja não sairá do lugar.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 326

    O Contabilista o maior e melhor parceiro das empresas, seja ela de qualquer porte, ramo e segmento do mercado.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 4,994 lComentário: 3

    Tudo é possível desde que se tenha vontade, determinação e atitude pro-ativa.

    Por: Cícero A. Rochal Negócios> Administraçãol 05/05/2009 lAcessos: 1,195

    Comments on this article

    0
    paula sales 18/05/2009
    adorei o artigo. isso me foi muito útil pois inicie minha faculdade agora e estou buscando me espelhar nequeles empreendedores do passado para me sentir motivada.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast