O COMPORTAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS EM UMA EMPRESA

Publicado em: 04/12/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,955 |

Cada indivíduo se comporta de maneira totalmente diferente.Neste artigo vamos conhecer alguns tipos de comportamento de indivíduos que compõem uma organização.

Segundo Bergamini (1990) entre as variáveis que afetam o comportamento dos indivíduos na organização estão as individuais e ambientais.

Nas variáveis individuais estão a infância, a adolescência e a fase adulta de cada um.

Nas ambientais estão os grupos sociais,cultura,fatores do ambiente físico,etc.As pessoas apresentam diferenças individuais no desempenho do trabalho por dois motivos principais: O primeiro é por cada um nascer diferente do outro e o segundo é por terem tido experiências de vida diferentes. E a personalidade do ser humano é resultante disto, ou seja, a vida das pessoas irá depender desde como nasceram e foram criadas.

Os profissionais de recursos humanos nas organizações verificam o comportamento no trabalho e tentam aumentar os comportamentos que estão contribuindo para o desempenho organizacional. Os comportamentos que não estão contribuindo são eliminados através de técnicas: treinamentos e dinâmicas de grupo.

Um profissional problemático pode levar um departamento ou uma empresa inteira a padecer de enorme dificuldade organizacional, desunindo equipes de trabalho, gerando intrigas e discórdia, expondo informações confidenciais, perseguindo colegas de trabalho ou subordinados e gerando baixa produtividade, desmotivação e prejuízo financeiro.

Tais comportamentos devem ser estudados, pois alguns são de fatores pessoais dos colaboradores, a tecnologia da empresa, as políticas da empresa ou aos estilos de liderança. Quando os objetivos do indivíduo não são atingidos, ocorre a frustração não encontrando outra saída a não ser mudar as pretensões iniciais e adotar outro comportamento. Através da frustração o indivíduo não desempenha seu próprio papel estando desmotivado.

Administrar pessoas em contextos de trabalho significa controlar os fatores que interferem nas condições de trabalho e de vida dos trabalhadores, não no sentido de manipulação de seus comportamentos, mas ajudando-as a melhorar seu próprio comportamento.

É necessário enfrentar este grave problema através de três procedimentos:

  • Conhecer o perfil destes funcionários problemáticos;
  • Saber como identificá-los nas organizações;
  • Aprender a lidar com eles de maneira adequada.

Algumas características de comportamento nas organizações:

O insatisfeito: São pessoas que costumam reclamar excessivamente, gostam de apontar falhas nos outros e culpam a todos.

O controlador: Este comportamento é mais freqüente em homens. Normalmente são pessoas excessivamente organizadas, presas a detalhes e perfeccionistas. 

O manipulador: São pessoas normalmente inteligentes, sedutoras e comunicativas. Utilizam estas habilidades para envolver as pessoas e atingir seus objetivos pessoais, valendo qualquer coisa para realizar seus propósitos.

O paranóico: São pessoas com manias de perseguição, megalomaníacas e provocam intrigas e confusão. Têm dificuldades sociais e de relacionamento. Suas histórias normalmente são bem construídas e elaboradas, por isto as pessoas desavisadas acreditam facilmente em suas invenções.

O instável: São pessoas que mudam de maneira freqüente e radical seus estados de espíritos. Oscilam entre a euforia e a depressão sem motivo aparente ou relevante. Suas instabilidades geram desconforto para todos que convivem com este profissional na organização.

O excêntrico: São pessoas com comportamento estranho, anti-social, demonstrando atitudes esquisitas e são introspectivos. Costumam imaginar coisas.Dentro das organizações elas têm dificuldade de socialização e adaptação, e por isto não trabalham bem em equipe, nem têm condições de assumir responsabilidade de chefia.

Conclusão

É preciso que os responsáveis pelo setor de Recursos Humanos das organizações compreendam que dificilmente poderão mudar estas pessoas, portanto, é necessário identificar estes profissionais problemáticos e fazer uma avaliação do nível de desajuste em seus comportamentos.

Deve-se pensar na possibilidade de manter estes profissionais dentro das empresas, entretanto, apenas se o nível de comprometimento for aceitável, e mesmo assim, é preciso atenção, acompanhamento e até tratamento se necessário.

Referências bibliográficas: Cyro Bernardes, Reynaldo C. Marcondes; Gerenciando Organizações.

           

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/o-comportamento-dos-funcionarios-em-uma-empresa-3786256.html

    Palavras-chave do artigo:

    comportamento

    ,

    pessoas

    Comentar sobre o artigo

    Já vi em comércios, empresas e principalmente em igrejas como os líderes tratam seus subordinados. Líder de ministério dando ordens com voz de autoridade, agindo como se fosse o "Cacique da Tribo". Quando identifico este perfil de liderança fico observando o seu comportamento dizer: "Me respeita, eu que mando, é a minha vontade que tem que ser feita, se não me respeitar conto para o pastor e vai para o banco, o ministério é meu quem manda sou EU". Tais palavras não precisam ser ditas, pois tais

    Por: Liderança e Gestão de Pessoasl Negócios> Gestãol 14/06/2013 lAcessos: 24

    Mostra como o comportamento de compra do consumidor da classe “C” está fortemente influenciado pela tecnologia virtual e a internet. Apresenta uma fonte de dados de como os turboconsumidores se comportam no cenário de compra de um mercado cada vez mais dinâmico e mostra como eles são fortemente influenciados pelos diversos fatores sociais, políticos, econômicos e culturais. O acesso à internet e a web 2.0 trouxeram ao mkt o desafio criar estratégias de divulgação dos produtos para a classe C.

    Por: Rogério Ávila de Araujol Marketing e Publicidadel 01/12/2008 lAcessos: 15,218
    Diego Gabriel Simas

    O presente artigo é fruto de uma pesquisa entre os consumidores brasileiros da Classe C, com o propósito de se diagnosticar e analisar o comportamento do consumidor online, visando estudar o processo de decisão de compra para identificar os reais motivos que levam os consumidores da Classe C a comprarem produtos e serviços online, estudando ainda novas tendências no comercio eletrônico.

    Por: Diego Gabriel Simasl Marketing e Publicidadel 21/02/2013 lAcessos: 181

    Existem pessoas que dizem que são como árvores, não mudam e nem querem mudar. Eu digo que não importa quem você é, você mais que pode, você DEVE mudar o seu comportamento constantemente, sempre com base no feedback do ambiente.

    Por: Ruben Zevallos Jr.l Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 24/01/2009 lAcessos: 735 lComentário: 1

    A ausência de motivação do indivíduo nas organizações de trabalho já foi identificada como a principal causa do absenteísmo, especialmente por motivo de doenças físicas e por transtornos mentais e comportamentais. As profundas mudanças sociais, econômicas e climáticas vivenciadas pela humanidade na última década favorecem a discussão sobre os novos rumos da administração, com a adoção de conceitos sintonizados com a abordagem transpessoal e a gestão holística de pessoas.

    Por: Rodrigo Pival Psicologia&Auto-Ajudal 20/09/2010 lAcessos: 1,563
    Valdelício Menezes

    Fatores que influenciam o comportamento de compra e suas variáveis.

    Por: Valdelício Menezesl Negócios> Administraçãol 07/09/2010 lAcessos: 6,900

    6 Passos para Estimular um Liderado a Mudar o Comportamento

    Por: Fred Graefl Negócios> Gestãol 02/05/2010 lAcessos: 393
    Rogerio Martins

    Quando lecionava a disciplina de Psicologia Organizacional nos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis em uma faculdade de São Paulo, tinha o desafio de levar aos alunos destes cursos o conhecimento e paixão que tenho sobre psicologia e comportamento humano.

    Por: Rogerio Martinsl Psicologia&Auto-Ajudal 14/05/2009 lAcessos: 63,633 lComentário: 16
    Paulo Cisneiros

    Este artigo busca estabelecer, através de uma visão critica, a distinção do comportamento humano nas administrações burocrática e gerencial, estabelecendo-se uma proposta de convivência entre os fatores envolvidos de tal sorte que permita a consecução dos objetivos organizacionais e individuais.

    Por: Paulo Cisneirosl Negócios> Administraçãol 17/08/2009 lAcessos: 8,356 lComentário: 2

    Cruzamento de informações entre o Bloco K da Escrituração Fiscal Digital e o Bloco H, bem como com registro da Escrituração Contábil Fiscal , devem ser levados em consideração.

    Por: Marcio Gomesl Negócios> Administraçãol 28/10/2014

    Atualmente, algo que podemos verificar na maioria dos condomínios, seria com relação ao fato de que muitas pessoas acabam por não ter tempo para quase nada, ou seja, saem logo de manhã de suas casas ou apartamentos.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 23/10/2014
    michelly bonifacio

    10 Dicas que Você Precisa Saber para Acertar na hora de Administrar sua Empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 20/10/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade, é o fato de que muitas pessoas podem acabar por morar em um condomínio, afinal acaba-se por julgar como algo mais seguro, no entanto, também acaba por ser possível que muitos não tenham conhecimento sobre acaba por funcionar o sistema de administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 17/10/2014

    Saiba o que é um Sistema de Informação Gerencial, suas vantagens e desvantagens, assim como os tipos nos quais os sistemas se classificam.

    Por: Sistemas de Informaçãol Negócios> Administraçãol 16/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    É praticamente impossível fazer alguma ação em nossas vidas sem que antes tenhamos feito um plano. Por exemplo, um professor tem que preparar suas aulas antes de ministrá-las e no caso de um gestor, este precisa preparar sua equipe para que atinja as metas estabelecidas e dentro dos prazos. Quando olhamos a estrutura de uma empresa percebemos o quanto é importante trabalhar o planejamento, principalmente para que as coisas saiam conforme o esperado e para que a empresa corra o menor risco possí

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 15/10/2014 lAcessos: 13
    Elisângela da Silva Pereira

    Encontramos no mercado hoje uma grande parcela de empresas que apresentam dificuldades de crescimento e abertura de novos negócios e, muitas vezes, não sabem o real motivo desta dificuldade. O que poucas delas sabem é que existe um serviço oferecido por empresas de consultoria chamado "Pesquisa de Clima Organizacional". Este serviço nada mais é que um instrumento que gera uma base sólida de dados sobre o comportamento da organização, e através dele é possível apontar áreas com demandas de melho

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 13/10/2014 lAcessos: 11

    Excel é a ferramenta mais usada no mundo corporativo! Todas as pessoas, independente do ramo de atuação, com toda certeza, um dia terá que usar o Excel para completar uma tarefa! Pensando em ajudar e conscientizar as pessoas, criei um infográfico que cita as principais razões para que todos os profissionais busquem a aprender Excel. Entre muitas razões, a principal é que o Excel pode aumentar significativamente o salário! Confira! http://www.ninjadoexcel.com.br

    Por: Ninja do Excell Negócios> Administraçãol 06/10/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast