O DESAFIO DA REALIZAÇÃO PROFISSIONAL

Publicado em: 17/10/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 325 |

Todos nós buscamos em nossa vida pessoal  a felicidade, não queremos que essa felicidade seja limitada a uma ou outra dimensão da vida. Buscamos ser felizes na vida pessoal e na vida pessoal. Buscar a felicidade não significa ser egoísta, pois normalmente se estamos felizes transmitimos isso às pessoas que conosco convivem.

No decorrer da vida buscamos criar condições para a atingir felicidade plena, porém nossos conceitos de felicidade são diferentes de pessoa a pessoa. Alguns esperam os grandes momentos, outros acreditam que a felicidade é a soma dos pequenos momentos felizes, é a visão homeopática da felicidade.

Ser plenamente feliz não é tarefa fácil, acreditar que muitas vezes devemos passar pelo amadurecimento de nossas idéias para evoluirmos não é fácil, haja vista que ao longo da vida modificaremos em muito a visão do que é ser feliz.

Escrevo este artigo nesse momento não para cientificamente relatar a fórmula para uma vida feliz, escrevo para exemplificar o que considero vital para alcançarmos isso, não só na vida pessoal mas também na vida profissional.

Creio que percorrer o caminho da felicidade passa por cinco atitudes e não intenções. Atitudes nos fazem sair da zona de conforto promovendo ações concretas, de nada adianta filosofar sobre a felicidade se não tivermos ações para conquistá-la.

Vejam, mesmo para ganhar na loteria devemos ir a uma lotérica e jogar, você não será premiado apenas pela intenção de ganhar na loteria

A escala dessas ações no meu entendimento é:

Ø  Aprenda sobre suas paixões – Todos devemos nos aprofundar no autoconhecimento, pelo que somos apaixonados, onde com seguimos sentir vibrações que são superiores a mantermos nossa fisionomia indiferente. O que nos faz sorrir, o que nos arrepia o corpo e a alma quando até o simples pensar naquilo já provoca.

A paixão é um turbilhão de sinais que nosso corpo faz vir como uma avalanche, consumindo nossa energia e nos levando ao prazer. A paixão por si só tem a finalidade de nos levar ao vício, ao vício para continuar apaixonado por muito tempo.

Estar apaixonado por algo ou por alguém é apenas a primeira fase de algo maior. Se você não passar por essa fase talvez as próximas sejam mais incipientes e não dure o tempo necessário para ser feliz.

 

Ø  Transformar paixão  e amor – A paixão é assim, vem avassaladora, nos tira a respiração e nos cega em alguns momentos, somente a paixão é perigosa, pode nos pregar peças e nos retirar da trilha da felicidade. Aliás, somente a paixão pode nos trazer depois de algum tempo a decepção e o arrependimento, por isso temos que aprender a amar nossas paixões, pois o amor é mais maduro, responsável e com certeza possui energia mais duradoura. O amor é único, razão e emoção, o amor pertence somente aqueles que se colocam em função do outro ou de seus objetivos. A motivação pelo amor finca raízes nos desertos, nas águas, nas pedras e no espaço sideral.

Transformar paixão em amor requer maturidade, personalidade, embasamento e responsabilidade pelos seus atos.

Amar algo ou alguém tem força suficiente para ultrapassar qualquer barreira, inclusive materiais.

 

Ø  Amar o que faz – Aí esta uma razão direta da ação. Nada adiantará você amar algo ou alguém escondendo seus sentimentos. Amar o que faz obrigatoriamente o levará a fazer algo por isso, a fazer algo com isso. Não há como amar aquilo que não se experimenta ou que não se produz.

Fazer amando e amar fazendo, é assim que ocorrem as transformações na nossa vida pessoal e profissional. Se amo quero amar mais, muito mais, para isso preciso fazer mais e buscar mais.

Amar o que faz é ação jamais apenas intenção, daí a máxima O amor é gratuito, mas você precisa estar lá para dar e receber.

 

Ø  Fazer o que se ama - Aqui é apenas a razão direta e inversa do ato de amar, ou seja, fazendo o que se ama renovamos o amor e evoluímos naquilo que fazemos. Seremos melhores, seremos felizes.

 

Ø  Dar testemunho do amor – Aprendemos que a melhor maneira de educarmos nossos filhos é pelo amor, sabem por quê? Porque foi assim que nós fomos educados, é assim que aprendemos a sobreviver, é assim que realmente seremos felizes plenamente.

O ser humano é social, é passional, é vivencial. Não somos apenas um, somos mais um. Todos queremos deixar nossa marca pessoal para a posteridade. Viver apenas por viver não nos satisfaz por isso queremos repartir o que somos e quem somos para aquilo e aqueles que amamos

O profissional feliz é aquele que tem claro a vivência e prática nos conceitos que descrevi anteriormente:

Ter Paixão pelo que faz; Transformar Paixão em Amor; Amar o que faz; Fazer o que ama; Dar testemunho do amor.

Mas cuidado, essas etapas não são momentos e ações únicas, realizadas uma vez na vida para que a partir daí promova felicidade eterna. O ciclo das etapas apresentadas é contínuo, acontece a toda hora e com várias tendências. O ritmo do processo e motivo de seu início para a busca da felicidade é próprio de cada um, da personalidade mais ansiosa ou mais tranqüila de todos nós.

As empresas buscam identificar profissionais felizes, tem dificuldade nisso porque nem todos o são e aqueles que são assim muitas vezes têm vergonha de declarar isso.  Os processos seletivos são mirabolantes e cada vz mais criativos para identificar essas particularidades, mas confesso que são impróprios para assegura a verdade da felicidade.

Meu desejo é de que você seja feliz, de que você supere cada etapa sobre suas atividades e profissão. Apaixonar-se e Amar o que fazemos será sem sombra de dúvida a diferença para que você seja feliz. Feliz é aquele que descobriu uma paixão e decidiu Amá-la incondicionalmente, mesmo indo contra o mundo.

Viva a felicidade da Paixão pelo Amor que nunca se esgota, sempre se renova, até pela gota de água que cai durante uma chuva e que refresca nossa alma.

 

Vitor Marques

Palestrante e Gestor de Pessoas

vitormarquesy@yahoo.com.br

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/o-desafio-da-realizacao-profissional-3491890.html

    Palavras-chave do artigo:

    motivacao

    ,

    carreira

    ,

    felicidade

    Comentar sobre o artigo

    A partir de uma revisão de literatura que possui como objeto de estudo a motivação e a mudança, este artigo científico pretende abordar o processo de mudança organizacional à luz dos aspectos motivacionais e de comunicação organizacional, tendo como base a percepção dos autores acadêmicos e a opinião de pessoas envolvidas, no intuito de indicar quais as ações que deveriam ser adotadas por uma Instituição de modo a facilitar o processo de mudança e estimular a adesão dos servidores .

    Por: Carlos Coutol Negócios> Gestãol 19/03/2012 lAcessos: 1,712
    Alexandre Aschenbach

    O círculo virtuoso da Valorização Profissional e da Auto Motivação é algo que não pode ser ignorado. Na busca incessante por profissionais que satisfaçam a empresa em suas necessidades, muitas companhias se esquecem de fazer a sua parte. Muito das vezes também os funcionários esperam receber seu bocado e deixam a responsabilidade da motivação para a empresa.

    Por: Alexandre Aschenbachl Negócios> Administraçãol 24/08/2012 lAcessos: 157
    Gerisval Alves Pessoa

    Apresenta os conceitos de 33 palavras com abordagem de coaching para o desenvolvimento de carreiras.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Carreira> Gestão de Carreiral 30/01/2012 lAcessos: 217
    Rogerio Martins

    Recentemente fomos tomados por uma nova onda chamada “A Lei da Atração”. Assim como aconteceu com a “Inteligência Emocional”, esta nova onda já vem trazendo em sua crista profissionais e consultores “preparados” para traduzir em atitudes tudo aquilo que as pessoas precisam saber. Como enriquecer, como conseguir a casa dos sonhos, como conquistar a pessoa amada (até aquelas que as cartomantes não conseguiram atrair); enfim, uma infinidade de aplicações sensacionais e sensacionalistas.

    Por: Rogerio Martinsl Carreira> Recursos Humanosl 29/05/2008 lAcessos: 26,446
    Francimar Germano

    A motivação nas vendas e suas estratégias de sucesso com os venderes. O papel da motivação dentro das vendas e porque motivas uma equipe de venda.

    Por: Francimar Germanol Negócios> Administraçãol 18/04/2012 lAcessos: 135
    Elisângela Pereira

    Para encontrar a felicidade no trabalho, é preciso entender o conceito de felicidade. E praticar algumas condutas como forma de relaxamento. Também possuir paciência e acima de tudo ter atitude de querer ser feliz.

    Por: Elisângela Pereiral Carreira> Recursos Humanosl 09/05/2014

    No ano de 1954, Ray Kroc, um anônimo vendedor de máquinas de milk shakes, entra numa lanchonete em San Bernardino, Califórnia, EUA, para entregar aos irmãos McDonald's, Dick e Mac, duas destas máquinas, e o mundo dos negócios nunca mais seria o mesmo.

    Por: Ari Limal Negócios> Atendimento ao Clientel 27/09/2010 lAcessos: 482

    Artigo do palestrante Carlos Hilsdorf sobre a importância de descobrirmos nosso sentido de missão pessoal e profissional, para desenvolver uma carreira de sucesso.

    Por: Carlos Hilsdorfl Carreira> Gestão de Carreiral 07/08/2008 lAcessos: 12,815
    Juliana Ulguim

    O coaching auxilia o indivíduo a conhecer-se, traçar seus planejamentos pessoal (life coaching) e profissional e a manter-se focado em seus objetivos. E a ergonomia influencia diretamente na rotina diária, trazendo segurança, ajudando a manter a saúde física e psíquica do indivíduo, seja através de uma iluminação ou temperatura adequadas, seja buscando a melhoria do clima organizacional.

    Por: Juliana Ulguiml Negócios> Administraçãol 28/10/2012 lAcessos: 42

    "A empresa deve gerar lucro, ou morrerá. Mas se tentarmos fazer funcionar uma empresa unicamente para obter lucro, ela também morrerá, pois não terá nenhuma outra razão de existir." (Henry Ford)

    Por: Allynson Lymerl Negócios> Vendasl 29/05/2010 lAcessos: 263
    michelly bonifacio

    Ninguém tem tempo para perder, certo? Fica a Dica então para otimizar seu tempo e não perder o foco.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 01/10/2014
    Danilo

    Este artigo apresenta um estudo de caso realizado no município de São Simão GO no período de abril a junho de 2014, cujo objetivo é fazer um levantamento da situação turística do município e apresentar suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades através da análise Swot. Desta forma constatou-se que o município tem um enorme potencial turístico, no entanto mal aproveitado e a partir das constatações, foi sugerido ao gestor possíveis soluções para o desenvolvimento econômico e social.

    Por: Danilol Negócios> Administraçãol 29/09/2014

    Nos dias de hoje, podemos verificar que a maioria das pessoas estão dando preferência para morar em condomínios, sendo que esta poderia ser considerada como uma forma mais segura.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 26/09/2014
    michelly bonifacio

    Manter uma empresa funcionando bem e gerando lucro não é uma tarefa fácil. Por isso, segue algumas dicas para acertar o alvo na hora de administrar. Para administrar um Website e/ ou Loja Virtual é preciso aplicar o SEO e implementar um Sistema ERP.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 24/09/2014
    michelly bonifacio

    A maioria das pequenas e médias empresas nasce de empreendedores que trabalharam por muitos anos em determinado segmento, e, portanto, obterão conhecimento e domínio do negócio. Mas, quando o assunto é Finanças, falta o conhecimento necessário. A isso, chamamos de o famoso calcanhar de Aquiles. Para gerenciar as financias, o melhor é implementar um Sistema ERP Integrado.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 24/09/2014
    michelly bonifacio

    Cada dia que se passa, mais e mais as empresas percebem que o dinheiro que o que antes considerado como gasto é, na verdade, um investimento que gera resultados e otimização de tempo e sendo assim, trocam seus intermináveis relatórios em Excel para Sistemas de ERP,

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 24/09/2014
    michelly bonifacio

    Todo mundo sabe que a escolha de um fornecedor é uma tarefa difícil. Por isso, preparamos uma lista com 6 Erros que você não pode cometer na hora de escolher um fornecedor. Vale lembrar que para uma boa administração dos compradores, é aconselhável que se implante um Sistema ERP Integrado.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 19/09/2014
    michelly bonifacio

    Quando falamos de controlar estoque, muitas pessoas acreditam que isso é de outro mundo, afinal se até mesmo empresas grandes caem, como vamos conseguir, certo? Errado! O controle de estoque pode ser por muitas vezes excessivo, mas não é nada fora deste mundo. Desde que se seja perfeccionista, meticuloso e anancástico, é relativamente simples e para isso, preparamos você 6 dicas para não perder o controle do estoque.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 18/09/2014 lAcessos: 11

    Viagens são feitas para ser referência para a continuidade da vida...portanto..venha viajar...prepare sua mala e vamos em frente...

    Por: Vitor Marquesl Educação> Educação Onlinel 25/06/2011 lAcessos: 59
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast