O papel da administração na sociedade moderna

Publicado em: 25/07/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 3,002 |

OS GRANDES DESAFIOS DAS ORGANIZAÇÕES NA MODERNA ADMINISTRAÇÃO COMO FUNÇÃO SOCIAL.

ADMINISTRAÇÃO MODERNA COMO FUNÇÃO SOCIAL.

Campo Maior/Julho de 2012.

Artigo

O PAPEL DA ADMINISTRAÇÃO NA SOCIEDADE MODERNA.

Por : Rosenilsa Rabelo

A administração é um instrumento imprescindível às organizações, sejam elas publicas ou privadas, sem fins lucrativos ou de economia mista. Toda e qual quer organização precisa da administração para planejar seu desenvolvimento continuo, a administração é exercida em todos os ramos de atividade, na indústria, nos hospitais, escritórios de advocacia, contabilidade, hotéis, repartição publicas, ong  etc. "A administração é uma necessidade comum a todos os negócios"(Chiavenato,2008). Desde a antiguidade a sociedade precisa da administração para desenvolver novos produtos e serviços que possam atender suas necessidades básicas, pois é a parti das necessidades que se pode criar, recria e inovar produtos e serviços. É sabido que as grandes invenções tecnológicas como a maquina a vapor, a eletricidade, lâmpada elétrica, automóveis, radio e televisão contribuíram para o desenvolvimento das sociedade moderna, mas sem a administração isso não seria possível. Foi através da administração organizada que a sociedade pôde ter acesso a essas grandes invenções.

A administração funciona como um elo entre a sociedade e as empresas, catalisando as necessidades sociais e transformando simples invenções em negócios de sucesso, além dessa compreensão podemos falar do espirito empreendedor que alguns candidatos a empresários de sucesso  desenvolve a parti de uma necessidade social. São os chamados nichos de mercado não percebidos pelas grandes organizações industriais, deixando uma lacuna a ser preenchida por empreendedores detentores de muita força de vontade, pro atividade, criatividade, capacidade de inovação e coragem de assumir riscos calculados. Ao que se sabe o mundo dos negocio não é feito só das grandes corporações, as pequenas e medias empresas que geram emprego, renda, imposto e desenvolvimento para os mercados regionais. Nesse aspecto o administrador tem um papel fundamental, pois ele é o principal responsável por organizar recursos e pessoas, essências para o desenvolvimento contínuo das organizações. " preciso saber administra as várias facetas do negocio e não apenas uma ou algumas delas"(chiavenato,2008). É preciso cuidar de todas as áreas da empresa, sejam elas, publicas privadas com ou sem fins lucrativos. Não basta cuidar das finanças e esquecer-se das operações de produção, investimentos, estrutura física, marketing e pessoal. Sem esses instrumentos funcionando em perfeita sintonia as empresas entram em declínio e podem sucumbir diante do mercado competitivo em que as empresas enfrentam nos dias atuais. É preciso cuidar dos negócios em sua totalidade, ter uma visão sistêmica focada nas partes e  não  no único,  e sim no todo de maneira integrada orientada para gestão participativa, somar é necessário, multiplicar é oferecer resultados ampliados.

Organizações modernas: conceito de organização

Basicamente tudo que a sociedade atual utiliza é produzido dentro de uma organização, as empresa são criadas com objetivo de atender a algum objetivo comum da sociedade. Por essa razão existe vários tipos de organização, pois é através das empresa que as pessoas conseguem atender suas necessidades, portanto as organizações tem uma função social, a de atender com eficiência e rapidez a essas necessidades que em geral, num mundo globalizado e competitivo, se tornam obsoletas num piscar de olhos.

As organizações são formadas por um grupo de pessoas que interagem entre sim, para atingir um determinado objetivo. As pessoas são dotadas de necessidades e anseios sócias, tais como necessidade de segurança, reconhecimento, status sócias, lazer e etc. É através das organizações que elas conseguem atingir esse patamar social. De forma geral as organizações são construídas com objetivos de específicos. Um dos principais objetivos das organizações é produzir algo necessário à sociedade, sejam eles produtos ou serviços. Se uma organização consegue atende de maneira satisfatória às necessidades sociais para qual ela produz então podemos dizer que essa empresa esta cumprindo com sua função social. As organizações não são constituídas ao acaso, pelo contrario elas são criadas para produzir algo. "não existe uma organização que nada produz"(Chiavenato,2005). Mesmo as organizações sem fins lucrativos produz algum produto/serviço, pois a razão de sua existência é atingir um objetivo, ou necessidade social.

OS DESAFIOS DA ADMINISTRAÇÃO MODERNA

Num cenário competitivo e globalizado cada organização trabalha para alcançar seus objetivos de maneira rápida e eficaz, aumentar lucros, diminuir custos e expandir seus negócios. Com a concorrência acirrada e mercados cada vez mais dinâmicos, a administração precisa ser realizada de maneira contínua e coordenada em cada organização ou empresa. As mudanças e incertezas nos maiores mercados mundiais iram propulsionar mudanças profundas nos velhos modelos de administração, que não se atualizar ficara para traz e perderam espaços dantes consolidados.

Alguns dos grandes desafios da moderna administração estão relacionados com o crescimento das organizações. O crescimento é algo inevitável para as organizações que atingem sucesso nos negócios, com isso faz-se necessário a subdivisão interna das organizações, isso por que se exige uma maior coordenação de atividades para se atingir os objetivos da empresa. cresce as organizações, cresce os problemas, e a necessidade de resposta rápida a problemas cada vez mais complexos por parte do administrador.

Outro ponto a ser destacado é a concorrência. Na mesma proporção que cresce as empresa e os negócios os riscos e desafios aumentam. Com os mercados cada vez mais dinâmicos, o consumidor opta por produtos diferenciados e com capacidade tecnológica avançada, exigindo das empresas mais investimento em tecnologia e desenvolvimento de produtos. O Brasil ainda esta engatinhando nesse aspecto investimento em novas tecnologias e desenvolvimento de produtos, mas existe uma luz no fim do túnel, recentemente a revista Isto é, publicou trecho de um artigo publicado no jornal "the Washington post" escrito pelo especialista em tecnologia vivek wadhwa em que o jornalista afirma que a qualidade das empresas formadas da associação campinas Startups é melhor do que a do vale do Silício, Wadhwa ainda arisca a dizer que o próximo Mark Zuckerberg pode ser brasileiro. Bom ainda é cedo para comemora mais a boa noticia é que estamos no caminho certo.

As novas tecnologias introduziram novos processos nas organizações, e maior capacidade competitiva entres as empresas, mas a outro desafio a ser encarado na complexa moderna administração, as de governo, ou seja, as elevadas taxas de juros e a inflação. "A inflação imporá novas pressões e ameaças sobre as organizações.."( Chiavenato,2011). Os custos com matéria-prima, mão de obra, energia e produção estão muito elevado, o desafio é continuar produzindo mais, ter produtos competitivos, aumentar lucros e participação nos mercados, e tudo isso com menos custos. Países com menor potencial competitivo deveram reduzir suas taxa de juros se quiser ver as indústrias nacionais competindo de igual para igual com a indústria internacional. Em Abri deste ano a presidente Dilma Rousseff anunciou um pacote de medidas para estimular a indústria que vem perdendo mercado em seu próprio território. "Foram mais de 20 medidas anunciadas, com o objetivo de beneficiar o setor exportador, privilegiarem o conteúdo local e reduzir a carga tributaria de 15 setores" (BACOCCINA,QUEIROZ, JIMENEZ, istoédinheiro,2012.)

O fenômeno da globalização faz com que as organizações alcem caminhos ainda mais longos. Isso por que com a expansão dos mercados e das tecnologias da informação possibilitou ao consumidor compra produtos em outros países sem sair de casa. Com o advento da internet as empresas param a ser mais visualizadas pelo publico, e com isso a abrir espaços para a opinião critica com as de especialista, concorrente e dos próprios clientes. Todos esses desafios trarão muitas incertezas e desafios para a administração moderna, e nesse cenário que a figura do administrador se tornara peça fundamental nesse processo de transformação tanto na sociedade como nas organizações.

Novas formas e modelos de organização serão necessárias, bem como uma nova mentalidade dos administradores será imprescindível para os novos tempos. Além disso, a sociedade está passando por grandes transformações que produzem fortes impactos nas organizações.

BIBLIOGRAFIA

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Idalberto Chiavenato – 8. Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração para não administradores: a gestão de negócios ao alcance de todos. Idalberto Chiavenato. - São Paulo: Saraiva 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de materiais: uma abordagem introdutória. Idalberto Chiavenato. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

TIRABOSCI. J. Candidatos a Zuckerberg: Artigo [4 de julho,2012]. Revista Isto é.

BACOCCINA. D, QUEIROZ. G, JIMENEZ. C. Pacotes do Governo acerta na direção. Mas falta enfrentar os entraves de longo prazo que inibem o crescimento da economia: Artigo [11 de Abril, 2012]. Isto é Dinheiro.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/o-papel-da-administracao-na-sociedade-moderna-6081176.html

    Palavras-chave do artigo:

    funcao social da administracao

    Comentar sobre o artigo

    Resumo: Este Trabalho de Conclusão do Curso de Pós-Graduação buscou pesquisar a Gestão Escolar e a Função Social da Escola, tendo por objetivo investigar a relação do processo escolar com o cumprimento da função social da escola e do gestor como elemento determinante para o bom clima organizacional.

    Por: maria das Graças Ribeirol Educaçãol 10/04/2011 lAcessos: 6,251
    Agnaldo Fernandes Silva

    A escola de hoje tem um papel muito importante, vai além de seu papel na atuação de ensinar para aprender. A sociedade hoje espera da Escola muito mais do que se esperava antes, pois na medida em que fica mais difícil educar os filhos em casa, os pais terminam achando que a única forma de esconder essa falha é exatamente na Escola.

    Por: Agnaldo Fernandes Silval Educação> Educação Infantill 19/03/2011 lAcessos: 1,538 lComentário: 2

    O presente artigo visa à demonstrar como perfaz o direito à cidade no ordenamento jurídico nacional, buscando explicar suas funções sociais, diante de uma perspectiva constitucional e infraconstitucional.

    Por: Camila Albuquerque Freirel Direitol 25/06/2014 lAcessos: 12
    marlucia pontes gomes de jesus

    O artigo faz uma análise dos princípios constitucionais da administração pública no âmbito do Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo.

    Por: marlucia pontes gomes de jesusl Educaçãol 29/07/2011 lAcessos: 172
    SIDNEI MOURA BARRETO

    No exercício de suas funções, a Administração Pública sujeita-se a controle por parte dos Poderes Legislativo e Judiciário, além de exercer, ela mesma, o controle sobre seus próprios atos. Esse controle abrange não só os órgãos do Poder Executivo, mas também os dos demais Poderes, quando exerçam função tipicamente administrativa. Em outras palavras, abrange a Administração Pública considerada em sentido amplo.

    Por: SIDNEI MOURA BARRETOl Direito> Doutrinal 08/05/2010 lAcessos: 7,765

    O presente artigo acadêmico tem por objetivo expor, de uma maneira simples e direta, os principais aspectos sobre o Poder de Polícia da Administração Pública, em benefício da sociedade, visando o entendimento através de definições, classificações e demais peculiaridades referentes à atuação administrativa decorrente do Poder de Polícia.

    Por: Juliana Viannal Direitol 19/05/2011 lAcessos: 678
    Nelson B. Sousa

    Você que se dispôs a ler estas idéias, empresários, funcionários, administradores, gerentes, professores ou simplesmente pessoas que gostam de ler e analisar outras opiniões e idéias, durante o decorrer de sua leitura encontrará algumas perguntas.

    Por: Nelson B. Sousal Negócios> Gestãol 02/12/2008 lAcessos: 4,441 lComentário: 1
    ROBERTO DE ANDRADE SALES

    As instituições públicas, por conseguinte, a administração pública é baseada em estruturas organizacionais, que no seu funcionamento e ordenamento precípuo visam atender e servir com excelência aos seus clientes, esta é a visão que, apesar de lógica e humana, aparenta ser simples de realizar, mas vem sendo uma tarefa árdua e um dos grandes desafios ao longo da história.

    Por: ROBERTO DE ANDRADE SALESl Negóciosl 14/06/2013 lAcessos: 46

    Segundo RAYMUNDO (1992)o que dificulta o enquadramento teórico da Administração é o fato de ela transitar livremente entre o senso comum. A Administração é praticada não só entre aqueles que possuem formação acadêmica específica, como também é possível encontrar em diversas organizações administradores que não são formados e contam somente com o pratica. Encarar a Administração, como um corpo de conhecimentos dotados de um objeto de estudos, é requisito que a qualifica como ciência.

    Por: Pedro D`arc Rocha dos Santosl Negóciosl 25/07/2009 lAcessos: 6,047 lComentário: 1
    michelly bonifacio

    Quando falamos de controlar estoque, muitas pessoas acreditam que isso é de outro mundo, afinal se até mesmo empresas grandes caem, como vamos conseguir, certo? Errado! O controle de estoque pode ser por muitas vezes excessivo, mas não é nada fora deste mundo. Desde que se seja perfeccionista, meticuloso e anancástico, é relativamente simples e para isso, preparamos você 6 dicas para não perder o controle do estoque.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 18/09/2014

    Em um mercado altamente competitivo, as empresas buscam o tempo todo formas de se diferenciar da concorrência levando mais valor para seus clientes. Essa cadeia de valor começa com o desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados para satisfazer as necessidades do seu consumidor. Para resistir à esfera competitiva, o grau de receptividade da cadeia de suprimentos entra em cena.

    Por: Jean Webbl Negócios> Administraçãol 17/09/2014
    michelly bonifacio

    ERP, do inglês Enterprise Resource Planning ou como é chamado em português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial (SIGE ou SIG), nada mais é que um sistema de gestão empresarial que possibilita o gerenciamento dos processos operacionais e administrativos. Saiba que benefícios traz para sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 12/09/2014
    Edson luiz dos Santos

    O objetivo deste documento é analisar as barreiras que impedem a evolução natural da concorrência na indústria de meios de pagamento, em específico, no setor de credenciamento (Acquirer)

    Por: Edson luiz dos Santosl Negócios> Administraçãol 05/09/2014 lAcessos: 35

    Muitas pessoas podem acabar por não ter conhecimento sobre quais seriam as funções, ou até mesmo qual seria a importância de uma empresa que seja administradora de condomínios.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 03/09/2014

    Dica como sua empresa pode economizar em telefonia. Nos dias atuais, empresas sólidas e bem estruturadas procuram a redução de custos em todos os seus departamentos, pois no balanço mensal ou anual da empresa a diferença é nítida.

    Por: Glaucol Negócios> Administraçãol 06/08/2014 lAcessos: 31

    Nos dias de hoje, podemos verificar que boa parte das pessoas acabam por não ter tempo o suficiente para que assim possam realizar determinadas atividades, como por exemplo a administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 06/08/2014 lAcessos: 15
    Marlon Silva

    Saiba o que é amostragem e como pode ser utilizada pela auditoria para conduzir os trabalhos de forma mais efetiva e que servirá para formar a opinião do auditor.

    Por: Marlon Silval Negócios> Administraçãol 05/08/2014 lAcessos: 17
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast