O Papel Da Psicologia Nas Organizações

Publicado em: 16/09/2008 |Comentário: 1 | Acessos: 31,265 |

O advento da revolução industrial trouxe consigo um problema gerado pelo descaso com o trabalhador que era visto mais como máquina da empresa do que como ser humano real e que necessitava de condições mais salutares de trabalho.

Na época os trabalhadores eram forçados a trabalhar 16 a 18 horas diárias para conseguirem sobreviver e mesmo assim sua condição financeira era caótica e de subsistência, tendo poucas possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal, não conseguindo acesso aos estudos, lazer e outras necessidades básicas para uma qualidade melhor de vida.

Com a disseminação da psicanálise pelo mundo (graças à Sigmund Freud, o pai da psicanálise), muitos ramos das atividades humanas foram aderindo, lentamente à inclusão da psicanálise em suas atividades, no começo mais como uma forma de ganhar mais dinheiro do que realmente pensando nas necessidades dos trabalhadores.

Porém, aos poucos, através de vários estudos e experiências, a psicanálise foi se mostrando cada vez mais eficiente, trabalhando um lado importante das organizações que é seu capital intelectual, sendo que, como mostraram algumas experiências, o desempenho dos funcionários aumentava quando eram ouvidos e quando recebiam melhores condições de trabalho.

É lógico que muitos fatores externos contribuíram para que tudo funcionasse, como a redução da carga horária de trabalho e outras aquisições da classe trabalhadora. Porém, muito do que se vê hoje em matéria de desenvolvimento pessoal nas empresas, se deve à aplicação da psicologia.

Em artigo da Internet eu cheguei a ler que os próprios profissionais da psicanálise chegaram a ser discriminados pelos seus colegas por estarem aderindo a um novo paradigma e seguindo por caminhos adversos. Mas hoje percebemos que, cada vez mais, a psicanálise, como ciência, contribui fundamentalmente para o desenvolvimento das organizações, gerando não só riquezas para a própria organização, mas também qualidade de vida para o trabalhador. Alias, hoje em dia até mesmo a nomenclatura esta se transformando de trabalhador para colaborador, posto que, as empresas começam (muito vagarosamente) a perceber o valor de seu capital humano e intelectual.

Com certeza ainda não chegamos lá, mas acredito que estamos trilhando o caminho certo, e logo, com certeza, chegaremos a compreender as organizações não como geradora de riquezas para poucos usufruírem, mas como um bem comum, gerador de riquezas para todos, igualando as classes sociais, um bem para a nação e não para grupos que só pensam em enriquecer e esbanjar recursos, sendo que uma boa parte da população vive a beira da miséria, e sem ter perspectivas de melhoria em sua qualidade de vida.

Contamos com a psicanálise para uma conscientização maior da importância do ser humano e para que as pessoas entendam também que depende delas, lutar pelo que elas querem e melhorar assim sua situação na sociedade.

É preciso investir mais no capital intelectual, na formação de profissionais, e criar métodos e máquinas realizarem o trabalho braçal e deixar os seres humanos executarem o que os difere dos animais, ou seja, pensar.

É preciso investir no poder criativo do individuo e proporcionar subsídios para que se possa aumentar o potencial intelectual dos seres humanos.

Temos de parar com o preconceito contra o ócio criativo, aumentando ao máximo a capacitação construtiva, cientifica, cultural, artística e demais atividades que constroem, com base nas qualidades de ser humano e não na qualidade de máquina.

Tanto capital é investido em coisas que nada contribuem para um eventual desenvolvimento da qualidade de vida dos seres humanos. È extremamente importante a utilização da psicanálise na reconstituição da já quebrada e deteriorada auto estima dos seres humanos, trabalhando os mesmos para que saibam como se reencontrarem e utilizar seu intelecto para produzir cada vez mais conhecimento.

Vale lembrar que como diz o ditado “dinheiro faz dinheiro”, tam podemos aplicar essa idéia às ciências, tecnologias e demais instancias das atividades humanas, ou seja, “Ciência faz Ciência”, “Tecnologia faz Tecnologia”, “Arte faz Arte” e assim por diante.

Isto é um fato notório no cotidiano histórico das sociedades, por exemplo:

Houve um período muito grande até o advento do fogo, porém, a partir do fogo, em pouco tempo foi desenvolvida a fundição, e a partir da fundição, em menos tempo ainda foram desenvolvidas as armas de fogo, os trens e demais ramos da construção que necessitavam da manipulação dos metais, ou seja, ciência (no sentido fundamental de ciência, aplicada nas diversas áreas) faz ciência.

Para finalizar, quero deixar no ar a idéia de que, é extremamente importante que os profissionais da psicanálise, na minha opinião (que pode estar equivocada), contribuam cada vez mais para o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos, deixando de trabalhar somente para que o trabalhador se sinta feliz em promover o enriquecimento de outrem.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 11 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/o-papel-da-psicologia-nas-organizacoes-564378.html

    Palavras-chave do artigo:

    psicologia

    ,

    organizacoes

    ,

    recursos humanos

    Comentar sobre o artigo

    Darci Kops

    O alinhamento organizacional, e a recorrente necessidade do alinhamento dos recursos humanos nos processos de gestão, como metodologias necessárias para assegurar um portfólio diferenciado de competências em congruência com a missão organizacional. Uma pluralidade de alinhamentos organizacionais concorre na busca constante da consistência interna e consistência externa nas organizações.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 10/07/2011 lAcessos: 967
    Jérsica Franciele Miranda

    A área de Recursos Humanos compreende várias atividades. Em virtude disso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, com universitários da faculdade Pitágoras de diversos cursos tecnólogos que trabalham em empresas que possuem o setor de RH. Depois de conhecida as opiniões e após o tratamento estatístico dos dados, concluiu-se que este setor traz contribuições para os colaboradores e para as empresas, porém, suas atividades não são muito claras para os funcionários.

    Por: Jérsica Franciele Mirandal Negócios> Gestãol 10/08/2010 lAcessos: 1,840

    Segundo GIL (1994) A Administração de Recursos Humanos surge em decorrência do crescimento das organizações e do aumento da complexidade das terefas de gestão de pessoal. Seu desenvolvimento confunde-se com a própria História da Administração e pode ser apresentado segundo algumas etapas que serão descritas no presente trabalho acadêmico.

    Por: Pedro D`arc Rocha dos Santosl Negócios> Gestãol 24/08/2009 lAcessos: 70,672 lComentário: 8
    Rosiane Pantoja Uchôa

    A administração de Recursos Humanos e áreas de Gestão de Pessoas e Talentos tiveram uma identidade bastante desenhada por pressupostos deixados pela psicologia organizacional e do trabalho. Onde a descoberta de como captar pessoas treiná-la, desenvolvê-la, valorizá-la e retê-la, serve de pilar para o sucesso das empresas.

    Por: Rosiane Pantoja Uchôal Negócios> Gestãol 14/04/2011 lAcessos: 407
    Ismael dos Santos

    Este trabalho abordará a importância e processo da Administração de Recursos Humanos (ARH) nas organizações de trabalho. Área esta que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoas e que devem ser desenvolvidas por psicólogos, atualmente, é considerada um dos processos organizacionais mais desafiadores, devido à complexidade que a gestão de pessoas impõe aos profissionais no exercício de suas atividades.

    Por: Ismael dos Santosl Psicologia&Auto-Ajudal 24/03/2011 lAcessos: 3,856
    Darci Kops

    O presente artigo enfatiza a importância das práticas de profissionalismo no cotidiano das organizações por parte do efetivo humano. O paradigma do profissionalismo necessita impactar a cultura organizacional e, de modo decorrente e recorrente, fazer refletir-se nos perfis profissionais, no portfólio de competências, nas práticas profissionais e organizacionais, no portfólio de bens e serviços.

    Por: Darci Kopsl Negócios> Gestãol 16/06/2011 lAcessos: 867

    A ausência de motivação do indivíduo nas organizações de trabalho já foi identificada como a principal causa do absenteísmo, especialmente por motivo de doenças físicas e por transtornos mentais e comportamentais. As profundas mudanças sociais, econômicas e climáticas vivenciadas pela humanidade na última década favorecem a discussão sobre os novos rumos da administração, com a adoção de conceitos sintonizados com a abordagem transpessoal e a gestão holística de pessoas.

    Por: Rodrigo Pival Psicologia&Auto-Ajudal 20/09/2010 lAcessos: 1,569
    Diogo Freitas

    As organizações estão se transformando em verdadeiras agências de aprendizagem elas estão se proporcionando enormes vantagens em relação às organizações tradicionais. Uma nova cultura que enfatiza o compartilhamento e todo o conhecimento, comunicações abertas e espírito de equipe, e a ampla difusão de novas idéias. Dentro das organizações os especialistas adotam um conceito comportamental e um dos aspectos comportamentais humanos é aquela que procura compreender como as pessoas vivem e resolvem seus problemas. Acreditando que o ambiente de trabalho estivesse suficientemente arrumado e organizado, o empregado não terá outro comportamento senão o de produzir. Dentro das organizações a avaliação de desempenho ajuda a julgar ou estimular o valor, a excelência e a qualidade de uma pessoa e sobre tudo a sua ajuda para o interesse da organização.

    Por: Diogo Freitasl Negócios> Administraçãol 03/05/2009 lAcessos: 15,811 lComentário: 3
    Rosiane Pantoja Uchôa

    A Psicologia utilizada dentro do campo organizacional tem um papel significativo desde a era industrial em que se focava apenas em selecionar pessoas, Após determinado período esta ciência passou aperfeiçoar-se e expandiu sua área de atuação, além de atuar na seleção das pessoas e recrutamento de pessoas, começou a atuar dentro das organização, contribuindo para o surgimento da área de Gestão de Pessoas

    Por: Rosiane Pantoja Uchôal Negócios> Gestãol 11/03/2011 lAcessos: 1,522
    Sérgio Henrique Pereira

    Este trabalho é um manifesto quanto à essência dos Direitos Humanos para se entender a Constituição Federal de 1988. O assunto é abordado sem a pretensão de esgotá-lo, mas resumir, de forma que a leitura possa ser atrativa a todos e, desta maneira, alcançar o entendimento ao que seja os Direitos Humanos e as garantias fundamentais da pessoa humana num Estado Democrático de Direito.

    Por: Sérgio Henrique Pereiral Direito> Legislaçãol 23/01/2014 lAcessos: 33

    Dicas simples para você escolher o curso de coaching ideal para crescer na sua carreira profissional e em sua própria vida pessoal

    Por: Fabio Augustol Negócios> Administraçãol 19/12/2014

    O artigo dar dicas para corretores que estão iniciando sua carreira no mercado imobiliário e não sabe os primeiros passos a serem tomados.

    Por: villevoxl Negócios> Administraçãol 19/12/2014

    O estudo de campo foi realizado no Hospital UDI, onde foram coletados os dados referentes ao atendimento e pacote de serviços, bem como qualificá-los na opinião dos clientes e funcionários. Em linhas gerais, esse trabalho científico teve como finalidade afirmar a ideia de que um pacote de serviços bem estruturado e um atendimento sem falhas são essenciais na formação de uma imagem empresarial consolidada.

    Por: Leobruno Revil Torres Ferreiral Negócios> Administraçãol 15/12/2014

    Este artigo apresenta que na atualidade as fraudes atacam cada vez mais os empresários, tendo em vista a insuficiência nos controles internos das empresas, apresenta alguns tipos de fraudes e como elas podem ser detectadas e também a melhor forma para combate-las.

    Por: Mirielil Negócios> Administraçãol 10/12/2014
    michelly bonifacio

    Descubra as três pergunta que Rick e seu grupo usam para serem capazes de determinar de forma eficiente se cada candidato é ou não digno de admissão e de quebra, como estas questões podem te ajudar a prospectar clientes.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 08/12/2014
    michelly bonifacio

    Nesta mais nova série, veja semana a semana uma nova dica para melhorar o desempenho de sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 04/12/2014
    michelly bonifacio

    Eu sei, controlar estoque é realmente chato! Mas, se você possui um negócio, eu nem preciso dizer que o seu estoque é um dos fatores mais importantes, certo? Pensando nisso, a Alfa Networks preparou um artigo super especial para você controlar de uma vez por todas o seu estoque.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 01/12/2014

    Este trabalho tem como objetivo demonstrar as variações de desperdício primeiramente explicando seu conceito e suas definições na área administrativa. O trabalho foi dividido em cinco partes em cada parte o assunto será abordado de forma diferente, cada vez mais com foco na logística citando exemplos dos problemas que o Brasil enfrenta com a falta de investimento nesta área e infraestrutura apropriada.

    Por: Wolgran Teixeiral Negócios> Administraçãol 28/11/2014

    Resposta à uma critica Recebi uma crítica (construtiva) com relação a um de meus artigos intitulado "Reportagem Do Fantástico" e gostaria de esclarecer alguns pontos que acho necessário para um melhor entendimento do artigo. A crítica foi a seguinte: Vou colocar apenas dois fatores p/ te contestar, 1o. daqui a quarenta anos seremos um país de velhos, isso influi na economia, 2o. se seus pais fossem adeptos dessa política de anti-natividade você não estaria aqui neste blog falando um monte de besteira.

    Por: Mauro Gloria Juniorl Notícias & Sociedade> Meio Ambientel 24/09/2009 lAcessos: 248

    Até quando vamos empurrar tudo com a barriga. Até quando vamos assistir a TV às atrocidades que o ser humano é capaz de cometer contra seu semelhante e contra a natureza sem fazer nada.

    Por: Mauro Gloria Juniorl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 22/04/2009 lAcessos: 233

    Duas ondas tomaram conta do cenário nacional nos últimos anos, a onda do desarmamento e a agora recentemente a onda da lei seca. Ambas têm um objetivo muito nobre, a diminuição da violência no país, porém, ambas estão fadadas ou fracasso.

    Por: Mauro Gloria Juniorl Notícias & Sociedade> Polítical 02/03/2009 lAcessos: 583

    Relações entre os seres humanos. Há pouco tempo atrás eu publiquei um artigo que pode ser encontrado no meu blog (www.blogaodomaurao.blogspot.com) onde eu escrevi sobre a necessidade de igualdade entres os seres humanos, sendo que neste artigo eu afirmei que todos deveriam ser tratados igualmente, sem diferenciação de credo, cor, raça ou status, sendo que todos deveriam ganhar salários iguais, não dependendo da área de atuação, sendo que um Estado Maior teria a função de distribuir o lucro total, descontado o custo de investimento, obras e demais benfeitorias do pais, para as pessoas de forma igual.

    Por: Mauro Gloria Juniorl Relacionamentos> Relações Amorosasl 01/12/2008 lAcessos: 9,950

    No dia 31/08/2008 foi exibida no Fantástico uma reportagem que tem como chamada à frase “Família brasileira encolheu nos últimos 35 anos. Por que será que os casais estão optando por ter menos filhos?”.

    Por: Mauro Gloria Juniorl Notícias & Sociedade> Polítical 09/09/2008 lAcessos: 5,052 lComentário: 4

    Hoje em dia temos presenciado cada vez mais o aumento da criminalidade e da impunidade. Isto ocorre por vários motivos, como exemplo podemos citar, um código penal desatualizado, uma manutenção cara e sem retorno dos presidiários, a falta de reintegração do preso na sociedade, a falta de espaço para os presos, os direitos humanos que impedem punições mais pesadas, entre outros.

    Por: Mauro Gloria Juniorl Notícias & Sociedade> Polítical 26/08/2008 lAcessos: 1,562

    Todos nós devemos nos conscientizar de que somos iguais, independentemente de cor, idade, sexo, preferência sexual entre outras coisas que tem sido considerada por nós mesmos como objetos de diferenciação entre um individuo e outro.

    Por: Mauro Gloria Juniorl Notícias & Sociedade> Polítical 26/08/2008 lAcessos: 313

    Um dia, ao acordar, comecei a meditar sobre a vida e o cotidiano dos seres humanos e então me senti revoltado, pois analisando friamente o momento atual, percebi que estamos caminhando rumo a uma sociedade cada vez mais caótica, onde as relações interpessoais estão ficando cada vez mais desinteressantes e até mesmo a família que deveria ser o porto seguro das pessoas está ficando em segundo plano.

    Por: Mauro Gloria Juniorl Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 26/08/2008 lAcessos: 177

    Comments on this article

    0
    jose geraldo 23/08/2009
    oi ,sou técnico de informática ,hoje trabalho no como lojista ,tenho duas lojas e confeccina algunhas roupas,é um bom negócio , mas preciso abrir meus orizontes ,pode me ajudar
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast