O PAPEL DO ABASTECIMENTO DE MATERIAIS NA ORGANIZAÇÃO

02/01/2011 • Por • 638 Acessos

Abastecimento de Materiais

Terceirização:

Decidir comprar ou fabricar tem sido uma das maiores preocupações da empresa moderna. A análise deve englobar enfoques financeiros e estratégicos, por que nem sempre o menor preço é o fator fundamental para se optar por uma ou por outra.

Não há dúvida de que a principal corrente é a favor da aquisição de itens de terceiros (terceirização), de itens que eram fabricados internamente, mas para essa decisão a análise deve levar em consideração alguns fatores.

 

A importância da tecnologia para a organização

Valor estratégico da tecnologia de fabricação do item a ser comprado. A tecnologia de fabricação de um item é um ativo desenvolvido pela empresa e que proporciona uma diferenciação de seus produtos, ou seja, quando uma empresa tem uma tecnologia atual o desenvolvimento de seus produtos, agrega valores e redução de custo dentro de uma organização.

 

Qualidade do produto

Qualidade assegurada no fornecimento é essencial para que o produto final tenha o desempenho desejado pela a empresa compradora. Assim, o fornecedor deve comprovar que possui, pelo menos, a mesma competência para produzir o componente.

A terceirização baseia-se, principalmente no fato de que fornecedores especializados têm competências adicionais de produção de itens específicos, o que leva a conseguir maior qualidade. Além disso, deve-se tomar cuidado com a possibilidade de o fornecedor poder incorporar aperfeiçoamento e inovação às especificações dos componentes fabricados.

 

Confiabilidade no comprimento de prazos

Uma das principais preocupações com fornecedores é o cumprimento sistemático dos prazos de entrega, principalmente em períodos de maior demanda. Atrasos de fornecimento podem comprometer a entrega do produto final, além de obrigar a empresa compradora a manter estoques adicionais para absorver as incertezas geradas por seus fornecedores. Ganhos no custo e na qualidade podem ser é irrelevante se os prazos não ferem cumpridos.

 

Possibilidade de liderança de recursos produtivos

Repassar componentes para terceiro fabricarem libera recursos produtivos importantes para que a empresa possa utilizá-lo dentre os seus negócios.

Assim mão-de-obra, espaço no chão da fábrica, equipamentos e materiais que antes eram necessários para produzir componentes podem agora ser utilizados para aumentar sua capacidade produtiva.

 

Indisponibilidade de recursos

Quando a capacidade de produção de determinado componente está esgotada, ou há necessidade de novos investimentos para desenvolvimento de novos produtos que estão além dos recursos financeiros da empresa, o repasse da fabricação para terceiro é uma das possíveis saídas.

 

Novos produtos com o volume de produção inicial baixa

Investimento na produção de componentes para novos produtos que têm baixo volume inicial em geral são economicamente inviáveis. Em estágios iniciais, é preferível recorrer à terceirização até que o volume justifique novos investimentos.

 

Autor: Francimar Germano

 

 

 

 

 

 

 

 

Perfil do Autor

Francimar Germano

Desenvolvo pesquisa para o crescimento e desenvolvimento das organizações.