O PAPEL DO CONTADOR NA SOCIEDADE

Publicado em: 05/01/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 7,244 |

 

1 INTRODUÇÃO

 

O novo milênio requisita profissionais cada vez mais capacitados para competir no meio profissional. O atual mercado de trabalho está cada vez mais exigente é requer de qualquer que seja o profissional qualificação. No caso particular do profissional contábil o perfil atual deste e que seja um profissional autêntico, criativo, prudente, atualizado, correto, deve possuir conhecimento em várias áreas, procurar sempre estar em contanto com as diversas áreas da empresa e acima de tudo ser um profissional ético.

 

Estamos caminhando para um futuro onde no mercado de trabalho irá sobreviver aquele profissional mais qualificado por isso todos os profissionais da contabilidade devem procurar aperfeiçoar o seu desempenho através da educação passando por constantes treinamentos para assim manter seus conhecimentos e habilidades sempre atualizados. É por meio dos conhecimentos adquiridos através de estudos e treinamentos que o profissional contábil passa a desempenhar sua profissão com competência , habilidade e atitudes.

 

O mercado de trabalho cria oportunidade de fundamental importância para o contador, pois ao fornecer informações financeiras e econômicas para as organizações torna-se integrante efetivo de uma sociedade que entende este papel como indispensável para a sua sobrevivência.

De acordo com Silva(2003, p.3):

O profissional contábil precisa ser visto como um comunicador de informações essências a tomada de decisões, pois a habilidade em avaliar fatos passados, perceber os presentes e predizer eventos futuros pode ser compreendido como fator predominante ao sucesso empresarial.

 

 

2 O CONTABILISTA PERANTE AS CONSTANTES MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO

 

 

As principais preocupações hoje no decorrer da formação acadêmica é formar profissionais capazes de quebrar antigas regras, pessoas com capacidade de abrir novos horizontes é aceitar riscos. Assim afirma Franco "Apenas informações não mudam os comportamentos. É preciso agir de acordo com elas." (FRANCO, 1999, p. 26).

Estamos em plena era de mudanças, tudo muda muito rápido em todas as áreas da vida, principalmente no que esta voltada para a área profissional. O novo milênio requisita profissionais cada vez mais capacitados para competir no meio profissional. O Atual mercado de trabalho está cada vez mais exigente e requer de qualquer profissional qualificação de ponta. No caso particular do profissional contábil o perfil atual deste é que seja um profissional autêntico, criativo, prudente, atualizado, correto, deve possuir conhecimento em várias áreas, procurar sempre estar em contanto as diversas áreas da empresa e acima de tudo ser um profissional ético. Esse profissional deve mostrar clareza nos serviços prestados aos usuários da contabilidade, mostrando seu potencial diferenciado às entidades e acima de tudo que os serviços por ele prestados devem atingir as expectativas de seus clientes quer sejam na área publica ou privada.

 

Há algumas décadas, algumas características evidenciavam o bom profissional, e diante de um mercado muito exigente é competitivo tais características mudaram sobremaneira este contexto. Atualmente o mercado exige pessoas capazes de avançarem no mesmo ritmo das tecnologias, solucionar problemas e interpretar relatórios gerenciais. As necessidades que se tem hoje exigem que o profissional não seja apenas um mero guardião de números e valores, e sim um parceiro eficiente, altamente qualificado, capaz de prestar informações precisas e atualizadas, contribuindo assim com os gestores na tomada de decisões. Os profissionais que não conseguem se adaptar as constantes mudanças estão automaticamente condenados a ficarem fora do mercado de trabalho. Para o atual contabilista e importante considerar atitudes, como nos mostra FRANCO

[...]iniciativa, liderança, criatividade, auto desenvolvimento, multifuncionalidade, agilidade, flexibilidade, gerenciar o risco, educador, lógico de raciocínio, prontidão para resolver problemas, habilidade para lidar com pessoas, trabalho em equipe, conhecimento de línguas, informática e resistência emocional [...] (FRANCO, 1999, p. 33).

 

 

 

Para que o novo profissional contabilista posa conquistar seu espaço perante o mercado de trabalho, não é preciso apenas características pessoais, e sim uma vontade constante na busca pelo conhecimento, que não somente deve ser voltado para sua área especifica, e sim o conhecimento paralelo a sua área, ter o domínio de pelo menos mais um idioma e acima de tudo ser competente naquilo que faz. Segundo afirma FRANCO, "O auto desenvolvimento inclui também, ao lado das características de comportamento, a aquisição continuada de conhecimentos dentro e fora de sua área de atuação". (FRANCO, 1999, p. 35)

 

O mercado de trabalho para os contadores é o que mais proporciona oportunidades para o profissional, sua área de atuação e bastante ampla e oferece inúmeras oportunidades de trabalho. O profissional depois de formado pode atuar em diversos campos tais como: contabilidade privada, pública, perícia contábil, controladoria, magistério, pesquisador dentre outras. Em meio a essas áreas de atuação o profissional contábil pode ainda vir a atuar como empregado, empregador ou como profissional liberal.

 

Todos os dias o contador lida com o que é apontado como um dos bens mais valioso de uma economia: a informação contábil. Neste sentido, destaca-se o valor do contador diante da sociedade em geral e o sentido que torna um perfil profissional contextualizado, situado histórica, social e culturalmente.

 

Em qualquer que seja área profissional que o contador for atuar, a boa informação e conhecimento atualizado são de grande importância. Como afirma Lisboa:

De maneira genérica, pode ser afirmado que todas as decisões tomadas envolvendo as atividades de uma empresa, qualquer que seja o nível dessa decisão, têm por base algum tipo de informação. Nesse contexto o profissional de contabilidade tem papel importante. (LISBOA, 1997, p. 37)

 

A era da informação passou a ser um elemento básico para que o profissional contábil mude suas características e sua forma de atuação dentro das organizações. Segundo Perez o objetivo da profissão contábil:

"[...] vai mais além de que acumular cifras para preparar um balanço para efeitos impositivos. Vai mais além de registrar automaticamente uma ou várias operações: um software adequado pode produzir melhor as rotinas". (PEREZ, 1997, p. 68)

 

A profissão contábil oferece várias possibilidades de atuação, de especialização. Essas por sua vez se assemelham muito a elementos essências que vêm sendo atualmente exigidos desses profissionais. De acordo com Mussolini (1994): "O contador deve se conscientizar de que a valorização se fundamenta, essencialmente, em dois pontos básicos: a) indiscutível técnica; e b) irrepreensível comportamento ético". (MUSSOLINI, 1994, p. 79).

 

 

3 FUNÇÃO DO CONTADOR

 

Para alcançar os objetivos da contabilidade os profissionais devem ser habilitados é vinculados ao órgão de classe, que além de regulamentar a profissão é responsável pela fiscalização do exercício de tal prática.

 

O profissional contábil é denominado contabilista. O contabilista que tem formação acadêmica de ensino médio antigo segundo grau e se registrou no (CRC) Conselho Regional de Contabilidade é denominado técnico em contabilidade. O contabilista que concluiu o ensino superior no curso de ciências contábeis e se registrou no CRC é denominado contador.

 

No entanto após concluir o curso de ciências contábeis o aluno não será nem contabilista e nem contador. O aluno concluinte do curso superior de ciências contábeis será bacharel em contabilidade e terá formação acadêmica necessária para ser um profissional contábil. Portanto para atuar profissionalmente como contabilista e necessário fazer o registro no CRC de acordo com as regras desse órgão competente.

 

De acordo com Marion (1998, p.26) tanto o contador quanto o técnico em contabilidade podem "[...] ser responsáveis pela contabilidade das empresas, analistas de balanços, pesquisadores contábeis etc." Porém cabe somente ao contador algumas atividades que o técnico em contabilidade não pode assumir tais como: auditoria, perícia contábil, e professor de contabilidade.

 

Segundo Marion (2003, p.25), "a função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para a tomada de decisões."

 

Portando é importante destacar que na pequena empresa a função do Contador foi distorcida estando voltada basicamente para satisfazer as leis fiscais. As principais características do profissional contábil são: Flexibilidade, liderança, comunicação, ética atualização constante, responsabilidade social, visão humanística, formação técnica e cientifica, iniciativa, visão de mercado é de futuro.

 

O papel do contador na sociedade vem se tornando cada dia mais importante. A contabilidade não se resume em apenas registrar e controlar fatos administrativos ou gerar guias e escriturar livros como a maioria das pessoas pensam. Depois de conhecer profundamente a empresa o profissional contábil é chamado constantemente a não apenas evidenciar o que já aconteceu, mas sim para dar seu parecer sobre o futuro da empresa, respondendo é tirando às duvidas dos seus clientes. Sendo assim o contador é a peça fundamental para a sobrevivência das empresas subsidiando- as nas tomadas de decisões.

 

O contador é o responsável pelo levantamento de dados que interessam aos usuários da contabilidade, assim o seu papel é estar esclarecendo dúvidas, solucionando problemas e desenvolvendo estratégias, já que é o grande auxiliador da tomada de decisões dentro das organizações.

 

Lisboa esclarece que: "O papel do contabilista é suprir com informações desejadas a cada um desses usuários, na medida de suas necessidades, sem buscar o benefício ou o privilégio de qualquer um em particular". (LISBOA, 1997, p. 38).

 

 

4 CAMPO DE ATUAÇÃO

 

Por obrigação toda empresa deve ter um contador que é o responsável técnico frente aos órgãos governamentais. Portanto, todas às pessoas jurídicas por força de lei, devem fazer parte do campo de atuação da contabilidade, além delas as pessoas físicas que possuem um grande patrimônio normalmente costumam contratar um contabilista para controlar e cuidar dos seus bens.

 

Algumas atividades econômicas têm características particulares, necessitando assim de uma aplicação especifica da contabilidade. Uma atividade comercial, por exemplo, adquire mercadorias para revender, sendo assim o seu controle exige uma pequena complexidade, ao contrário de uma grande indústria que adquire materiais é os transforma em um novo bem, aplicando mão de obra, utilizando equipamentos, instalações é edifícios para o desenvolvimento de sua atividade é tem no controle de seu patrimônio uma complexidade muito maior.

 

Em relação às atividades econômico-financeiras as empresas podem ser classificadas em três grandes grupos distintos: O da indústria, de comércio é de serviços. Algumas atividades utilizam da contabilidade geral ou empresarial para o registro e seus fatos contábeis, já outras necessitam de aplicações específicas dos artefatos contábeis para suas atividades:

  • Indústria: contabilidade de custos, contabilidade industrial;

  • Agronegócio: contabilidade de custos, contabilidade rural;

  • Instituições Financeiras: contabilidade bancária;

  • Órgãos Públicos: contabilidade pública etc.

 

Na atuação em empresas a contabilidade é uma das áreas profissionais que mais oferecem oportunidades, as alternativas são: planejador tributário, analista financeiro, contador societário, auditor interno, contador de custos, contador gerencial etc.

 

Na terceirização de serviços contábeis, as alternativas são: consultor, empresário de contabilidade, auditor independente, perito contábil e investigador de fraudes.

 

Na área pública, pode ser: contador público, auditor interno, agente fiscal de rendas, oficial de contador, auditor fiscal da fazenda e Analista de contas do tribunal de contas.

 

O profissional contábil executa um papel importante na modernização é internacionalização da economia. Porque esses profissionais não se restringem em apenas cuidar de contas, o seu trabalho vai mais além, eles são conselheiros e muitas das vezes até confidentes dos administradores de grandes corporações. Os profissionais contábeis orientam também pequenas é médias empresas em sua administração, tornando mais simples as alternativas que parecem demasiadamente mais complexas. Além disso, é importante ressaltar que o profissional contábil desempenha um importante papel no desenvolvimento de novas possibilidades de emprego.

 

Os profissionais contábeis servem a sociedade, aos empresários, às entidades sociais, culturais e filantrópicas, e aos governos (federal, estaduais e municipais), aos investidores é ao poder judiciário. Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade só no Brasil são mais de 300.000 profissionais contábeis. É importante lembrar também que o trabalho do profissional contábil ainda não tem um reconhecimento justo pela sociedade como um todo.

 

O contabilista pode atuar em diversas áreas profissionais, além da própria gestão contábil de empresas, entidades públicas e não governamentais, especializando-se em diversas áreas tais como:

 

Perícia Contábil: cada vez mais sentenças judiciais é arbitrais buscam estar pautadas em laudos técnicos de especialistas contábeis, já que estes tornam favoráveis os rigores da investigação, a independência e a confiabilidade de cálculos e opiniões sobre divergências como apuração de haveres, lucros cessantes, impugnações fiscais e avaliação de patrimônio líquido.

 

Auditoria:O profissional com formação acadêmica em Ciências Contábeis- Ensino Superior- inscrito no CRC poderá auditar é emitir o parecer de entidades como: Companhias que tenham suas ações negociadas em Bolsa de Valores (as chamadas de Capital Aberto), em Instituições financeiras (Bancos, Seguradoras, Consórcios, Corretoras de Títulos é Valores as quais são regulamentadas e fiscalizadas pelo Banco Central é SUSEP- Superintendência de Seguros Privados). Planos de saúde, regulamentados pela ANS- Agência Nacional de Saúde, Sociedades sem fins lucrativos a partir de determinado valor de arrecadação.

 

As entidades acima citadas só podem ser auditas por Contador, inscrito na CVM- Comissão de Valores Mobiliários.

 

Fiscal: a fiscalização de contribuintes ou de contas de entes públicos é uma atividade complexa e extremamente técnica, sem duvida o contador é o profissional mais adequado para realizar tais trabalhos, já que este possui um vasto conhecimento especifico com domínio simultâneo das normas contábeis, fiscais, trabalhistas, previdenciárias, societárias e administrativas.

 

A Gestão de Empresas: está não é uma atividade restrita apenas aos administradores, já que os contadores são conhecedores profundos de finanças, custos e fluxo de caixa, e acima de tudo têm colocado suas capacidades à frente de grandes empresas.

 

A Gestão Pública: está e uma das áreas mais carentes de profissionais que tenham condições para desempenhar certos cargos ou realizar certas obras a nível de um grande país como o Brasil, é tecnicamente pode ser incrivelmente melhorada com a utilização das habilidades profissionais é criativas dos profissionais contábeis.

 

O Ensino:universidades e centros de atualização profissional precisam de excelentes professores, com vastos conhecimentos contábeis, para atuarem na formação de novos profissionais e no aprimoramento de outros, em diversas áreas, como Contabilidade Rural, Contabilidade de Custos ou Orçamento Público. Cabe a este profissional transmitir e ensinar a fundo os princípios fundamentais da contabilidade e a sua prática comum, cabe ao professor também desenvolver o senso crítico, o comprometimento, a responsabilidade e a ética nos estudantes com os quais atua.

 

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Diante do exposto, concluímos que o contexto atual vem apresentando uma série de desafios para o profissional do ramo contábil, e este precisa estar antenado para contornar esse fato, agarrando com unhas é dentes todas as possibilidades que o direcionam para uma melhor qualificação profissional é atualização de procedimentos é mudança de valores. Pois o mercado de trabalho apesar de ser muito vasto se tornou um mundo concorrido é cada vez mais exigente, onde o amanhã será sempre o ponto de partida, pois, se necessita de uma transformação diária que satisfaça o anseio deste setor, que sempre será voraz e proporcionará assim a oportunidade de dar um passo a diante a cada dia para uns e o ostracismo a outros menos capacitados. A ética deve também caminhar lado a lado com a ótica de trabalho de cada profissional envolvido, para que estes, além da labuta diária, já pensem desde cedo no futuro e o que vão escrever no livro glorioso do passado desta profissão tão nobre e promissora.

 

Somente terá um futuro promissor nesse mercado aquele profissional que fizer um trabalho sério, respeitando acima de tudo os clientes, governo e principalmente a área contábil. Desempenhando o seu papel com competência o profissional contábil contribuirá como uma sociedade mais dinâmica e, quem sabe, com um Brasil melhor, sem corrupção e abuso de nossos governantes.

 

 

REFERÊNCIAS

 

CHING, Hong Yuh; MARQUES, Fernando; PRADO, Lucilene. Contabilidade e Finanças para não especialistas. 2. ed. São Paulo: Pearson, 2007.

 

COSTA, José Manoel. Contabilidade básica: ciências contábeis. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

 

FRANCO, S. Criando o próprio futuro; O mercado de trabalho na era competitiva total. São Paulo: Ática, 1999.

 

LISBOA, L. P. Ética geral e profissional em contabilidade. Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

 

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

 

______ .Contabilidade empresaria. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

 

PEREZ JUNIOR, J. H., OLIVEIRA, L.M. de. Contabilidade Avançada. São Paulo: Atlas, 1997.

 

SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade: orientações de estudos, projetos, relatórios, monografias, dissertações, teses. São Paulo: Atlas, 2003.

 

 

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/o-papel-do-contador-na-sociedade-3976631.html

    Palavras-chave do artigo:

    o contabilista e as mudancas no mercado de trabalho funcao do contador campo de atuacao

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo tem por finalidade apresentar as leis que regem o atual Código de Ética do profissional contábil e as principais mudanças voltadas para o mercado de trabalho do contabilista no decorrer dos últimos anos.

    Por: FRANCISCA SOARESl Negócios> Administraçãol 24/08/2010 lAcessos: 4,518 lComentário: 2

    Este artigo traz uma reflexão acerca da atuação do profissional contábil e a contribuição desta para o desenvolvimento do setor supermercadista no munícipio de Teolândia – Bahia, levando em consideração, que os serviços prestados por tal profissional pode promover a elucidação das contas, a interpretação das demonstrações contábeis, por meio de uma assessoria eficiente e eficaz do contabilista. Nesta perspectiva, se analisou a situação do setor supermercadista de Teolândia – Bahia.

    Por: Reinaldo Amorasl Negócios> Gestãol 16/01/2013 lAcessos: 69
    Ricardo Zani

    A responsabilidade técnica dos contadores aumentou com o do novo Código Civil. São os artigos 1.177 e 1.178 que tratam da responsabilidade do profissional em contabilidade:

    Por: Ricardo Zanil Direito> Direito Tributáriol 25/10/2010 lAcessos: 907

    O artigo “O Perfil do profissional Contabilista que deseja ingressar num órgão público federal”, é dedicado àquele profissional atuante na área contábil e que tem vontade de prestar concursos públicos. Este foi realizado na tentativa de auxiliar o candidato a estudar as matérias necessárias, mostrando que essas foram ensinadas na universidade com uma ênfase de 80% do que os concursos exigem, apresentando ao interessado qual seu mercado no âmbito público, podendo trabalhar na empresa, com indepen

    Por: Lilian Aparecida Aranha da Silva e Nathalia Menezes dos Santosl Educação> Ensino Superiorl 06/11/2008 lAcessos: 2,346

    RESUMO Este estudo tem como objetivo de analisar a Ética Geral e Profissional na Área da Contabilidade, buscando identificar e compreender a sua aplicação. A análise fundamenta este estudo baseia-se em levantamento bibliográfico e estudo de caso. Sendo os princípios e valores éticos nos Escritórios de Contabilidade, o ponto principal da pesquisa, pela análise dos dados, denota-se que e os profissionais em geral conhecem o código de ética na sua formação acadêmica, sabem de sua importância para

    Por: Marcela J. Bojanowskil Negócios> Administraçãol 04/10/2014 lAcessos: 37

    Este trabalho aborda a Contabilidade Gerencial, o quanto ela é e pode ser mais ainda importante para a tomada de decisões. Já que hoje a competitividade das empresas é fora do normal, é sempre bom colaboradores estarem por dentro de tudo o que se passa nas suas devidas empresas, e nós, contadores e futuros contadores, nos inteirarmos sobre o devido assunto para fornecermos informações úteis.

    Por: Ramon Amorim Senal Finanças> Investimentosl 12/10/2010 lAcessos: 369

    A premissa principal deste trabalho acadêmico gira em torno de uma consultoria empresarial. Atualmente, os desafios empresariais estão se agravando em decorrência da pressão e redução dos custos, competitividade cada vez maior, margens de lucro menores, entre outros, são exemplos de variáveis fatores que estão causando estes desafios. Diante disso, empresas estão buscando consultorias para minimizar obstáculos. Consultoria é: O serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independente

    Por: gabriela silva de liral Negócios> Administraçãol 06/05/2011 lAcessos: 886

    Neste artigo abordou-se a temática: a autoridade da contabilidade atual nos negócios, pois se verifica que o esboço desse objeto de estudo é de fundamental importância para o desenho da contabilidade e para a formação do contador do século XXI. A escolha de se trabalhar com essa temática, surgiu da observação direta e da seriedade do estudo desse assunto, pois o contador deve está atualizado, acompanhando a evolução das técnicas contábeis, pois a área vai se expandindo de modo acelerado, recorre

    Por: Bruna Monike Sousa Moural Educação> Ensino Superiorl 25/03/2010 lAcessos: 1,100 lComentário: 1

    Dicas simples para você escolher o curso de coaching ideal para crescer na sua carreira profissional e em sua própria vida pessoal

    Por: Fabio Augustol Negócios> Administraçãol 19/12/2014

    O artigo dar dicas para corretores que estão iniciando sua carreira no mercado imobiliário e não sabe os primeiros passos a serem tomados.

    Por: villevoxl Negócios> Administraçãol 19/12/2014

    O estudo de campo foi realizado no Hospital UDI, onde foram coletados os dados referentes ao atendimento e pacote de serviços, bem como qualificá-los na opinião dos clientes e funcionários. Em linhas gerais, esse trabalho científico teve como finalidade afirmar a ideia de que um pacote de serviços bem estruturado e um atendimento sem falhas são essenciais na formação de uma imagem empresarial consolidada.

    Por: Leobruno Revil Torres Ferreiral Negócios> Administraçãol 15/12/2014

    Este artigo apresenta que na atualidade as fraudes atacam cada vez mais os empresários, tendo em vista a insuficiência nos controles internos das empresas, apresenta alguns tipos de fraudes e como elas podem ser detectadas e também a melhor forma para combate-las.

    Por: Mirielil Negócios> Administraçãol 10/12/2014
    michelly bonifacio

    Descubra as três pergunta que Rick e seu grupo usam para serem capazes de determinar de forma eficiente se cada candidato é ou não digno de admissão e de quebra, como estas questões podem te ajudar a prospectar clientes.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 08/12/2014
    michelly bonifacio

    Nesta mais nova série, veja semana a semana uma nova dica para melhorar o desempenho de sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 04/12/2014
    michelly bonifacio

    Eu sei, controlar estoque é realmente chato! Mas, se você possui um negócio, eu nem preciso dizer que o seu estoque é um dos fatores mais importantes, certo? Pensando nisso, a Alfa Networks preparou um artigo super especial para você controlar de uma vez por todas o seu estoque.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 01/12/2014

    Este trabalho tem como objetivo demonstrar as variações de desperdício primeiramente explicando seu conceito e suas definições na área administrativa. O trabalho foi dividido em cinco partes em cada parte o assunto será abordado de forma diferente, cada vez mais com foco na logística citando exemplos dos problemas que o Brasil enfrenta com a falta de investimento nesta área e infraestrutura apropriada.

    Por: Wolgran Teixeiral Negócios> Administraçãol 28/11/2014

    Este trabalho tem por finalidade apresentar de forma clara e objetiva o papel da gestão financeira dentro das empresas seja elas de pequeno, médio ou de grande porte. Apresenta também as principais variáveis existentes na gestão financeira e as principais são: risco, retorno, taxas de juros de ações e a sua importância dentro da gestão financeira das empresas.

    Por: FRANCISCA SOARESl Negócios> Administraçãol 25/11/2011 lAcessos: 566

    Este artigo tem por finalidade apresentar as leis que regem o atual Código de Ética do profissional contábil e as principais mudanças voltadas para o mercado de trabalho do contabilista no decorrer dos últimos anos.

    Por: FRANCISCA SOARESl Negócios> Administraçãol 24/08/2010 lAcessos: 4,518 lComentário: 2
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast