O Poder Da Razão E A Sensibilidade Da Autoridade

Publicado em: 25/02/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 1,793 |

O Poder da Razão

e a

Sensibilidade da Autoridade

 

 

Sempre gostei muito de livros e filmes. Não raro encontro nos mesmos explicações para fatos e situações. O fantástico nesta imersão cultural é que encontramos explicações diferentes para o mesmo fato. Um exemplo poderia ser a similitude entre "Sabrina" (Sydney Pollack - filme) ; "Razão e Sensibilidade" (Jane Austin - livro ) ; estudos sobre hemisférios cerebrais (psiconeurologia) e os conceitos de PODER e AUTORIDADE, tão brilhantemente exposto no "O Monge e o Executivo"

O que todos eles têm em comum é a explicação da conexão entre os hemisférios cerebrais, cuja finalidade é a busca pelo equilíbrio, progresso e sucesso de resultados.

Toda vez que encontro alguma dificuldade em me aprofundar nos estudos administrativos, recorro à analogia com a fisiologia humana. Em minha opinião esta é a empresa melhor elaborada e estruturada que já tive conhecimento. Sempre tomo como a presidência a neurologia e a partir daí começo os processos comparativos.

Desta vez, ao pensar sobre motivação, em como entusiasmar pessoas pela sua própria crença; como envolve-las , mas sem imposição; como inspirar uma equipe a perseguir seus objetivos, participando de suas conquistas, chego a pensar na motivação por sensibilidade, talento e percepção.

Saber diferenciar, segundo James C. Hunter, em seu livro "O Monge e o Executivo": "PODER como a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer" e "AUTORIDADE: como a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal". Sendo estas as características do líder contemporâneo, de perfil inovador.

Vejo estas definições como simplesmente fantásticas, mas a explicação básica de tudo consiste no equilíbrio neurológico entre razão e emoção. Entre hemisfério esquerdo e direito do cérebro.

Nossos dois hemisférios são assimétricos em termos de funções mentais, sendo que o hemisfério esquerdo é mais predominantemente verbal e analítico e o hemisfério direito mais espacial e holístico. Os dois hemisférios estão conectados um ao outro através do corpo caloso (ponte que une os dois hemisférios). Tem sido estimado por muitos neurocientistas que nós usamos uma pequena porção do imenso potencial do nosso cérebro. Quando um alto nível de comunicação inter-hemisférica ocorre entre os dois hemisférios, acontece um aumento dramático na criatividade e certos tipos de inteligência.

Jung coloca o "pensamento dirigido" (hemisfério dominante) como resultado da linguagem e dependente em larga medida desta abstração que é a palavra. Tem uma finalidade pessoal e uma social, pois é essencialmente um meio de ligação entre as pessoas. Ele contrapõe a este pensamento consciente o pensamento fantasia que, ao invés de alimentar-se da realidade e de ser um instrumento de adaptação ao mundo dos sentidos, alimenta-se de fantasias, imagens e predisposições inconscientes. Este último é livre, solto e ilimitado, porém tem pouco valor adaptativo (à realidade). O primeiro exige maior esforço (cansa e exige repouso) que o segundo que é fluído e espontâneo como um sonho.

Vamos então usar a noção de que temos dois hemisférios cerebrais e estabelecer uma analogia entre o funcionamento habitual do Pensamento consciente (pensamento dirigido, atenção seletiva) e a função Sentimento (unicismo, ampla visão compreensiva) representada - em conjunto com a intuição humana - no funcionamento do hemisfério cerebral alternativo (analogia, símbolos, metáforas).

Importante notar que as culturas que possuem em seu vernáculo mais "vogais", têm uma tendência natural a estimular mais o hemisfério do sentimento. Daí a separação das letras entre vogais e consoantes (que agem como estimuladoras do hemisfério racional).

Neste sentido temos que entender que aprendemos primeiro com o hemisfério dominante, e que temos que ler bons livros, decorar algumas coisas, literalmente enchendo a mente de informações (de preferência com bons autores), conhecerem dados estatísticos e classificatórios e assim por diante. Nesta fase o PODER é predominante, ou seja, ainda não trabalhamos os "nossos medos" + "aprendemos raciocínio lógico" = PODER

Como estamos em constante processo evolutivo psicológico; podemos imaginar hipoteticamente uma linha reta com duas direções. Num extremo temos o medo, o orgulho, o preconceito ( estimulado pelo hemisfério racional) e no outro o amor, prazer, paz, tranqüilidade ( estimulado pelo hemisférios abstrato). Quanto mais estamos próximos ao medo mais queremos e lutamos pelo PODER. Ao contrário, quanto mais nos aproximamos do outro extremo, mais desenvolvemos nossa AUTORIDADE para liderarmos nossos subordinados. As fibras transeptais são as pontes que fazem estas conexões e permitem que os seres humanos cresçam em conhecimento lógico, mas com a sensibilidade da autoridade

Se quisermos nos aprofundar mais um pouco, na psicologia dos perfis podemos buscar uma conotação literária e aí nos reportaremos os livro de Jane Austin "Razão e Sensibilidade".  A partir do momento em que as irmãs Dashwood se apaixonam ficam visíveis as diferenças comportamentais. Enquanto uma é contida e racional, como principal forma de conduzir as situações; a outra é emotiva e com muita sensibilidade. Com o desenvolvimento da trama, ambas buscam aprender mutuamente, e no final chegam ao equilíbrio.

Este também é o foco em "Sabrina", onde o poder (Linus - Harrison Ford) ao encontrar a sensibilidade (Sabrina Fairchild - Julia Ormond), transforma-se em autoridade e crescimento pessoal

Socialmente estamos vivendo um momento marcado pelo sentimento, pela sensibilidade de lidar com as pessoas, pela paixão, pelo talento e pelo amor em tudo o que se faz.

Esta sensibilidade é detectada no líder pelo seu talento que é o grande diferencial competitivo do século XXI. É impossível motivar uma equipe apenas pela imposição, pelo poder.

  

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/o-poder-da-razao-e-a-sensibilidade-da-autoridade-789270.html

    Palavras-chave do artigo:

    poder

    ,

    autoridade

    ,

    hemisferios cerebrais

    Comentar sobre o artigo

    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Deus, após ter criado a Terra e tê-la preenchida com indescritível beleza e fartura, entregou-a ao Homem. Entretanto, uma simplória serpente fez o Homem perder os encantos paradisíacos do Éden, concebidos pelo Senhor Deus, para o seu uso e sustento eternos. Curiosamente foi um réptil a causa de todo o infortúnio dos seres humanos. Assim, todos nós passamos a conhecer o sofrimento, a dor, a violência e a finitude, com a morte.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 24/08/2010 lAcessos: 714
    CARLEIAL. Bernardino Mendonça

    Trabalho científico de Psicobilogia enfocando os caminhos neurais dos estímulos ambientais para o cérebro, a fim de formar a Mente culta e útil para a pessoa e para a Sociedade. Explica as consequências negativas ou positivas do conhecimento e da falta de Conhecimento.

    Por: CARLEIAL. Bernardino Mendonçal Psicologia&Auto-Ajuda> Psicoterapial 11/09/2011 lAcessos: 221
    Fernando Viel

    Formação Profissional em Programação Neurolinguística - PNL Porque a PNL vem crescendo rapidamente?...

    Por: Fernando Viell Psicologia&Auto-Ajudal 19/08/2010 lAcessos: 248

    De posse de tais regras, já o leitor poderá indagar qual o material de que tem de utilizar-se para iniciar o tratamento psicanalítico. Pela história de sua personalidade? Pelas suas recordações? Através de suas impressões infantis? Pela história da própria enfermidade? Tudo isso pouco importa no começo.

    Por: Wagner Paulonl Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/02/2011 lAcessos: 289 lComentário: 1
    SUZYMAIRE RODOVAL SUSANA

    Este estudo apresenta a descriminalização do aborto com enfoque no Projeto de Lei que tem como escopo legalizar o aborto no Brasil. Discuti-se o aborto legal apreciando a visão social, religiosa, bem como, a visão do legislador. A legalização do aborto voltou a ser discutida, devido existência de práticas ilegais, que tem provocado a morte de mulheres de todos os níveis sociais e idades. Restou demonstrado que o aborto é um desejo social, portanto, devem ser revistas as proposições do Projeto.

    Por: SUZYMAIRE RODOVAL SUSANAl Direitol 02/08/2010 lAcessos: 3,130 lComentário: 2
    Jonas Alfredo da Silva Santos

    RESUMO Este trabalho de conclusão de curso foi desenvolvido através de revisão bibliográfica, aplicação e pesquisa de campo, nomeado como "Projeto Aventura Educacional" que consiste na realização das atividades de aventura nas escolas públicas, tendo como objetivo atividades multidisciplinares que potencializam e contribuem com os valores culturais e sociais que se agregam ao processo de ensino com conhecimentos práticos das matérias curriculares.

    Por: Jonas Alfredo da Silva Santosl Educação> Educação Infantill 07/08/2011 lAcessos: 177

    Na indústria, o lençol de borracha EPDM é um dos mais utilizados. Sua composição técnica oferece uma série de vantagens que torna o material uma excelente opção de custo/benefício para o comprador. Este tipo de borracha possui algumas peculiaridades que o torno ideal para certas ocasiões.

    Por: Thiago Fonsecal Negócios> Administraçãol 18/11/2014
    Jenner R Camillo

    Escolher qual é a modalidade de crédito ideal para o seu investimento não é uma tarefa fácil, principalmente porque a grande maioria das instituições financeiras faz o uso de critérios de avaliação burocráticos das empresas antes de decidir emprestar o dinheiro ou investir.

    Por: Jenner R Camillol Negócios> Administraçãol 16/11/2014

    A logística pode através da melhora nos processos, reduzir custos, desperdícios e gerar agilidade as empresas. No artigo abaixo conheceremos um pouco da historia e a algumas funções da logística, além de, compreender sua importância dentro das organizações.

    Por: Wesley Daniel de Figueiredol Negócios> Administraçãol 14/11/2014 lAcessos: 13
    michelly bonifacio

    Você já sabe que deve estar sempre atento ao que seu concorrente está fazendo, certo? Afinal, é através dele que você vai identificar o caminho que o mercado está seguindo e então, se posicionar de acordo com as expectativas. Então, se você sabe que o que eles estão fazendo está dando resultados, porque não seguir o exemplo?

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 12/11/2014 lAcessos: 12

    Este trabalho em como objetivo destacar a importância de uma boa comunicação de estoques para evitar custos desnecessários e aumentar a vantagem competitiva no mercado cada vez mais acirrado

    Por: valerianol Negócios> Administraçãol 11/11/2014 lAcessos: 21
    michelly bonifacio

    Nesta mais nova série, veja semana a semana uma nova dica para melhorar o desempenho de sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 11/11/2014
    michelly bonifacio

    Nesta mais nova série, veja semana a semana uma nova dica para melhorar o desempenho de sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 11/11/2014
    Leandro A da Silva

    A estagnação de mercados de nações desenvolvidas, o aumento das desigualdades sociais, o crescimento dos níveis de deterioração ambiental e a apreensão de que o mundo desenvolvido possa estar submergindo com relação a sua densidade populacional, vêm se convencionando e originando entraves à economia global...

    Por: Leandro A da Silval Negócios> Administraçãol 09/11/2014 lAcessos: 28

    Essa talvez seja a pergunta mais freqüente que ouço, quando converso com colegas ou quando ministro palestras. Eles geralmente argumentam que : "Tudo bem que uma empresa precise de uma consultoria, mas eu tenho um consultório com apenas uma recepcionista e mesmo assim você quer que eu acredite que preciso de uma consultoria? Não é um custo bem elevado para um simples consultório?", "Mas afinal o que é uma consultoria?" Vou tentar responder!

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 07/03/2009 lAcessos: 1,440 lComentário: 2

    Se para a área da saúde já é bem difícil imaginar que sua atividade profissional é um empreendimento; que este depende diretamente do desempenho de pessoas. O que dizer então quando abordamos a necessidade destas estarem atuando de acordo com o planejamento estratégico.

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 28/02/2009 lAcessos: 8,083

    Pessoas envolvidas e comprometidas com o sucesso de sua empresa, certamente é a "ação" mais lucrativa que o mercado pode ter. Se as "ações" apresentarem queda, este é um sinal, que pessoas estão sendo esquecidas! Cuidado pois a empresa poderá falir ou pedir concordata

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 24/02/2009 lAcessos: 2,733

    A empresa familiar é toda aquela que esteja ligada a uma família, durante pelo menos duas gerações. Isto, se essa ligação resulta em uma influência recíproca, tanto na política geral do empreendimento, como nos interesses e objetivos da família. Não é assim que funcionam as céluas-tronco?!

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 19/10/2008 lAcessos: 1,012 lComentário: 2

    Por que não o trabalhamos preventivamente com um antídoto natural, chamado MOTIVAÇÃO, a Doença de Alzheimer, doenças cerebrovasculares e outras afecções que atingem primária ou secundariamente o cérebro, causando um efeito nocivo sobre estes.

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 11/10/2008 lAcessos: 2,111 lComentário: 1

    Ultimamente tem-se comentado muito sobre a evolução e conquistas geradas pela pesquisa das células-tronco. Inegável conquista! Um verdadeiro marco científico! A grande questão é a seguinte: o que gerou isto? Ao se analisar detalhadamente todo o processo evolutivo só há uma resposta: Administração! Sim, pois no exato momento que a ciência começa a se enxergar como empresa e assume este perfil, e a pesquisa obteve um forte avanço. Se for feita uma analogia sobre as células-tronco e a administr

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 05/10/2008 lAcessos: 898

    Graças aos avanços tecnológicos, científicos, estudos com células tronco entre outros, hoje em dia concebe-se o relacionamento direto entre a qualidade da mastigação e o desenvolvimento neurológico. Estes trabalhos só vêem confirmar a importância da preservação do equilíbrio e da função mastigatória para a manutenção da saúde geral.

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 28/09/2008 lAcessos: 1,782

    Aqui temos vários problemas : o absenteísmo (a ausência do funcionário para fazer visitas médicas, tratamentos, entre outros) , o presenteísmo (está com rendimento abaixo da sua realidade, por não se encontrar em perfeita condição física, mental, espiritual) , o financeiro (não entra receita e ainda gera despesa), isto sem falar da incalculável motivação, tão importante numa empresa e num trabalho de equipe. Qual empresa que não tem este problema?

    Por: Maria José Carvas Pedrol Negócios> Administraçãol 28/09/2008 lAcessos: 597
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast