O Reflexo Da Globalização Na Gestão Pública

Publicado em: 06/04/2010 | Acessos: 1,353 |

O reflexo da globalização na gestão pública.

A globalização é um processo de integração entre as economias e sociedades dos vários paises, especialmente no que se refere à produção e circulação de mercadorias e serviços. Tal processo vêm se desenvolvendo muito rapidamente com o avanço da tecnologia e acordos internacionais, formando grandes blocos econômicos como a alca, mercosul, união européia e bacia do pacifico. Esses blocos surgem  com a finalidade de reduzir ou eliminar tarifas alfandegárias, aumentando a circulação de produtos e serviços. Porém, o gestor público deve estar atento a esses acordos, e levar em consideração o potencial de seu parque industrial, pois, diante de um mercado internacional altamente competitivo, é fundamental reorganizar e equipar as industriais locais, criando condições favoráveis para as empresas nacionais; Afinal de contas são essas empresas que geram empregos diretos e indiretos, contribuindo para a arrecadação de tributos, que ajudam na sustentação da máquina administrativa.

Com o advento desse processo mercantilista, cuja principal bandeira é a quebra dessas tarifas alfandegárias, que por sua vez propicia uma invasão de produtos importados, o que pode acarretar num grande abalo na economia local, se essa não estiver preparada para tal transformação, pois agora além de concorrer com as empresas locais, vão ter que se adaptar uma nova concorrência, muito mais severa e na maioria das vezes com melhor tecnologia o que lhes proporciona um melhor preço e qualidade no produto final, devido já estarem habituadas com o mercado internacional, consequentemente ocorrerá crises internas na economia, desencadeando problemas sociais, pois, sem condições para acompanhar a evolução do mercado e dos produtos comercializados, as empresas locais podem fechar suas portas, ocasionando uma diminuição do PIB, e mexendo com a balança comercial. O país passará a importar mais do que exportar, esse quadro é desfavorável para qualquer economia, e consequentemente provocará um aumento do numero de desempregados, potencializando a pobreza no país, haja vista, que diminuindo o poder aquisitivo da população, a circulação de produtos e serviços tende a ter um decréscimo, afetando o crescimento do país.

A evolução capitalista tem alguns efeitos colaterais. Devido às economias estarem interligadas, os paises ficam mais vulneráveis a toda e qualquer crise local, refletindo e desencadeando verdadeiras crises na economia mundial, o que eu chamo de "efeito dominó na globalização", onde uma peça pode derrubar todas as outras.

Agora partindo para a questão da gestão publica nesse processo, é fundamental analisar os reflexos dessa globalização. Partindo do pressuposto da aglutinação das economias, chego a seguinte conclusão, o administrador publico deve estar sempre atento, a tudo o que acontece ao seu redor e também no que acontece nos quatro cantos do mundo, pois, o que ocorre no outro lado do planeta pode afetá-lo direta ou indiretamente, um exemplo prático do que estou falando, é o que aconteceu recentemente com a crise na bolsa de valores no mundo inteiro, provocada simplesmente porque o povo americano diminuiu a compra da casa própria, provocando uma crise no mercado imobiliário norte americano, gerando dessa forma, um aumento das taxas de juros internacionais, e consequentemente uma queda das ações no mercado de capitais, fazendo as bolsas de valores despencarem nos quatro cantos do planeta, é fácil perceber a fragilidade desse processo, onde ações, acontecimentos e até mesmo especulações, ditam o caminho a ser seguido.

Aqui no Brasil essa crise provocou alem da queda da bolsa, mexendo com o cambio, valorizando o dólar frente ao real; isso tem influência direta na balança comercial do país (superávit), devido, estar ligado à exportação e importação de mercadorias e serviços, além de ditar as regras do índice que mede o risco país, que nada mais é do que uma avaliação que os investidores internacionais levam em consideração para fazer novos investimentos no Brasil.

Outro ponto muito relevante provocado por esse processo de globalização é o avanço da tecnologia e consequentemente na velocidade das informações, a internet é uma grande ferramenta na divulgação e rapidez com que essas informações se difundem, influenciando e despertando um raciocínio critico na população que a ela tem acesso, pena que esse é um número mínimo diante do número de habitantes do nosso país, pois, um povo esclarecido, sai de sua passividade e começa a cobrar seus direitos, e justamente por saber seus direitos e deveres, não se contenta com qualquer coisa. Desta maneira é simplório o entendimento de que o caminho para o desenvolvimento é a educação, aliado a evolução intelectual de seu povo, só assim mudaremos essa cultura do jeitinho brasileiro, porque ao contrario do que muitos pensam, só nos atrasa ainda mais, impedindo de concretizarmos o sonho de ver o Brasil rico e desenvolvido, estreitando esse abismo social e cultural no povo brasileiro.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/o-reflexo-da-globalizacao-na-gestao-publica-2106166.html

    Palavras-chave do artigo:

    gestao publica

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo foi publicado na Revista Compras Públicas: Legalidade e Transparência; da Editora CAPACITAR - Consultoria e Treinamentos em Licitações; edição de abril de 2009. O objetivo do artigo é analisar qual papel das políticas públicas sócio-ambientais na construção de uma gestão pública mais democrática e participativa no Brasil, com base no socioambientalimo.

    Por: Rejane Esther Vieiral Negócios> Administraçãol 13/11/2008 lAcessos: 4,809 lComentário: 3
    silvio broxado

    O servidor público carrega o estigma de ser considerado profissional desengajado, arredio às mudanças e sem comprometimento, apesar de estarmos vivenciando um período o paradigmático quanto aos conceitos do desempenho humano na nova gestão pública. Essa avaliação no comportamento e no desempenho de servidores geram uma série de descren-ças com relação a qualidade do serviço público ao cidadão.No contexto, muitas questões vêem a tona, principalmente sobre o modelo ideal de gestão por mérito.

    Por: silvio broxadol Negócios> Administraçãol 22/03/2011 lAcessos: 1,610
    SANDRA VAZ DE LIMA

    Empreendedores são pessoas que desejam participar ativamente da construção de um mundo novo, não apenas como expectadores, mas como atores das mudanças globais da atualidade. De modo geral a pesquisa busca conhecer as ações dos empreendedores nas organizações e dessa forma, saber como eles podem e devem contribuir para o crescimento e desenvolvimento. Especificamente buscou-se: diagnosticar o perfil "empreendedor"; identificar os desafios que a administração propõe ao gestor público.

    Por: SANDRA VAZ DE LIMAl Educaçãol 20/08/2013 lAcessos: 145
    Kátia Silva Macêdo Barcelos

    Este artigo tem o objetivo de explanar se, atualmente, os administradores públicos do Poder Executivo do Estado do Tocantins estão utilizando o controle interno preventivo para auxiliá-los na melhoria contínua de suas gestões, e de que forma, bem como expor se o órgão central de controle interno estadual está agindo na área de Prevenção e Combate à Corrupção, e quais as atividades que está executando neste sentido.

    Por: Kátia Silva Macêdo Barcelosl Direito> Doutrinal 05/01/2012 lAcessos: 576

    Aécio Neves: senador defende gestão pública eficiente no Congresso Aécio Neves: senador no lançamento da Frente Parlamentar para Fortalecimento da Gestão Pública pregou eficiência e transparência na administração pública. Aécio Neves: senador e a Gestão Pública Eficiente

    Por: Cristina toorl Notícias & Sociedade> Polítical 21/06/2012 lAcessos: 11

    Gestão Pública: Anastasia é eleito líder em eficiência Gestão no Brasil: governador ganha prêmio Eficiência na Administração Pública. Ele auxiliou Aécio na criação do Choque de Gestão. Gestão Pública Eficiente: Minas Gerais

    Por: Cristina toorl Notícias & Sociedade> Polítical 12/12/2012 lAcessos: 12

    Gestão pública: Aécio critica falta de eficiência e diz que modelo adotado pelo Governo do PT abre caminho para o desperdício e a corrupção. Gestão Pública: Aécio Neves

    Por: Cristina toorl Notícias & Sociedade> Polítical 04/06/2012 lAcessos: 23
    Welinton dos Santos

    Falta no Brasil muita transparência na gestão pública, o país é referência mundial na área de economia, em algumas ações de saúde, no convívio das diferenças sociais e na democracia política.

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedade> Polítical 08/03/2010 lAcessos: 636
    Welinton dos Santos

    Um instrumento importante para melhoria da Gestão Pública é a....

    Por: Welinton dos Santosl Notícias & Sociedadel 04/03/2010 lAcessos: 270

    O presente artigo tem como objetivo dialogar com os princípios de transparência e da accountability no que concerne a nova Lei de Acesso a Informação e fazer uma crítica quanto a falta de cultura de república na gestão pública do país.

    Por: Vivian Akemi Morital Direitol 11/06/2012 lAcessos: 78
    michelly bonifacio

    10 Dicas que Você Precisa Saber para Acertar na hora de Administrar sua Empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 20/10/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade, é o fato de que muitas pessoas podem acabar por morar em um condomínio, afinal acaba-se por julgar como algo mais seguro, no entanto, também acaba por ser possível que muitos não tenham conhecimento sobre acaba por funcionar o sistema de administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 17/10/2014

    Saiba o que é um Sistema de Informação Gerencial, suas vantagens e desvantagens, assim como os tipos nos quais os sistemas se classificam.

    Por: Sistemas de Informaçãol Negócios> Administraçãol 16/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    É praticamente impossível fazer alguma ação em nossas vidas sem que antes tenhamos feito um plano. Por exemplo, um professor tem que preparar suas aulas antes de ministrá-las e no caso de um gestor, este precisa preparar sua equipe para que atinja as metas estabelecidas e dentro dos prazos. Quando olhamos a estrutura de uma empresa percebemos o quanto é importante trabalhar o planejamento, principalmente para que as coisas saiam conforme o esperado e para que a empresa corra o menor risco possí

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 15/10/2014 lAcessos: 11
    Elisângela da Silva Pereira

    Encontramos no mercado hoje uma grande parcela de empresas que apresentam dificuldades de crescimento e abertura de novos negócios e, muitas vezes, não sabem o real motivo desta dificuldade. O que poucas delas sabem é que existe um serviço oferecido por empresas de consultoria chamado "Pesquisa de Clima Organizacional". Este serviço nada mais é que um instrumento que gera uma base sólida de dados sobre o comportamento da organização, e através dele é possível apontar áreas com demandas de melho

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 13/10/2014

    Excel é a ferramenta mais usada no mundo corporativo! Todas as pessoas, independente do ramo de atuação, com toda certeza, um dia terá que usar o Excel para completar uma tarefa! Pensando em ajudar e conscientizar as pessoas, criei um infográfico que cita as principais razões para que todos os profissionais busquem a aprender Excel. Entre muitas razões, a principal é que o Excel pode aumentar significativamente o salário! Confira! http://www.ninjadoexcel.com.br

    Por: Ninja do Excell Negócios> Administraçãol 06/10/2014

    RESUMO Este estudo tem como objetivo de analisar a Ética Geral e Profissional na Área da Contabilidade, buscando identificar e compreender a sua aplicação. A análise fundamenta este estudo baseia-se em levantamento bibliográfico e estudo de caso. Sendo os princípios e valores éticos nos Escritórios de Contabilidade, o ponto principal da pesquisa, pela análise dos dados, denota-se que e os profissionais em geral conhecem o código de ética na sua formação acadêmica, sabem de sua importância para

    Por: Marcela J. Bojanowskil Negócios> Administraçãol 04/10/2014 lAcessos: 19

    O fusionamento de grandes empresas no Brasil tem se tornado algo recorrente. É preciso pensar na implicação das responsabilidades e éticas após tal junção. Será que é possível unir duas empresas, antes concorrentes, e se tornarem aliadas sem comprometer suas missões e valores?

    Por: Flavia Sál Negócios> Administraçãol 03/10/2014

    Hoje, há uma corrida entre governos, estados e municípios para atrair investimentos diretos, esse movimento tem sido comum no Brasil e ficou conhecido como guerra fiscal. Tem esse nome porque um estado ou município deixa de cobrar imposto ou concede benefícios fiscais para atrair investimentos em atividades industriais, comerciais ou de serviços, com isso, aumentando a produção, e por tabela, criar empregos e desenvolver uma região, criando uma concorrência acirrada entre os entes federativos envolvidos.

    Por: Cléo Afonso Aragão de Souza Juniorl Negócios> Administraçãol 17/10/2008 lAcessos: 556

    O administrador do mundo moderno além de ter a necessidade de estar atento as mudanças no ambiente externo (políticas publicas, responsabilidade social, bolsas de valores, índices financeiros, leis trabalhistas, crises financeiras e etc.), não pode esquecer da gestão interna, onde as transformações são constantes. Pensar em políticas adequadas de cargos, salários e benefícios, buscando um ambiente de trabalho mais harmonioso, mantendo os colaboradores sempre motivados, resolvendo ou amenizando os conflitos internos, são tarefas que na teoria parece fácil, mas na pratica é um dos grandes desafios das organizações atuais, pois o colaborador faz parte do patrimônio ativo da empresa, sendo que o seu diferencial é ser racional, tendo, desejos, sentimentos, razões e aptidões, essas muitas das vezes sendo mal exploradas dentro das organizações, geralmente ocasionada por falta de uma análise de potencial e desempenho.

    Por: Cléo Afonso Aragão de Souza Juniorl Negócios> Administraçãol 17/10/2008 lAcessos: 11,552

    Comentário sobre a teoria estruturalista da administração

    Por: Cléo Afonso Aragão de Souza Juniorl Negócios> Administraçãol 23/09/2008 lAcessos: 29,157

    Breve analogia sobre o resgate histórico da administração e a sua importância nos dias atuais.

    Por: Cléo Afonso Aragão de Souza Juniorl Negócios> Administraçãol 23/09/2008 lAcessos: 2,043

    Os fatores que impedem o empreendedorismo por oportunidades e as causas que levam a morte de empresas na atualidade

    Por: Cléo Afonso Aragão de Souza Juniorl Negócios> Administraçãol 23/09/2008 lAcessos: 14,742
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast