ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS e DOCUMENTOS

Publicado em: 23/06/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 13,233 |

"ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS e DOCUMENTOS"

Uma Maneira Inteligente De Trabalhar

 

 RESUMO:

A desorganização é uma das principais causas do desperdício de tempo, além de provocar "retrabalho" e contribuir para o aumento do stress entre os funcionários. O objetivo deste projeto é apresentar soluções e dicas para ajudar as pessoas a obterem mais produtividade em seu trabalho e mais controle e organização sobre sua vida profissional. Métodos de guardar e recuperar informações de forma rápida e segura, através de um sistema de arquivo pessoal; como organizar seu espaço de trabalho, como organizar seu computador e como trabalhar de forma mais produtiva utilizando os recursos digitais e manuais. Lembrando que a atuação humana é parte essencial para que tudo funcione como planejado. Cuidar bem de seus documentos é facilitar suas tarefas futuras; manter uma boa arquivologia é uma necessidade extrema. Guardar não é difícil, porém guardar com inteligência, critério e obedecendo determinada sistemática deve ser o propósito do arquivista.

 

 Palavras Chaves: Produtividade, Organização, Informações, Arquivo, Documentos.

  

Tavares, Jane Maria  -  Técnico Administrativo Educacional

e-mail: jane.gatanegra@hotmail.com

 

 INTRODUÇÃO

 A necessidade de comunicação é tão antiga como a formação da sociedade humana, o homem, talvez na ânsia de se perpetuar, teve sempre a preocupação de registrar suas observações, seu pensamento, para os legar às gerações futuras.

Assim começou a escrita. Na sua essência. Isto nada mais é do que registrar e guardar. Por sua vez, no seu sentido mais simples, guardar é  arquivar.

Por muito tempo reinou uma completa confusão sobre o verdadeiro sentido da biblioteca, museu e arquivo. Indiscutivelmente, por anos e anos, estas instituições tiveram mais ou menos o mesmo objetivo. Eram elas depósitos de tudo o que se produzira a mente humana, isto é, do resultado do trabalho intelectual e espiritual do homem.

Arquivo é toda a coleção de documentos conservados, visando à utilidade que poderão oferecer futuramente. Dá-se o nome de arquivo não só o lugar onde se guarda a documentação, como à reunião de documentos guardados. Portanto arquivar é guardar qualquer espécie de documento, visando a facilidade de encontrá-lo, quando procurado.

O arquivo, quando bem organizado, transmite ordens, evita repetição desnecessárias de experiências, diminui a duplicidade de documentos, revela o que está por ser feito, o que já foi feito e os resultados obtidos. Constitui fonte de pesquisa para todos os ramos administrativos e auxilia o administrador a tomada de decisões.

 MÉTODOS DE ARQUIVAMENTO

Método Alfabético

É o sistema mais simples, fácil, lógico e prático, porque obedecendo à ordem alfabética pode-se logo imaginar que não apresentará grandes dificuldades nem para a execução do trabalho de arquivamento, nem para a procura do documento desejado, pois a consulta é direta.

Método Numérico Simples                                 

Consiste em numerar as pastas em ordem da entrada do correspondente ou assunto, sem nenhuma consideração à ordem alfabética dos mesmos, dispensando assim qualquer planejamento anterior do arquivo.

Para o bom êxito deste método, devemos organizar dois índices em fichas; numas fichas serão arquivadas alfabeticamente, para que se saiba que numero recebeu o correspondente ou assunto desejado, e no outro são arquivadas numericamente, de acordo com o numero que recebeu o "cliente" ou o assunto, ao entrar para o arquivo. Este ultimo índice pode ser considerado tombo (registro) de pastas ocupadas e, graças a ele, sabemos qual é o ultimo numero preenchido e assim destinaremos o numero seguinte a qualquer novo "cliente" que seja registrado.

Método Alfabético Numérico

Como se pode deduzir pelo seu nome, é um método que procurou reunir as vantagens dos métodos alfabéticos simples e numérico simples, tendo alcançado seu objetivo, pois desta combinação resultou um método que apresenta ao mesmo tempo a simplicidade de um e a exatidão e rapidez, no arquivamento, do outro. É conhecido também pelo nome de numeralfa e alfanumérico.

Método Específico ou Por Assunto

Indiscutivelmente o método especifico, representado por palavras dispostas alfabeticamente, é um dos mais difíceis processos de arquivamento, pois, consistindo em agrupar as pastas por assunto, apresenta a dificuldade de se escolher o melhor termo ou expressão que defina o assunto. Temos o vocabulário todo da língua à nossa disposição e justamente o fato de ser tão amplo o campo da escolha nos dificulta a seleção acertada, além do que entra muito o ponto de vista pessoal do arquivista, nesta seleção.

MÉTODO SIMPLIFICADO

Este a rigor não deveria ser considerado propriamente um método, pois, na realidade, nada mais é do que a utilização de vários métodos ao mesmo tempo, com a finalidade de reunir num só móvel as vantagens de todos eles.

TIPOS DE ARQUIVOS

Arquivos de Prosseguimento

Estes arquivos são conhecidos também pelos nomes de "imediato", "andamento", "vigilância", ou ainda pela expressão inglesa "Follow-up"

Toda a empresa requer a organização de arquivos de prosseguimento, indispensáveis para que neles sejam arquivados cópias de documentos ou indicações que aguardam providências em datas determinadas, como, exemplo, cartas que precisam ser respondidas, faturas e promissórias que devem ser pagas ou cobradas, pedidos que devem ser feitos, dentre outros.

Arquivo Ativo (temporário)

São os que contém documentos em uso constante;

Arquivo Inativo (Intermediário)

São os que contém documentos de menor freqüência de uso, da lista a seguir uns poderão ficar no arquivo inativo e outros no arquivo morto;

  1. Todo documento que estabelece um direito em favor de uma pessoa, uma organização ou de uma coletividade;
  2. Todo documento que determina uma obrigação permanente;
  3. Todo documento, mesmo de efeito temporário, que possa servir para provar um direito ou uma obrigação;
  4. Todo documento que abre um precedente;
  5. Todo documento que fornece informação sobre a organização, o funcionamento ou a historia de um serviço da instituição, sociedade, etc;
  6. Todo documento que prova um direito permanente;
  7. Em principio todos os projetos que têm relação direta com a instituição ou sociedade mantenedora do arquivo (plantas-projetos de construção, ampliação, etc...);
  8. Documentos de valor permanente (estabelecido pelo código civil e comercial brasileiro) tais como contratos, escrituras, documentos legais em geral, etc.

Arquivo Morto (permanente)

São os que contém os documentos de freqüência praticamente nula.

HIGIENIZAÇÃO DOS DOCUMENTOS

Para garantir longa vida útil ao acervo, se faz necessário prevenir a sua deterioração. Requer o conhecimento básico das condições de armazenamento, exposição e segurança da documentação. Os fatores
que fragilizam ou danificam a maioria dos acervos são: temperatura; umidade relativa; iluminação; poluição atmosférica; agentes biodeterioradores e ação do homem. Assim, o planejamento da preservação não deve ser visto como um elemento novo, mas como um componente das operações e responsabilidades da Instituição.

 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Constatou-se que a implementação do trabalho, ou seja a organização do arquivo num espaço maior e limpo, e com recursos das tecnologias da
comunicação (computador), além de direcionar equipamentos (armário, mesa e caixas adequadas) provocou uma aculturação da importância do arquivo na instituição; quanto ao planejamento, organização, recuperação e
manuseio dos acervos e documentos.

 REFERENCIAS

PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3. ed. rev. ampl. Rio de Janeiro.

GUINCHAT, Claire; MENOU, Michel A. Introdução geral as ciências e técnicas da informação e documentação. Brasília: IBICT, 1994.

ILEVSKI, Robert. Manual de pequenos reparos em livros. Rio de Janeiro: conservação preventiva em bibliotecas e: Arquivo Nacional,
1997. 189 p.

SILVA FILHO, José Tavares da. Conservação de acervos: conservação preventiva de acervos bibliográficos. Urca, RJ: [s.n.], [200?]Fundação Getúlio Vargas, 1997. 340 p.

 

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/organizacao-de-arquivos-e-documentos-2714227.html

    Palavras-chave do artigo:

    produtividade

    ,

    organizacao

    ,

    informacoes

    Comentar sobre o artigo

    Gostaria de aumentar a sua produtividade? Conheça o Modelo LIDER em Produtividade e alguns hábitos saudáveis que irão potencializar os seus resultados

    Por: Jose Luiz Martinsl Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 27/04/2011 lAcessos: 192
    Claudio Nunes

    Organização e método são dois princípios primordiais para quem deseja ter seu próprio negócio e consequentemente gozar da liberdade que um trabalho em casa pode lhe proporcionar. Mais sobre este e outros assuntos em: http://www.eumilionario.com/blog

    Por: Claudio Nunesl Negócios> Negócios Onlinel 06/08/2013 lAcessos: 34
    mauricio de oliveira

    Não há mais lugar para desordem e improvisação hoje em dia. Os prejuízos são enormes: tempo, energia, materiais, dinheiro, etc... As empresas precisam ser lucrativas e racionais. Cada minuto perdido na busca de uma ferramenta, de um documento, seja do que for, nunca será recuperado. E não existe clima para a mudança, para a qualidade, onde não existe ordem. O principal lema da Organização deve ser "encontrar um lugar para cada objeto...

    Por: mauricio de oliveiral Negócios> Gestãol 15/10/2012 lAcessos: 152

    O objetivo deste artigo é analisar a importância da produtividade para o crescimento das empresas, tendo em vista que é considerada um fator determinante para o sucesso e imprescindível para que se tornem competitivas no mercado. Buscando de maneira eficiente e eficaz a melhor forma de implantar sistemas que farão obter o baixo custo e satisfação de clientes, através da otimização do PCP e o investimento em tecnologia.

    Por: Silvana Almeidal Negócios> Gestãol 21/11/2014 lAcessos: 18

    Este artigo apresenta a importância da produtividade dentro e fora das organizações, abordando a real necessidade de aplicar métodos eficazes, garantindo a qualidade. Agregada a tecnologia, as empresas são conduzidas para gerar resultados positivos em um menor tempo, sobressaindo-se aos concorrentes. A proposta é gerar produtos e serviços, havendo a necessidade dos processos estarem alinhados e desenvolvidos, gerando um fluxo contínuo para obtenção de resultados.

    Por: Leonardo Tarsitanol Negócios> Gestãol 21/11/2014 lAcessos: 19

    A logística trabalha visando o resultado de uma operação de modo que esta seja concluída com êxito. Para tal foca-se nos pontos estratégicos e táticos; as informações de produtividade, eficácia do planejamento e a tecnologia da informação serão abordadas.

    Por: Natasha Ortolanil Negócios> Gestãol 21/11/2014 lAcessos: 13

    Para enquadra-se no novo cenário da economia mundial, as organizações foram obrigadas a encontrar uma solução que possa juntar eficiência na produção e prestação de serviço com menor custo possível, e assim foi criada a produtividade. Com o avanço da tecnologia foram desenvolvidas diversas ferramentas de planejamento e controle, e também equipamentos e softwares para agilizar os processos de controle e produção, garantindo maior precisão nas informações e segurança no processo logístico.

    Por: Caroline Vilelal Negócios> Gestãol 21/11/2014

    A busca por produtividade tem esbarrado na quebra de paradigmas para identificar novas maneiras de atingir resultados melhores

    Por: Central Pressl Tecnologia> Tecnologiasl 20/02/2015

    A capacitação dos colaboradores em tecnologia da informação produz importantes diferenciais competitivos para as empresas

    Por: Carlos Cesar Tanakal Negócios> Gestãol 02/02/2011 lAcessos: 351

    A logística atualmente assume papel fundamental nas organizações, buscando atender aos requisitos dos clientes – atendimento, tempo de entrega, custos, qualidade, flexibilidade, entre outros – com serviço qualificado. Com base nessa relação, pretende-se expor características sobre os temas transporte e nível de serviço, identificando se esses dois aspectos se relacionam – ou não – neste contexto. Serão apresentados conceitos para auxiliar a análise da influência do transporte no nível de serviço

    Por: Vanessa Bolico da Silval Negócios> Administraçãol 22/02/2015
    Fred Filho

    Algumas lições de Administração deixadas pelo acidente do voo 401 da Eastern Air Lines, nos Estados Unidos, no ano de 1972.

    Por: Fred Filhol Negócios> Administraçãol 19/02/2015

    Uma empresa que surgiu de uma simples ideia. A inspiração para a criação da FedEx, uma das maiores empresas de carreto do mundo, ocorreu em um trabalho de Frederick Smith ainda em sua época como universitário em Yale, quando abordou o setor de entregas do correio de sua época que utilizaram erroneamente aviões de passageiros para a entrega de suas mercadorias.

    Por: Adriano Bezerral Negócios> Administraçãol 19/02/2015

    O presente artigo apresenta a importância da relevância da motivação humana e suas aplicações no resultado do trabalho. Segundo pesquisas, revistas e jornais, o Brasil foi o segundo país em ranking de aumento de produtividade na década de 1990. Essa revolução transformou a vidas das pessoas, estabelecendo um ritmo de vida na qual excede as horas de trabalho e uma pressão para serem cada vez mais produtivos. Com base nas pesquisas, uma nova estratégia foi desenvolvida, proporcionando qualidades.

    Por: Jéssica Braz da Conceiçãol Negócios> Administraçãol 11/02/2015
    michelly bonifacio

    Você sabe, para o bem ou para o mal, é a primeira impressão a que fica. Pensando nisso, separamos 7 Tendências de Webdesign para Websites que vão bombar neste ano.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 10/02/2015 lAcessos: 11

    O artigo apresenta alguns passos para o corretor de imóveis que deseja ser mais produtivo no mercado imobiliário

    Por: villevoxl Negócios> Administraçãol 06/02/2015
    michelly bonifacio

    2015 chegou, um mês se passou, e já está mais do que na hora de definir se você precisa ou não implementar o SEO em seu Website e/ ou Loja Virtual. Quer descobrir se precisa ou não? Então, leia este artigo e descubra já as 5 Razões pelas quais você tem de contratar um serviço de SEO.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 03/02/2015
    Henrique Campaner

    O Plano de Comunicação é a ferramenta utilizada para definir quais canais de comunicação (publicidade, e-mail marketing, mídias sociais, relações públicas, venda pessoal, marketing direto, etc.) a empresa ira utilizar para atingir e influenciar o público-alvo.

    Por: Henrique Campanerl Negócios> Administraçãol 29/01/2015
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast