Recebimento De Materiais

Publicado em: 29/04/2009 |Comentário: 3 | Acessos: 45,615 |

A função básica do recebimento de materiais é assegurar que o produto entregue esteja em conformidade com as especificações constantes no Pedido de Compra.
Note que o fornecedor, no momento da entrega, é um cliente para o setor de recebimento da empresa compradora (por mais paradoxal que possa parecer) e, portanto, deve ser tratado com a deferência apropriada a um cliente.
Assim, procedimentos adequados na portaria da empresa, permitindo a rápida entrada dos veículos, são necessários para que o recebimento do material se processe sem prejuízo para nenhuma das partes. Esses procedimentos devem apresentar:
• comunicação eficiente entre portaria e o setor de recebimento;
• pessoal treinado para os procedimentos de entrada de fornecedores na empresa;
• redução, ao mínimo possível, da burocracia para o preenchimento de autorizações de entrada na empresa;
• capacidade de recebimento adequada ao volume de entrega de materiais pelos fornecedores, inclusive em períodos de maior demanda, evitando filas e tempo de espera que os prejudiquem sobremaneira;
• estacionamento adequado para os veículos que estão aguardando a entrada no site

A liberação para o pagamento de materiais ou serviços ocorre após a conferência dos mesmos.

A conferência pode ser feita na retirada do material no fornecedor, assim como no recebimento no site.

Todos os materiais devem estar acompanhados dos documentos constantes dos pedidos de compra, que podem variar de um caso para outro. A Nota Fiscal deve acompanhar todas as entregas.

Quando o fornecedor entregar os materiais nas Unidades isso deve ser feito na área de recebimento físico/fiscal. A entrega em outras áreas poderá implicar em extravio ou atrasos indesejáveis.

Possíveis não-conformidades poderão ser:

•         especificação

•         prazo de entrega

•         quantidade

•         preço

•         impostos

•         valor do frete

•         outros itens específicos

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/recebimento-de-materiais-893207.html

    Palavras-chave do artigo:

    pedido de compra

    ,

    produto

    ,

    fornecedor

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo trata de um assunto muito interessante que é o uso de sistemas online para efetuar cotações de preços de mercadorias, leilão ou o famoso pregão eletrônico e por fim a realização de compras on-line. A visão do sistema ebyte é uma visão mais futurista, prezando a liberdade, atendendo ao anseio de muitos empresários e compradores que não gostam de compartilhar de maneira alguma o seu cadastro de fornecedores, nem o seu volume de compras, então o sistema oferece banco de dados exclusivo.

    Por: Beto Mendesl Negócios> Gestãol 17/03/2010 lAcessos: 1,933
    michelly bonifacio

    Todo mundo sabe que a escolha de um fornecedor é uma tarefa difícil. Por isso, preparamos uma lista com 6 Erros que você não pode cometer na hora de escolher um fornecedor. Vale lembrar que para uma boa administração dos compradores, é aconselhável que se implante um Sistema ERP Integrado.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 19/09/2014
    Dr. Denis Siqueira

    “Araras” são empresas que aplicam golpes contra fornecedores. O fundamento do golpe é simples, e o principal objetivo é adquirir mercadorias a prazo e de posse delas frustrar o pagamento, seja fugindo, literalmente, com a mercadoria ou utilizando...

    Por: Dr. Denis Siqueiral Finançasl 21/02/2010 lAcessos: 239

    verdadeiro sistema comprar vendas on line com total suporte dicas negocios online, trabalho em casa e marketing de oportunidades.

    Por: Wanderley Santosl Negócios> Negócios Onlinel 22/10/2009 lAcessos: 1,648
    Os Coletivos

    O Procon se reuniu na quarta-feira, dia 23, com integrantes da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara e.net), com o objetivo de trazer soluções e reduzir as reclamações feitas do consumidor ao órgão sobre os sites de compras coletivas.

    Por: Os Coletivosl Internet> Comércio Eletrônicol 24/11/2011 lAcessos: 144
    Henrique Guimarães

    Estamos no período natalino, época de grande aquecimento das vendas do comércio, em grande parte devido ao cultural hábito da troca de presentes, amigos secretos, etc. que ocorrem na noite do dia 24 de dezembro. Se você partilha desses hábitos e pretende visitar as lojas e shoppings centers da cidade, é bom se precaver com algumas dicas importantes para a realização de compras seguras, isentando-se de problemas posteriores.

    Por: Henrique Guimarãesl Direito> Legislaçãol 20/12/2010 lAcessos: 71
    Dr Jeferson - Advogado

    Advogados – "Direito Imobiliário" – Dicas na Compra e venda de imóveis na planta, usados, documentação, vistoria, locação, etc. São Paulo, SP, Maio, 31, 2010 (www.advbr.com.br) – Este artigo trata sobre as principais dúvidas na compra de imóveis na planta, imóveis novos prontos e usados, bem como dá dicas sobre cuidados com a documentação e vistoria. Leia mais em www.advbr.com.br

    Por: Dr Jeferson - Advogadol Direito> Legislaçãol 31/05/2010 lAcessos: 10,919
    Diego Gabriel Simas

    O presente artigo é fruto de uma pesquisa entre os consumidores brasileiros da Classe C, com o propósito de se diagnosticar e analisar o comportamento do consumidor online, visando estudar o processo de decisão de compra para identificar os reais motivos que levam os consumidores da Classe C a comprarem produtos e serviços online, estudando ainda novas tendências no comercio eletrônico.

    Por: Diego Gabriel Simasl Marketing e Publicidadel 21/02/2013 lAcessos: 195

    Características de vendedores de sucesso: Vender ou gerenciar seu próprio negócio requer uma grande dose de persistência. Os obstáculos aparecem freqüentemente em sua frente porém a forma como são ultrapassados determinam o nível de sucesso que alcançará.

    Por: ClaudioRjl Negócios> Vendasl 26/04/2011 lAcessos: 211

    Como você se sentiria se quiser obter uma Renda Extra vendendo produtos, sem necessitar desembolsar nada? E ainda mais. Seu fornecedor faz todo o trabalho pesado para você. Mas como ganho dinheiro?

    Por: BBMarketingl Negóciosl 20/02/2011 lAcessos: 139

    Dicas simples para você escolher o curso de coaching ideal para crescer na sua carreira profissional e em sua própria vida pessoal

    Por: Fabio Augustol Negócios> Administraçãol 19/12/2014

    O artigo dar dicas para corretores que estão iniciando sua carreira no mercado imobiliário e não sabe os primeiros passos a serem tomados.

    Por: villevoxl Negócios> Administraçãol 19/12/2014

    O estudo de campo foi realizado no Hospital UDI, onde foram coletados os dados referentes ao atendimento e pacote de serviços, bem como qualificá-los na opinião dos clientes e funcionários. Em linhas gerais, esse trabalho científico teve como finalidade afirmar a ideia de que um pacote de serviços bem estruturado e um atendimento sem falhas são essenciais na formação de uma imagem empresarial consolidada.

    Por: Leobruno Revil Torres Ferreiral Negócios> Administraçãol 15/12/2014

    Este artigo apresenta que na atualidade as fraudes atacam cada vez mais os empresários, tendo em vista a insuficiência nos controles internos das empresas, apresenta alguns tipos de fraudes e como elas podem ser detectadas e também a melhor forma para combate-las.

    Por: Mirielil Negócios> Administraçãol 10/12/2014
    michelly bonifacio

    Descubra as três pergunta que Rick e seu grupo usam para serem capazes de determinar de forma eficiente se cada candidato é ou não digno de admissão e de quebra, como estas questões podem te ajudar a prospectar clientes.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 08/12/2014
    michelly bonifacio

    Nesta mais nova série, veja semana a semana uma nova dica para melhorar o desempenho de sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 04/12/2014
    michelly bonifacio

    Eu sei, controlar estoque é realmente chato! Mas, se você possui um negócio, eu nem preciso dizer que o seu estoque é um dos fatores mais importantes, certo? Pensando nisso, a Alfa Networks preparou um artigo super especial para você controlar de uma vez por todas o seu estoque.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 01/12/2014

    Este trabalho tem como objetivo demonstrar as variações de desperdício primeiramente explicando seu conceito e suas definições na área administrativa. O trabalho foi dividido em cinco partes em cada parte o assunto será abordado de forma diferente, cada vez mais com foco na logística citando exemplos dos problemas que o Brasil enfrenta com a falta de investimento nesta área e infraestrutura apropriada.

    Por: Wolgran Teixeiral Negócios> Administraçãol 28/11/2014

    Ser um líder não é simplesmente dar ordens de qualquer maneira. É aquele que sabe orientar a equipe para seguir a direção correta, aquele que sabe motivar as pessoas para alcançar o objetivo com planejamento, organização, disciplina e criatividade. Para ser um líder precisamos transformar conhecimento em ação. O verdadeiro líder não é alguém que nasce para ser líder, mas aquele que trabalha para que todos sejam líderes. Um líder deve ter capacidades especiais

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Gerêncial 01/12/2009 lAcessos: 3,020

    Como um dos componentes mais antigos associados a computadores, o sistema de gerenciamento de banco de dados, ou SGBD, é um software que foi concebido como objetivo de gerenciar todos os bancos de dados. Existem diferentes tipos de sistemas de gerenciamento de banco de dados, sendo que alguns deles concebidos para a supervisão e controle adequado das bases de dados configurados para fins específicos.

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Tecnologia> TIl 26/11/2009 lAcessos: 1,131

    A importância do planejamento estratégico objetivando adquir estabilidade no mercado. No Brasil não existe o habito de fazer planejamento estratégico desde a fundação da empresa. Nos paises de primeiro mundo tal pratica é um habito.

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Gestãol 25/11/2009 lAcessos: 1,993 lComentário: 9

    As respectivas responsabilidades de cada setor para o bom andamento do projeto

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Ger. de Projetosl 25/11/2009 lAcessos: 1,919

    os principais portos marítimos do Brasil e seus respectivos links.

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negóciosl 23/11/2009 lAcessos: 3,591

    Os principais portos marítimos do mundo descritos por região geografica

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negóciosl 23/11/2009 lAcessos: 11,219 lComentário: 1

    * Local de entrega * Definição de preços * Termo de pagamento * Garantia * Suporte ao produto * Seguros * Incentivos * Penalidades * Papéis e responsabilidade * Declaração de trabalho da entregas * Linha base do cronograma * Limitação de responsabilidade * Relatórios de desempenho * Remunerações e retenções * Período de desempenho * Local de desempenho do Fornecedor * Aprovação de subcontratadas * Solicitações de mudanças

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Ger. de Projetosl 16/11/2009 lAcessos: 1,764

    Publico uma lista com regras básicas e essenciais, independentemente da carga transportada, e que devem ser recordadas ou observadas durante uma operação de transporte. Se uma carga não for acondicionada de forma adequada, configura-se perigo para as pessoas envolvidas nas operações de transporte e para terceiros. A carga mal acondicionada pode tombar do veículo, provocar congestionamento de tráfego e a morte ou lesões a terceiros, logo devemos ter em mente a grande responsabilidade.

    Por: Sergio Lopes de Souza Juniorl Negócios> Administraçãol 28/10/2009 lAcessos: 1,772 lComentário: 1

    Comments on this article

    0
    Francisco Marcio Ferreira de Oliveira 30/06/2011
    Boa noite caro amigo!
    Li o seu texto, muito boa suas dicas sobre recebimento é sempre bom ler a respeito.
    Sou formado em Logística apela Universidade Nove de Julho, atuei com recebimento e expedição e complemento a importância de uma atividade de recebimento bem afiada, pois com isso evita-se diversos pormenores que podem comprometer a eficiência operacional.
    No momento trabalho em uma empresa onde questões que versam sobre recebimento não são levadas a sério e não estou brincando, mesmo sendo uma empresa de grande porte, as consequências são as mais absurdas possíveis, produtos recebidos e empilhados de qualquer jeito, assim como a manipulação dos mesmos pelos colaboradores, conclusão avarias de todo tipo o que causa prejuízos diversos.
    Quando questionado a "nomeação" de um profissional para organizar o estoque a desculpa é a do custo uma insanidade incompreensível já que os prejuízos a meu ver são toleráveis, arrogância ou alguém lucra com isso né?
    Posto meus textos no blog: http://logisticaemquestao.blogspot.com e convido-o a conhecer meu espaço e trocar informações, assim como o espaço está aberto a divulgação dos trabalhos. Sejam bem vindos!!!!!
    1
    KAZUO SHIROTA 10/12/2010
    GOSTARIA DE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE RECEBIMENTO E ALMOXARIFADO.

    GRATO
    1
    COUITNHO 21/06/2010
    Prezado Senhor,

    Vimos através da presente, apresentar-lhe a TransportesAuto, uma empresa com comprometimento ético, transparência nas ações e respeito ao cliente: A PESSOA MAIS IMPORTANTE NA EMPRESA.

    Nossos segmentos:transportes de passageiros,transportes de funcionários,coletas,entregas etercerização de veículoas e motoristas.

    Trabalhamos com: carro de passeio , carro execultivo. vans , doblo , fiorino , pickups , Kombi e Motocicleta . incluso abastecimento, manutenção.

    Atendemos:Empresas de todas as áreas e Pessoas físicas

    Ligue faça sua cotação

    Desde já, agradecemos à atenção, certos de compormos uma futura parceria.

    AUTOCOOPER

    Departamento Comercial

    Contato: Jailson Coutinho

    Tel.: (21) 2452.1943 / 9843-6089

    Site; www.autocooper.xpg.com.br

    Email : transportesautoexpress@ig.com.br

    Email:transportesautocooper@ig.com.br
    MSN:autocooper@hotmail.com
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast