Segredos Dos Grandes Empreendedores! (Parte V)

Publicado em: 12/01/2009 |Comentário: 0 | Acessos: 695 |

Segredos dos Grandes Empreendedores!
Por Adm. Marizete Furbino



(PARTE V)



“Os grandes líderes são como os melhores maestros, eles vão além das notas para alcançar a mágica dos músicos”.Blaine Lee



Empreendedores de sucesso são profissionais de destaque no mercado, profissionais estes que possuem algumas características que os fazem diferenciar dos demais.



Tais características podem ser consideradas decisivas, e, quando somadas, se constituem em seus mais preciosos bens.



 É um líder visionário: Esta é uma das características marcantes de um empreendedor. Ser um líder visionário nem sempre é fácil, já que a fronteira entre o “ousar de forma conseqüente e com pé no chão” é muito tênue quando relacionada ao “líder delirante”. Dentro desse contexto, através de um comportamento dinâmico, ativo, e pró-ativo no exercício da função, observa-se que o líder visionário é capaz de enxergar oportunidades onde ninguém as vê, e, por conseguinte, obter além do resultado esperado, um diferencial.
 Possui autoconfiança aguçada: O empreendedor confia muito em si próprio, e isto é extremamente necessário, pois ninguém quer ter um líder que vive na indecisão.



 Possui disciplina em sua vida profissional: Através da disciplina o empreendedor atua de forma concentrada, priorizando suas metas, trabalhando em prol das mesmas, alcançando maior equilíbrio no que tange à melhor administração do tempo, e assim, com muita responsabilidade, determinação e flexibilidade, possui maior chance de alcançar o tão desejado sucesso.



 Capacidade de correr riscos calculados: Assume os riscos, de forma a avaliar e a analisar de maneira antecipada a ação. Bons empreendedores não agem de maneira impensada. O risco calculado é que permite uma chance maior de êxito na tomada de decisão.



 Planeja sempre suas ações: O empreendedor é consciente de que o planejamento possui grande valia dentro da empresa; assim, executa suas ações pautadas em um bom planejamento elaborado e executado pela equipe, pois acredita que ninguém é dono do saber. Aí então compartilha e descentraliza ações, somando habilidades, conhecimentos, e talentos.



 Tem senso de organização: É extremamente organizado, possui a consciência de que com a organização se obtêm maior produtividade e maior lucro. Por via de conseqüência, maximiza resultados e minimiza custos se houver organização em tudo que se propõe a fazer. 



 Sabe valorizar seus clientes: Além de propiciar a venda do produto e/ou serviço, o empreendedor deve ter armas para conquistar o cliente, e isto se faz com muita educação, respeito, cordialidade, atenção e muita paciência. O cliente plenamente satisfeito torna-se um verdadeiro parceiro da empresa porque, além de sempre retornar para comprar outros produtos e/ou serviços, irá fazer a recomendação desta para outras pessoas, tornando-se o nosso grande vendedor e divulgador.



 Capacidade de comunicação: Possui plena consciência da importância da comunicação no que tange a todos os stakeholders (todos que afetam e/ou são afetados pelas ações da empresa, como por exemplo, acionistas, clientes internos, clientes externos, sindicatos, donos do negócio, fornecedores, governo, etc) envolvidos no processo organizacional, preocupando dessa forma em realizar uma comunicação eficiente, eficaz, rápida e de maneira elegante. É através da comunicação que alcançamos sinergia dentro de uma organização, uma vez que a comunicação nos permite unir forças, promover a integração e o inter-relacionamento entre pessoas e departamentos, permitindo que todos se conheçam, atuem de maneira a cooperar e a colaborar, somando forças e caminhando de forma integrada em prol dos objetivos organizacionais, procurando alcançar sempre a obtenção da maximização dos resultados por meio de um trabalho em equipe.



Se você não possui todas estas características, procure não lamentar, pois existe uma boa notícia: ainda há tempo de aprender a ser um exímio empreendedor e sobressair-se no mercado. É fundamental você conhecer e ouvir a si próprio, descobrindo o que deseja fazer e implementando as habilidades acima referidas em sua vida profissional.



16/06/2008



Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora e Professora Universitária na UNIPAC - Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/segredos-dos-grandes-empreendedores-parte-v-720536.html

    Palavras-chave do artigo:

    empreendedor

    Comentar sobre o artigo

    Este estudo se caracteriza como um ensaio teórico, de natureza exploratória e visa resgatar elementos que situem o tema no sentido conceitual, evolutivo e sustentação. O empreendedorismo tem origem francesa e caracteriza aquele que assume riscos e começa algo novo, surgiu a partir das relações entre capitalistas e comerciantes. Assumir riscos é a característica atribuída ao profissional que busca diferenciar a forma de administrar o seu negócio, procurando ser inovador e criativo. O espírito emp

    Por: Márcia Bonifáciol Negócios> Administraçãol 02/08/2010 lAcessos: 4,096

    O presente artigo tem como objetivo apresentar, evidenciar e explicar o empreendedorismo e o perfil empreendedor. Primeiramente são expostos conceitos sobre o tema, sendo feita um apanhado de conceitos de vários autores, a fim de trazer uma definição sólida sobre o tema. Posteriormente é apresentado o perfil empreendedor, em sua forma literal. Com base no referencial teórico, várias ponderações são feitas, como uma comparação ao “empreendedor ideal” e o “empreendedor real”, e o desacoplamento do conceito empreendedorismo e lucro, o artigo é encerrado com um estudo de caso.

    Por: MARCOS PAULO DINIZl Negóciosl 27/11/2009 lAcessos: 1,575

    Quer ser um Empreendedor? Veja 2 dos principais fatores que irão fazer você Um Empreendedor de Sucesso!

    Por: Edsonl Negócios> Pequenas Empresasl 31/07/2011 lAcessos: 191
    Mirela Sousa

    O empreendedor é aquela pessoa que consegue tornar real uma idéia, ou seja, que faz as coisas acontecerem, enquanto que o empresário é aquele que gerencia propriamente o negócio.

    Por: Mirela Sousal Negócios> Administraçãol 19/02/2011 lAcessos: 791
    Flavio Andrade

    Para saber um pouco mais sobre o termo empreendedor deve-se observar certas palavras e seus respectivos significados importantes para obter uma melhor compreensão do assunto. A palavra Empreender, na língua portuguesa é verbo transitivo direto e significa, segundo o Minidicionário Aurélio, pôr algo em execução, e a palavra empreendimento, um ato de empreender ou que se empreendeu.

    Por: Flavio Andradel Negócios> Administraçãol 30/01/2010 lAcessos: 476
    Sandra Borges

    A internet é terreno fértil para o surgimento de oportunidades. Com espírito empreendedor e muita força de vontade, é possível ganhar dinheiro online. A internet é o celeiro das grandes oportunidades. Com espírito empreendedor é possível ganhar dinheiro trabalhando em casa.

    Por: Sandra Borgesl Negócios> Negócios Onlinel 26/04/2012 lAcessos: 57
    Inácio Rodrigo de Castro

    Características que transformam o empreendedor em vencedor.Dicas para vencer como empreendedor na Internet.

    Por: Inácio Rodrigo de Castrol Internet> Comércio Eletrônicol 11/02/2008 lAcessos: 638
    Sandra Borges

    Existem motivos lógicos para ser um empreendedor online. Muitos empreendedores estão migrando para a internet afim de ganhar dinheiro com seu negócio em casa. Que tal você despertar seu espírito empreendedor? Eu sempre busquei trabalhar por conta própria, sempre quis ter lucros ao invés de salário fixo. Se você busca ter lucro está provado que seu perfil é de uma pessoa empreendedora. Portanto quero compartilhar com você alguns motivos lógicos que podem levar uma pessoa a tornar empreendedor.

    Por: Sandra Borgesl Negócios> Negócios Onlinel 10/05/2012 lAcessos: 81

    É necessário facilitar o caminho para o empreendedor digital, principalmente na área do comércio eletrônico. Devemos desenvolver uma linguagem fácil e acessível para quem não conhece a fundo a terminilogia dos negócios on-line.

    Por: Curso de E-Commercel Negócios> Pequenas Empresasl 28/06/2011 lAcessos: 78

    O artigo visa dar informação sobre os benefícios da Lei da Micro e Pequena Empresa para os trabalhadores que vivem na informalidade. Trabalhar legalizado faz com que os negócios se expandam com total segurança e, além disso, trazem benefícios para o empreendedor individual e para sua família.

    Por: Débora da Silva Leitel Negócios> Pequenas Empresasl 03/05/2011 lAcessos: 583

    Dicas simples para você escolher o curso de coaching ideal para crescer na sua carreira profissional e em sua própria vida pessoal

    Por: Fabio Augustol Negócios> Administraçãol 19/12/2014

    O artigo dar dicas para corretores que estão iniciando sua carreira no mercado imobiliário e não sabe os primeiros passos a serem tomados.

    Por: villevoxl Negócios> Administraçãol 19/12/2014

    O estudo de campo foi realizado no Hospital UDI, onde foram coletados os dados referentes ao atendimento e pacote de serviços, bem como qualificá-los na opinião dos clientes e funcionários. Em linhas gerais, esse trabalho científico teve como finalidade afirmar a ideia de que um pacote de serviços bem estruturado e um atendimento sem falhas são essenciais na formação de uma imagem empresarial consolidada.

    Por: Leobruno Revil Torres Ferreiral Negócios> Administraçãol 15/12/2014

    Este artigo apresenta que na atualidade as fraudes atacam cada vez mais os empresários, tendo em vista a insuficiência nos controles internos das empresas, apresenta alguns tipos de fraudes e como elas podem ser detectadas e também a melhor forma para combate-las.

    Por: Mirielil Negócios> Administraçãol 10/12/2014
    michelly bonifacio

    Descubra as três pergunta que Rick e seu grupo usam para serem capazes de determinar de forma eficiente se cada candidato é ou não digno de admissão e de quebra, como estas questões podem te ajudar a prospectar clientes.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 08/12/2014
    michelly bonifacio

    Nesta mais nova série, veja semana a semana uma nova dica para melhorar o desempenho de sua empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 04/12/2014
    michelly bonifacio

    Eu sei, controlar estoque é realmente chato! Mas, se você possui um negócio, eu nem preciso dizer que o seu estoque é um dos fatores mais importantes, certo? Pensando nisso, a Alfa Networks preparou um artigo super especial para você controlar de uma vez por todas o seu estoque.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 01/12/2014

    Este trabalho tem como objetivo demonstrar as variações de desperdício primeiramente explicando seu conceito e suas definições na área administrativa. O trabalho foi dividido em cinco partes em cada parte o assunto será abordado de forma diferente, cada vez mais com foco na logística citando exemplos dos problemas que o Brasil enfrenta com a falta de investimento nesta área e infraestrutura apropriada.

    Por: Wolgran Teixeiral Negócios> Administraçãol 28/11/2014
    Marizete Furbino

    É fato que todo e qualquer ser humano gosta e precisa ser respeitado. O respeito, além de ser considerado uma valiosa virtude, é essencial para que, nas empresas, possa haver um ambiente cujo clima organizacional seja harmonioso; logo, isto se torna propício à produtividade, caso contrário, a mesma poderá ficar comprometida.

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 8,433 lComentário: 2
    Marizete Furbino

    Importante perceber que quando se faz o marketing pessoal, obtêm-se como resultado o sucesso profissional. Pensando assim, sua imagem pessoal deve ser tratada com muito cuidado, pois a mesma vale ouro.

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 1,560
    Marizete Furbino

    Em síntese, a partir do momento em que desejamos e decidimos vencer, os limites anteriormente estabelecidos serão superados, deixando de existir. Sem essa certeza, a caminhada fica pesada, íngreme, árdua e corre-se o risco de não somente resvalar, mas de cair e se machucar.

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 615 lComentário: 1
    Marizete Furbino

    Em meio a este período “negro” no mundo dos negócios, onde nos deparamos com o turbilhão nas bolsas de valores, com o disparar do dólar, e vivenciando um momento recheado de demasiada incerteza, é exatamente diante dos efeitos negativos da crise norte-americana que devemos considerar importante repensar nossa postura diante deste cenário. Pode-se dizer que o que irá determinar se vamos nos submergir, ou se acabamos de submergir ou se emergimos e ressurgimos das cinzas, será nossa atitude.

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 1,018
    Marizete Furbino

    Em meio ao emaranhado da “guerra de mercado”, observamos uma prática muito em voga hodiernamente – a prática da espionagem. Empregadores ficam tão obcecados pela produtividade, qualidade e competitividade, que decidem espionar cada vez mais a vida do colaborador, ficando bem claro tal comportamento quando decidem realizar rastreamento de e-mails e a fazer espionagem também através de câmeras de vídeo, restando apenas a vontade de realizar a implantação de um chip nos corpos de todos os envolvidos, monitorando assim, de vez, toda a vida do colaborador.

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 414 lComentário: 1
    Marizete Furbino

    Em pleno século XXI vê-se de maneira urgente e emergente que temos de ser, além de gerente, um grande líder; caso contrário, estaremos fadados não apenas ao fracasso, mas também a sucumbirmos no mercado em que atuamos

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 205 lComentário: 1
    Marizete Furbino

    Sabe-se que desde a década de 90 percebeu-se que o fácil e direto acesso aos gestores rendia frutos valiosos para a empresa, pois, os colaboradores atuavam com mais empenho, mais envolvimento e comprometimento, realizando a troca de informações e somando conhecimentos. Como conseqüência, gestores inteligentes adotaram como estratégia a eliminação de quaisquer obstáculos que porventura viessem a interferir em todo processo organizacional, tomando medidas drásticas e arrojadas, tais como, derrubar portas e paredes, deixando-as extremamente livres ao ambiente de trabalho.

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 465
    Marizete Furbino

    Insta dizer que a inveja é um sentimento tão medíocre, que se torna difícil de ser “digerido”. Esse sentimento, que é desencadeado pela desigualdade, é capaz de corroer a alma do invejoso, e o pior é que este ser humano fica tão envolvido com tal sentimento, que se sente incapaz de perceber tamanha destruição em sua própria vida.

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 1,298 lComentário: 1
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast