SELEÇÃO DE PESSOAS: UM PROCESSO DE DECISÃO E ESCOLHA

Publicado em: 04/10/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 1,715 |

            Atualmente, a contratação de pessoas certas, com qualificações adequadas exigida pelo cargo é fundamental, logo visto que nos dias de hoje, o capital humano é que faz a diferença nesse mercado com alta concorrência, pois a competitividade organizacional depende das competências das pessoas. Portanto, é importantíssimo que haja uma busca correta do profissional que mais se identifica com o cargo vago, evidencia-se então a etapa de seleção de pessoas, que surge após o recrutamento de pessoas.

            Através dos estudos de Lacombe (2005, p.79), "a seleção abrange o conjunto de práticas e processos usados para escolher, dentre os candidatos disponíveis, aquele que parece ser o mais adequado para a vaga existente". A seleção corresponde em buscar o melhor candidato, já pré-selecionado no recrutamento, para ocupar a vaga disponível na empresa. Seria como analisar todas as suas habilidades, experiências e conhecimento mais profundamente para verificar se a pessoa regatada do mercado possua as características necessárias para alcançar o objetivo da empresa ou o conhecimento para o cargo especificado, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho pessoal. Deste modo, verifica-se que seleção de pessoas é uma atividade de escolha, classificação e de decisão.

                        Já Chiavenato (2005, p.130) caracteriza seleção de pessoas como:

[...] uma espécie de filtro que permita que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam características desejadas pela organização. Há um velho ditado popular que afirma que a seleção constitui a escolha exata da pessoa certa para o lugar certo.

            A partir da argumentação do autor, percebe-se que selecionar pessoas certas é achar a pessoa mais adequada para exercer as funções da organização, onde essa pessoa possua todas as capacidades necessárias para a execução das tarefas exigidas pelo cargo disponível, além de ter capacidade de entender o objetivo da empresa, facilitando o desenvolvimento de suas tarefas. De um modo geral, a seleção abrange na escolha do melhor candidato, avaliado a partir do seu grau de sabedoria.

            No geral, o processo de seleção busca chegar a uma conclusão de análise de conhecimentos, formação, habilidades, atitudes, personalidade e outros fatores que estão ligados à adaptação na organização como sexo, porte físico, endereço, posse de um veículo, idade, entre outros.

            Para Lobos (apud PONTES, 2004, p.129"):

O processo de administração de recursos humanos, por meio do qual a empresa procura satisfazer suas necessidades de recursos humanos, escolhendo aqueles que melhor ocupariam determinado cargo na organização, com base em uma avaliação de suas características pessoais (conhecimentos, habilidades etc.) e de suas motivações.

            O autor explica que é de responsabilidade da área de recursos humanos buscarem o melhor candidato do mercado de trabalho, buscando avaliar suas características com as exigências do cargo, com base no grau de conhecimento, habilidades e motivações de cada avaliado.

            Sabemos que as pessoas possuem habilidades diferentes umas das outras, com isso, qualquer organização, através da área de recursos humanos, devem buscar fazer uma seleção eficiente, onde deve ser levado muito a sério, pois poderá afetar a empresa futuramente. É preciso averiguar detalhadamente todo o perfil dos candidatos disponíveis, analisando suas necessidades fisiológicas, de segurança, social, estima e auto-realização, que podem ser satisfeitas no cargo pretendido ou no decorrer de suas tarefas.

            Em um contexto geral, o processo de seleção visa escolher o melhor candidato para o cargo que, no entanto podem ser esquematizado e avaliado através de análise curricular, testes, entrevista e verificação de referências, critérios que serão abordados adiante.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/selecao-de-pessoas-um-processo-de-decisao-e-escolha-3403498.html

    Palavras-chave do artigo:

    selecao de pessoas

    ,

    caracteristicas e cargo

    Comentar sobre o artigo

    Bárbara Pereira Alves

    No respectivo trabalho, abordaremos como se processa o recrutamento e a seleção de pessoas e o intuito de tais abordagens, de modo que possamos nos aprofundar no Processo de Recursos Humanos. O presente trabalho se desenvolve relatando questões da organização e principalmente das "pessoas", afinal, o mais importante é o capital intelectual, e não o financeiro. Recrutamento e Seleção como iremos discutir adiante, são "processos de atração" e a escolha geralmente não são simples.

    Por: Bárbara Pereira Alvesl Carreira> Recursos Humanosl 30/05/2014 lAcessos: 52

    O presente artigo tem por natureza e objetivo esclarecer como se dá as politicas de recrutamento, seleção, treinamento e retenção de pessoas talentosas nas organizações contemporâneas, por entender que administrar com as pessoas requer das organizações um novo olhar para as pessoas inseridas em seu quadro funcional e uma leitura social e ambiental cada vez mais humana para interagir com o tempo vigente e entender as tendências futuras no mundo dos negócios.

    Por: Luciano Silva Nevesl Carreira> Recursos Humanosl 01/06/2014 lAcessos: 51

    Este trabalho apresenta o crescimento e importância do recrutamento e seleção pela internet. Devido o avanço da tecnologia da informação, a internet possibilitou consideráveis mudanças e avanços nos processos das organizações, tornando possível a atuação deste método como diferencial competitivo. A empresa que investe no E-Recrutamento possui maior probabilidade de sucesso e rapidez na escolha do candidato que melhor representa o perfil da vaga disponível.

    Por: Graziellil Negócios> Administraçãol 16/05/2011 lAcessos: 1,103
    EDSON BARBOSA DE SOUSA JUNIOR

    A busca pelo sucesso empresarial tornou-se uma batalha diária entre as organizações. O tão sonhado reconhecimento por parte do mercado globalizado tomou conta dos empresários, e que por sua vez esqueceu que o sucesso vem do ambiente interno de suas empresas.

    Por: EDSON BARBOSA DE SOUSA JUNIORl Negócios> Administraçãol 27/05/2010 lAcessos: 877 lComentário: 2

    O presente a artigo apresenta quais foram às mudanças ocorridas nos últimos anos na área de Gestão de pessoas, a transformação de Recursos Humanos para Gestão de pessoas. Muita coisa mudou, porém o foco central que é administrar pessoas continuou sendo um eterno desafio. Dessa forma os principais temas a serem explorados são, a mudança no perfil do gestor de pessoas, o poder e a importância do feedback tanto para o colaborador quanto ao gestor.

    Por: Jéssical Negóciosl 25/03/2013 lAcessos: 243

    A ausência de motivação do indivíduo nas organizações de trabalho já foi identificada como a principal causa do absenteísmo, especialmente por motivo de doenças físicas e por transtornos mentais e comportamentais. As profundas mudanças sociais, econômicas e climáticas vivenciadas pela humanidade na última década favorecem a discussão sobre os novos rumos da administração, com a adoção de conceitos sintonizados com a abordagem transpessoal e a gestão holística de pessoas.

    Por: Rodrigo Pival Psicologia&Auto-Ajudal 20/09/2010 lAcessos: 1,562

    Resumo: A área de Recursos Humanos deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar o personagem principal de transformação dentro da organização. Há pouco tempo atrás,o departamento de Recursos Humanos atuava de forma mecanicista, onde a visão do empregado prevalecia à obediência e a execução da tarefa, e ao chefe, o controle centralizado.

    Por: LUCICLEIDE MARIA DA SILVAl Negócios> Gestãol 21/12/2010 lAcessos: 1,317

    Este artigo pretende apresentar as principais diferenças entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, aborda as principais tendências de Gestão de Pessoas com ênfase nos estudos e nas experiências desenvolvidas no âmbito da gestão

    Por: Robson Stigarl Educação> Ensino Superiorl 23/03/2010 lAcessos: 6,755

    Este artigo apresenta as principais diferenças e semelhanças entre gestão de pessoas e recursos humanos, bem como algumas características que um gestor empresarial precisa ter para desenvolver seu trabalho com êxito.

    Por: Karina Fernandes de Mirandal Carreira> Recursos Humanosl 27/06/2009 lAcessos: 71,772 lComentário: 8
    michelly bonifacio

    10 Dicas que Você Precisa Saber para Acertar na hora de Administrar sua Empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 20/10/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade, é o fato de que muitas pessoas podem acabar por morar em um condomínio, afinal acaba-se por julgar como algo mais seguro, no entanto, também acaba por ser possível que muitos não tenham conhecimento sobre acaba por funcionar o sistema de administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 17/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    É praticamente impossível fazer alguma ação em nossas vidas sem que antes tenhamos feito um plano. Por exemplo, um professor tem que preparar suas aulas antes de ministrá-las e no caso de um gestor, este precisa preparar sua equipe para que atinja as metas estabelecidas e dentro dos prazos. Quando olhamos a estrutura de uma empresa percebemos o quanto é importante trabalhar o planejamento, principalmente para que as coisas saiam conforme o esperado e para que a empresa corra o menor risco possí

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 15/10/2014 lAcessos: 11
    Elisângela da Silva Pereira

    Encontramos no mercado hoje uma grande parcela de empresas que apresentam dificuldades de crescimento e abertura de novos negócios e, muitas vezes, não sabem o real motivo desta dificuldade. O que poucas delas sabem é que existe um serviço oferecido por empresas de consultoria chamado "Pesquisa de Clima Organizacional". Este serviço nada mais é que um instrumento que gera uma base sólida de dados sobre o comportamento da organização, e através dele é possível apontar áreas com demandas de melho

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 13/10/2014

    Excel é a ferramenta mais usada no mundo corporativo! Todas as pessoas, independente do ramo de atuação, com toda certeza, um dia terá que usar o Excel para completar uma tarefa! Pensando em ajudar e conscientizar as pessoas, criei um infográfico que cita as principais razões para que todos os profissionais busquem a aprender Excel. Entre muitas razões, a principal é que o Excel pode aumentar significativamente o salário! Confira! http://www.ninjadoexcel.com.br

    Por: Ninja do Excell Negócios> Administraçãol 06/10/2014

    RESUMO Este estudo tem como objetivo de analisar a Ética Geral e Profissional na Área da Contabilidade, buscando identificar e compreender a sua aplicação. A análise fundamenta este estudo baseia-se em levantamento bibliográfico e estudo de caso. Sendo os princípios e valores éticos nos Escritórios de Contabilidade, o ponto principal da pesquisa, pela análise dos dados, denota-se que e os profissionais em geral conhecem o código de ética na sua formação acadêmica, sabem de sua importância para

    Por: Marcela J. Bojanowskil Negócios> Administraçãol 04/10/2014 lAcessos: 18

    O fusionamento de grandes empresas no Brasil tem se tornado algo recorrente. É preciso pensar na implicação das responsabilidades e éticas após tal junção. Será que é possível unir duas empresas, antes concorrentes, e se tornarem aliadas sem comprometer suas missões e valores?

    Por: Flavia Sál Negócios> Administraçãol 03/10/2014

    A gestão baseada em técnicas logísticas avançadas poderá colaborar decisivamente para que o crescimento competitivo, de um modo geral, obtenha o sucesso desejado e possa crescer de maneira equilibrada apresentando-se sempre competitiva, face aos novos desafios do mercado. A logística atrai pela demonstração de utilização e contribuição que pode oferecer para futuro e a perspectiva de modernidade para levanta. Com as mudanças na economia e também com a globalização, as empresas devem tratar a Lo

    Por: Peri da Silva Santanal Negócios> Administraçãol 02/10/2014 lAcessos: 12
    Bruno H. Fernandes Borges

    O desenvolvimento do processo de recrutamento de pessoas exige das empresas uma constante dedicação e percepção apurada das suas atuais necessidades em função das características que se deseja obter do profissional contratado. A maioria das empresas possui uma central de dados armazenados no computador com informações importantes sobre os candidatos cadastrados como nome, idade, experiência profissional e suas qualificações.

    Por: Bruno H. Fernandes Borgesl Negócios> Administraçãol 04/10/2010 lAcessos: 500
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast