SELEÇÃO DE PESSOAS: UM PROCESSO DE DECISÃO E ESCOLHA

04/10/2010 • Por • 1,873 Acessos

            Atualmente, a contratação de pessoas certas, com qualificações adequadas exigida pelo cargo é fundamental, logo visto que nos dias de hoje, o capital humano é que faz a diferença nesse mercado com alta concorrência, pois a competitividade organizacional depende das competências das pessoas. Portanto, é importantíssimo que haja uma busca correta do profissional que mais se identifica com o cargo vago, evidencia-se então a etapa de seleção de pessoas, que surge após o recrutamento de pessoas.

            Através dos estudos de Lacombe (2005, p.79), "a seleção abrange o conjunto de práticas e processos usados para escolher, dentre os candidatos disponíveis, aquele que parece ser o mais adequado para a vaga existente". A seleção corresponde em buscar o melhor candidato, já pré-selecionado no recrutamento, para ocupar a vaga disponível na empresa. Seria como analisar todas as suas habilidades, experiências e conhecimento mais profundamente para verificar se a pessoa regatada do mercado possua as características necessárias para alcançar o objetivo da empresa ou o conhecimento para o cargo especificado, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho pessoal. Deste modo, verifica-se que seleção de pessoas é uma atividade de escolha, classificação e de decisão.

                        Já Chiavenato (2005, p.130) caracteriza seleção de pessoas como:

[...] uma espécie de filtro que permita que apenas algumas pessoas possam ingressar na organização: aquelas que apresentam características desejadas pela organização. Há um velho ditado popular que afirma que a seleção constitui a escolha exata da pessoa certa para o lugar certo.

            A partir da argumentação do autor, percebe-se que selecionar pessoas certas é achar a pessoa mais adequada para exercer as funções da organização, onde essa pessoa possua todas as capacidades necessárias para a execução das tarefas exigidas pelo cargo disponível, além de ter capacidade de entender o objetivo da empresa, facilitando o desenvolvimento de suas tarefas. De um modo geral, a seleção abrange na escolha do melhor candidato, avaliado a partir do seu grau de sabedoria.

            No geral, o processo de seleção busca chegar a uma conclusão de análise de conhecimentos, formação, habilidades, atitudes, personalidade e outros fatores que estão ligados à adaptação na organização como sexo, porte físico, endereço, posse de um veículo, idade, entre outros.

            Para Lobos (apud PONTES, 2004, p.129"):

O processo de administração de recursos humanos, por meio do qual a empresa procura satisfazer suas necessidades de recursos humanos, escolhendo aqueles que melhor ocupariam determinado cargo na organização, com base em uma avaliação de suas características pessoais (conhecimentos, habilidades etc.) e de suas motivações.

            O autor explica que é de responsabilidade da área de recursos humanos buscarem o melhor candidato do mercado de trabalho, buscando avaliar suas características com as exigências do cargo, com base no grau de conhecimento, habilidades e motivações de cada avaliado.

            Sabemos que as pessoas possuem habilidades diferentes umas das outras, com isso, qualquer organização, através da área de recursos humanos, devem buscar fazer uma seleção eficiente, onde deve ser levado muito a sério, pois poderá afetar a empresa futuramente. É preciso averiguar detalhadamente todo o perfil dos candidatos disponíveis, analisando suas necessidades fisiológicas, de segurança, social, estima e auto-realização, que podem ser satisfeitas no cargo pretendido ou no decorrer de suas tarefas.

            Em um contexto geral, o processo de seleção visa escolher o melhor candidato para o cargo que, no entanto podem ser esquematizado e avaliado através de análise curricular, testes, entrevista e verificação de referências, critérios que serão abordados adiante.

Perfil do Autor

Bruno H. Fernandes Borges

Brasileiro, noivo, 26 anos. Nascido em Presidente Prudente, São Paulo. Graduado em Administração. Cursando Pós-Graduação em Marketing e...