Sistema Financeiro Nacional - Artigo 01

Publicado em: 26/02/2009 |Comentário: 5 | Acessos: 45,051 |

Neste primeiro artigo, vamos fazer um breve comentário acerca de conceitos básicos sobre o SFN.

Conceito: O Sistema Financeiro Nacional - SFN - é formado pelo conjunto de instituições dedicadas a propiciar condições satisfatórias para a manutenção de um fluxo de recursos entre poupadores e investidores no País.

Podemos ainda destacar alguns pontos importantes:

Função:

O principal objetivo do SFN é valorizar a intermediação entre poupança e investimento, possibilitando ao setor produtivo maior eficiência. Lembre-se sempre disto, é um princípio básico: intermediar dinheiro de quem tem "sobrando" para os que tem "faltando", é uma analogia simplista, mas é a essência de todo o processo.


Estrutura:

O Sistema Financeiro Nacional está dividido em dois grandes subsistemas, o normativo e o de intermediação e instituições auxiliares.

Vamos começar falando um pouco do Subsistema Normativo:

O Subsistema Normativo regulamenta e fiscaliza o mercado financeiro. Fazem parte desse subsistema:

O Conselho Monetário Nacional - CMN;
O Banco Central - BACEN;
Comissão de Valores Mobiliários - CVM;
A Superintendência de Seguros Privados - SUSEP;
Secretaria de Previdência Complementar - SPC.

ATENÇÃO!! É importante ter esses setores/orgãos em mente, pois concursos geralmente cobram questões ligadas a eles.
Integram também esse subsistema, na condição de agentes especiais responsáveis por algumas atribuições de interesse do Governo Federal S.A., o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, Caixa Econômica Federal - CEF e Banco do Brasil - BB.

Como agentes do Governo Federal, essas instituições atuam como instrumentos de política monetária e integram o Subsistema Normativo. Como Bancos comerciais e de desenvolvimento fazem parte do subsistema de intermediação, de caráter operativo (atendimento ao público, atendem normas do CMN, por exemplo).

Nos próximos tutoriais, abordaremos um pouco sobre estes órgãos.

Adm. Edinaldo R. de Oliveira Junior
CRA/PE: 7521
Blog: http://edinaldojunior.blogspot.com

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/sistema-financeiro-nacional-artigo-01-791556.html

    Palavras-chave do artigo:

    sfn financas administracao

    Comentar sobre o artigo

    Neste terceiro artigo vamos falar sobre mais um órgão que compõe o subsistema normativo: BACEN

    Por: Edinaldo Juniorl Negócios> Administraçãol 02/03/2009 lAcessos: 8,628 lComentário: 1

    Neste segundo artigo vamos falar sobre um dos principais órgãos que compõem o subsistema normativo: CMN

    Por: Edinaldo Juniorl Negócios> Administraçãol 02/03/2009 lAcessos: 4,381 lComentário: 2

    Neste quarto artigo vamos falar sobre mais um órgão, que está bem em evidência, diante da quantidade de informações que são publicadas atualmente sobre mercado de ações que compõe o subsistema normativo: CVM

    Por: Edinaldo Juniorl Negócios> Administraçãol 02/03/2009 lAcessos: 2,872

    Neste quinto artigo, vamos fazer um breve comentário acerca das demais instituições bancárias.

    Por: Edinaldo Juniorl Negócios> Administraçãol 02/03/2009 lAcessos: 3,045 lComentário: 1
    Juan Araújo

    A clareza é uma característica fundamental para uma comunicação eficaz. Mas o grande perigo acontece quando temos a certeza que estamos sendo claros, mas na verdade estamos longe disso.

    Por: Juan Araújol Negócios> Administraçãol 24/03/2015
    michelly bonifacio

    Ao contrario do que muita gente pensa, a televisão é uma verdadeira fonte de aprendizado. Pensando nisso, elaboramos um artigo para compartilhar com você alguns ensinamentos que aprendemos com House of Cards e que são totalmente aplicáveis em seu negocio.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 10/03/2015
    Elaine

    A contratação de um profissional assistente virtual serviços tornou mais popular especialmente para aqueles com negócios de pequeno e de casa. Também é uma opção viável para as empresas que querem reduzir seus custos operacionais. A empresa vai economizar um monte de escritório simples suprimentos para pagar a eletricidade. Uma empresa, pequena ou grande tem a opção de contratar um assistente virtual como um funcionário em tempo integral, regular ou um trabalhador a tempo parcial.

    Por: Elainel Negócios> Administraçãol 03/03/2015
    Ulisses Bognar

    A importância da contratação de um empresas responsáveis para a tradução de conteúdos técnicos como manuais, livros, websites, artigos entre outros.

    Por: Ulisses Bognarl Negócios> Administraçãol 02/03/2015
    Fred Filho

    Algumas lições de Administração deixadas pelo acidente do voo 401 da Eastern Air Lines, nos Estados Unidos, no ano de 1972.

    Por: Fred Filhol Negócios> Administraçãol 19/02/2015 lAcessos: 13

    Uma empresa que surgiu de uma simples ideia. A inspiração para a criação da FedEx, uma das maiores empresas de carreto do mundo, ocorreu em um trabalho de Frederick Smith ainda em sua época como universitário em Yale, quando abordou o setor de entregas do correio de sua época que utilizaram erroneamente aviões de passageiros para a entrega de suas mercadorias.

    Por: Adriano Bezerral Negócios> Administraçãol 19/02/2015 lAcessos: 19

    O presente artigo apresenta a importância da relevância da motivação humana e suas aplicações no resultado do trabalho. Segundo pesquisas, revistas e jornais, o Brasil foi o segundo país em ranking de aumento de produtividade na década de 1990. Essa revolução transformou a vidas das pessoas, estabelecendo um ritmo de vida na qual excede as horas de trabalho e uma pressão para serem cada vez mais produtivos. Com base nas pesquisas, uma nova estratégia foi desenvolvida, proporcionando qualidades.

    Por: Jéssica Braz da Conceiçãol Negócios> Administraçãol 11/02/2015 lAcessos: 25
    michelly bonifacio

    Você sabe, para o bem ou para o mal, é a primeira impressão a que fica. Pensando nisso, separamos 7 Tendências de Webdesign para Websites que vão bombar neste ano.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 10/02/2015 lAcessos: 18

    As cinco situações financeiras: Vamos fazer um pequeno teste e descobrir em que situação financeira você se encontra? Neste teste independe do montante dos seus rendimentos, você pode ganhar um salário ou dez salários, o que interessa é o percentual do salário comprometido com dívidas.

    Por: Edinaldo Juniorl Negócios> Administraçãol 01/04/2009 lAcessos: 552 lComentário: 1

    Desemprego é o termo mais citado em todos os veículos de comunicação: jornais impressos, revistas e internet. Todo dia indo para o trabalho passo em frente ao Ministério do Trabalho e Emprego, e sempre tem um fila enorme.

    Por: Edinaldo Juniorl Negócios> Administraçãol 01/04/2009 lAcessos: 255

    Um campo que gera muitas dúvidas: sua experiência profissional, este ponto é muito delicado, principalmente para os que estão procurando o primeiro emprego.Falaremos um pouco sobre os marinheiros de primeira viagem: como conseguir o primeiro emprego, se você não tem nenhuma experiência anterior? Passaremos algumas dicas que podem ajudar.

    Por: Edinaldo Juniorl Negócios> Administraçãol 01/04/2009 lAcessos: 409 lComentário: 1

    Irei citar neste primeiro artigo alguns pontos importantes sobre Networking. Antes de começarmos a preparar o currículo, devemos conhecer um pouco essa palavrinha: networking Networking é a técnica de criar, desenvolver e manter uma rede de contatos informais, buscando criar condições para a satisfação de interesses mútuos. Resumindo: é uma troca de favores no âmbito empresarial

    Por: Edinaldo Juniorl Negócios> Administraçãol 02/03/2009 lAcessos: 250

    Neste quinto artigo, vamos fazer um breve comentário acerca das demais instituições bancárias.

    Por: Edinaldo Juniorl Negócios> Administraçãol 02/03/2009 lAcessos: 3,045 lComentário: 1

    Neste quarto artigo vamos falar sobre mais um órgão, que está bem em evidência, diante da quantidade de informações que são publicadas atualmente sobre mercado de ações que compõe o subsistema normativo: CVM

    Por: Edinaldo Juniorl Negócios> Administraçãol 02/03/2009 lAcessos: 2,872

    Neste terceiro artigo vamos falar sobre mais um órgão que compõe o subsistema normativo: BACEN

    Por: Edinaldo Juniorl Negócios> Administraçãol 02/03/2009 lAcessos: 8,628 lComentário: 1

    Neste segundo artigo vamos falar sobre um dos principais órgãos que compõem o subsistema normativo: CMN

    Por: Edinaldo Juniorl Negócios> Administraçãol 02/03/2009 lAcessos: 4,381 lComentário: 2

    Comments on this article

    3
    Nathalia 17/02/2011
    Parabens, seu blog me ajudou muito em minhas pesquisas sobre Mercado Financeiro! Obrigada!
    1
    Élia 11/02/2011
    Estou fazendo um trabalho da Lei dos S.A. 6.404/76, 10.303/01 mais decreto 3.995 e MP8 estou precisando de uma estrutura, uma base, conceito legal. Será que você poderia me ajudar?
    3
    Roger Franco de Souza 01/10/2010
    A pergunta é: As sociedades segurados regidas pela SUSEP, constituem como instituições do Sistema Monetário Nacional? Isto é, estas instituições são beneficiadas pela súmula 596 do STF, podendo praticar taxas de juros em empréstimos, sem qualquer limite? Pois várias instituições como a CAPEMISA SEGURADORA, não se encontra nas elencadas como autorizadas pelo BACEN.

    Obrigado
    2
    lucas 19/10/2009
    costaria que voces enviase para mim isse artigo
    6
    Simone 30/04/2009
    Estou preparando um trabalho sobre SFN,( Cmv,Bacen,Bndes), estou precisando da estrutura, conceito base-legal, lançamentos, e exemplos práticos, pois iremos apresentar um seminário, e como estou um pouco fora do assunto preciso entender bem pra falar do assunto.
    Obrigada
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast