Todo Ser Humano Merece Respeito!

Publicado em: 12/01/2009 |Comentário: 2 | Acessos: 8,390 |

Todo ser humano merece respeito!
Por Adm. Marizete Furbino



"O trabalhador tem mais necessidade de respeito que de pão."
(Karl Marx)



É fato que todo e qualquer ser humano gosta e precisa ser respeitado. O respeito, além de ser considerado uma valiosa virtude, é essencial para que, nas empresas, possa haver um ambiente cujo clima organizacional seja harmonioso; logo, isto se torna propício à produtividade, caso contrário, a mesma poderá ficar comprometida.



Por natureza, o respeito está atrelado ao comportamento e à atitude. Pensando assim, é preciso lembrar que cada ser humano veio de um “seio” familiar distinto. Cada um tem características peculiares, com valores e princípios diferenciados; portanto, torna-se necessário que cada pessoa faça de seu íntimo uma breve análise, procurando seu autoconhecimento, analisando desta forma as profundezas de seu ser, analisando sua conduta bem como o seu comportamento. Igual atenção deve ser dada às suas atitudes diante de todos, diante da vida, verificando e buscando desta forma, detectar suas falhas e procurando realizar os devidos acertos, tornando-se assim um ser humano cada vez melhor, um novo ser humano.



Isto posto, torna-se de grande importância cuidar de seu comportamento e de sua atitude. É da mesma forma importante quanto cuidar de sua aparência perante o cenário mercadológico, e isto vale para quem deseja sobreviver no mercado de forma perene.



É preciso aprender a respeitar a si próprio, para depois aprender a respeitar o próximo; logo, quem não se respeita, possui grande dificuldade em respeitar o outro.



Sabemos que o respeito é a base para a construção de quaisquer relacionamentos sólidos e equilibrados; portanto, na empresa, é preciso estar atento o tempo todo, procurando sempre respeitar o ambiente interno e externo em que encontramos inseridos, enxergando nossos limites e respeitando o colega de trabalho como um verdadeiro ser humano. É prioritário que também o percebamos como um verdadeiro parceiro, sabendo ouvi-lo, respeitando sempre o seu jeito de ser, dando-lhe a devida atenção, sendo cortês e educado para com todos, sem distinção. Todos merecem o devido respeito, desde o porteiro até a diretoria da empresa. Todos são parceiros e precisam ser respeitados.



Conhecedores da valiosa importância que tem o respeito no mundo dos negócios, um gestor do século XXI deve ter o cuidado de inserir o respeito na cultura organizacional da empresa no qual é responsável, preocupando-se em propagar o zelo pelo mesmo.



Face ao exposto, salientamos a importância de resgatar junto aos seus colaboradores os valores necessários à construção de um ser humano melhor, que muitas vezes encontram-se perdidos no decorrer da caminhada. Tais valores são imprescindíveis para que esse “ser humano” se torne de fato humano, passando assim a não somente valorizar mais o outro, mas a respeitar a si próprio, bem como a respeitar o próximo como deve ser respeitado, tratando-o com dignidade, atenção, educação e respeito.



Vale frisar que o respeito e educação são atributos bastante notáveis nas pessoas de destaque, e no trabalho faz todo um diferencial, já que sua imagem está sempre sendo observada.



É oportuno perceber que a ausência de respeito gera um estresse no ambiente de trabalho, situação essa desnecessária, que unicamente contribui para que ocorra certo desequilíbrio na produtividade, pois o colaborador, quando não se sente respeitado, não respeita os colegas de trabalho e nem a empresa da qual faz parte. Da mesma forma ele não se dedica, não se empenha, não faz “aliança” com a empresa em que está inserido, não executa suas funções de forma a compartilhar idéias em equipe, e de certa forma não se compromete com suas atividades, atribuições e/ou funções, podendo causar futuros transtornos dentro da organização da qual faz parte.



De outro lado, quando se tem respeito, o ambiente de trabalho fica harmonioso e alegre, prevalecendo a transparência, a sinceridade e a verdade entre os componentes; assim, além de facilitar todo o processo de trabalho em equipe, os colaboradores sentem que fazem parte de todo o processo, sentindo-se valorizados e satisfeitos. Quando criamos em cada departamento esse clima favorável, temos o comprometimento e o envolvimento cada vez mais com as atividades, tendo cada “parceiro” sua natural iniciativa e seu conseqüente engajamento num trabalho em prol da busca incessante por resultados e, por conseguinte, maior produtividade.



Por fim, é preciso conscientizar que a empresa é composta por seres humanos, que devem não somente compartilhar, mas somar idéias, ideais, valores, princípios, conhecimentos, habilidades, talentos e compromissos, caso contrário, estará em pouco tempo fadada ao fracasso; portanto, verifica-se que é de suma importância a empresa zelar pela agregação de todos esses valores.



11/08/2008



Marizete Furbino, com formação em Pedagogia e Administração pela UNILESTE-MG, especialização em Empreendedorismo, Marketing e Finanças pela UNILESTE-MG. É Administradora, Consultora e Professora Universitária na UNIPAC- Vale do Aço.
Contatos através do e-mail: marizetefurbino@yahoo.com.br.
Reprodução autorizada desde que mantida a integridade do texto, mencionando a autora e comunicada sua utilização através do e-mail marizetefurbino@yahoo.com.br


Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 11 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/administracao-artigos/todo-ser-humano-merece-respeito-720563.html

    Palavras-chave do artigo:

    respeito

    ,

    ser humano

    Comentar sobre o artigo

    HAMILTON SERPA

    Foi muito importante para a emancipação da mulher tudo o que ocorreu no último século, mas junto com estas mudanças veio também muito de ranço virulento por parte de minorias denominadas "feministas".

    Por: HAMILTON SERPAl Literatura> Crônicasl 30/06/2012 lAcessos: 23

    Muito se fala sobre a vida de Jesus (o Cristo), o único Espírito Puro a pisar no Orbe terrestre. Não se sabe ao certo o dia, mês e ano em que ele nasceu, no entanto, devemos frisar que existem 80.000 livros que falam sobre a vida de Jesus e 1.000 cursos sobre religião e ciência no mundo. Veja a importância que Jesus tem para a humanidade. A definição de humano tem como base os adjetivos: bondoso, humanitário, humildade. Conhecido taxonomicamente como Homo sapiens do latim "homem sábio",

    Por: Antonio Paiva Rodriguesl Religião & Esoterismo> Religiãol 02/07/2014 lAcessos: 14

    Utilizar uma Abordagem com foco no Modelo Integral - AQAL - levando em consideração todas as dimensões da Visão Integral. Conduzindo a percepções mais claras e precisas a quase toda situação, seja ela avaliada em relação à transformação pessoal, à mudança social ou a excelência nos negócios.

    Por: Margarida Ranaurol Negócios> Gestãol 24/11/2010 lAcessos: 299
    Juarez Fragata

    O ser humano deveria ter duas vidas: uma para aprender e outra para viver?

    Por: Juarez Fragatal Literatura> Crônicasl 25/12/2010 lAcessos: 59

    Escondida embaixo da amendoeira e com 30 anos de histórias para contar, a Amora Centro Educacional, no Flamengo, desenvolve esse ano o tema "Dos pés à cabeça". O projeto pretende explorar os mistérios do ser humano, revelando elementos da sua individualidade e a relação com o mundo. Ao longo do ano serão realizadas atividades que irão proporcionar não só aprendizagens em relação ao corpo e a identidade, mas também sobre os elementos que distinguem a humanidade e o conhecimento de si mesmo.

    Por: Dagema Comunicaçãol Press Releasel 15/05/2012 lAcessos: 22
    Cláudia Meyer

    João 9: 39-41 "Prosseguiu Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos. Alguns dentre os fariseus que estavam perto Dele perguntaram-lhe: Acaso, também nós somos cegos? Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado."

    Por: Cláudia Meyerl Religião & Esoterismo> Evangelhol 20/10/2010 lAcessos: 492
    Marcus Facciollo

    A internet e a tecnologia em geral precisam ser pensadas para aprimorar a vida humana, e não o homem se tornar sujeito a elas; a pessoa não deve trocar o mundo real, com todas suas experiências importantes para seu desenvolvimento, pelo virtual, mas sim buscar um equilíbrio sadio entre ambos.

    Por: Marcus Facciollol Psicologia&Auto-Ajudal 04/11/2009 lAcessos: 1,616
    Edjar Dias de Vasconcelos

    Tudo que existe vem de um mesmo princípio teve sua origem numa mesma causa. A explicação convincente que encontrei até ao momento, é que o universo teve sua origem do nada, foi exatamente o nada que transformou em matéria, num primeiro momento numa única forma de matéria.

    Por: Edjar Dias de Vasconcelosl Ciências> Biologial 15/10/2012 lAcessos: 76
    Paulo Cesar Nazario

    As vezes fico pensando, como alguém pode se achar melhor do que o outro, em alguma coisa nesse mundo enquanto respiramos? Não sou melhor que ninguém, mereço o mesmo respeito e dignidade que o mendigo deveria ter, todos tem o mesmo direito e estão sujeitos as mesmas leis, ninguém está em condição melhor diante da lei, somente aquele que acha que a lei não é para ele....

    Por: Paulo Cesar Nazariol Notícias & Sociedade> Desigualdades Sociaisl 29/11/2012 lAcessos: 37
    michelly bonifacio

    10 Dicas que Você Precisa Saber para Acertar na hora de Administrar sua Empresa.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Administraçãol 20/10/2014

    Algo que podemos verificar com uma determinada facilidade, é o fato de que muitas pessoas podem acabar por morar em um condomínio, afinal acaba-se por julgar como algo mais seguro, no entanto, também acaba por ser possível que muitos não tenham conhecimento sobre acaba por funcionar o sistema de administração de um condomínio.

    Por: anamarial Negócios> Administraçãol 17/10/2014

    Saiba o que é um Sistema de Informação Gerencial, suas vantagens e desvantagens, assim como os tipos nos quais os sistemas se classificam.

    Por: Sistemas de Informaçãol Negócios> Administraçãol 16/10/2014
    Elisângela da Silva Pereira

    É praticamente impossível fazer alguma ação em nossas vidas sem que antes tenhamos feito um plano. Por exemplo, um professor tem que preparar suas aulas antes de ministrá-las e no caso de um gestor, este precisa preparar sua equipe para que atinja as metas estabelecidas e dentro dos prazos. Quando olhamos a estrutura de uma empresa percebemos o quanto é importante trabalhar o planejamento, principalmente para que as coisas saiam conforme o esperado e para que a empresa corra o menor risco possí

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 15/10/2014 lAcessos: 11
    Elisângela da Silva Pereira

    Encontramos no mercado hoje uma grande parcela de empresas que apresentam dificuldades de crescimento e abertura de novos negócios e, muitas vezes, não sabem o real motivo desta dificuldade. O que poucas delas sabem é que existe um serviço oferecido por empresas de consultoria chamado "Pesquisa de Clima Organizacional". Este serviço nada mais é que um instrumento que gera uma base sólida de dados sobre o comportamento da organização, e através dele é possível apontar áreas com demandas de melho

    Por: Elisângela da Silva Pereiral Negócios> Administraçãol 13/10/2014

    Excel é a ferramenta mais usada no mundo corporativo! Todas as pessoas, independente do ramo de atuação, com toda certeza, um dia terá que usar o Excel para completar uma tarefa! Pensando em ajudar e conscientizar as pessoas, criei um infográfico que cita as principais razões para que todos os profissionais busquem a aprender Excel. Entre muitas razões, a principal é que o Excel pode aumentar significativamente o salário! Confira! http://www.ninjadoexcel.com.br

    Por: Ninja do Excell Negócios> Administraçãol 06/10/2014

    RESUMO Este estudo tem como objetivo de analisar a Ética Geral e Profissional na Área da Contabilidade, buscando identificar e compreender a sua aplicação. A análise fundamenta este estudo baseia-se em levantamento bibliográfico e estudo de caso. Sendo os princípios e valores éticos nos Escritórios de Contabilidade, o ponto principal da pesquisa, pela análise dos dados, denota-se que e os profissionais em geral conhecem o código de ética na sua formação acadêmica, sabem de sua importância para

    Por: Marcela J. Bojanowskil Negócios> Administraçãol 04/10/2014 lAcessos: 18

    O fusionamento de grandes empresas no Brasil tem se tornado algo recorrente. É preciso pensar na implicação das responsabilidades e éticas após tal junção. Será que é possível unir duas empresas, antes concorrentes, e se tornarem aliadas sem comprometer suas missões e valores?

    Por: Flavia Sál Negócios> Administraçãol 03/10/2014
    Marizete Furbino

    Importante perceber que quando se faz o marketing pessoal, obtêm-se como resultado o sucesso profissional. Pensando assim, sua imagem pessoal deve ser tratada com muito cuidado, pois a mesma vale ouro.

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 1,555
    Marizete Furbino

    Em síntese, a partir do momento em que desejamos e decidimos vencer, os limites anteriormente estabelecidos serão superados, deixando de existir. Sem essa certeza, a caminhada fica pesada, íngreme, árdua e corre-se o risco de não somente resvalar, mas de cair e se machucar.

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 609 lComentário: 1
    Marizete Furbino

    Em meio a este período “negro” no mundo dos negócios, onde nos deparamos com o turbilhão nas bolsas de valores, com o disparar do dólar, e vivenciando um momento recheado de demasiada incerteza, é exatamente diante dos efeitos negativos da crise norte-americana que devemos considerar importante repensar nossa postura diante deste cenário. Pode-se dizer que o que irá determinar se vamos nos submergir, ou se acabamos de submergir ou se emergimos e ressurgimos das cinzas, será nossa atitude.

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 1,012
    Marizete Furbino

    Em meio ao emaranhado da “guerra de mercado”, observamos uma prática muito em voga hodiernamente – a prática da espionagem. Empregadores ficam tão obcecados pela produtividade, qualidade e competitividade, que decidem espionar cada vez mais a vida do colaborador, ficando bem claro tal comportamento quando decidem realizar rastreamento de e-mails e a fazer espionagem também através de câmeras de vídeo, restando apenas a vontade de realizar a implantação de um chip nos corpos de todos os envolvidos, monitorando assim, de vez, toda a vida do colaborador.

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 409 lComentário: 1
    Marizete Furbino

    Em pleno século XXI vê-se de maneira urgente e emergente que temos de ser, além de gerente, um grande líder; caso contrário, estaremos fadados não apenas ao fracasso, mas também a sucumbirmos no mercado em que atuamos

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 199 lComentário: 1
    Marizete Furbino

    Sabe-se que desde a década de 90 percebeu-se que o fácil e direto acesso aos gestores rendia frutos valiosos para a empresa, pois, os colaboradores atuavam com mais empenho, mais envolvimento e comprometimento, realizando a troca de informações e somando conhecimentos. Como conseqüência, gestores inteligentes adotaram como estratégia a eliminação de quaisquer obstáculos que porventura viessem a interferir em todo processo organizacional, tomando medidas drásticas e arrojadas, tais como, derrubar portas e paredes, deixando-as extremamente livres ao ambiente de trabalho.

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 460
    Marizete Furbino

    Insta dizer que a inveja é um sentimento tão medíocre, que se torna difícil de ser “digerido”. Esse sentimento, que é desencadeado pela desigualdade, é capaz de corroer a alma do invejoso, e o pior é que este ser humano fica tão envolvido com tal sentimento, que se sente incapaz de perceber tamanha destruição em sua própria vida.

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 1,288 lComentário: 1
    Marizete Furbino

     É um líder visionário: Esta é uma das características marcantes de um empreendedor. Ser um líder visionário nem sempre é fácil, já que a fronteira entre o “ousar de forma conseqüente e com pé no chão” é muito tênue quando relacionada ao “líder delirante”. Dentro desse contexto, através de um comportamento dinâmico, ativo, e pró-ativo no exercício da função, observa-se que o líder visionário é capaz de enxergar oportunidades onde ninguém as vê, e, por conseguinte, obter além do resultado esperado, um diferencial.

    Por: Marizete Furbinol Negócios> Administraçãol 12/01/2009 lAcessos: 690

    Comments on this article

    0
    tal de greda daraco 18/10/2010
    so vou da um papo reto ningue precisa de respeito humano eu quero que todos que esta vemdo agora isto eu quero que vai si fuder entendeu carai se vocÊis quiser tira sastifaçao comigo eu morro na vila calu xau indioa
    -1
    sabrina 18/10/2010
    ningum merese respeito humano
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast