Engenheiros Do Hawaii – Toda A História Da Banda

Publicado em: 24/02/2010 |Comentário: 4 | Acessos: 5,659 |

Entre as bandas de Rock brasileiras, pode-se afirmar que Engenheiros do Hawaii está entre as que possuem mais variedades tonais durante o percurso do grupo. Da música Pop a moda Paralamas do Sucesso até o Rock progressivo, em suas músicas o conteúdo crítico se alia a inspirações de plurais fontes: desde o existencialista Sartre, até o grupo Pink Floyd, passando por Camus e Chico Buarque, por exemplo.

No campo harmônico, as cifras dos Engenheiros do Hawaii trazem, geralmente, acordes simples (formado pelos 1º, 3º e 5º de cada acorde), mas com rápido ritmo e veloz mudança de posição entre um e outro. Desde 1985 (ano de formação), a banda sofreu alterações estilísticas e históricas, passando por diversas fases, chegando a grande popularidade demonstrada pelo número de procuras de cifras da banda pela internet. Por essa razão a seguir é narrada a história da banda, destacando os álbuns e músicas relevantes, e também, fala-se das cifras dos engenheiros do Hawaii mais procuradas na internet, apresentando as características básicas da música.

A banda de Rock Engenheiros do Hawaii nasceu de uma apresentação como critica às paralisações das aulas do curso de Arquitetura em que os quatro membros iniciais estudavam, na cidade de Porto Alegre. A banda é marcante pela troca de seus membros: desde a formação somente o vocalista Humberto Gessinger permaneceu no grupo. No próprio ano de 1985 a banda se apresenta em shows alternativos e grava o primeiro disco (Longe demais das capitais) chegando rapidamente ao sucesso devido à inserção em temas de novelas da Rede Globo de Televisão. Estilisticamente, a primeira fase do grupo é marcada por nuances entre a crítica e o Pop-Rock. A música destaque do primeiro disco se chama Toda Forma de Poder e Longe demais das Capitais. O segundo álbum concede a fama ao grupo; A Revolta dos Dândis, de 1987, inova também a estética do grupo que se embasa na filosofia francesa para composição de suas letras, tornando-se, ao mesmo tempo, em uma banda de Rock and Roll progressivo.

A mudança para o Rio de Janeiro faz com que a banda confeccione um Cd ao vivo, oriunda de uma apresentação no famoso Canecão.  Em 1990, a música Era um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e O Rolling Stones torna-se famosa, ela é integrante do álbum O Papa é Pop. Dentro desse álbum, na estética, o grupo insere mais instrumentos sintéticos, como o teclado tocado pelo próprio Humberto, e músicas em formato de balada como Pra Ser Sincero, esta é também a época que o New York Times elogia a estilística da banda. Uma revolução estética ainda acontece durante os anos 90, onde a banda mixa ao seu estilo campos harmônicos da MPB, com notas diminutas nas transições tonais, por exemplo. Isso os leva ao show acústico e a outro com a ornamentação filarmônica. Houve um período de transição dentro da história dos engenheiros do Hawaii, quando Gessinger mudou o nome da banda e trocou a composição básica do grupo, voltando a se chamar Engenheiros do Hawaii quando o nome Gessinger trio não aplacou.

Uma nova era começa no começo do segundo milênio quando há a inserção do grupo no segundo Rock in Rio, a banda novamente muda a estética básica para o Punk e Pop, como nos álbuns ao vivo (10000 destinos e 10001 destinos). Desde 2004 a banda se dedica a shows e gravações acústicas, como as músicas Vida Real e Armas Químicas e Poemas lançados pela MTV em 2004. Quando eles terminaram a turnê em 2008, prometeram retornar em 2011.

A procura pelas cifras e letras dos engenheiros do Hawaii na internet é grande, suas harmonias possuem rápida troca de acordes e são indicadas a pessoas que queiram treinar a sincronia entre a mão esquerda e a direita, no violão e na guitarra, por exemplo. Também são indicadas para apurar o ritmo, uma vez que é fácil perdê-lo na troca de acordes. Indica-se 10000 Destinos, Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones, Pra Ser Sincero, Piano Bar, Eu Que Não Amo Você, Até o Fim, uma vez que são as mais procuradas na internet.

Pode-se afirmar que a banda tem um caráter crítico em suas letras, como a conhecida critica a globalização por parte de Humberto, e também abre espaço ao Rock brasileiro em diversas variações (Progressivo, Punk, Pop, MPB, etc...).

Fonte: O Rock Através da História e das Cifras dos Engenheiros do Hawaii

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/advertising-artigos/engenheiros-do-hawaii-toda-a-historia-da-banda-1902418.html

    Palavras-chave do artigo:

    cifras do engenheiros do hawaii

    ,

    cifras engenheiros do hawaii

    ,

    cifras das musicas do engenheiros do hawaii

    Comentar sobre o artigo

    Aprenda o que é teoria musical e os processos relacionados à música como um todo. Veja o que é preciso saber para dominar completamente os ramos da improvisação musical.

    Por: elianal Arte& Entretenimento> Músical 12/09/2014

    Você sofre por não ter tempo pra treinar? Você não tem certeza do que praticar com o pouco tempo que possui? Já que é quase impossível aumentar o tempo que você tem pra praticar, é possível porém aumentar a eficiência do treino com o pouco tempo que você tem. A seguir estão as dicas sobre o que você precisa para obter máximo resultado.

    Por: ekipel Arte& Entretenimento> Músical 10/09/2014

    Daí você me pergunta: qual o problema do artista querer fazer uma grana extra com cerveja, já que vender música não tem sido um bom negócio? Respondo com outra pergunta: o que essas bandas fizeram de musicalmente relevante nos últimos tempos para justificar boas vendas?

    Por: Diogo Azzevedol Arte& Entretenimento> Músical 22/08/2014 lAcessos: 25

    Agosto é um mês especial para a cidade de Ubatuba, pois é celebrado neste ano o IV Mês da Cultura Popular, uma comemoração organizada pelo Projeto Tamar, com o intuito de valorizar as expressões culturais tradicionais dos caiçaras. As manifestações são variadas, entre apresentações musicais e de dança, exposições e vídeos com a temática cultural e o modo de vida das comunidades do litoral norte de São Paulo.

    Por: juliol Arte& Entretenimento> Músical 20/08/2014

    A dança é conhecida como uma arte, e pode ser utilizada por várias pessoas sem discriminação, independente da etnia, cultura ou deficiência. O tema "dança e deficiência visual" tem uma relação muito importante, e hoje há muitas questões ainda vagas onde devem ser discutidas e avaliadas, cujo objetivo seria expandir continuamente os paradigmas que penetraram no conhecimento da dança para pessoas com tais deficiências.

    Por: EMANUELLAl Arte& Entretenimento> Músical 03/08/2014 lAcessos: 13
    Prof. JV de Miranda Leão Neto

    Numa onda onipresente de demagogia mal explicada, o governo corrupto continua a defender um Sistema cujo maior beneficiário é ele mesmo e sua injusta carga tributária.

    Por: Prof. JV de Miranda Leão Netol Arte& Entretenimento> Músical 24/06/2014 lAcessos: 27
    JORGE FLOQUET

    Sendo assim, fica o alerta da necessidade da Banda do Bola aumentar a participação do sopro e aproximar do Black Music, cuja referência é o sempre presente Tim Maia e, com toda certeza, ela vencerá a competição Interbandas. Ficamos , então, na expectativa que na final do Superstar não haverá um dedo limitador. Caso a Banda Bola avance no Black Music!Mas, caso a Banda Malta venha a cantar a música do Renato Russo, Mais uma Vez, teremos uma competição fortíssima num final surpreendentemente inovad

    Por: JORGE FLOQUETl Arte& Entretenimento> Músical 09/06/2014 lAcessos: 41

    O processo de desenvolvimento do tecnobrega como música midiática segue, em linhas gerais, um modus operandi criado e permanentemente reinventado a partir do brega paraense. A formação e a difusão regional deste último correspondem ao período entre 1985 e o final da década de 1990. Características específicas de um "modo de fazer" surgiram com o brega e se ampliaram com o tecnobrega, seguindo um percurso em direção a cada vez maior autonomização artística e econômica.

    Por: Maurício Costal Arte& Entretenimento> Músical 23/05/2014 lAcessos: 75

    Jogos de Cartas Online vieram para inovar o jeito de se jogar pôker, buraco e outros. Divirta-se com seus amigos sem sair de casa com os Jogos de Cartas Online.

    Por: Felipe Ferreiral Tecnologia> Jogosl 04/04/2011 lAcessos: 192

    Jogos de Carros Online são um grande jeito de se divertir com seus amigos. Desafie seus amigos para jogos de corrida e acelere com tudo para a vitória.

    Por: Felipe Ferreiral Internetl 28/03/2011 lAcessos: 260

    Conheça as ofertas de restaurantes em sites de compras coletiva. Saiba como sair pra jantar e gastar menos!

    Por: Felipe Ferreiral Internet> Comércio Eletrônicol 24/02/2011 lAcessos: 522

    Os Jogos de simulação Online são um ótimo meio de se vivenciar as mais diversas situações. Construa cidades, pilote aviões e muito mais.

    Por: Felipe Ferreiral Tecnologia> Jogosl 23/02/2011 lAcessos: 221

    Compra coletiva era um serviço comum apenas para restaurantes e bares. Agora já são muitos os tipos de produtos e serviços oferecidos. Cursos, massagens, penteados, tratamentos, tratamentos dentários e muito mais.

    Por: Felipe Ferreiral Internet> Comércio Eletrônicol 28/01/2011 lAcessos: 364

    Sites de compras coletivas são a mais nova febre entre os brasileiros e americanos. Saiba como este tipo de site funciona e quais são suas vantagens.

    Por: Felipe Ferreiral Internet> Comércio Eletrônicol 28/01/2011 lAcessos: 304

    Conheça os jogos de vestir, uma nova modalidade de jogos online que vem conquistando as meninas mais jovens que demonstram interesse por moda.

    Por: Felipe Ferreiral Tecnologia> Jogosl 12/01/2011 lAcessos: 431

    O iPhone 4 é o smartphone mais avançado e mais poderoso da atualidade. Conheça suas novidades e diferenças sobre os modelos anteriores.

    Por: Felipe Ferreiral Tecnologia> Telefonia e Celularl 27/09/2010 lAcessos: 166

    Comments on this article

    0
    gabriel santos 13/06/2011
    EU sempre,desde quandu eu tinha uns 07 anos,eu comesei a gostar da banda quandu minha prima comprou o DVD,ai eu achei interessante,meu sonho é conhece-la (banda).mas enquanto isso ñ acontrece fico só escutando o DVD..ABRAÇOS
    1
    kelvin 09/12/2010
    engenheiros do hawaii e tudo de bom a baixo de deus diga a verdade ao meos uma vez na vida frase dita por humberto gessinger cantor e composirtor da banda engenheiros do hawaii
    -2
    JONAS 13/11/2010
    Era um garoto que como eu amava os bithos os golestones girava o mundo sempre a canta as coisas lindas da america nao era belo mais mesmo assim avia uma garota afim cantava heo tetive te dai hoeli e jemes estedei canta vivas a liberdade mais uma carta sem espera da sua guitarra o separou fora chamado na america esta golestones esta gole dos sons fora chamadao ai vetinano lutar com vetigons a tatutatuta
    2
    Eliseu 15/03/2010
    bem legal essa matéria muitas coisas que vc colocou ai eu não conhecia ótima matéria
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast