Engenheiros Do Hawaii – Toda A História Da Banda

Publicado em: 24/02/2010 |Comentário: 4 | Acessos: 6,111 |

Entre as bandas de Rock brasileiras, pode-se afirmar que Engenheiros do Hawaii está entre as que possuem mais variedades tonais durante o percurso do grupo. Da música Pop a moda Paralamas do Sucesso até o Rock progressivo, em suas músicas o conteúdo crítico se alia a inspirações de plurais fontes: desde o existencialista Sartre, até o grupo Pink Floyd, passando por Camus e Chico Buarque, por exemplo.

No campo harmônico, as cifras dos Engenheiros do Hawaii trazem, geralmente, acordes simples (formado pelos 1º, 3º e 5º de cada acorde), mas com rápido ritmo e veloz mudança de posição entre um e outro. Desde 1985 (ano de formação), a banda sofreu alterações estilísticas e históricas, passando por diversas fases, chegando a grande popularidade demonstrada pelo número de procuras de cifras da banda pela internet. Por essa razão a seguir é narrada a história da banda, destacando os álbuns e músicas relevantes, e também, fala-se das cifras dos engenheiros do Hawaii mais procuradas na internet, apresentando as características básicas da música.

A banda de Rock Engenheiros do Hawaii nasceu de uma apresentação como critica às paralisações das aulas do curso de Arquitetura em que os quatro membros iniciais estudavam, na cidade de Porto Alegre. A banda é marcante pela troca de seus membros: desde a formação somente o vocalista Humberto Gessinger permaneceu no grupo. No próprio ano de 1985 a banda se apresenta em shows alternativos e grava o primeiro disco (Longe demais das capitais) chegando rapidamente ao sucesso devido à inserção em temas de novelas da Rede Globo de Televisão. Estilisticamente, a primeira fase do grupo é marcada por nuances entre a crítica e o Pop-Rock. A música destaque do primeiro disco se chama Toda Forma de Poder e Longe demais das Capitais. O segundo álbum concede a fama ao grupo; A Revolta dos Dândis, de 1987, inova também a estética do grupo que se embasa na filosofia francesa para composição de suas letras, tornando-se, ao mesmo tempo, em uma banda de Rock and Roll progressivo.

A mudança para o Rio de Janeiro faz com que a banda confeccione um Cd ao vivo, oriunda de uma apresentação no famoso Canecão.  Em 1990, a música Era um Garoto Que Como Eu Amava Os Beatles e O Rolling Stones torna-se famosa, ela é integrante do álbum O Papa é Pop. Dentro desse álbum, na estética, o grupo insere mais instrumentos sintéticos, como o teclado tocado pelo próprio Humberto, e músicas em formato de balada como Pra Ser Sincero, esta é também a época que o New York Times elogia a estilística da banda. Uma revolução estética ainda acontece durante os anos 90, onde a banda mixa ao seu estilo campos harmônicos da MPB, com notas diminutas nas transições tonais, por exemplo. Isso os leva ao show acústico e a outro com a ornamentação filarmônica. Houve um período de transição dentro da história dos engenheiros do Hawaii, quando Gessinger mudou o nome da banda e trocou a composição básica do grupo, voltando a se chamar Engenheiros do Hawaii quando o nome Gessinger trio não aplacou.

Uma nova era começa no começo do segundo milênio quando há a inserção do grupo no segundo Rock in Rio, a banda novamente muda a estética básica para o Punk e Pop, como nos álbuns ao vivo (10000 destinos e 10001 destinos). Desde 2004 a banda se dedica a shows e gravações acústicas, como as músicas Vida Real e Armas Químicas e Poemas lançados pela MTV em 2004. Quando eles terminaram a turnê em 2008, prometeram retornar em 2011.

A procura pelas cifras e letras dos engenheiros do Hawaii na internet é grande, suas harmonias possuem rápida troca de acordes e são indicadas a pessoas que queiram treinar a sincronia entre a mão esquerda e a direita, no violão e na guitarra, por exemplo. Também são indicadas para apurar o ritmo, uma vez que é fácil perdê-lo na troca de acordes. Indica-se 10000 Destinos, Era um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones, Pra Ser Sincero, Piano Bar, Eu Que Não Amo Você, Até o Fim, uma vez que são as mais procuradas na internet.

Pode-se afirmar que a banda tem um caráter crítico em suas letras, como a conhecida critica a globalização por parte de Humberto, e também abre espaço ao Rock brasileiro em diversas variações (Progressivo, Punk, Pop, MPB, etc...).

Fonte: O Rock Através da História e das Cifras dos Engenheiros do Hawaii

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/advertising-artigos/engenheiros-do-hawaii-toda-a-historia-da-banda-1902418.html

    Palavras-chave do artigo:

    cifras do engenheiros do hawaii

    ,

    cifras engenheiros do hawaii

    ,

    cifras das musicas do engenheiros do hawaii

    Comentar sobre o artigo

    Manasses Moraes

    Tocar violão pode ser uma tarefa árdua quando você não tem um guia pra te orientar. Por isso, nesse artigo vamos abordar o assunto e deixar a recomendação de um excelente professor de violão e um treinamento intensivo.

    Por: Manasses Moraesl Arte& Entretenimento> Músical 06/03/2015
    Henrique Arão

    Saiba O Que É Importante Para Obter Uma Interface Para Seu Home Studio Você está querendo montar um Home Studio ou até já está preparado para começar as suas primeiras gravações, mas ainda não comprou todos os equipamentos para isso.

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 26/02/2015
    Henrique Arão

    Os Segredos Para A Construção de Uma Música De Sucesso. Algumas pessoas gostam muito de escrever poemas e transforma-las em canções, muitas até mesmo com um caracter bem comercial. Cantam para amigos, colegas, familiares até mesmo para o cachorrinho de estimação e todos adoram!

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 17/02/2015
    Henrique Arão

    O Conhecimento Necessário Para Você Se Destacar No Mercado. Existem muitas pessoas que, por tocar um ou outro instrumento musical, se aventuram no ramo da produção musical e acabam se frustrando e criando problemas para elas e para seus clientes!

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 14/02/2015
    Henrique Arão

    A História da Música Fazendo Parte do Cotidiano do Estúdio de Gravação Digamos que um músico muito habilidoso em seu instrumento chega a um estúdio querendo gravar seu Cd e propõe ao produtor que gostaria, na sua música, algo que lembrasse, e muito, a música de uma tribo indígena específica em meados dos anos 1600.

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 14/02/2015
    Henrique Arão

    Saiba O Que Alimenta Os Valores Para Seu Primeiro Cd. Provavelmente você já perguntou para um produtor musical quanto custaria para gravar o seu Cd, e aposto que ouviu, não só dele mas de muitas outras pessoas do ramo, responderem que depende.

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 14/02/2015
    Henrique Arão

    Saiba O Que Realmente É Um Produtor Musical. Se você perguntar para uma criança o que ela quer ser quando crescer, você terá várias respostas diferentes e bem conhecidas como, um jogador de futebol, um piloto de avião, um policial, um engenheiro, um médico entre muitas outras profissões. Não é mesmo?

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 14/02/2015
    Henrique Arão

    Veja Como Chegar Preparado No Estúdio Para a Produção Musical De Seu Cd. Lá, lá , lá, lá ,láaa. Mi, mi, mi, mi, miiii. Vio, vio, vio, viiiiooooo! Entre outros mini aquecimentos vocais antes de cantar!! Funciona mesmo?! Na verdade, há uma série de exercícios vocais para você ficar com uma voz empostada, que significa uma voz bem colocada, acentuada de maneira correta para você não ter problemas como rouquidão, sensação de garganta seca e outras coisinhas mais.

    Por: Henrique Arãol Arte& Entretenimento> Músical 14/02/2015

    Jogos de Cartas Online vieram para inovar o jeito de se jogar pôker, buraco e outros. Divirta-se com seus amigos sem sair de casa com os Jogos de Cartas Online.

    Por: Felipe Ferreiral Tecnologia> Jogosl 04/04/2011 lAcessos: 208

    Jogos de Carros Online são um grande jeito de se divertir com seus amigos. Desafie seus amigos para jogos de corrida e acelere com tudo para a vitória.

    Por: Felipe Ferreiral Internetl 28/03/2011 lAcessos: 280

    Conheça as ofertas de restaurantes em sites de compras coletiva. Saiba como sair pra jantar e gastar menos!

    Por: Felipe Ferreiral Internet> Comércio Eletrônicol 24/02/2011 lAcessos: 531

    Os Jogos de simulação Online são um ótimo meio de se vivenciar as mais diversas situações. Construa cidades, pilote aviões e muito mais.

    Por: Felipe Ferreiral Tecnologia> Jogosl 23/02/2011 lAcessos: 233

    Compra coletiva era um serviço comum apenas para restaurantes e bares. Agora já são muitos os tipos de produtos e serviços oferecidos. Cursos, massagens, penteados, tratamentos, tratamentos dentários e muito mais.

    Por: Felipe Ferreiral Internet> Comércio Eletrônicol 28/01/2011 lAcessos: 377

    Sites de compras coletivas são a mais nova febre entre os brasileiros e americanos. Saiba como este tipo de site funciona e quais são suas vantagens.

    Por: Felipe Ferreiral Internet> Comércio Eletrônicol 28/01/2011 lAcessos: 313

    Conheça os jogos de vestir, uma nova modalidade de jogos online que vem conquistando as meninas mais jovens que demonstram interesse por moda.

    Por: Felipe Ferreiral Tecnologia> Jogosl 12/01/2011 lAcessos: 446

    O iPhone 4 é o smartphone mais avançado e mais poderoso da atualidade. Conheça suas novidades e diferenças sobre os modelos anteriores.

    Por: Felipe Ferreiral Tecnologia> Telefonia e Celularl 27/09/2010 lAcessos: 172

    Comments on this article

    1
    gabriel santos 13/06/2011
    EU sempre,desde quandu eu tinha uns 07 anos,eu comesei a gostar da banda quandu minha prima comprou o DVD,ai eu achei interessante,meu sonho é conhece-la (banda).mas enquanto isso ñ acontrece fico só escutando o DVD..ABRAÇOS
    2
    kelvin 09/12/2010
    engenheiros do hawaii e tudo de bom a baixo de deus diga a verdade ao meos uma vez na vida frase dita por humberto gessinger cantor e composirtor da banda engenheiros do hawaii
    -1
    JONAS 13/11/2010
    Era um garoto que como eu amava os bithos os golestones girava o mundo sempre a canta as coisas lindas da america nao era belo mais mesmo assim avia uma garota afim cantava heo tetive te dai hoeli e jemes estedei canta vivas a liberdade mais uma carta sem espera da sua guitarra o separou fora chamado na america esta golestones esta gole dos sons fora chamadao ai vetinano lutar com vetigons a tatutatuta
    1
    Eliseu 15/03/2010
    bem legal essa matéria muitas coisas que vc colocou ai eu não conhecia ótima matéria
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast