Tipos De Aparelhos Bucais Para Ronco E Apneia Do Sono

Publicado em: 01/03/2009 |Comentário: 20 | Acessos: 62,244 |

Tipos de Aparelhos Bucais para ronco e apneia do sono.

Dr. Fausto ITO - Dentista; Especialista em Anatomia Aplicada da Cabeça (ICB/USP); Membro da Associação Brasileira do Sono e Diretor da ITO Clínica (RJ). 

Historicamente, os dispositivos bucais utilizados para tratar o ronco e a apneia do sono são derivados do Monobloco idealizado por Pierre Robin, em 1934. Atualmente, podemos descrevê-los e classificá-los como:

1) Aparelhos Retentores de Língua (ARL): são dispositivos confeccionados com material flexível que tracionam a língua por sucção mantendo-a anteriorizada por meio de bulbo localizado na região dos incisivos superiores e inferiores. São indicados para pacientes edêntulos totais;

2) Aparelhos Elevadores de Palato (AEP): esses possuem hastes metálicas que sustentam botão de acrílico em sua extremidade para elevar o palato mole e impedir a queda da úvula em direção a orofaringe. Estão em desuso devido ao desconforto e ao reflexo de vômito que provocam;

3) Aparelhos de Avanço Mandibular (AAM): estes dispositivos são os mais utilizados e investigados na literatura médica e odontológica. São indicados para pacientes dentados com quantidade de elementos dentários suficientes para ancoragem e retenção do dispositivo. Podem ser classificados em: a) AAM imediato: Monobloco; NAPA; b) AAM ajustáveis: Herbst, Klearway, EMA; c) AAM dinâmico: Aparelho ITO.

Os aparelhos bucais são indicados para tratamento do ronco e da apneia leve e moderada, sendo considerados a primeira escolha para esses transtornos desde 1995 quando a American Sleep Disorders Association os reconheceu como alternativa eficaz à terapia com o CPAP.

É importante esclarecer que em casos de apneia grave (IAH≥30/hora), os aparelhos bucais também podem ser utilizados desde que outras modalidades terapêuticas tenham sido contra-indicadas ou recusadas.

3.1) Princípio de ação dos Aparelhos de Avanço Mandibular (AAM)

As principais estruturas ósseas do complexo craniofacial que influenciam na dimensão das vias aéreas superiores são: a mandíbula e o osso hióide. A anteriorização mandibular, realizada pelos AAM, aumenta a atividade dos músculos genioglosso e pterigóideos laterais transmitindo tensões à musculatura supra e infra-hióidea, que, por conseqüência, irá proporcionar um posicionamento ântero-superior do osso hióide em relação a coluna cervical e ampliará as dimensões do conduto faríngeo. Essa nova situação anatômica é capaz de reduzir a vibração dos tecidos moles da orofaringe e assim, permitir a ventilação adequada durante o sono.

Diversos estudos publicados na literatura, por análise cafalométrica, têm demonstrado, bidimensionalmente, que as alterações morfológicas produzidas pelos aparelhos de avanço mandibular nas vias aéreas superiores e no posicionamento do hióide de pacientes com apnéia do sono são capazes de promover aumento da porção posterior do espaço aéreo da faringe .

Outros estudos, como os de Ryan (1999), Gale et al (2000) e Kyung (2004) comprovaram por meio de tomografia computadorizada na posição supina e consciente, que o avanço mandibular, proporcionado pelos AAM, são capazes de ampliar tridimensionalmente o conduto faríngeo, mormente no plano lateral da região retropalatal e retroglossal, podendo este mecanismo ser o responsável pela redução significativa do IAH.

3.2) Aparelho ITO - Sistema Dinâmico de Placas Inteligentes

Diferentemente dos dispositivos apresentados na literatura, o Aparelho ITO possui mecanismo de ação dinâmico que atua considerando a fisiologia neuromuscular do sistema estomatognático e o estado de inconsciência (sono) do paciente. Assim, permite que a mandíbula realize todos os movimentos fisiológicos e suas combinações, quando em posição, durante o sono.

Esse mecanismo depende da ação de elásticos intermaxilares, os quais operam em sinergia e sincronia com os músculos da mastigação, principalmente com os músculos pterigóideos laterais de ambos os lados a partir da posição de isotonia muscular.

O Aparelho ITO é composto por duas bases metálicas (Cromo-Cobalto) para Prótese Parcial Removível (PPR) modificadas, com opção para fios ortodônticos de aço inoxidável de secção transversal de 0,9mm, e duas placas miorrelaxantes (superior e inferior) de acrílico quimicamente ativado sobre cada estrutura metálica. Essas placas miorrelaxantes são articuladas por meio de elásticos intermaxilares, em vetor Classe II (3/16¨ ou 1/8¨), que são adaptados bilateralmente em molas fechadas localizadas na região dos caninos superiores e alças do tipo Tie Back na região dos molares inferiores.

É fabricado utilizando o articulador semi-ajustável para personalizar a curva oclusal do paciente.

Conforme Ito et al em 2000, as contra-indicações do Aparelho ITO são: 1) pacientes com desordens clínico-odontológica (carie, gengivas, entre outros); 2) disfunção do sistema estomatognático em condição aguda ou subaguda e 3) pacientes não cooperadores e/ou desmotivados.

* Assista a entrevista completa Dr. Fausto ITO na Globo News sobre Distúrbios do Sono:

http://www.youtube.com/watch?v=vm8btdyw88g&playnext_from=TL&videos=MASrcXC2uzk

Referências:

1) INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI) - Patente de Invenção (PI) - nº 00016357. Rio de Janeiro, Abril de 2000.

2) ITO, F. A. Anatomia relacionada à síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono, ao ronco e ao Aparelho Anti-Ronco®. São Paulo, 2002. Monografia (Especialização) - Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo.

3) ITO, F. A.; ITO, R. T.; MORAES, N. M.; BEZERRA, M. L. S. Mecanismo de ação dinâmico do Aparelho Anti-Ronco® (AAR). 9º Congresso Brasileiro de Sono. Hypnos - Resumo em Anais, ano 3, sup. 4, p. 87-88, 2003.

4) ITO, F. A.; ITO, R. T.; MORAES, N. M.; SAKIMA, T.; BEZERRA, M. L. S. Mecanismo de ação dinâmico do Aparelho Anti-Ronco® (AAR): Relato de um caso clínico. R Clin Ortodon Dental Press, v. 3, n. 1, p. 41-50, 2004.

5) ITO, R. T.; ITO, F. A.; MELO, A. C.; BRONZI, E. S.; YOSHIDA, A. H.; YOSHIDA, N.; SAKIMA, T. Aparelho anti-ronco: um enfoque multidisciplinar. Dental Press Ortodon Ortop Facial, v. 5, n. 2, p. 48-53, 2000.

6)  ITO, F. A.; ITO, R. T.; MORAES, N. M.; SAKIMA, T.; BEZERRA, M. L. S.: MEIRELLES, R. C. Condutas terapêuticas para tratamento da síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono (SAHOS) e da síndrome da resistência das vias éreas superiores (SRVAS) com enfoque no Aparelho Anti-Ronco (AAR-ITO®). Dental Press Ortodon Ortop Facial 2005; 10(4): 143-56.

7) ITO, F. A.; MORAES, N. M. Aparelho Anti-Ronco® (AAR-ITO) no tratamento da síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono. II Encontro Científico de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro e V Fórum Odontologia para pacientes com necessidades especiais. Resumo em anais, T. 01, 2004.

 

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 29 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/advertising-artigos/tipos-de-aparelhos-bucais-para-ronco-e-apneia-do-sono-795702.html

    Palavras-chave do artigo:

    disturbio

    ,

    sono

    ,

    ronco

    Comentar sobre o artigo

    A PSG possibilita caracterizar o índice de apneia e hipopneias (IAH), a dessaturação da oxihemoglobina, os microdespertares, as porcentagens dos estágios do sono, o ECG, o registro do ronco e da posição corporal.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 23/03/2009 lAcessos: 21,267 lComentário: 2

    Como o ronco e as apneias têm causas multifatoriais, profissionais e formas de tratar é o que não faltam. Tanto a Medicina do Sono como a Odontologia são a 2 especialidades mais procuradas para solucionar esses problemas.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 02/07/2010 lAcessos: 653

    O autor apresenta a revisão da literatura referente às alternativas de tratamento cirúrgicas e não-cirúrgicas para o ronco e apneia obstrutiva do sono com enfoque nos aparelhos bucais de avanço mandibular.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estarl 22/04/2009 lAcessos: 8,848 lComentário: 3

    Os problemas de sono são bastante comuns na população idosa. Em geral, as pessoas com mais idade necessitam de menos horas de sono (por volta de 5 horas), além de terem o sono mais superficial. Algumas causas dos distúrbios do sono estão relacionadas com estilo de vida sedentário, problemas sociais, psicológicos ou por uso de medicamentos.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estarl 08/05/2009 lAcessos: 1,155 lComentário: 1

    O autor apresenta uma alternativa de tratamento inovador para ronco e da apneia do sono com o Aparelho ITO - Sistema de Placas Inteligentes o qual não restringe os movimentos mandibulares durante o sono.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estarl 02/04/2009 lAcessos: 4,246 lComentário: 7

    Cerca de 50% dos brasileiros se queixam de qualidade de sono ruim. Veja como um teste simples pode ajudar a identificar quem sofre com os distúrbios do sono.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estarl 15/02/2010 lAcessos: 669

    Seria o fim do sono? O artigo publicado na Revista PSIQUE (Ano V, nº 51 abril/2010) explora a realidade contemporânea e a má qualidade do nosso descanso, essencial para o aprendizado, memória e sedimentação dos conhecimentos.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 22/04/2010 lAcessos: 1,638

    Muitos casais têm problemas conjugais, porém poucos sabem que alguns deles podem ser resolvidos em um consultório odontológico, como é o caso do ronco, por exemplo.

    Por: Dr. Fausto Itol Relacionamentosl 25/10/2009 lAcessos: 409

    Dormir ao lado de quem ronca é, literalmente, dormir com o inimigo. Por mais informação que se tenha sobre o assunto parece que o ronco ainda é encarado como motivo de piadas.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 22/10/2009 lAcessos: 229
    Edison Candido Gonçalves

    Cuidar da saúde é agir na base. Adotar uma vida saudável através da prática constante de exercícios físicos e alimentos naturais é um ato de amor em relação a nossa pessoa e também em relação aos nossos semelhantes.

    Por: Edison Candido Gonçalvesl Saúde e Bem Estarl 16/09/2014 lAcessos: 14

    Veja nossas dicas simples da psicoterapia natural para melhorar sintomas da ansiedade e depressão pelo tratamento de psicoterapia natural

    Por: O Caminho do Bem Estarl Saúde e Bem Estarl 15/09/2014
    Nádia

    A importância do uso do soutien de Desporto na actividade física é cada vez maior, há que usar o soutien correto para cada ocasião. O uso de um soutien normal do dia- a -dia na execução de exercício físico pode causar dores, e danificar o peito! Apesar de escondidos por debaixo de um top de desporto, cumprem a função primordial de dar conforto e suporte ao seu peito durante o treino. Cuidar do peito é uma questão de saúde , que todas as mulheres deveriam ter em ATENÇÃO!

    Por: Nádial Saúde e Bem Estarl 11/09/2014

    Infelizmente, muitas vezes acabamos por nos deparar com pessoas que podem acabar por passar por problemas de saúde que sejam considerados como diversos, ou seja, são pessoas que podem ter alguns sintomas que podem não ser dados como sérios, assim como também podemos verificar que muitos podem acabar ter doenças que possam ser determinadas como sérias e que necessitam de tratamento. Apesar de muitos já terem conhecimento destas questões, algo que acaba por gerar dúvidas seria com relação a cura.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 08/09/2014

    A Saúde do Trabalhador traz à particularidade de ser uma área que institui práticas potencialmente transformadoras que perseguem a integralidade da atenção à saúde buscando a superação da dicotomia existente entre a assistência individual e coletiva, entre a vigilância epidemiológica e sanitária, entre as ações preventivas e curativas. A criação da RENAST, a partir da Portaria n. 1.679, de 19 de setembro de 2002, veio atender viabilizar e garantir atenção a saúde dos trabalhadores

    Por: tamires almeidal Saúde e Bem Estarl 21/08/2014 lAcessos: 15

    A anemia significa uma diminuição da hemoglobina no sangue, que causa uma redução dos glóbulos vermelhos (hemácias) circulantes.

    Por: Central Pressl Saúde e Bem Estarl 21/08/2014 lAcessos: 11

    A Lei Federal n° 8080/90, em seu artigo 6º, § 3º, regulamenta os dispositivos constitucionais sobre Saúde do Trabalhador, da seguinte forma: que a saúde do trabalhador deve ser entendida como um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos provenientes das condições de trabalho.

    Por: tamires almeidal Saúde e Bem Estarl 17/08/2014

    Algo que pode acabar por gerar algumas dúvidas, é com relação a sintomas de doenças, sendo que podemos observar que muitas pessoas podem acabar por ter uma doença, mas quando um sintoma que seria considerado como diferenciado surge, ocorre a dúvida, se é ou não decorrente da tal doença. Sendo assim, iremos falar agora mesmo se a psoríase coça ou não, para que assim você possa ter certeza do que tem.

    Por: Sayuri Matsuol Saúde e Bem Estarl 14/08/2014

    Quem nunca desejou parar o trabalho por meia hora para poder tirar aquela soneca no meio do expediente? Ou, então, se desligar das planilhas por alguns minutos e disputar uma partida de vídeo game com seus colaboradores? Pois regalias como essas já estão se tornando comum em várias empresas que buscam meios alternativos para turbinarem a produtividade de seus colaboradores (e, de quebra, contribuir para um ambiente de trabalho mais agradável e melhorar a relação entre empresa e funcionário).

    Por: Dr. Fausto Itol Marketing e Publicidade> Marketing Pessoall 18/09/2011 lAcessos: 93

    Noites mal dormidas? Roncos? Sensação de cansaço ao acordar? Se você se identificou com alguma dessas situações, cuidado. Sintomas comuns a quem sofre de apneia do sono (interrupção temporária da respiração) podem indicar problemas cardiovasculares.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/08/2011 lAcessos: 83

    Com acompanhamento de vários profissionais da área de saúde e mudanças de hábitos, problemas como obesidade e distúrbios respiratórios do sono podem ser solucionados.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 21/08/2011 lAcessos: 108

    Dentes desgastados, dores na face e de cabeça podem ser consequências do ranger de dentes durante o sono. O Bruxismo do Sono pode ter várias causas, inclusive o estresse e o consumo de cafeina em excesso. Saiba como deve ser feito o diagnóstico e o tratamento.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Odontologial 21/08/2011 lAcessos: 222

    Os distúrbios respiratórios do sono fazem com que a pessoa não tenha o sono reparador. A qualidade ruim do sono ou com horas insuficientes prejudica a capacidade de concentração, de raciocínio, causa sonolência excessiva ao longo do dia, além de comprometer o sistema de defesa deixando a pessoa mais suscetível a doenças.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 01/05/2011 lAcessos: 224

    Para não perder o agito do feriado, foliões encurtam o tempo de sono e se tornam "sonoréxicos". Saiba mais a respeito desse comportamento perigoso.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 09/03/2011 lAcessos: 75

    Ao longo dos últimos 40 anos, a duração auto-reportada do sono diminuiu cerca de 1,5 a 2 horas. A proporção de jovens e adultos com período de sono inferior a sete horas por noite aumentou de 15,6%, em 1960, para 37%, em 2002.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Odontologial 27/11/2010 lAcessos: 372

    Conheça os 7 hábitos saudáveis para o sono perfeito.

    Por: Dr. Fausto Itol Saúde e Bem Estar> Medicinal 19/09/2010 lAcessos: 320

    Comments on this article

    2
    Jovelnia Veronese 16/11/2011
    gostaria de saber qdo e onde posso faser o curso desses aparelho para o ronco pois sou THD e tenho enterese
    4
    mauro Lúcio Estevam 18/10/2011
    Boa tarde! Tenho 40 anos, e infelismente ultimamente tenho roncado muito, não fui oa medico especializado, fui ao otorrino, mas não adiantou nada, fiz um tratamento pra curar uma cinusite (cronica). Eu tenho exesso de peso, não chego a ser obeso, mas acho que este é o motivo do ronco, gostaria muito de testar este aparelho, onde eu adquiro. Lembrando que eu moro em BH. Um abraço! desde ja agradeço!
    22
    Adriana 14/10/2011
    Boa tarde! Meu esposo foi diagnosticado com a Apnéia grave, a médico indicou o uso do aparelho durante o sono, porém o custo solicitado pela médica foi de 1800R$, por favor com não temos noção de preço poderia nos orientar sobre a questão do preço do aparelho e se ele deverá fazer uso do aparelho para sempre:?
    Obrigada!
    25
    wagner 29/08/2011
    Bom dia Dr. fausto, eu tenho 44 anos e sofro com o ronco ja fiz o exame de polossonografia e o medico diz que eu não tenho problema de apneia, e que eu so deveria usar um aparelho.
    gostaria de saber como posso comprar esse aparelho e gostaria de saber de custos.
    desde ja agradeço
    obrigado
    12
    Valeria Pimentel 14/05/2011
    Bom dia, sou dentista moro em Vila Velha no ES e gostaria de saber se o Senhor oferece cursos sobre o assunto "apneia do sono e ronco" e onde?
    Grata
    Valeria Pimentel
    0
    Francieli Caldas 11/05/2011
    Caro Dr.Fausto gostaria de informações sobre curso ou livro,se possivel em São Paulo
    2
    claudio amaral 27/03/2011
    Existe o risco de una pessoa que sofre de apineia grave estando desmaiada ou seja desacordada morrer por sufocamento.
    10
    udson vieira braga 28/02/2011
    tenho 25 anos, ronco desde de criança, tenho alergia, quanto agrava a alergia, tambem aumenta o meu ronco. quanto custa o aparelho? gostaria de saber mais ou menos o custo do tratamento?
    10
    carlos donizeti todini 16/01/2011
    Caro colega
    Gostaria de poder fazer um curso sobre ronco e apneia mas,aqui no interior e dificil.Gostaria de ver a possibilidade de fazer um curso sobre este assunto via internet,pois tenho muitos pacientes precisando deste tratamento.
    Obrigado
    5
    rosimeri 26/10/2010
    gostaria de saber se a clinica promove cursos de apneia e ronco
    4
    Francisco Maximo 19/10/2010
    Desejo saber se posso fazer uso da prótese antironco, tendo eu duas grandes pontes fixas no maxilar?
    19
    anderson 23/07/2010
    Quanto custa um Aparelho Retentor de Língua (ARL). Meu pai ronca muito alto, mas não tem apnéia.
    20
    luiz faria 19/07/2010
    O dr. Ito sabe indicar algum profissional na cidade de Santos-SP que use seu método? grato
    10
    Antonio Almeida Poglia 24/05/2010
    Moro no interior do RGS e gostaria de saber em POA onde posso buscar tratamento dentário para a peneia do sono e, importante, possíveis custos de um aparelho para tal, para ver de minhas possíbilidades.
    9
    catia 29/12/2009
    Moro em Juiz de Fora mg, gostaria de saber o endereço do consultório pq não mais aguento esse sofrimento, não posso mais dormi perto de ninguem, nem fazer uma viagem,pois incomodo a todos com o meu ronco. Preciso mesmo de ajuda.Me mande o tel por favor. obrigada.Obs: tenho todos os dentes rrs
    6
    Fausto Ito 01/09/2009
    Prezada Carla
    Por favor entre em contato conosco por telefone para agendar sua avaliação e diagnóstico do seu caso.
    Atenciosamente,
    Fausto Ito
    (21) 2512 5151 - falar com a Ivy.
    7
    sidney 11/08/2009
    fausto, gostaria de estudar mais e ateh fazer um curso sobre os aparelhos bucais para ronco.vc sabe onde eu poderia fazer esse curso no Rio.
    atenciosamente sidney
    17
    carla 27/07/2009
    como faço para adquirir um ito?
    2
    Fausto Ito 11/06/2009
    Prezada Ana Cristina Baroni
    O dispositivo indicado para quem usa dentadura é o Retentor de Língua, o qual mantém a língua projetada para frente durante o sono. O Aparelho ITO é indicado para quem tem pelo menos de 5 a 8 dentes em cada arcada e em boas condições para ancoragem do aparelho. O ideal é avaliar para saber qual o melhor procedimento para o seu caso.

    Um abraço.

    Atenciosamente,
    Fausto Ito.
    5
    ana cristina baroni 09/06/2009
    Gostaria de saber se esse aparelho é permitido para quem usa dentadura?
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast