Conheça A História E A Origem Do Canário Belga

Publicado em: 17/08/2009 |Comentário: 8 | Acessos: 10,106 |

A criação de aves exóticas é algo formidável e muito prazerosa, e em alguns casos até rentável, dependendo das pretensões do criador. Para cria uma ave é necessário que a pessoa tenha muito amor pelo pássaro, comprometimento em cuidá-lo diariamente e local adequado, principalmente distante dos gatos, ratos e das correntes de vento, que podem causar doenças respiratórias nas aves.

Nesta primeira notícia vamos falar da origem de algumas espécies, principalmente as mais comuns. Para começar, você leitor poderá acompanhar uma reportagem sobre a origem do canário belga, uma das aves mais criadas em todo o Brasil e no mundo. A espécie possui mais de 400 cores, mas a mais conhecida e uma das preferidas pelos criadores é o canário amarelo. Porém, muitas pessoas criam diferentes tonalidades e combinações de cores.

A origem do canário-belga é, obviamente, a Bélgica. No entanto, apenas a linhagem a que ele pertence é que veio de lá, pois os antepassados dos exemplares dessa e de outras variedades têm raízes nas ilhas Canárias, um arquipélago do Atlântico junto ao continente africano. O canário belga, que pertence à família dos Fringilídeos, mede entre 14 e 15 centímetros da ponta do bico à extremidade da cauda. A cabeça é pequena e estreita, as pernas longas, o peito arredondado e cheio. A plumagem é compacta e lisa, sem frisos. Como é um animal de origem estrangeira, a criação não precisa de autorização pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

O primeiro canário selvagem , pássaro do qual os nossos canários domésticos se originaram, é um pequeno pássaro verde acinzentado com manchas amarelas pelo corpo. Os canários são originários das Ilhas Canárias e Madeira, dois pequenos grupos de ilhas ao oeste da costa africana. Essas ilhas encontram-se aproximadamente na mesma latitude que o estado americano da Flórida, consequentemente os canários são originalmente pássaros tropicais.

A primeira notícia que se tem do canário como pássaro doméstico é na segunda meta do século XVI. Parece que um navio mercante, de partida para a Itália, levou um carregamento dos originais pássaros selvagens da Ilhas Canárias. Com a ameaça de um naufrágio, o carregamento foi abandonado nas proximidades de Elba, ao oeste da Itália. Os pássaros alcançaram esta ilha e lá se acharam como em seu próprio lar.

Pouco tempo depois, tem informações de que eram vendidos em gaiolas, na Itália e muito valorizados como pássaros cantores. Da Itália foram sendo encontrados em outros países europeus, especialmente na Alemanha e Inglaterra. No início do século 18, descobriu-se que já existiam mais de 25 espécies de canários sendo criados na Inglaterra, incluindo-se grande parte das variedades populares hoje conhecidas. Somente nos últimos 20 anos é que a criação de canário tem sido encarada seriamente no Brasul. Antes disso, os brasileiros apenas se satisfaziam com a criação em pequena escala, porém, quando passaram a interessar-se pela canaricultura como uma distração, foi que a prática ganhou força no País.

 

Alessandro Perin, do Portal Aves e Notícias

 

Mais informações você encontra no: www.avesenoticias.com.br

No blog: avesenoticias.spaces.live.com

Ou ainda no www.midiamaxnews.com/aves

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 10 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/animais-artigos/conheca-a-historia-e-a-origem-do-canario-belga-1132189.html

    Palavras-chave do artigo:

    aves

    ,

    canarios

    ,

    exoticos

    Comentar sobre o artigo

    Diversidade. Esta é a principal característica da Exposição de Canários aberta no sábado (22), no Shopping Campo Grande, na capital sul-mato-grossense. Uma variedade enorme de canários, das mais diversas cores e formas, constituem a 17ª edição da exposição, que nesta oportunidade oferece mais de 200 pássaros para venda e admiração de todos os visitantes.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 26/08/2009 lAcessos: 96

    Criar pássaros em gaiolas é uma prática que divide opiniões. Há quem defenda a liberdade dos pássaros na natureza, há quem opte por cuidar deles em casa, dentro de uma gaiola com todos os cuidados especiais. Também apoiamos o bem-estar das aves, por isso incentivamos a criação de aves exóticas, as quais não são encontradas na fauna brasileira e justamente por isso, são muito mais bem cuidados em gaiolas, não sobrevivendo sozinhos na natureza do nosso País.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 19/08/2009 lAcessos: 840 lComentário: 1

    A evolução histórica dos direitos dos animais desde a colonização do Brasil por Portugal até os dias atuais.

    Por: Micheli Spellmeierl Direito> Legislaçãol 23/11/2013 lAcessos: 211

    Falar sobre animais abandonados, descuidados, rejeitados e cheios de amor pra dar é o tema de hoje. Vou contar a minha história de adoção de um cão, para quem sabe motivar mais gente a fazer isso.

    Por: Ana Lucia Dal Pizzoll Lar e Família> Animaisl 16/10/2014
    Vininha F. Carvalho

    Os animais podem atuar como terapeutas para crianças, jovens infratores, idosos, deficientes físicos e mentais e até casais em crise. A presença de um animal de estimação em casa previne doenças psicológicas e até problemas cardíacos, uma vez que os passeios com o animal obrigam o dono a praticar exercícios.

    Por: Vininha F. Carvalhol Lar e Família> Animaisl 25/09/2014 lAcessos: 16

    Seu cachorro com parada cardíaca? Seja rápido! Saiba o que fazer nesta emergência aqui! Caso contrário, pode ter sido a última vez que você brincou com ele.

    Por: Rafaell Lar e Família> Animaisl 01/09/2014 lAcessos: 15

    Saiba as 10 frutas que seu cão pode comer e que fazem muito bem para a saúde dele! A alimentação do seu cãozinho é muito importante.

    Por: Rafaell Lar e Família> Animaisl 01/09/2014 lAcessos: 37
    Sergio Sander

    Existem milhares de nomes para escolher, por isso, como você achar possíveis nomes para seu animal de estimação e, em seguida, certifique-se de escolher direito?

    Por: Sergio Sanderl Lar e Família> Animaisl 19/08/2014 lAcessos: 12

    A castração é um assunto muito polêmico e ao contrario do que muita gente acredita, é sim um ato de amor!

    Por: Marcela Biasil Lar e Família> Animaisl 12/08/2014

    Existem algumas maneiras de como saber a idade de um cachorro, preste atenção nas Dicas valiosas.

    Por: André Galvãol Lar e Família> Animaisl 14/07/2014 lAcessos: 26
    fabio cesar

    Aqueles que vivem em pequenas casas ou apartamentos podem ir firme quando se trata de adotar um animal.

    Por: fabio cesarl Lar e Família> Animaisl 12/07/2014 lAcessos: 38

    Os agapornis são aves extremamente carinhosas, inteligentes e que se apegam facilmente aos seres humanos quando tratados no bico desde muito cedo. Essa espécie também é conhecida como “Pássaro do Amor”, pois quando criados em viveiro costumam se acasalar por toda a vida com um único parceiro.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 10/11/2009 lAcessos: 2,693

    As saladas (verduras e folhagens em geral) são muito importantes para a manutenção da vida saudável do pássaro e o desenvolvimento dos filhotes, pois são muito bem aceitas por eles. Rica fonte de ferro, as folhagens, como couve manteiga e almeirão, são um ótimo complemento alimentar, que ajudam a fortificar a saúde da ave. É importante lembrar que estas verduras devem ser adquiridas em locais de boa procedência e devidamente higienizadas.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 10/11/2009 lAcessos: 462

    Os agapornis são pássaros extremamente dóceis quando retirados filhotes do ninho e tratados no bico pelo criador. A ave costuma ser muito carinhosa e brincar com correntes, brincos, além de beliscar, levemente, o cabelo e a orelha das pessoas. Mas o que fazer quando ele começa a bicar fortemente, com a intenção de machucar? É importante lembrar que isso é instinto do agapornis, ainda mais porque é um pássaro com um histórico curto de domesticação.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 10/11/2009 lAcessos: 1,811 lComentário: 1

    A calopsita encanta a todos por sua beleza inigualável. Mas muitas vezes não sabemos a verdadeira história da ave, assim como as principais curiosidades sobre este pássaro tão encantador. Por isso, o Portal Aves e Notícias traz um conteúdo para tirar as principais dúvidas sobre a criação de calopsitas. Em matérias semanais vamos tratar dos assuntos mais importantes ligados à criação de calopsitas, para manter você leitor mais informado e atualizado.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 10/11/2009 lAcessos: 4,474 lComentário: 1

    A criação de aves exige muitos cuidados e estudo. Todos os dias os criadores se deparam com uma situação diferente em seu plantel, seja ovo branco, pássaro que come ovo, casal que briga muito e tem dificuldade de acasalar, ave que arranca as penas, entre outras. Este ano, estou passando por um problema em meu criatório; canárias novas – que estão criando pela primeira vez – estão esmagando os filhotes, muitos deles já com cinco dias.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 15/10/2009 lAcessos: 3,057 lComentário: 1

    A coccidiose é uma das doenças que mais mata pássaros e preocupa criadores, motivo pelo qual a equipe do Portal Aves e Notícias conversou com o médico veterinário Evandro Trachta, que decidiu pesquisar sobre a doença após a consulta de vários criadores preocupados com a incidência crescente da doença em seus plantéis.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 15/10/2009 lAcessos: 437

    Além de uma boa alimentação correta e bem equilibrada, as aves, assim como todos os animais, necessitam de um complemento alimentar para que se possam manter uma boa saúde durante o ano todo e, consequentemente, estarem preparadas para a troca de penas, os torneios, a época das reprodução, entre outras fases. Esse “reforço alimentar” é feito por meio de vitaminas, como por exemplo A, B1, B2, B12, C, D, E, cálcio, ferro e os aminoácidos. Nesta reportagem, um especialista da área vai, o veteri

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 02/10/2009 lAcessos: 1,987

    É chegada a hora da reprodução dos canários e se faz necessário que alguns procedimentos sejam adotados pelos criadores para um bom desempenho do plantel, entre eles cortar as unhas das aves antes do acasalamento. Essa medida deve ser adotada para evitar a perda de filhotes, pois muitas vezes a fêmea tira uma ninhada boa de quatro a cinco filhotes, e acaba matando alguns deles ao deitar ou sair do ninho. Outro problema é que a canária com a unha grande pode se enroscar no material dado a ela

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 02/10/2009 lAcessos: 775

    Comments on this article

    1
    Robson victor viana 17/07/2011
    comecei a criar canarios belga este ano e estou fascinado por eles,ja estou com dois filhotinhos que nasceram sabado, amigos estou maravilhado.espero continuar pois gosto muito de passaros.gostaria de receber e-mail com dicas e conselhos.obs
    6
    Sergio 08/06/2011
    Existe trabalhos para a adaptação do canário belga na natureza ?
    2
    edivan perete 11/05/2011
    Achei muito boa a explicação; adoro canarios belgas, mas ainda não consegui fazer com que eles reproduzissem, por isso gostaria de saber o que devo fazer.
    obrigado.
    0
    Leandro Cunha 05/03/2011
    Olá, moro em Canoas RS, sou um pequeno criador amador, e tenho estudado muito sobre canários pois quero me especializar. Sempre que leio algo fico ainda mais apaixonado por esses pequenos. Que bom que existem pessoas como você que divide seu conhecimento. Obrigado e parabéns!!!
    5
    Ricardo 20/02/2011
    tenho um belga e ele canta literalmente na minha mão, digo pousado em meu dedo dentro da gaiola. sempre gostei do canto do belga. ultimamente tenho sido criticado por manter um passaro preso. eu falo a respeito dos belgas serem criados em cativeiro ao contrario do canario da terra que a muitos bandos soltos por ai. mais as criticas são familiares e eu não quero ser indelicado. se puderem me envie algo a respeito. um extenço abraço a todos. obrigado
    15
    manoel 03/12/2010
    como eu sei qual é o canário belga macho ou a femea
    6
    wilson 26/09/2010
    quero fazer uma criaçao de canarios o que eu preciso?
    3
    Luiz Claudio Araujo dos Santos 14/04/2010
    muito boa a origem dos canarios apesar de um pouco vaga poderia ser mais ampla. Tambem sou criador tenho muitos exemplares de diversas cores e tamanhos desde os pequenos que aqui na Bahia chamamos de Pé Duro até os grandes tipo Roller e outros, tenho tambem um bom plantel de fêmeas reprodutoras que até mudando de pena reproduzem bem. Abraços
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast