Criação De Canários Vermelhos Exige Cuidados Especiais

Publicado em: 19/08/2009 |Comentário: 9 | Acessos: 10,710 |

A criação de canários belga é uma arte e como tal precisa de tempo, talento e dedicação para que o criador alcance o ápice dos seus pássaros. Não é um processo fácil. Ao contrário, são anos e anos de experimentos, alguns deles seguidos de frustrações, principalmente no caso de aves que exigem mais cuidados, como os vermelhos.

Os canários vermelhos chamam a atenção das pessoas devido a sua beleza, seja vermelho intenso, nevado, mosaico, marfim, cobre, cobre intenso, nevado mosaico, marfim, ágata, isabelino vermelho, topázios, enfim, uma vasta infinidade que encanta e embeleza as gaiolas.

Os canários vermelhos são originários de cruzamentos com o Pintassilgo Venezuelano, o Tarin, como é conhecido. Em Campo Grande, Julio Cesar Infante se encantou com a beleza dessa ave durante uma exposição de criadores de canários no Shopping Campo Grande. “Sempre gostei muito dessa cor. Comecei a criar há cinco anos. Comprei um macho e depois visitei um criador. Arrumei uma fêmea da mesma cor e no primeiro ano consegui tirar 25 filhotes com esse casal. Atualmente tenho 200 pássaros”, comenta.

Julio Cesar Infante lembra que os canários vermelhos necessitam de uma dedicação maior do criador em relação às outras aves, pois necessita de cantaxantina, para manter a cor vermelha. “Os cuidados com a alimentação e com a higiene são fundamentais para manter a cor deles. Alimenta os canários com cantaxantina desde o segundo dia de nascimento. Nesta fase coloco o produto na papa”, explica.

O criador disse que administra a cataxantina às aves até o dia do concurso de canários de cor e porte, depois diminuiu a quantidade, pois as aves entram no período de reprodução. “A gente prioriza com rigor até o concurso. A quantidade ministrada às aves é um segredo. Cada criador tem a sua fórmula diferente para alcançar o sucesso”, finaliza.  

Sobre a cantaxantina

A cantaxantina é encontrada é um pigmento encontrado nas frutas, cogumelos comestíveis e alguns crustáceos do gênero “Daphnia”. Está presente na pele e penas de muitos pássaros tais como os canários vermelhos, íbis escarlate, verdejão encachupado e do tão famoso Tarim da Venezuelana, responsável pela transmissão do fator vermelho aos canários.

Os métodos usados para pigmentar canários têm sido os mais variados. Contudo é bom lembrar que a cantaxantina terá bons resultados quando empregada em canários bem sadios, que recebem normalmente alimentação rica e bem variada, que tenham tido bons cuidados na fase de crescimento e que pertençam a linha com fator vermelho. Naqueles que não possuem a linha vermelha, os resultados são negativos, pois os mesmos não têm condições anatômicas e especiais para reter o pigmento em sua pele e penas.

Dosagem

A adição de 500 miligramas por quilo de alimento é suficiente para garantir uma ótima pigmentação. Contudo, guardadas as proporções não exageradas na alimentação e os fins para os quais a cantaxantina é empregada, muitos chegam a dobrar a quantidade.

Alessandro Perin - do portal Aves e Notícias

Mais informações você confere no: www.avesenoticias.com.br ou no avesenoticias.spaces.live.com

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/animais-artigos/criacao-de-canarios-vermelhos-exige-cuidados-especiais-1140600.html

    Palavras-chave do artigo:

    canarios

    ,

    aves e noticias

    Comentar sobre o artigo

    Como em todas as áreas, sempre há as pessoas especialistas e que servem como parâmetro para as outras, ou seja, são referência em se tratando de determinado assunto. Não criação de Aves isso não poderia ser diferente, ainda mais pela sua complexidade. Diante disso, a equipe do Portal Aves e Notícias fez uma entrevista completa com um dos grandes criadores de canários do país, João Batista da Rocha, que também é juiz da Federação Ornitológica Brasileira (FOB).

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 31/08/2009 lAcessos: 1,873 lComentário: 4

    Criar pássaros em gaiolas é uma prática que divide opiniões. Há quem defenda a liberdade dos pássaros na natureza, há quem opte por cuidar deles em casa, dentro de uma gaiola com todos os cuidados especiais. Também apoiamos o bem-estar das aves, por isso incentivamos a criação de aves exóticas, as quais não são encontradas na fauna brasileira e justamente por isso, são muito mais bem cuidados em gaiolas, não sobrevivendo sozinhos na natureza do nosso País.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 19/08/2009 lAcessos: 839 lComentário: 1

    criação de aves exóticas é algo formidável e muito prazerosa, e em alguns casos até rentável, dependendo das pretensões do criador. Para cria uma ave é necessário que a pessoa tenha muito amor pelo pássaro, comprometimento em cuidá-lo diariamente e local adequado, principalmente distante dos gatos, ratos e das correntes de vento, que podem causar doenças respiratórias nas aves.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 17/08/2009 lAcessos: 9,983 lComentário: 8

    Diversidade. Esta é a principal característica da Exposição de Canários aberta no sábado (22), no Shopping Campo Grande, na capital sul-mato-grossense. Uma variedade enorme de canários, das mais diversas cores e formas, constituem a 17ª edição da exposição, que nesta oportunidade oferece mais de 200 pássaros para venda e admiração de todos os visitantes.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 26/08/2009 lAcessos: 92

    A criação de canários se destaca pela grande quantidade de cores, portes e cantos dessas aves. É uma infinidade de tons. Difícil é escolher apenas uma cor para criar. Muitas pessoas elegem como um dos mais belos o canário Lizard, também chamado de “lagarto”, pois as penas das suas costas são cobertas por salpicos esbranquecidos, se assemelhando a pele do réptil. Ele pode ser encontrado na cor dourada ou prateada.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 12/08/2009 lAcessos: 1,758

    A chegada do mês de setembro é marcada pelo início do período de reprodução das aves silvestres, cujo ciclo reprodutivo prossegue até o mês de dezembro. Neste período aumenta-se a preocupação com a caça e a venda de animais silvestres, que são capturados em seu habitat natural, para serem revendidos nos grandes centros.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 19/08/2009 lAcessos: 1,822 lComentário: 1

    Da mesma forma que o corpo humano necessita de vitaminas para manter a saúde em dia, o mesmo acontece com os pássaros, sejam eles canários, agapornis, calopsitas, entre outras espécies. Neste sentido, a equipe do Aves e Notícias traz uma matéria sobre a importância das vitaminas. As informações citadas abaixo foram fornecidas pelos médicos veterinários e pesquisadores, Avelino Osti e Evandro Tratcha.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 02/10/2009 lAcessos: 1,924

    Está se aproximando a época das aves iniciarem o período de reprodução. A partir de agosto e até o final de janeiro do ano seguinte, é muito grande a movimentação nos criatórios. Os machos começam a cantar e cortejar as fêmeas, que iniciam a confecção do ninho e depois pedem gala, ou seja, copulam com eles. Mas antes de colocar as aves juntas é preciso tomar alguns cuidados que são essenciais para o sucesso da criação.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 14/08/2009 lAcessos: 2,998

    É chegada a hora da reprodução dos canários e se faz necessário que alguns procedimentos sejam adotados pelos criadores para um bom desempenho do plantel, entre eles cortar as unhas das aves antes do acasalamento. Essa medida deve ser adotada para evitar a perda de filhotes, pois muitas vezes a fêmea tira uma ninhada boa de quatro a cinco filhotes, e acaba matando alguns deles ao deitar ou sair do ninho. Outro problema é que a canária com a unha grande pode se enroscar no material dado a ela

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 02/10/2009 lAcessos: 773

    Falar sobre animais abandonados, descuidados, rejeitados e cheios de amor pra dar é o tema de hoje. Vou contar a minha história de adoção de um cão, para quem sabe motivar mais gente a fazer isso.

    Por: Ana Lucia Dal Pizzoll Lar e Família> Animaisl 16/10/2014
    Vininha F. Carvalho

    Os animais podem atuar como terapeutas para crianças, jovens infratores, idosos, deficientes físicos e mentais e até casais em crise. A presença de um animal de estimação em casa previne doenças psicológicas e até problemas cardíacos, uma vez que os passeios com o animal obrigam o dono a praticar exercícios.

    Por: Vininha F. Carvalhol Lar e Família> Animaisl 25/09/2014 lAcessos: 11

    Seu cachorro com parada cardíaca? Seja rápido! Saiba o que fazer nesta emergência aqui! Caso contrário, pode ter sido a última vez que você brincou com ele.

    Por: Rafaell Lar e Família> Animaisl 01/09/2014

    Saiba as 10 frutas que seu cão pode comer e que fazem muito bem para a saúde dele! A alimentação do seu cãozinho é muito importante.

    Por: Rafaell Lar e Família> Animaisl 01/09/2014 lAcessos: 27
    Sergio Sander

    Existem milhares de nomes para escolher, por isso, como você achar possíveis nomes para seu animal de estimação e, em seguida, certifique-se de escolher direito?

    Por: Sergio Sanderl Lar e Família> Animaisl 19/08/2014

    A castração é um assunto muito polêmico e ao contrario do que muita gente acredita, é sim um ato de amor!

    Por: Marcela Biasil Lar e Família> Animaisl 12/08/2014

    Existem algumas maneiras de como saber a idade de um cachorro, preste atenção nas Dicas valiosas.

    Por: André Galvãol Lar e Família> Animaisl 14/07/2014 lAcessos: 22
    fabio cesar

    Aqueles que vivem em pequenas casas ou apartamentos podem ir firme quando se trata de adotar um animal.

    Por: fabio cesarl Lar e Família> Animaisl 12/07/2014 lAcessos: 35

    Os agapornis são aves extremamente carinhosas, inteligentes e que se apegam facilmente aos seres humanos quando tratados no bico desde muito cedo. Essa espécie também é conhecida como “Pássaro do Amor”, pois quando criados em viveiro costumam se acasalar por toda a vida com um único parceiro.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 10/11/2009 lAcessos: 2,659

    As saladas (verduras e folhagens em geral) são muito importantes para a manutenção da vida saudável do pássaro e o desenvolvimento dos filhotes, pois são muito bem aceitas por eles. Rica fonte de ferro, as folhagens, como couve manteiga e almeirão, são um ótimo complemento alimentar, que ajudam a fortificar a saúde da ave. É importante lembrar que estas verduras devem ser adquiridas em locais de boa procedência e devidamente higienizadas.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 10/11/2009 lAcessos: 460

    Os agapornis são pássaros extremamente dóceis quando retirados filhotes do ninho e tratados no bico pelo criador. A ave costuma ser muito carinhosa e brincar com correntes, brincos, além de beliscar, levemente, o cabelo e a orelha das pessoas. Mas o que fazer quando ele começa a bicar fortemente, com a intenção de machucar? É importante lembrar que isso é instinto do agapornis, ainda mais porque é um pássaro com um histórico curto de domesticação.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 10/11/2009 lAcessos: 1,787 lComentário: 1

    A calopsita encanta a todos por sua beleza inigualável. Mas muitas vezes não sabemos a verdadeira história da ave, assim como as principais curiosidades sobre este pássaro tão encantador. Por isso, o Portal Aves e Notícias traz um conteúdo para tirar as principais dúvidas sobre a criação de calopsitas. Em matérias semanais vamos tratar dos assuntos mais importantes ligados à criação de calopsitas, para manter você leitor mais informado e atualizado.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 10/11/2009 lAcessos: 4,454 lComentário: 1

    A criação de aves exige muitos cuidados e estudo. Todos os dias os criadores se deparam com uma situação diferente em seu plantel, seja ovo branco, pássaro que come ovo, casal que briga muito e tem dificuldade de acasalar, ave que arranca as penas, entre outras. Este ano, estou passando por um problema em meu criatório; canárias novas – que estão criando pela primeira vez – estão esmagando os filhotes, muitos deles já com cinco dias.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 15/10/2009 lAcessos: 3,024 lComentário: 1

    A coccidiose é uma das doenças que mais mata pássaros e preocupa criadores, motivo pelo qual a equipe do Portal Aves e Notícias conversou com o médico veterinário Evandro Trachta, que decidiu pesquisar sobre a doença após a consulta de vários criadores preocupados com a incidência crescente da doença em seus plantéis.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 15/10/2009 lAcessos: 435

    Além de uma boa alimentação correta e bem equilibrada, as aves, assim como todos os animais, necessitam de um complemento alimentar para que se possam manter uma boa saúde durante o ano todo e, consequentemente, estarem preparadas para a troca de penas, os torneios, a época das reprodução, entre outras fases. Esse “reforço alimentar” é feito por meio de vitaminas, como por exemplo A, B1, B2, B12, C, D, E, cálcio, ferro e os aminoácidos. Nesta reportagem, um especialista da área vai, o veteri

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 02/10/2009 lAcessos: 1,979

    É chegada a hora da reprodução dos canários e se faz necessário que alguns procedimentos sejam adotados pelos criadores para um bom desempenho do plantel, entre eles cortar as unhas das aves antes do acasalamento. Essa medida deve ser adotada para evitar a perda de filhotes, pois muitas vezes a fêmea tira uma ninhada boa de quatro a cinco filhotes, e acaba matando alguns deles ao deitar ou sair do ninho. Outro problema é que a canária com a unha grande pode se enroscar no material dado a ela

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 02/10/2009 lAcessos: 773

    Comments on this article

    3
    rita de cassia torres 04/06/2011
    eu comprei um canario vermelho, e gostaria de saber mais sobre como devo cuidar dele, o que ele come alem da mistura , vitamina e quantas vezes ele pode tomar banho
    0
    luciano silva 29/05/2011
    eu comprei um canario vermelho ,e o vendedor me garantiu , que ele nao iria perde a cor,,
    mais estou com medo dele perde a cor,,,
    porvafor , eu gostaria de saber se tenho que da uma raçao diferenciada ,nome desa raçao e guantidade que devo da para o canario..
    6
    professor marcio 03/12/2010
    Tenho canários pra vender mosaico vermelho, vermelhos e cobres, congonhinhas parana.
    3
    professor marcio 03/12/2010
    Tenho canários pra vender mosaico vermelho, vermelhos e cobres, congonhinhas parana.
    5
    professor marcio 03/12/2010
    Tenho canários pra vender mosaico vermelho, vermelhos e cobres, congonhinhas parana.
    -1
    professor marcio 03/12/2010
    Tenho canários pra vender mosaico vermelho, vermelhos e cobres, congonhinhas parana.
    1
    Marcos 29/11/2010
    SOU CRIADOR DE CANÁRIO A 20 ANOS, FUI CAMPEAO COM BRANCO NO BRASILEIRO,
    HOJE CRIO APENAS CANÁRIOS DA LINHA VERMELHA, ESTOU REAPRENDENDO CRIAR CANÁRIOS, A CADA SITE NOVO PRA MIM QUE ACHO SOBRE CRIAÇAO DE CANÁRIOS ,
    FICO MUITO FELIZ, POIS ISSO E UM HOBY MUITO MARAVILHOSO E QUE SE PARAR DE EXISTIR PESSOAS COMO VCS QUE SE ABILITAO A ESPOR SEUS CONHECIMENTOS A INTERNETE SOBRE CANARIOS ESSE HOBY EM POUCO TEMPO VAI ACABAR, E NOS SABEMOS , NOS CRIADORES QUE NAO IMPORTA O QUANTO NOS CUSTA FINANCEIRAMENTE, MAS É UM HOBY QUE SO NOS FAZ BEM A SAUDE, E TODOS QUE COMESSAM A CRIAR POUCO TEMPO DEPOIS TB DESCOBRE ISSO...PARABENS A TODOS
    8
    ADILSON 18/07/2010
    quero comprar canarios p/ vendas
    1
    geisa 12/01/2010
    acho o maximo, os canarios vermelhos, e adorei o documentario sobre o pigmento parabens espero mais informacoes .
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast