Dicas Sobre Como Amansar Uma Calopsita Ou Agapornis

Publicado em: 31/07/2009 |Comentário: 21 | Acessos: 24,329 |

Estive recentemente em um criatório especializado na criação dessas duas espécies e entrevistou o proprietário Mário Aparecido Garcia, de Campo Grande. De acordo com Garcia, os filhotes de agapornis e calopsitas são retirados dos pais quando completam duas semanas de vida e devem ser tratados de quatro a cinco vezes por dia. “Eu tiro os filhotes quando começam a nascer às primeiras penas. Eles são como crianças, precisam de cuidados especiais o tempo todo, pois ainda não sabem se alimentar sozinho”, explica.

 

Segundo ele, os filhotes são alimentados com uma papa, mas a composição da alimentação é um segredo do criador. “Consegui formular uma papinha com bastante nutrientes e proteínas. Dou a alimentação com uma seringa acoplada a uma espécie de agulha que não machuca as aves. Elas são como uma criança. Precisam de muitos cuidados. Às vezes tenho que acordar de madrugada para tratá-los”, comenta.

 O criador explicou que com o passar dos dias ele vai reduzindo a quantidade da papinha e aumenta a ração, como o alpiste, o girassol e o painço. “Quando eles começam a ficar maiores eu dou a papinha só à noite. Deixo só a ração na gaiola durante o dia, para que eles fiquem com fome e comam ela apenas. O objetivo é incentivá-los a abandonar a papinha”, disse.

 

Conforme ele, esse processo garante que os pássaros fiquem dóceis e se apeguem ao tratador. “Eles ficam mansos e procuram a gente para se alimentar. Os filhotes pensam que somos os pais deles e não fogem. Em relação a ensinar as aves a assoviar, Garcia alega que só a calopsita macho faz isso. “As fêmeas não assoviam, apenas piam. Isso também acontece com os agapornis. Tanto o macho quanto a fêmea dessa espécie só piam. Para ensinar um macho de calopsita assoviar você precisa escolher uma música ou hino e colocar diariamente para ele ouvir”, salienta.

 

Ainda segundo o criador, quando mais novo o pássaro ouvir o som, mas satisfatório será o resultado. “Eu já ouvi calopsita assoviando o Hino Nacional ou o Hino do Flamengo. Eu tenho uma que assovia a música “atirei o pau no gato”. O segredo é colocar a música todos os dias para a calopsita ouvir e com o tempo ela começa a imitar o som”, finaliza.

 Uma dica do Blog Aves e Notícias: você pode não ter sucesso nas primeiras tentativas, mas não desista, a criação de aves é assim mesmo. Com o tempo os resultados começam a aparecer facilmente, e as metas são alcançadas facilmente.

 

Alessandro Perin - do Blog Aves e Notícias (http://avesenoticias.spaces.live.com ou www.avesenoticias.com.br)

 

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 5 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/animais-artigos/dicas-sobre-como-amansar-uma-calopsita-ou-agapornis-1086789.html

    Palavras-chave do artigo:

    aves

    Comentar sobre o artigo

    Milhões dos católicos rezam frequentemente a Ave Maria. Alguns repetem-na depressa, nem mesmo pensando nas palavras que estão dizend

    Por: Douglasl Religião & Esoterismo> Religiãol 14/05/2013 lAcessos: 26

    Além de uma boa alimentação correta e bem equilibrada, as aves, assim como todos os animais, necessitam de um complemento alimentar para que se possam manter uma boa saúde durante o ano todo e, consequentemente, estarem preparadas para a troca de penas, os torneios, a época das reprodução, entre outras fases. Esse “reforço alimentar” é feito por meio de vitaminas, como por exemplo A, B1, B2, B12, C, D, E, cálcio, ferro e os aminoácidos. Nesta reportagem, um especialista da área vai, o veteri

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 02/10/2009 lAcessos: 1,979

    "O estresse térmico ocasionado por alterações da temperatura ambiente define o estado no qual o organismo responde com uma série de reações não especificas de adaptação, à atuação de agentes de qualquer natureza. Tais adaptações levam os animais a uma série de alterações metabólicas podendo gerar grandes transtornos à homeostase" (LIMA, 2011).

    Por: Veterinárial Saúde e Bem Estar> Medicina Alternatival 29/06/2011 lAcessos: 411

    Uma pequena revisão bibliográfica, para entendermos a anatomia das Aves, de aacordo com suas funcionalidades.

    Por: wyaral Educaçãol 06/05/2011 lAcessos: 1,189

    Como em todas as áreas, sempre há as pessoas especialistas e que servem como parâmetro para as outras, ou seja, são referência em se tratando de determinado assunto. Não criação de Aves isso não poderia ser diferente, ainda mais pela sua complexidade. Diante disso, a equipe do Portal Aves e Notícias fez uma entrevista completa com um dos grandes criadores de canários do país, João Batista da Rocha, que também é juiz da Federação Ornitológica Brasileira (FOB).

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 31/08/2009 lAcessos: 1,873 lComentário: 4

    A chegada do mês de setembro é marcada pelo início do período de reprodução das aves silvestres, cujo ciclo reprodutivo prossegue até o mês de dezembro. Neste período aumenta-se a preocupação com a caça e a venda de animais silvestres, que são capturados em seu habitat natural, para serem revendidos nos grandes centros.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 19/08/2009 lAcessos: 1,822 lComentário: 1

    Até o sétimo dia do desenvolvimento embrionário não existe uma diferenciação entre macho e fêmea. As aves domésticas possuem apenas um oviduto e um ovário, ambos situados no lado esquerdo. O oviduto só começa a se desenvolver a partir do 4° dia de incubação e o ovário direito cessa o crescimento no 8° dia, o qual regride. O oviduto até o 13° dia ainda não apresenta comunicação com a cloaca

    Por: samuell Ciências> Biologial 13/04/2011 lAcessos: 3,965

    O cuidado com a temperatura do plantel deve sempre merecer uma atenção especial por parte do criador. Principalmente em países tropicais, como o Brasil, cujas temperaturas oscilam muito. As mudanças súbitas de temperatura ocasionadas pelo aquecimento global e por fenômenos meteorológicos - como o El Niño - podem afetar a saúde do pássaro, caso ele fique exposto a estas mudanças climáticas.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 02/10/2009 lAcessos: 677

    Criar pássaros em gaiolas é uma prática que divide opiniões. Há quem defenda a liberdade dos pássaros na natureza, há quem opte por cuidar deles em casa, dentro de uma gaiola com todos os cuidados especiais. Também apoiamos o bem-estar das aves, por isso incentivamos a criação de aves exóticas, as quais não são encontradas na fauna brasileira e justamente por isso, são muito mais bem cuidados em gaiolas, não sobrevivendo sozinhos na natureza do nosso País.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 19/08/2009 lAcessos: 839 lComentário: 1

    Muitas pessoas costumam criticar quando vêem uma ave na gaiola, alegando que esse pássaro tem a liberdade cerceada, que a gaiola não tem as mínimas condições de propiciar uma vida saudável e alegre para essa ave “como elas poderiam ter na natureza”. Algumas vão mais longe em suas críticas e chegam a dizer: “Queria ver se você estivesse dentro dessa gaiola!”.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 28/07/2009 lAcessos: 1,845

    Falar sobre animais abandonados, descuidados, rejeitados e cheios de amor pra dar é o tema de hoje. Vou contar a minha história de adoção de um cão, para quem sabe motivar mais gente a fazer isso.

    Por: Ana Lucia Dal Pizzoll Lar e Família> Animaisl 16/10/2014
    Vininha F. Carvalho

    Os animais podem atuar como terapeutas para crianças, jovens infratores, idosos, deficientes físicos e mentais e até casais em crise. A presença de um animal de estimação em casa previne doenças psicológicas e até problemas cardíacos, uma vez que os passeios com o animal obrigam o dono a praticar exercícios.

    Por: Vininha F. Carvalhol Lar e Família> Animaisl 25/09/2014 lAcessos: 11

    Seu cachorro com parada cardíaca? Seja rápido! Saiba o que fazer nesta emergência aqui! Caso contrário, pode ter sido a última vez que você brincou com ele.

    Por: Rafaell Lar e Família> Animaisl 01/09/2014

    Saiba as 10 frutas que seu cão pode comer e que fazem muito bem para a saúde dele! A alimentação do seu cãozinho é muito importante.

    Por: Rafaell Lar e Família> Animaisl 01/09/2014 lAcessos: 27
    Sergio Sander

    Existem milhares de nomes para escolher, por isso, como você achar possíveis nomes para seu animal de estimação e, em seguida, certifique-se de escolher direito?

    Por: Sergio Sanderl Lar e Família> Animaisl 19/08/2014

    A castração é um assunto muito polêmico e ao contrario do que muita gente acredita, é sim um ato de amor!

    Por: Marcela Biasil Lar e Família> Animaisl 12/08/2014

    Existem algumas maneiras de como saber a idade de um cachorro, preste atenção nas Dicas valiosas.

    Por: André Galvãol Lar e Família> Animaisl 14/07/2014 lAcessos: 22
    fabio cesar

    Aqueles que vivem em pequenas casas ou apartamentos podem ir firme quando se trata de adotar um animal.

    Por: fabio cesarl Lar e Família> Animaisl 12/07/2014 lAcessos: 35

    Os agapornis são aves extremamente carinhosas, inteligentes e que se apegam facilmente aos seres humanos quando tratados no bico desde muito cedo. Essa espécie também é conhecida como “Pássaro do Amor”, pois quando criados em viveiro costumam se acasalar por toda a vida com um único parceiro.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 10/11/2009 lAcessos: 2,660

    As saladas (verduras e folhagens em geral) são muito importantes para a manutenção da vida saudável do pássaro e o desenvolvimento dos filhotes, pois são muito bem aceitas por eles. Rica fonte de ferro, as folhagens, como couve manteiga e almeirão, são um ótimo complemento alimentar, que ajudam a fortificar a saúde da ave. É importante lembrar que estas verduras devem ser adquiridas em locais de boa procedência e devidamente higienizadas.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 10/11/2009 lAcessos: 460

    Os agapornis são pássaros extremamente dóceis quando retirados filhotes do ninho e tratados no bico pelo criador. A ave costuma ser muito carinhosa e brincar com correntes, brincos, além de beliscar, levemente, o cabelo e a orelha das pessoas. Mas o que fazer quando ele começa a bicar fortemente, com a intenção de machucar? É importante lembrar que isso é instinto do agapornis, ainda mais porque é um pássaro com um histórico curto de domesticação.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 10/11/2009 lAcessos: 1,787 lComentário: 1

    A calopsita encanta a todos por sua beleza inigualável. Mas muitas vezes não sabemos a verdadeira história da ave, assim como as principais curiosidades sobre este pássaro tão encantador. Por isso, o Portal Aves e Notícias traz um conteúdo para tirar as principais dúvidas sobre a criação de calopsitas. Em matérias semanais vamos tratar dos assuntos mais importantes ligados à criação de calopsitas, para manter você leitor mais informado e atualizado.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 10/11/2009 lAcessos: 4,454 lComentário: 1

    A criação de aves exige muitos cuidados e estudo. Todos os dias os criadores se deparam com uma situação diferente em seu plantel, seja ovo branco, pássaro que come ovo, casal que briga muito e tem dificuldade de acasalar, ave que arranca as penas, entre outras. Este ano, estou passando por um problema em meu criatório; canárias novas – que estão criando pela primeira vez – estão esmagando os filhotes, muitos deles já com cinco dias.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 15/10/2009 lAcessos: 3,025 lComentário: 1

    A coccidiose é uma das doenças que mais mata pássaros e preocupa criadores, motivo pelo qual a equipe do Portal Aves e Notícias conversou com o médico veterinário Evandro Trachta, que decidiu pesquisar sobre a doença após a consulta de vários criadores preocupados com a incidência crescente da doença em seus plantéis.

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 15/10/2009 lAcessos: 435

    Além de uma boa alimentação correta e bem equilibrada, as aves, assim como todos os animais, necessitam de um complemento alimentar para que se possam manter uma boa saúde durante o ano todo e, consequentemente, estarem preparadas para a troca de penas, os torneios, a época das reprodução, entre outras fases. Esse “reforço alimentar” é feito por meio de vitaminas, como por exemplo A, B1, B2, B12, C, D, E, cálcio, ferro e os aminoácidos. Nesta reportagem, um especialista da área vai, o veteri

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 02/10/2009 lAcessos: 1,979

    É chegada a hora da reprodução dos canários e se faz necessário que alguns procedimentos sejam adotados pelos criadores para um bom desempenho do plantel, entre eles cortar as unhas das aves antes do acasalamento. Essa medida deve ser adotada para evitar a perda de filhotes, pois muitas vezes a fêmea tira uma ninhada boa de quatro a cinco filhotes, e acaba matando alguns deles ao deitar ou sair do ninho. Outro problema é que a canária com a unha grande pode se enroscar no material dado a ela

    Por: Alessandro Perinl Lar e Família> Animaisl 02/10/2009 lAcessos: 773

    Comments on this article

    1
    antonio aparecido ribeiro 24/10/2011
    gostei das informaçao é muito importante essas espricaçoe para quen tem calopsita gostei muito e obrigado pelas informaçoes
    8
    vanessa 19/07/2011
    gostaria de dicas para amansar a minha calopsita ela tem aproximadamente 4 á 5 meses.
    ela é muito braba parece uma onça quando alguem chega perto do viveiro.
    eu ja estou desesperada por que ela fica muito nervosa,gritando muito e se batendo.
    me ajude por favor....

    grata vanessa
    6
    giovana 04/07/2011
    oi sou giovana e acabei de ganhar a minha 2 calopscita e ja estou tendo resultados eu a amo muito e adoro brincar com ela
    2
    vanessa 04/05/2011
    minha colopisita botou 4 ovos não sei o que fazer,poderia me aconselhar por gentileza,o casal pode ficar juntos ou tenho que separar,me ajude por favor
    10
    regina 11/04/2011
    comprei uma calopsita ele e bravo,tem 8 meses quero amansar
    me ajude ja cortei a asa dele.obrigada.
    3
    Kauan Chaves Lara 01/04/2011
    que tipo de comida ela come?
    8
    viviane 31/03/2011
    oi gostaria de saber como q eu posso amançar uma calopsita ja grande
    8
    viviane 30/03/2011
    comprei uma calopsita ja grande na gaiola como que eu faço pra amansar ela
    6
    sarah 14/03/2011
    olá, tenho uma pergunta acabei de ganhar uma calopsita ela gosta muito de carinho, mais de vez em quando ela fica muito brava e morde um pouco forte, como faço para adestra-lá ?
    2
    tadeu 04/03/2011
    gostaria de saber col a fruta que a calopicita mais gosta,,,,e qual o tipo de comida . obrigado
    0
    André Cristiano Costa de Melo 20/02/2011
    Estou iniciando agora uma pequena e modesta criação de aves exóticas. Já tenho um casal de calopsitas ( Romeu e Julieta ), dois casais de agapornis ( um personata e um comum ) , outro casal de personata está a caminho, dois casais de periquitos australianos. Confesso que já criei aves silvestres, hoje eu não crio mais. Gostaria de receber informações sobre como criar estas aves tão lindas e maravilhosas.
    5
    kelly 19/11/2010
    ola gostaria que me ajudasse,comprei uma calopsita ela ja esta grande tem mais de 1 ano mas e muito brava gostaria de saber se tem como amansar ela...
    9
    cristiane 12/08/2010
    BOA NOITE GOSTARIA DE UMA SUPER AJUDA TENHO UMA AGAPORNIS ELA ERA MUITO MANSA MAIS PIOROU COM O PASSAR DO TEMPO É UMA FERA NINGUEN CHEGA PERTO DA GAIOLA ELA INCHA TODA PRA PODER DA O BOTE ENTAO COMPREI UM MACHO PRA VER SE ELA MELHORAVA O COITADO SÓ APANHA PENSO EM SOLTA-LA POIS NAO TENHO MAIS ESTRUTURA PARA CRIA-LA DE TAÕ BRAVA QUE É O QUE POSSO FAZER PARA NAÕ PERDE-LA ATÉ MESMO PQ PEGUEI AMOR POR ELA JÁ Á TENHO UM 2 ANOS SE PODER ME AJUDE DESDE JÁ AGRADEÇO PELA ATENÇÃÕ.
    10
    anderson 02/08/2010
    olá! eu acabei de comprar uma calopsita! e gostaria muito de saber se posso corta as assas dele! pode corta so uma asa ou as duas?
    me ajudem?
    3
    Rubia 26/06/2010
    eu queria saber oque colocamos na siringa para darmos a eles ?
    4
    tiago 05/05/2010
    qual é a epoca de reproduçao das calopsitas mais ou menos
    5
    raquel 04/03/2010
    Marcio sao 18 dias pra descascar os ovos faz uma busca no youtube por calopsitas que tem um video de um criador bem legal com varias dicas
    2
    Marcio Garcia 22/02/2010
    Gostaria de saber do especialista tenho um casal de calopsita a femea foi galada varias vezes ja botou 7 ovos da primeira vez e agora mais 4 ovos depois que bota o ovo depois de quanto tempo os filhotes nascem sendo que os ovos estao ferteis. aguardo e obrigado
    2
    alessandro perin 05/01/2010
    Oi anderson, meu telefone para contato é o 67-99526023 ou pelo e-mail alehuck@hotmail.com
    5
    Carlos Henrique 29/12/2009
    eu comprei um casal de agapornis ja grandinhos,uma boa dica para amansar é tratar ele(a) bem não deixar ele(a) em um lugar muito quente deixar sempre uma asa cortada e soltar ele(a) pelo menos uma vez por dia ao ar livre e é claro fique cuidando , nunca deixar o potinho de agua e de comida do seu agapornis sempre cheio de vez enquando tirar o seu agapornis molhar toda a gaiola com agua fria e colocar eles de novo eles adoram nunca deixa dentro de casa.
    -3
    anderson 31/08/2009
    vc tem criaçao de agapornis por acaso vc vende caso tenha criadouro tem como visitalo pois me enteressei por essa ave e pretendo iniciar uma criaçao meu tel e 3156-0486
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast