Gripe Canina - Tosse De Canis

Publicado em: 06/05/2009 | Acessos: 21,512 |

A tosse dos canis é causada principalmente por três agentes infecciosos, uma bactéria de nome Bordetella bronchiseptica e dois vírus, Parainfluienza e Adenovírus, agindo de forma isolada ou em combinação.
O importante a ser observado é que a Bordetella bronchiseptica pode acometer humanos, sendo por isso considerada uma zoonose.
Normalmente nos cães acometidos pela gripe, os principais sintomas observados são acessos de uma tosse seca, parecendo que o animal está engasgado, às vezes expectorando um tipo de espuma branca. Essa tosse costuma piorar com exercícios físicos, agitação ou mesmo pela própria pressão da coleira.
 
Em casos mais graves seu cão pode apresentar secreção nos olhos, coriza, falta de apetite e febre. Nos filhotes e nos animais mais debilitados o quadro pode evoluir para situações mais complicadas, como pneumonia, por exemplo.
Se o cão já contraiu a doença o tratamento básico consiste em antibioticoterapia (tratamento à base de antibióticos), xaropes para alívio da tosse, antiinflamatórios e confinamento do animal, evitando que ele fique exposto ao frio, vento, umidade e evitar banhos. Normalmente aquela pessoa que tem mais de um cão, quando um deles contrai a gripe canina, todos eles acabam também ficando doentes, cada um deles com a sua gravidade, como se fosse uma gripe humana.
Portanto, nesta época do ano, convém por precaução evitarem-se lugares com grande concentração de animais, onde a probabilidade de transmissão da doença é muito maior, como parques, jardins, canis, lojas de animais.
É importante salientar que nem sempre o cão que apresenta o sintoma de tosse seca está com a gripe canina. Muitas vezes este sintoma também ocorre em animais cardiopatas (animal com problemas cardíacos), particularmente nos animais idosos. Por isso, sempre é importante levar o animal em seu veterinário de confiança, para que o diagnóstico seja correto.

 http://www.portaldacinofilia.com.br/doencas_e_patologias_gripecanina.htm 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 10 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/animais-artigos/gripe-canina-tosse-de-canis-903839.html

    Palavras-chave do artigo:

    gripe canina

    ,

    tosse de canis

    ,

    kennel clube sp

    Comentar sobre o artigo

    Camila Matos Bittencourt

    O cachorro esta em nossas vidas a muitos anos, a cada geração que passa a sua função e importância para os seres humanos vem mudando. E hoje sabemos que não importa a raça eles nos fazem companhia, nos dão atenção e carinho, trazem uma enorme paz e equilíbrio para os humanos. Hoje são usados para diversos tratamentos na área da saúde e até em casos específicos. O cachorro é o animal que mais se assemelha ao homem, em alguns casos até consideram um humano como líder da matilha.

    Por: Camila Matos Bittencourtl Lar e Família> Animaisl 26/11/2014
    heloisa

    Ela era cachorro de rua que foi simplesmente adotado por uma família o o-adorou e que no começo não gostavam mas como o tempo foi passando e gostando continuando a acreditar e passou a ser parte de uma família!

    Por: heloisal Lar e Família> Animaisl 20/11/2014
    Noivos de Fresco

    Hoje em dia o número de animais de estimação tende a aumentar e para muitos são já considerados como membros da família e por isso muitos casais querem que os seus animais participem no seu dia de casamento!

    Por: Noivos de Frescol Lar e Família> Animaisl 19/11/2014

    Falar sobre animais abandonados, descuidados, rejeitados e cheios de amor pra dar é o tema de hoje. Vou contar a minha história de adoção de um cão, para quem sabe motivar mais gente a fazer isso.

    Por: Ana Lucia Dal Pizzoll Lar e Família> Animaisl 16/10/2014
    Vininha F. Carvalho

    Os animais podem atuar como terapeutas para crianças, jovens infratores, idosos, deficientes físicos e mentais e até casais em crise. A presença de um animal de estimação em casa previne doenças psicológicas e até problemas cardíacos, uma vez que os passeios com o animal obrigam o dono a praticar exercícios.

    Por: Vininha F. Carvalhol Lar e Família> Animaisl 25/09/2014 lAcessos: 18

    Seu cachorro com parada cardíaca? Seja rápido! Saiba o que fazer nesta emergência aqui! Caso contrário, pode ter sido a última vez que você brincou com ele.

    Por: Rafaell Lar e Família> Animaisl 01/09/2014 lAcessos: 19

    Saiba as 10 frutas que seu cão pode comer e que fazem muito bem para a saúde dele! A alimentação do seu cãozinho é muito importante.

    Por: Rafaell Lar e Família> Animaisl 01/09/2014 lAcessos: 52
    Sergio Sander

    Existem milhares de nomes para escolher, por isso, como você achar possíveis nomes para seu animal de estimação e, em seguida, certifique-se de escolher direito?

    Por: Sergio Sanderl Lar e Família> Animaisl 19/08/2014 lAcessos: 13

    A Fédération Cynologique Internationale (FCI-Bélgica) com sede em Thuin, cidade da Bélgica, cria um MONOPÓLIO, que na União Européia é proibida por ‘LEI'. Por outro lado, temos a Federación Canina Internacional (FCI-Espanha) com sede na Espanha que possui autorização do GOVERNO ESPANHOL e cumpre todas as leis da União Européia!

    Por: EDUARDO FREIRE - CINÓFILOl Notícias & Sociedade> Cotidianol 03/06/2010 lAcessos: 150

    Os filhotes de Yorkshire adoram seus donos, colo e mimos. Alertamos que, na raça Yorkshire, existem Yorkshire de tamanho padrão, que podem variar de 2 a 3 kilos quando adultos, Yorkshire micro, que são exemplares com menos de 2 kilos e os que fogem do padrão que são os Yorkshire acima de 3 kilos.

    Por: EDUARDO FREIRE - CINÓFILOl Psicologia&Auto-Ajudal 30/09/2009 lAcessos: 4,390

    Em todos os países civilizados, o cão continua sendo o melhor companheiro do homem, hóspede em sua casa, habitante de suas cidades. A afeição que se estabelece entre eles tem sido até objeto de estudos por parte de cientistas que pesquisam os sentimentos mais íntimos do ser humano.

    Por: EDUARDO FREIRE - CINÓFILOl Educaçãol 24/09/2009 lAcessos: 909

    Eles podem ser tão amigáveis como um golden retriever, engraçados como um bulldog, mal-humorados como um terrier, mas se têm uma pelagem predominantemente preta, há uma boa chance que sejam os últimos a serem adotados.

    Por: EDUARDO FREIRE - CINÓFILOl Saúde e Bem Estarl 24/09/2009 lAcessos: 691 lComentário: 1

    Dar alimentos orgânicos, roupas caras e da moda e pagar um "personal trainer" para um animal de estimação pode ser normal para quem tem um. O jornalista americano Michael Schaffer achava tudo isso exagerado, até que adotou um cachorro da raça São Bernardo chamado Murphy. O cão ficava muito nervoso e latia muito toda vez que ele e sua mulher saíam de casa. Preocupado, Schaffer levou o animal ao veterinário, que diagnosticou "ansiedade de separação" e prescreveu um remédio.

    Por: EDUARDO FREIRE - CINÓFILOl Saúde e Bem Estarl 24/09/2009 lAcessos: 692

    Giardia são flagelados protozoários que parasitam no homem e em diversas espécies de animais. Esses protozoários infectam o intestino delgado de cães, gatos, gado e outros mamíferos, incluindo o homem.

    Por: EDUARDO FREIRE - CINÓFILOl Saúde e Bem Estarl 24/09/2009 lAcessos: 874

    Trata-se de uma doença que aparece sem avisar e não dá nenhum indício antes do problema se instalar. Atinge animais de diferentes faixas etárias, tendo como característica episódios de tosse associados a dificuldade respiratória em menor ou maior intensidade.

    Por: EDUARDO FREIRE - CINÓFILOl Ciênciasl 06/09/2009 lAcessos: 2,176 lComentário: 1

    As quedas de pêlos podem e ocorrem por várias razões. Uma delas é a chamada queda fisiológica, que ocorre normalmente por envelhecimento do próprio pêlo ou de seu folículo (raiz) e assim esse pêlo cai para ser em seguida substituído por outros.

    Por: EDUARDO FREIRE - CINÓFILOl Ciênciasl 06/09/2009 lAcessos: 4,450
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast