Conheça a história dos Museus

10/03/2014 • Por • 28 Acessos

A palavra Museu é de origem grega e significa "templo das musas". Em Alexandria esse termo já havia sido usado para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências.

Os museus tiveram origem no hábito humano de colecionar, que nasceu com a própria humanidade. Desde a Antiguidade o homem, por infinitas razões, coleciona objetos e lhes atribui valor, seja afetivo, cultural ou simplesmente material, o que justifica a necessidade de sua preservação ao longo do tempo.

Dentro da cultura, o museu assume funções diversas e envolventes. A museologia pode ser considerada como uma prática a serviço da vida. As pessoas procuram os museus para recordar, conhecer, sentir sensações diversas. O museu é um espaço fascinante onde se descobre e se aprende, nele se amplia o conhecimento e se aprofunda a consciência da identidade, da solidariedade e da partilha.

Os museus modernos foram criados no século  XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane, que deu origem ao Museu Britânico.

O primeiro museu público só foi criado na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos com a finalidade recreativa e cultural.

No Século  XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas, como o Museu do Prado na Espanha e o Museu Mauritshuis na Holanda.

Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York.

No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano. Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP – Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.

A série Conhecendo Museus, da empresa Brasil de Comunicação, traz, em cada episódio, um novo museu para ser conhecido pelo público. Toda a programação está disponível AQUI.

Perfil do Autor

Domine Historia da Arte

http://www.dominehistoriadaarte.com.br