Conheça a história dos Museus

Publicado em: 10/03/2014 |Comentário: 0 | Acessos: 17 |

A palavra Museu é de origem grega e significa "templo das musas". Em Alexandria esse termo já havia sido usado para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências.

Os museus tiveram origem no hábito humano de colecionar, que nasceu com a própria humanidade. Desde a Antiguidade o homem, por infinitas razões, coleciona objetos e lhes atribui valor, seja afetivo, cultural ou simplesmente material, o que justifica a necessidade de sua preservação ao longo do tempo.

Dentro da cultura, o museu assume funções diversas e envolventes. A museologia pode ser considerada como uma prática a serviço da vida. As pessoas procuram os museus para recordar, conhecer, sentir sensações diversas. O museu é um espaço fascinante onde se descobre e se aprende, nele se amplia o conhecimento e se aprofunda a consciência da identidade, da solidariedade e da partilha.

Os museus modernos foram criados no século  XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane, que deu origem ao Museu Britânico.

O primeiro museu público só foi criado na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos com a finalidade recreativa e cultural.

No Século  XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas, como o Museu do Prado na Espanha e o Museu Mauritshuis na Holanda.

Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York.

No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano. Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP – Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.

A série Conhecendo Museus, da empresa Brasil de Comunicação, traz, em cada episódio, um novo museu para ser conhecido pelo público. Toda a programação está disponível AQUI.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/arte-artigos/conheca-a-historia-dos-museus-6944873.html

    Palavras-chave do artigo:

    historia da arte

    ,

    museus

    Comentar sobre o artigo

    As joias são objetos feitos de pedras e materiais naturais preciosos, ou de metal precioso como, por exemplo, joias em ouro, joias religiosas, joias da Terra Santa, cruz em ouro, etc. São objetos finamente trabalhados e que funcionam como acessórios de vestuário, adorno de cabeça, pescoço, orelhas, braços e dedos. Mas será que é possível escrever uma "história das joias"? Como será que elas evoluíram até chagar ao que são hoje? Pesquisando um pouco pode-se descobrir coisas muito interessantes so

    Por: Vicente Carlosl Religião & Esoterismo> Religiãol 11/09/2009 lAcessos: 662
    simiana ribeiro leal

    Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar e discutir como a Arte tem contribuído de forma relevante para o processo de ensino e da aprendizagem dos alunos da educação básica, e de como através da educação estética se pode construir interfaces, com outras áreas do conhecimento. Pode-se afirmar que através da quebra do conceito que Arte está isolada de outros saberes tradicionais, e que trabalhar a Arte de forma articulada com outras disciplinas, viabiliza um novo modelo de aprendizagem menos

    Por: simiana ribeiro leall Educação> Ensino Superiorl 15/11/2011 lAcessos: 625
    Meio News RJ

    Virada na estética moderna da fotografia brasileira aconteceu na década de 1940, quando a produção começou a deixar o aspecto documental para se tornar uma expressão artística

    Por: Meio News RJl Arte& Entretenimento> Fotografial 09/04/2012 lAcessos: 2,413
    Júlio César dos Anjos

    O presente texto trás a historicidade da cultura dentro do âmbito das artes. Seu conceito empregado como sentido tecnológico de interação entre o público e a arte; Sua jornada surgida na aurora da humanidade; Como a sua tecnologia irá se comportar diante da interação arte e publico, tal como a localização do artista nesse processo.

    Por: Júlio César dos Anjosl Arte& Entretenimento> Artel 23/01/2012 lAcessos: 146
    Jaconias Dias Rodrigues

    O presente artigo tem o objetivo de analisar o cotidiano das aulas de Artes numa Escola da na Rede Municipal de Serra. A pesquisa se constituiu na analise das atividades docentes e referências bibliográficas. No entanto possui caráter teórico –empírico com vistas a demonstrar e analisar a realidade do cotidiano das aulas de artes na escola.

    Por: Jaconias Dias Rodriguesl Educação> Educação Infantill 15/07/2011 lAcessos: 3,017

    Falar sobre a Arte Brasileira significa falar sobre o maior evento que marcou a história da arte do Brasil. Tal evento, conhecido como a Semana de Arte Moderna, ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922. Partindo dessa data (1922), começamos a compreender os reais propósitos firmados mediante o histórico acontecimento.

    Por: JEFERSON ANTONIO SERZOSKIl Educaçãol 23/02/2013 lAcessos: 72
    Cloves Antonio

    será que a arte moderna é tão generalizada a ponto de qualquer produção ganhar o status artístico?

    Por: Cloves Antoniol Arte& Entretenimento> Artel 12/11/2011 lAcessos: 63

    Mesclar arquitetura e natureza é a garantia de dias inspiradores. Em museus a céu aberto do mundo, arte e paisagem estabelecem um diálogo contínuo.

    Por: Camila Madurol Arte& Entretenimento> Artel 18/10/2013 lAcessos: 29

    A capital Argentina é uma cidade com uma diversidade cultural enorme. Buenos Aires tem mais de 120 museus para os visitantes que desejam conhecer mais sobre a história, arte e cultura da cidade e até mesmo conferir obras de artistas de todo o mundo. A maioria dos museus costuma abrir de terça a domingo e fechar as segundas e, além disso, conter um dia da semana em que a entrada é cortesia, porém cada um possui seu modo de funcionamento, vale a pena conferir antes de visitar.

    Por: Carlos Eduardo Vianna Motal Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 20/06/2012 lAcessos: 112
    Milka Wolff

    Curadora de museu desmistifica a ideia de que homem não gosta de museu e mostra uma pesquisa que aponta que o público masculino aprecia visitar museus

    Por: Milka Wolffl Arte& Entretenimento> Artel 15/10/2014

    O ensaio avalia e estabelece um posicionamento crítico acerca do Circuito das Artes Visuais. O autor diante de vários segmentos, inclusive das ciências exatas mostra como o mercado procede. O título possui uma estratégia de motivação para o leitor assimilar as obras e instalações( utiliza-se de animais) presentes no mercado de arte, nos Salões e Bienais. Os erros, acertos os métodos para a escolha dos artistas e consequentemente das suas obras podem ser analisados com embasamento pelo leitor

    Por: vicente de percial Arte& Entretenimento> Artel 09/10/2014

    Ensaio crítico acerca do embate entre a Arte e o Poder. Exemplos e direcionamentos através do panorama do Circuito das Artes Visuais.

    Por: vicente de percial Arte& Entretenimento> Artel 03/10/2014

    Os antigos imperadores e generais romanos celebravam suas grandes vitórias no campo de batalha de forma espantosa: Construindo monumentos que os lembrassem para a eternidade. Este artigo mostra uma das mais marcantes de toda a cidade, muito embora marcada pela simplicidade, se levarmos em conta que é apenas uma "grande coluna", porém que teve e tem consequências fenomenais ainda hoje em nosso mundo moderno, a maravilhosa coluna de Trajano.

    Por: Giovani Pinto da Costal Arte& Entretenimento> Artel 29/09/2014
    Cristina Ribeiro

    A pintura em tecido vem sendo aprimorada a niveis fantásticos. Temos hoje em dia, artistas buscando um aprimoramento jamais visto. Isso é muito bom, valoriza a arte de pintar tecido e em breve, eu creio, que este trabalho já não estará mais relegado aos panos de copa.

    Por: Cristina Ribeirol Arte& Entretenimento> Artel 25/09/2014 lAcessos: 13

    Ensaio que relata a presença do conceituado artista Rubem Valentim. O autor Vicente de Percia é autor do texto do catálogo da Casa da Moeda quando as foram cunhadas em homenagem à obra de Valentim. Tal evento teve repercussão internacional e gerou esse texto.

    Por: vicente de percial Arte& Entretenimento> Artel 25/09/2014

    Análise crítica da obra de Celeida Tostes pelo crítico Vicente de Percia e sinalização da sua trajetória como artista plástica. Percia como um dos idealizadores e júri da I Bienal Mundial do Barro que teve origem em Carracas, Venezuela. A ceramista brasileira Celeida Tostes foi a convidada viva dessa grande Mostra e a artista homenageada falecida Ana Medieta de Cuba. Esse ensaio crítico e segundo a crítica Maria João Machado fundamental para o conhecimento e compreensão da obra da artista.

    Por: vicente de percial Arte& Entretenimento> Artel 06/09/2014
    Milka Wolff

    Estilista, criadora do Museu da Moda, único no mundo, chama a atenção para o crescimento do turismo cultural no país

    Por: Milka Wolffl Arte& Entretenimento> Artel 06/09/2014

    Hoje vamos começar uma série de aulas de arte, com questões respondidas sobre determinado assunto dentro do universo das artes. Em nossa primeira aula, falaremos sobre o Barroco.

    Por: Domine Historia da Artel Arte& Entretenimento> Artel 18/03/2014 lAcessos: 55

    O que vem a ser arte contemporânea? O termo é muito utilizado, mas será que você sabe de que arte está falando quando se refere a esse termo? O que a contemporaneidade trouxe de diferente para a arte?

    Por: Domine Historia da Artel Arte& Entretenimento> Artel 10/03/2014 lAcessos: 34

    Já ouviu falar em Body Art, ou a arte do corpo? É um movimento artístico que trabalha a arte no próprio corpo.

    Por: Domine Historia da Artel Arte& Entretenimento> Artel 04/02/2014 lAcessos: 55

    Afinal de contas qual é a definição de arte? Você já encontrou a resposta para isso? Talvez devesse refletir sobre uma questão interessante: será que existe definição para a arte?

    Por: Domine Historia da Artel Arte& Entretenimento> Artel 04/02/2014 lAcessos: 32
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast