Conheça a história dos Museus

Publicado em: 10/03/2014 |Comentário: 0 | Acessos: 20 |

A palavra Museu é de origem grega e significa "templo das musas". Em Alexandria esse termo já havia sido usado para designar o local destinado ao estudo das artes e das ciências.

Os museus tiveram origem no hábito humano de colecionar, que nasceu com a própria humanidade. Desde a Antiguidade o homem, por infinitas razões, coleciona objetos e lhes atribui valor, seja afetivo, cultural ou simplesmente material, o que justifica a necessidade de sua preservação ao longo do tempo.

Dentro da cultura, o museu assume funções diversas e envolventes. A museologia pode ser considerada como uma prática a serviço da vida. As pessoas procuram os museus para recordar, conhecer, sentir sensações diversas. O museu é um espaço fascinante onde se descobre e se aprende, nele se amplia o conhecimento e se aprofunda a consciência da identidade, da solidariedade e da partilha.

Os museus modernos foram criados no século  XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum. O segundo museu público foi criado em 1759, por obra do parlamento inglês, na aquisição da coleção de Hans Sloane, que deu origem ao Museu Britânico.

O primeiro museu público só foi criado na França, pelo Governo Revolucionário, em 1793: o Museu do Louvre, com coleções acessíveis a todos com a finalidade recreativa e cultural.

No Século  XIX surgem muitos dos mais importantes museus em todo o mundo, a partir de coleções particulares que se tornam públicas, como o Museu do Prado na Espanha e o Museu Mauritshuis na Holanda.

Somente em 1870, nos Estados Unidos, é fundado o Museu Metropolitano de Arte, em Nova York.

No Brasil, o primeiro museu data de 1862, o Museu do Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano. Os outros museus brasileiros foram todos fundados durante o século XX, sendo o mais importante, pela qualidade do acervo, o MASP – Museu de Arte de São Paulo, fundado em 1947.

A série Conhecendo Museus, da empresa Brasil de Comunicação, traz, em cada episódio, um novo museu para ser conhecido pelo público. Toda a programação está disponível AQUI.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/arte-artigos/conheca-a-historia-dos-museus-6944873.html

    Palavras-chave do artigo:

    historia da arte

    ,

    museus

    Comentar sobre o artigo

    As joias são objetos feitos de pedras e materiais naturais preciosos, ou de metal precioso como, por exemplo, joias em ouro, joias religiosas, joias da Terra Santa, cruz em ouro, etc. São objetos finamente trabalhados e que funcionam como acessórios de vestuário, adorno de cabeça, pescoço, orelhas, braços e dedos. Mas será que é possível escrever uma "história das joias"? Como será que elas evoluíram até chagar ao que são hoje? Pesquisando um pouco pode-se descobrir coisas muito interessantes so

    Por: Vicente Carlosl Religião & Esoterismo> Religiãol 11/09/2009 lAcessos: 665
    simiana ribeiro leal

    Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar e discutir como a Arte tem contribuído de forma relevante para o processo de ensino e da aprendizagem dos alunos da educação básica, e de como através da educação estética se pode construir interfaces, com outras áreas do conhecimento. Pode-se afirmar que através da quebra do conceito que Arte está isolada de outros saberes tradicionais, e que trabalhar a Arte de forma articulada com outras disciplinas, viabiliza um novo modelo de aprendizagem menos

    Por: simiana ribeiro leall Educação> Ensino Superiorl 15/11/2011 lAcessos: 670
    Meio News RJ

    Virada na estética moderna da fotografia brasileira aconteceu na década de 1940, quando a produção começou a deixar o aspecto documental para se tornar uma expressão artística

    Por: Meio News RJl Arte& Entretenimento> Fotografial 09/04/2012 lAcessos: 2,612
    Júlio César dos Anjos

    O presente texto trás a historicidade da cultura dentro do âmbito das artes. Seu conceito empregado como sentido tecnológico de interação entre o público e a arte; Sua jornada surgida na aurora da humanidade; Como a sua tecnologia irá se comportar diante da interação arte e publico, tal como a localização do artista nesse processo.

    Por: Júlio César dos Anjosl Arte& Entretenimento> Artel 23/01/2012 lAcessos: 150
    Jaconias Dias Rodrigues

    O presente artigo tem o objetivo de analisar o cotidiano das aulas de Artes numa Escola da na Rede Municipal de Serra. A pesquisa se constituiu na analise das atividades docentes e referências bibliográficas. No entanto possui caráter teórico –empírico com vistas a demonstrar e analisar a realidade do cotidiano das aulas de artes na escola.

    Por: Jaconias Dias Rodriguesl Educação> Educação Infantill 15/07/2011 lAcessos: 3,084

    Falar sobre a Arte Brasileira significa falar sobre o maior evento que marcou a história da arte do Brasil. Tal evento, conhecido como a Semana de Arte Moderna, ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, entre os dias 11 a 18 de fevereiro de 1922. Partindo dessa data (1922), começamos a compreender os reais propósitos firmados mediante o histórico acontecimento.

    Por: JEFERSON ANTONIO SERZOSKIl Educaçãol 23/02/2013 lAcessos: 77
    Cloves Antonio

    será que a arte moderna é tão generalizada a ponto de qualquer produção ganhar o status artístico?

    Por: Cloves Antoniol Arte& Entretenimento> Artel 12/11/2011 lAcessos: 63

    Mesclar arquitetura e natureza é a garantia de dias inspiradores. Em museus a céu aberto do mundo, arte e paisagem estabelecem um diálogo contínuo.

    Por: Camila Madurol Arte& Entretenimento> Artel 18/10/2013 lAcessos: 31

    A capital Argentina é uma cidade com uma diversidade cultural enorme. Buenos Aires tem mais de 120 museus para os visitantes que desejam conhecer mais sobre a história, arte e cultura da cidade e até mesmo conferir obras de artistas de todo o mundo. A maioria dos museus costuma abrir de terça a domingo e fechar as segundas e, além disso, conter um dia da semana em que a entrada é cortesia, porém cada um possui seu modo de funcionamento, vale a pena conferir antes de visitar.

    Por: Carlos Eduardo Vianna Motal Turismo e Viagem> Dicas de Viageml 20/06/2012 lAcessos: 115
    vicente de percia

    O autor desse texto, o crítico de arte vicente de Percia, acompanha o desenrolar das Bienais de Artes Plásticas em diferentes países. Já foi júri de premiação em diversas, principalmente no exterior. Seus pareceres são referências para um conhecimento mais detalhado desse macro evento.

    Por: vicente de percial Arte& Entretenimento> Artel 07/11/2014
    vicente de percia

    Um mergulho à reflexão acerca das armadilhas existentes na tanto no circuito da arte como na tarefa de realização do artista. A questão da opressão, angústia e satisfação que os grandes centros urbanos impõe e assinalada para com o Ser

    Por: vicente de percial Arte& Entretenimento> Artel 06/11/2014
    Talita Stein

    Depois de muitas tentativas, criei uma massa de papel machê mais resistente a bichos e a umidade.

    Por: Talita Steinl Arte& Entretenimento> Artel 04/11/2014 lAcessos: 16
    JORGE FLOQUET

    Viva o dia do livro, Sempre viva o dia do livro! Mantenha vivo, o livro! Existem várias maneiras de homenagem. Uma delas é você escrever sobre algo e fazer uma citação. Neste sentido fazer uma sinalização provocante, foi o que idealizei. Falar de livro é bom. Mas, escrever algo rapidamente que chame atenção de muitos, de forma lúdica, aparentemente sem nexo, é melhor ainda. Foi assim que idealizei. É como uma mulher bonita , gostosa e cheirosa passasse por uma obra de construção civil e levant

    Por: JORGE FLOQUETl Arte& Entretenimento> Artel 30/10/2014
    Cia de Teatro

    O teatro - a divertida arte de representar ideias e histórias - é um da melhores oportunidades que se tem para preencher tempo de ócio. Com certeza, é uma atividade social que pode ser executada por qualquer pessoa de todas as idades.

    Por: Cia de Teatrol Arte& Entretenimento> Artel 23/10/2014
    Cia de Teatro

    Para muitas pessoas, a vida de artista é considerada fácil e nem precisa estudar para conseguir ser ator! Está equivocada quem pensa dessa maneira, pois assim como em outras profissões os atores precisam estudar muito para poder realizar seu trabalho.

    Por: Cia de Teatrol Arte& Entretenimento> Artel 23/10/2014
    Cia de Teatro

    Por ser uma das capitais mais conhecidas e visitadas do país, o Rio de Janeiro oferece diversas opções de diversão para seus visitantes. Quando os turistas chegam na cidade se encantam logo pelas praias, porém esta é uma opção de lazer para ser aproveitada durante o dia e a noite então como fica?

    Por: Cia de Teatrol Arte& Entretenimento> Artel 23/10/2014
    Cia de Teatro

    Todo início de vida profissional é sempre um grande desafio para quem deseja ser ator ou modelo precisa de muita dedicação e esforço para se torna um grande profissional capaz de agradar ao público.

    Por: Cia de Teatrol Arte& Entretenimento> Artel 23/10/2014

    Hoje vamos começar uma série de aulas de arte, com questões respondidas sobre determinado assunto dentro do universo das artes. Em nossa primeira aula, falaremos sobre o Barroco.

    Por: Domine Historia da Artel Arte& Entretenimento> Artel 18/03/2014 lAcessos: 64

    O que vem a ser arte contemporânea? O termo é muito utilizado, mas será que você sabe de que arte está falando quando se refere a esse termo? O que a contemporaneidade trouxe de diferente para a arte?

    Por: Domine Historia da Artel Arte& Entretenimento> Artel 10/03/2014 lAcessos: 36

    Já ouviu falar em Body Art, ou a arte do corpo? É um movimento artístico que trabalha a arte no próprio corpo.

    Por: Domine Historia da Artel Arte& Entretenimento> Artel 04/02/2014 lAcessos: 73

    Afinal de contas qual é a definição de arte? Você já encontrou a resposta para isso? Talvez devesse refletir sobre uma questão interessante: será que existe definição para a arte?

    Por: Domine Historia da Artel Arte& Entretenimento> Artel 04/02/2014 lAcessos: 35
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast