Crianças Africanas - Entretenimento e Diversão para as Crianças

Publicado em: 16/08/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 2,332 |

África, em uma região marcada pela pobreza e pela desigualdade fica difícil imaginar o que significa a palavra diversão. Fonte de brincadeiras milenares que envolviam cantigas trazidas até o Brasil, à África é o epicentro da precocidade adulta.

Até existem jogos desenvolvidos por eles, como Yoté, muito popular no oeste da região, capaz de desenvolver raciocínio e ponto estratégico, similar ao que encontramos aqui em um tabuleiro de damas.

Contudo, não são essas as imagens que nos são passadas, pelo contrário, crianças assoladas pela fome e pela miséria, em meio a um conflito socioeconômico pelo qual elas nem sabem o motivo e arcam algumas consequências.

Neste furacão social, o que se vê são crianças trabalhando para ajudar o máximo possível no desenvolvimento da família. Quando não estão na labuta precocemente, o que se enxerga é um epicentro de desnutrição e do maior índice de doenças transmitidas ainda no ventre da mãe, contabilizado pela ONU.

Um conjunto de fatores que nos faz afastar qualquer perspectiva de divertimento na fase em que as crianças mais precisam e gostam de brincar.

O outro lado da moeda apresenta crianças do norte da África têm uma infância melhor aproveitada, com brincadeiras e acesso à educação, abominando a ideia do trabalho infantil.

Neste caso, as melhores brincadeiras são como aqui: os esportes e os jogos eletrônicos. Os rios de dinheiro que inundam a infância da África branca assistem à escassez de diversão da África subsaariana.

A falta de recursos faz com que, quando se tem tempo para se divertir, os negros africanos brincam em roda, com cânticos dos antepassados, para esquecer, por alguns instantes, o cenário do presente. As brincadeiras são desenvolvidas no chão ensinadas por pais e passadas de geração a geração.

Retrata da diferença de um mesmo continente, em que uma criança é levada a um campo agrícola para trabalhar quase de graça, e outra, é cercada de conforto e comodidade para brincar. Essa diferença nos faz concluir que existem a infância do prazer e a infância do sofrimento.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/arte-artigos/criancas-africanas-entretenimento-e-diversao-para-as-criancas-3054926.html

    Palavras-chave do artigo:

    criancas

    ,

    criancas africanas

    ,

    brincadeiras de criancas

    Comentar sobre o artigo

    GUTEMBERG MARTINS DE SALES

    A pesquisa possibilitou-nos demonstrar a importância das atividades lúdicas na aprendizagem, visto que os jogos e brincadeiras são, conforme diversos estudiosos, experiências que se correlacionam ao ambiente e devem ser aplicadas as crianças em fase escolar, indiferente de idade e série. Ostentada por expressivos referenciais teóricos, a proposta de trabalho apresentada permite afirmar a existência de jogos e brincadeiras infantis, que se bem aplicadas, auxiliarão no desenvolvimento infantil.

    Por: GUTEMBERG MARTINS DE SALESl Educação> Educação Infantill 15/05/2014 lAcessos: 260
    Verônica Carreiro

    O presente trabalho tem como objetivo ser uma contribuição para o debate acerca da importância das brincadeiras para o desenvolvimento infantil. Nesse intuito o trabalho busca explorar as posições mais correntes acerca das atividades lúdicas e sua importância para a Pedagogia e a sociedade em geral. Para ampliar a discussão buscou-se embasamento teórico sobre o desenvolvimento da criança.

    Por: Verônica Carreirol Educação> Educação Infantill 22/02/2012 lAcessos: 803

    O mundo está constantemente mudando, e algumas pessoas têm a habilidade de prever as novas necessidades, as próximas modificações. São essas as pessoas que se destacam em meio às novidades, pois estão sempre à frente, adotando os novos paradigmas. A escola tem-se aberto novos grupos sociais, mas sem reformulação de conceitos e de conhecimento. A integração escolar abrange turmas especiais dentro do ensino comum, para que todos os recursos necessários.

    Por: ARIUSKA SOARES BRASILEIROl Educaçãol 20/04/2011 lAcessos: 2,230

    A necessidade de comunicação humana é o que existe de mais profundo e primitivo em seu modo de funcionamento. Vincular-se com o outro é essencial para a sobrevivência do indivíduo e da espécie. Vários autores sustentam que os primeiros dias, talvez mesmo as primeiras horas depois do nascimento, e até o período de gestação, representam um período sensível, onde a mãe está particularmente apta a constituir um elo de ligação com seu filho. Um pressuposto largamente aceito diz respeito à ligação do

    Por: Gilson Tavaresl Psicologia&Auto-Ajudal 06/04/2009 lAcessos: 2,160

    O presente artigo, fruto de pesquisa desenvolvida em nível de mestrado junto PPGE da FACED/UFBA, tem como foco principal à ação pedagógica na área de Educação Especial, fazendo um recorte sobre as possibilidades e perspectivas da capoeira para pessoas com deficiência visual. Neste sentido apresentamos algumas reflexões e diálogos com autores da área, que apontam para as nuances da temática de investigação, a partir da analise do ritual da capoeira.

    Por: Jean Adriano Barros da Silval Educação> Ciêncial 28/09/2008 lAcessos: 1,538 lComentário: 1

    O presente trabalho refere-se à experiência que tive com os grupos de tambor de crioula na cidade de São Luís do Maranhão e na cidade de Brasília, Distrito Federal. Analiso a relação entre essa performance musical e o turismo. Através da evidencia do trabalho de campo, argumento como a indústria turística interfere na execução dessa performance e como essa modificação se insere no cotidiano dos músicos e dançarinos. Analiso como conduta performática é modificada dentro do novo enquadramento promovido pela indústria turística. Mostro também a relação de poder existente entre essa indústria e os mantenedores do tambor de crioula e como essa indústria se utiliza da performance e a exotiza com o objetivo de atrair visitantes.

    Por: tiago carvalho barrosl Negócios> Administraçãol 17/09/2009 lAcessos: 227

    Este artigo tem como foco analisar qual visão do ensino de Língua portuguesa, da época, Monteiro Lobato deixa perpassar em sua obra "Emília no país da gramática" e o que ele considera como essencial no Ensino da língua.

    Por: Andréa Luzl Literatura> Ficçãol 13/05/2011 lAcessos: 1,028

    O presente artigo trata das possibilidades da capoeira para o público infantil, fazendo um resgate histórico e crítico da inserção desta arte na educação formal e sua expansão pelo mundo.

    Por: Jean Adriano Barros da Silval Educação> Ciêncial 28/09/2008 lAcessos: 3,838

    O presente Artigo tem por objetivo realizar uma reflexão sobre a atuação da Seleção Brasileira de Futebol Masculino nos Jogos Olimpicos. Faz uma breve análise das campanhas anteriores, desde sua primeira participação até a Olimpiada de Pequim em 2008, destacando a frustração por ainda não ter conquistado a Medalha de Ouro e a expectativa de que o tão sonahdo Ouro volte de Londres na bagagem da delegação canarinha.

    Por: Fernando Batista Teodorol Esporte> Futeboll 13/07/2012 lAcessos: 43

    Neste sábado, 28/3, às 16 horas, quem tiver curiosidade de conhecer os pontos turísticos do Centro Cultural do Rio de Janeiro, terá um motivo adicional para ir ao Centro do Rio.

    Por: Elisabetel Arte& Entretenimento> Artel 25/03/2015
    carlos lopes

    Neste artigo publiquei um desenho com uma pequena descriçao, falo um pouco sobre o ,meu deseno , dos meus gostos e principalmente do Arrow e Do Flash

    Por: carlos lopesl Arte& Entretenimento> Artel 24/03/2015

    Imagine conhecer um prédio histórico como o Antigo Palácio da Justiça do Rio, guiado por personagens como o grande jurista Ruy Barbosa e a deusa Têmis, da Justiça, ou pelos imperadores bizantinos, Justiniano e Teodora? Pois é o que ocorre nas visitas teatralizadas do programa Por Dentro do Palácio, promovidas pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio).

    Por: Elisabetel Arte& Entretenimento> Artel 19/03/2015

    Com produtos pintados à mão, trabalhados em madeira ou customizados, as quatro feiras de artesanato da região sob jurisdição da Subprefeitura Mooca, localizados em praças e largos, oferecem produtos de arte em tecido, pinturas em mdf, objetos de decoração, alimentos, entre outros.

    Por: Bruno Tavaresl Arte& Entretenimento> Artel 09/03/2015

    Meu nome é Alberto Tavares tendo como codinome Beto Tavares, nascido no Bairro de Higienopolis R.J e criado no Bairro de Vila Isabel no mesmo estado.... De origem humilde como a maioria dos brasileiros sempre conseguindo realizar os objetivos através de muita luta e determinação. Sou poeta versador e já escrevo poesias versadas desde os 10 anos de idade, tendo hoje 44 anos de idade assim a 34 anos escrevendo músicas e poesias.... Tenho hoje 700 poesias

    Por: Sulamita Camaral Arte& Entretenimento> Artel 23/02/2015
    Miriam de Sales

    A literatura nordestina é uma das mais importantes do país e deve ser mais estudada e divulgada.Com características peculiares,um rico folclore e com uma plêiade de escritores reconhecidos universalmente,como Jorge Amado,Graciliano Ramos,Manoel Bandeira,Clarice Lispector,Ariano Suassuna,Gilberto Freyre etc não pode ser considerada uma literatura regionalista ,já que apresenta mestres da literatura universal.

    Por: Miriam de Salesl Arte& Entretenimento> Artel 08/12/2014

    Curadora dá a dica de visitas a museus como programa de férias. O Museu da Moda é o único do gênero no mundo

    Por: Terezinha Tarcitanol Arte& Entretenimento> Artel 04/12/2014

    Aulas totalmente grátis de desenhos e pinturas de retratos artísticos, paisagens, natureza...etc. Técnicas e métodos explicados passo a passo de forma direta e profissional. Desperte o talento que existe em você. Comece hoje mesmo a desenvolver as sua capacidades artísticas.

    Por: Anildo Mottal Arte& Entretenimento> Artel 22/11/2014 lAcessos: 24

    Toy Story - As festas temáticas são sempre as mais realizadas e mais pedidas pelas crianças. Por isso é importante escolher temas que elas gostem. Saiba mais sobre o tema Toy Story!

    Por: Gabi Batistal Lar e Famílial 28/04/2011 lAcessos: 3,264

    Festas da Moranguinho - As festas da Moranguinho são sempre muito especiais e divertidas para as meninas. Confira tudo sobre como fazer uma linda festa temáticas para as meninas da Moranguinho.

    Por: Gabi Batistal Lar e Famílial 18/04/2011 lAcessos: 2,484 lComentário: 2

    Smartphone - Com tecnologia avançada e muita inovação, os Smartphones já conquistaram os consumidores. Saiba mais sobre os Smartphones.

    Por: Gabi Batistal Tecnologia> Telefonia e Celularl 14/04/2011 lAcessos: 597

    Celulares - Você conhece a história do telefone celular? Saiba Mais sobre como surgiu o celular e quais são as gerações dos celulares! Confira!

    Por: Gabi Batistal Tecnologia> Telefonia e Celularl 14/04/2011 lAcessos: 287

    Bolas, bexigas e balões - OS balões sempre fizeram parte da decoração de festas de aniversário, tanto de adultos como de crianças. Saiba como fazer uma linda decoração de festa usando balões!

    Por: Gabi Batistal Lar e Famílial 06/04/2011 lAcessos: 1,504

    A Google TV será uma revolução no modo que nós assistimos TV. Você poderá ver novelas e filmes direto do seu computador e em alta definição, podendo acessar conteúdo de canais do mundo todo, legendados pelo Google Translator. A informação chegará ao seu lar em instantes, saiba como.

    Por: Gabi Batistal Tecnologia> Tecnologiasl 29/03/2011 lAcessos: 134

    Top Spin 4 é o novo lançamento da 2k Games e promete ser o melhor jogo de tênis de todos os tempos, jogue com Roger Federer, Agassi e muitos outros. Saiba tudo sobre o novo Top Spin 4.

    Por: Gabi Batistal Tecnologia> Jogosl 28/03/2011 lAcessos: 344

    Saiba como serão os novos smartphones da Nokia, o modelo N8 e o E7 são as apostas da marca para conquistar o mercado e mostrar para as concorrentes que está atualizada, é um contra ataque da Nokia para competir com o iPhone e o Galaxy.

    Por: Gabi Batistal Tecnologia> Telefonia e Celularl 25/03/2011 lAcessos: 163
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast