Hístoria da Folia de Reis

Publicado em: 07/08/2010 |Comentário: 1 | Acessos: 248 |

É um auto popular natalino, de origem portuguesa, de evocação da visita dos três Reis Magos ao Menino Jesus, com apresentação de danças dramáticas como o Terno de Reis, o Rancho e o Bumba-meu-boi. A Folia de Reis marca o fim do ciclo natalino, principalmente no Norte do país. A Folia tem início no dia 24 de dezembro, à meia-noite, e termina no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. O desfile leva uma bandeira que muitos acreditam ter o poder de curar as pessoas.

Os foliões fazem paradas em casas previamente escolhidas, para cantorias, em troca de comida e bebida. As Bandeiras de Reis, como também são chamadas as Folias, têm versos próprios para pedir, agradecer e despedir-se dos moradores.

Quando as bandeiras percorrem apenas as ruas da cidade, chamam-se Folias de Reis ou Folias de Reis de Banda de Música. No entanto, quando também visitam os sítios e fazendas, recebem o nome de Folias de Reis de Caixa.

As folias têm de 8 a 20 foliões que são organizados de acordo com suas funções. Eles representam os próprios Reis Magos, acompanhados de empregados, como o pajem e os mordomos, soldados e o Demônio ou Herodes e seus soldados, perseguidores de Jesus Cristo. O mestre e o contramestre são as figuras mais importantes e usam fitas cruzadas no peito, capas de renda e ombreiras para diferenciarem-se dos demais foliões. O mestre é responsável pela organização da folia e o contramestre recolhe os donativos oferecidos pelos donos das casas. O alferes fica encarregado de levar a bandeira, que traz estampadas as figuras dos Reis Magos e da Sagrada Família e que é feita de acordo com as posses do grupo. Os músicos e cantores animam a folia com bumbo, violão, sanfona, pandeiro e cavaquinho. Cantam versos inspirados em trechos da Bíblia e sua música recebe o nome de toada.


Os palhaços, que representam os perseguidores de Cristo, apresentam-se depois dos outros. Usando máscaras e roupas improvisadas, eles dançam descalços, saltitam e recitam versos engraçados chamados chulas. Depois da apresentação dos palhaços são feitas as despedidas.

No encerramento da Folia de Reis, no dia 6 de janeiro, parentes, amigos e participantes de outras folias se divertem com muitas música, comida e bebida. E uma ceia é realizada a 2 de fevereiro, dia de N. Sra das Candeias. Os foliões cumprem promessa de por 7 anos consecutivos saírem com a folia. Conhecida nas cidades, vilarejos e fazendas do interior do RJ, ES, MG, GO, SP e PR, a Folia era essencialmente rural, mas nos dias atuais se expandiu, resistindo até mesmo nas grandes cidades (RJ, Belo Horizonte e Goiânia), no PA e no MA. A Folia de Reis revivia no campo as jornadas das pastorinhas urbanas, entre Natal e Reis.

(Fonte: Globinho Pesquisa, dez. 1996 e 1997)

Arquivo: Folia de Reis de Diadema S.Paulo  27/02/2008.

Jaime F. Mendes - Fonte http://www.foliadereis.org - Comunidade da Folia de reis

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 0 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/arte-artigos/historia-da-folia-de-reis-2986740.html

    Palavras-chave do artigo:

    folia de reis

    ,

    reisado

    ,

    www foliadereis org

    Comentar sobre o artigo

    A vinda, da família do Sr. Joaquim Orlando Dias de Minas Gerais para São Paulo começou assim com a chegada em São Paulo em 1943, ele e a esposa Dona Orminda com 4 filhas e um filho pegaram o trem que vem de São Paulo para Santo André e depois vieram para Piraporinha ( hoje pertence a cidade de Diadema) morar ao lado da Cerâmica Assad.

    Por: Jaime Mendesl Arte& Entretenimento> Artel 07/08/2010 lAcessos: 256 lComentário: 2

    Neste sábado, 28/3, às 16 horas, quem tiver curiosidade de conhecer os pontos turísticos do Centro Cultural do Rio de Janeiro, terá um motivo adicional para ir ao Centro do Rio.

    Por: Elisabetel Arte& Entretenimento> Artel 25/03/2015 lAcessos: 11
    carlos lopes

    Neste artigo publiquei um desenho com uma pequena descriçao, falo um pouco sobre o ,meu deseno , dos meus gostos e principalmente do Arrow e Do Flash

    Por: carlos lopesl Arte& Entretenimento> Artel 24/03/2015

    Imagine conhecer um prédio histórico como o Antigo Palácio da Justiça do Rio, guiado por personagens como o grande jurista Ruy Barbosa e a deusa Têmis, da Justiça, ou pelos imperadores bizantinos, Justiniano e Teodora? Pois é o que ocorre nas visitas teatralizadas do programa Por Dentro do Palácio, promovidas pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio).

    Por: Elisabetel Arte& Entretenimento> Artel 19/03/2015

    Com produtos pintados à mão, trabalhados em madeira ou customizados, as quatro feiras de artesanato da região sob jurisdição da Subprefeitura Mooca, localizados em praças e largos, oferecem produtos de arte em tecido, pinturas em mdf, objetos de decoração, alimentos, entre outros.

    Por: Bruno Tavaresl Arte& Entretenimento> Artel 09/03/2015

    Meu nome é Alberto Tavares tendo como codinome Beto Tavares, nascido no Bairro de Higienopolis R.J e criado no Bairro de Vila Isabel no mesmo estado.... De origem humilde como a maioria dos brasileiros sempre conseguindo realizar os objetivos através de muita luta e determinação. Sou poeta versador e já escrevo poesias versadas desde os 10 anos de idade, tendo hoje 44 anos de idade assim a 34 anos escrevendo músicas e poesias.... Tenho hoje 700 poesias

    Por: Sulamita Camaral Arte& Entretenimento> Artel 23/02/2015
    Miriam de Sales

    A literatura nordestina é uma das mais importantes do país e deve ser mais estudada e divulgada.Com características peculiares,um rico folclore e com uma plêiade de escritores reconhecidos universalmente,como Jorge Amado,Graciliano Ramos,Manoel Bandeira,Clarice Lispector,Ariano Suassuna,Gilberto Freyre etc não pode ser considerada uma literatura regionalista ,já que apresenta mestres da literatura universal.

    Por: Miriam de Salesl Arte& Entretenimento> Artel 08/12/2014

    Curadora dá a dica de visitas a museus como programa de férias. O Museu da Moda é o único do gênero no mundo

    Por: Terezinha Tarcitanol Arte& Entretenimento> Artel 04/12/2014

    Aulas totalmente grátis de desenhos e pinturas de retratos artísticos, paisagens, natureza...etc. Técnicas e métodos explicados passo a passo de forma direta e profissional. Desperte o talento que existe em você. Comece hoje mesmo a desenvolver as sua capacidades artísticas.

    Por: Anildo Mottal Arte& Entretenimento> Artel 22/11/2014 lAcessos: 24

    A vinda, da família do Sr. Joaquim Orlando Dias de Minas Gerais para São Paulo começou assim com a chegada em São Paulo em 1943, ele e a esposa Dona Orminda com 4 filhas e um filho pegaram o trem que vem de São Paulo para Santo André e depois vieram para Piraporinha ( hoje pertence a cidade de Diadema) morar ao lado da Cerâmica Assad.

    Por: Jaime Mendesl Arte& Entretenimento> Artel 07/08/2010 lAcessos: 256 lComentário: 2

    Comments on this article

    0
    Ilza 12/08/2010
    Parabéns Ponto de Cultura Folia de Reis.
    Sou moradora de Diadema e gostei de saber um pouco mais sobre essa cultura.
    Ilza
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast