Magica Conheca o mundo das magicas e ilusionismo grandes magicos como Houdini o mercado da magica O efeito Mister M Street Magic Magicas de Rua

Publicado em: 06/07/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 2,673 |

Vamos falar mais sobre Mágica para que você possa conhecer um pouco mais sobre o mundo mágico e misterioso das mágicas e do ilusionismo, para que você conheça grandes magicos como Houdini, saiba mais sobre o mercado da mágica no mundo, conhecer O efeito Mr M (magic magician), conhecer o Street Magic ou Magicas de Rua e conhecer quem são os mágicos mais famosos do mundo.

1. Houdini, o marco inicial da mágica.

2. O mercado da mágica no mundo.

3. O efeito Mr.M (Masked Magician)

4. Street Magic (Mágicas de Rua)

5. Mágicos Famosos

6. Categorias de mágicas

7. Conclusão

 

1.Houdini, o marco inicial da mágica.

 O nome mágica, magia, já era imaginada, desde que os primeiros seres no planeta viam raios cairem dos céus,  o primeiro fogo,  a chuva, enfim a própria natureza era visto como mágica, mais tarde conhecida como fenomenos naturais.

Talvez tenham sido os chineses, a primeiro tentarem as primeiras mágicas para shows, mas sem dúvida a pessoa que  fincou o marco inicial da mágica no mundo foi Harry Houdini (nome artistico de Erich Weiss). O nome Harry Houdini foi criado em tributo a Jean Eugene Robert Houdin, o mais famoso mágico da época.

Hungaro de nascimento, em 24 de Março de 1874, viveu desde seus 4 anos de idade nos Estados Unidos, em Appleton, Wisconsin, com sua familia, seus pais (Samuel e Cecilia), e seus irmãos (Theodore, Leopold, Nathan e William). Ate hoje, existe em Appleton um museu onde são mostrados os artefatos construidos e utilizados pelo mágico Harry Houdini.

Houdini era baixo, com aprox. 1,60 metros, cabelos negros e ondulados, olhos cinza bem escuro,  e com pouca educação, como a maioria dos imigrantes, mas extremamente atlético e motivado para o sucesso.

Seu irmão Leopold, em Nova York era especialista em Raio X (novidade na época), e Harry Houdini brincava com Raio X, o que provavelmente  o tornou estéril, e não teve filhos.

Houdini começou a se interessar por mágicas após ver um show do Dr.Lynn, e com 17 anos conheceu Jack Hayman, um mágico entusiasta com o qual formou o grupo Houdini Brothers (Irmãos Houdini).  Fez pouco sucesso, mas logo, Hayman resolveu desistir, e o irmão de Harry, Theodore, tomou seu lugar, mas não por muito tempo, sendo substituido por Bess Rahner, a mulher que se tornou sua partner nos shows e em sua vida.

Durante 5 duros anos, tentaram todo tipo de mágica, manipulação de cartas, ilusões e escapismo.  Em 1896 publicou nos jornais uma oferta de vender todos os seus truques por 20 dolares, sem sucesso. Ninguem quis comprar.

Um dos seus truques de maior sucesso (ainda hoje sendo comercializado), era o Engolidor de Agulhas, onde o mágico engole várias agulhas,e linha,  e ao regurgitar, devolve as agulhas com uma linha passada por elas todas.

Mas a virada de sua vida, veio com uma visita que fez a um amigo psicanalista, vendo a camisa de força.  Veio a idéia de escapar da camisa de força. Mais ainda, escapar da camisa de força, pendurado pelos pés a vários metros de altura do chão. Começou a ficar famoso.

A partir disso, começou a escapar de algemas, de celas de prisão, pular de pontes, no rio, algemado, e escapar,  escapar também de sacos de correio, fechados com cadeado, e outras mágicas. Possivelmente as ilusões feitas em palco o deixaram mais famoso, como Cela de Tortura com água,  escape do latão de leite, e enterrado vivo.

A morte de sua mãe desviou sua atenção, para outro tipo de magia, como contato com os mortos, espiritos, etc.  Houdini mostrava aparições fantasmagóricas, ruidos, e misteriosas levitações.

Por algum tempo Houdini tentou também o comercio de mágica, com a loja Martinka Magic Shop em Nova York, vendendo seus livros, e truques. Foi também presidente da Sociedade Americana de Magicos de 1923 a 1924.

Em 1919 Houdini se tornou também produtor de filmes, e ator, criando a Houdini Pictures Corporation, produzindo vários filmes como The Grim Game, Terror Island, The Master Mystery, The Man From Beyond e Haldane of the Secret Service. A maioria não se tornaram grandes sucessos.

Em 1926 Houdini morre.. Embora em 1953 o filme estrelado por Tony Curtis e Janet Leigh mostram Houdini morrendo no palco, realizando a Ilusão Cela de Tortura na Água, a triste verdade é que Houdini estava tendo problemas com seu apendice. Se recusando a ser tratado, alegando perder shows, Houdini continuava trabalhando.  Em uma de suas apresentações ele mostrava como conseguia suportar socos em seu estomago. Com isso, um dia no palco em Detroit,  levando um soco no estomago de um estudante da McGill University, seu apendice se rompeu. Levado ao Grace Hospital, ficou em tratamento por uma semana, e em 31 de Outubro de 1926, com seu irmão do lado, Houdini morreu dizendo estou cansado de lutar. Harry Houdini esta enterrado no cemiterio Machpelah em Nova York.

 

2. O Mercado da Mágica no mundo.

    Em todo mundo, esse nicho de mercado tem seu espaço. Espaço maior nos paises de primeiro mundo, e  pequeno e reprimido em paises muito religiosos, como muçulmanos, onde se confunde com Magia Negra.

 Diversas são as áreas de atuação, como Shows em Palcos, Street Magic (mágica na rua), Shows em Televisão, Comercio de DVDs e Livros, Comercio de produtos de mágica, tanto em Lojas de Mágica, como por Internet, Criação e desenvolvimento de Produtos de Mágica, Indústria de Produtos de Mágica.

Poucas pessoas não gostam de ver um show, ou uma demonstração de mágica. Mas sem dúvida o interesse pela compra, ou de pagar para um show, é muito maior na população masculina do que na feminina, porque o homem costuma ser mais curioso. Enquanto as mulheres assistem uma demonstração e simplesmente apreciam o efeito, o homem fica tentando descobrir como foi realizado.

Genericamente podemos dizer que existe mercado para uma loja de mágica a cada 2 milhões de habitantes. Ou seja, em cidades pequenas, com menos de 2 milhões de habitantes não compensa uma loja de mágica física, pois o mercado é insuficiente. A pequena percentagem da população que gosta de mágica, começa comprando, mas logo conhece todos os produtos, e deixa de frequentar, por falta de novidades. Entretanto esse número tem mudado um pouco, devido a criatividade dos inventores, e o aparecimento constante de novas mágicas.

Lojas Virtuais de mágica como a www.magicasmagica.com.br, www.originalmagic.org ou www.originalmagic.com.br são mais fáceis, visto abranger o pais inteiro, e para muitos sites alcance mundial. De custo inferior a uma loja física, a loja virtual não exige a contratação de demonstradores especializados, substituidos por filmes mostrando o efeito mágico. Puxando as vendas por internet, a tecnologia traz mais velocidade aos computadores, conexões mais velozes, e preços mais acessíveis. Sem dúvida a compra por internet é o futuro do comércio de mágica, assim como da maioria dos  outros produtos.

Fábricas especializadas em produtos de mágica já existem, tanto no Brasil, como no exterior. Como a maioria dos produtos de consumo, grandes produções vem de fábricas da China, especializadas em injeção plástica. A India vem se sobressaindo também nesse mercado, distribuindo para o mundo todo.  Produtos de pequena produção e alto preço se mantém no pais de origem, como Estados Unidos, Japão, Taiwan, Argentina e outros.

A criação e desenvolvimento de produtos de mágica, incluindo sua fabricação em pequena escala, tem nomes como Tenyo e Empresas Masuda, no Japao,  Ellusionist e Mesika nos EUA,  Henry Evans, e Tango na Argentina. No Brasil, a empresa Rei das Magicas comercializa, e produz, mas praticamente não cria produtos novos, deixando essa função para alguns poucos entusiastas de mágica.

A tecnologia vem trazendo também ao mundo mágico vários artefatos que, embora tecnologicamente simples, levado ao mundo da mágica, torna-se fascinante. Controle Remoto sem fio,  Luz Infravermelha (invisivel ao olho humano), motores de vibração, chips  eletronicos, enfim, com a miniaturização cada vez maior dos componentes eletronicos, a mágica tecnologica torna-se mais fácil de ser concretizada, dependendo somente de criatividade dos Inventores de mágica.

 

3. O Efeito Mr.M

   Val Valentino, intitulado Mr.M no Brasil, ou Masked Magician (mágico mascarado) nos EUA revolucionou o mercado, aparecendo na televisão revelando os segredos de mágicas famosas, indignando o mercado mágico, e aqueles que se utilizavam dessas mágicas para suas apresentações, e ferindo fatalmente o Código de Ética dos Mágicos (nunca revelar os segredos).

Defendendo o ponto de vista de que revelando os segredos das mágicas clássicas, fará com que os mágicos criem novas mágicas, Mr.M fez sua fama, e fortuna. Mas, queira ou não queira,  não podemos deixar de admitir que a criação de novas mágicas aumentou no mundo todo.  Um outro efeito trouxe também benefício ao mercado: Quando antes as crianças achavam que mágica era somente para mágicos ou pessoas com muita habilidade, assistindo aos programas Mr.M, passaram a ver que eles mesmos seriam capazes de fazer mágica, criando o interesse pela arte.

 

4. Street Magic.

    Mágicas na rua, para pessoas comuns, sem palco preparado, nem nada, se tornou popular também, com David Blane, Cyril Katayama, Criss Angel, e outros.  Sem dúvida,  Youtube foi um dos produtos da internet que ajudou a revolucionar o mundo da mágica.

 

 5.  Mágicos famosos

   Na atualidade, vários são os mágicos que fazem sucesso.

 David Copperfield. (David Cotkin). Sem dúvida um icone da mágica, ficando famoso pelas ilusões de atravessar a Muralha da ChinaDesaparecer a Estatua da Liberdade, Voar no palco, fazer desaparecer um vagão de trem, no palco, entre outras.

 

David Blane (David Blane White) ficou famoso pelos truques gone inch above the ground

  • ficar suspenso por ganchos algumas polegadas acima do chão
  • Enterrado vivo por 30 dias
  • Ficar de pé sobre um poste de bandeira por 2 meses
  • Ficar congelado em um bloco de gelo solido por 1 mes.

 

Criss Angel (Christopher Sarantakos), muito jovem, com mágicas de levitação, andar sobre a água, e muitas outras.

 

Cyril Katayama (Americano com descendencia japonesa), aproveitando-se de falar japones e ingles, fez grandes shows na TV Japonesa, com truques como materializar sanduiches de Hamburger de paineis de propaganda, materializar o crocodilo de uma camiseta, e outras mais.

Lance Burton,  há varios anos se apresentando em Las Vegas, em shows sempre lotados.

Bill Malone

Mike Ammar

Gregory Wilson

Jeff McBride

São alguns dos nomes mais conhecidos no mundo das mágicas.

Agora na China, surge  o nome de Lu Chen, já se apresentando no Japao, e outras partes do mundo, trilhando o mesmo caminho de Cyril.

No Brasil, os mais conhecidos são Oriental Magic Show, fazendo shows pelo Brasil e pelo mundo,  Issao Imamura,  Philip Blue (ou Felipe Blue), Edson Iwasaki, entre outros.

  

6. CATEGORIAS DE MÁGICAS

 

 CARTOMAGIA - Magicas envolvendo baralho, cartas, preparadas.  Com cartomagia, voce pode carregar sempre no bolso, e apresentar a qualquer momento.

 

CLOSE UP

 - Mágicas para serem realizadas na frente da  pessoa, sentado a mesa, de pé,  etc. A vantagem é que não utiliza efeitos de palco, tipo iluminação especial, fumaça, etc. Claramente na frente dos olhos do espectador.

 

PALCO

 - Truques a serem realizados em shows, onde a distancia do mágico aos espectadores é relativamente grande,  podendo envolver fios invisiveis, luzes para ofuscar, fumaça para camuflar, etc. Também temos as famosas trocas de roupas instantaneas.

 

MAGICAS DE FOGO

 - Truques envolvendo fogo, geralmente utilizados em mágicas de palco. Recomendamos somente para adultos, e profissionais.

 

ESCAPISMO

 - Mágicas envolvendo truques aparentemente impossíveis de escapar de Algemas, Camisas de Força, etc.

 

GRANDES  ILUSÕES

 - Truques como desaparecer Estátua da Liberdade,  e Grandes Aviões, etc.

 

7 . CONCLUSÃO

   O mundo das mágicas é fascinante e mistico. Uma forma de entretenimento que desperta a curiosidade, e  tem garantido no mundo todo empregos para mágicos, vendedores, produtores, criadores. Contando com  criatividade, e também com tecnologia, vemos muitas possibilidades de efeitos, anteriormente impossíveis de serem realizados.

 

Um grande abraço a todos que gostam do maravilhoso mudno das mágicas e até breve.

Sucesso a todos!

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/arte-artigos/magica-conheca-o-mundo-das-magicas-e-ilusionismo-grandes-magicos-como-houdini-o-mercado-da-magica-o-efeito-mister-m-street-magic-magicas-de-rua-2784056.html

    Palavras-chave do artigo:

    magica

    ,

    maica

    ,

    magicas

    Comentar sobre o artigo

    Análise crítica da obra de Celeida Tostes pelo crítico Vicente de Percia e sinalização da sua trajetória como artista plástica. Percia como um dos idealizadores e júri da I Bienal Mundial do Barro que teve origem em Carracas, Venezuela. A ceramista brasileira Celeida Tostes foi a convidada viva dessa grande Mostra e a artista homenageada falecida Ana Medieta de Cuba. Esse ensaio crítico e segundo a crítica Maria João Machado fundamental para o conhecimento e compreensão da obra da artista.

    Por: vicente de percial Arte& Entretenimento> Artel 06/09/2014
    Milka Wolff

    Estilista, criadora do Museu da Moda, único no mundo, chama a atenção para o crescimento do turismo cultural no país

    Por: Milka Wolffl Arte& Entretenimento> Artel 06/09/2014

    Adesivos personalizados são ótimos para dar um toque especial a seus objetos ou ambientes favoritos! Confira dicas para utilizar adesivos personalizados.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Arte& Entretenimento> Artel 28/08/2014
    Teresa C. Martins de Carvalho

    Crônicas do Amor Maior Já ouviram falar ou já viram uma série em que um homem se relaciona com três mulheres na mesma casa e com seus respectivos filhos?!... Pois bem, a ideia é boa, mas ainda assim é bigamia. Sempre achei interessante, se pensarmos bem, na vida real existe este tipo de situação em nosso ocidente que é definitivamente ilegal, mas em países do oriente e em tribos primitivas, se é que isso é possível existir hoje em dia, é uma situação totalmente legal! Legal em todos os sentidos

    Por: Teresa C. Martins de Carvalhol Arte& Entretenimento> Artel 10/08/2014

    Crítica feita aos teóricos da Escola de Frankfurt e de suas idéias e visões do mundo

    Por: Lucas Souzal Arte& Entretenimento> Artel 24/06/2014 lAcessos: 16
    Raquel Almeida

    O que é biscuit ou porcelana fria, origem no Brasil e dicas de como fazer biscuit em casa.

    Por: Raquel Almeidal Arte& Entretenimento> Artel 10/06/2014 lAcessos: 27
    Robson Santos

    Como esboçar um desenho rapidamente para ter mais tempo dedicado para a finalização

    Por: Robson Santosl Arte& Entretenimento> Artel 02/06/2014 lAcessos: 27

    Os dragões são os desenhos mais tatuados no mundo todo. Existem diversos tipos de dragões e seus significados são oriundos do da mitologia, cultura ou religião envolvida na simbologia. Conheça alguns dos principais significados de dragões para entender as tatuagens.

    Por: Andrél Arte& Entretenimento> Artel 13/05/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast