Os tipos de desenhos

25/07/2012 • Por • 7,825 Acessos

DesenhoOs desenhos são criados com a pressão de um lápis, caneta, giz, entre outros, sob uma superfície, ou ainda, utilizando-se dos recursos disponíveis da computação gráfica. Muitas vezes, é preciso fazer um esboço do desenho para definir a posição de cada objeto na cena, e assim, ficar mais fácil finalizá-lo. Contudo, existem diversos tipos de desenhos para diversas finalidades diferentes.

Quais são o tipos de desenhos existentes?

São muitos tipos, mas, neste artigo pretendo citar apenas alguns que são bastante conhecidos. Cada um serve para uma finalidade diferente, sendo que muitos artistas não dominam todas as técnicas disponíveis. Seguem abaixo alguns tipos:

Ilustração

A ilustração tem como finalidade principal, acompanhar um texto, por exemplo, a fim de complementar as informações nele contido. Ela tem como objetivo comunicar uma ideia através da imagem. Normalmente, quem vê-la deve entender o quis se quis passar, servindo como um complemento ao texto.

Cartoon

O cartoon já é algo mais humorado. Normalmente, o autor cria alguns personagens que interagem entre si. Ele também tenta passar uma mensagem, mas, não é preciso vir junto a um texto, diferentemente da ilustração.

Mangá

O mangá já pode ser de vários gêneros. É igual uma história em quadrinhos, contudo, sua origem é japonesa e tem características únicas. Por exemplo, o fato dos mangás serem lidos de trás para frente, da direita para a esquerda. Os traços dos mangás também são diferentes dos da cultura ocidental.

Desenho Realista

Como o próprio nome diz, este tipo de desenho tenta ser o mais real possível, muitos parecem verdadeiras fotografias. Isto acontece, pois, a artista consegue reproduzir a realidade com o máximo de detalhes possíveis.

Desenho Técnico

O desenho técnico é usado na arquitetura, moda, engenharia, entre outros, para mostrar como uma obra final ficará, antes mesmo de começar a ser feita. Ele exibe as formas, posições, tamanhos etc. dos objetos. Pode ser feito à mão ou no computador (existem softwares produzidos, especialmente, para esta finalidade).

O desenho

Quer saber o que é um desenho? O desenho, pode ter diferentes finalidades, contudo, todas são importantes para nós. Desde a idade das cavernas já era possível encontrar figuras do homem tentando imitar a realidade. Esta arte se desenvolveu muito, chegando a esta vasta quantidade de obras que podemos encontrar atualmente. Ter conhecimento das mesmas só faz com que cresça cada vez mais a cultura que tem.

Perfil do Autor

Vinicius Martins

Tenho 21 anos. Sou formado em Técnico de Informática, além de ser blogueiro e redator freelancer. Adoro artes e tecnologia. Caso precise de...