Os tipos de desenhos

Publicado em: 25/07/2012 |Comentário: 0 | Acessos: 5,400 |

DesenhoOs desenhos são criados com a pressão de um lápis, caneta, giz, entre outros, sob uma superfície, ou ainda, utilizando-se dos recursos disponíveis da computação gráfica. Muitas vezes, é preciso fazer um esboço do desenho para definir a posição de cada objeto na cena, e assim, ficar mais fácil finalizá-lo. Contudo, existem diversos tipos de desenhos para diversas finalidades diferentes.

Quais são o tipos de desenhos existentes?

São muitos tipos, mas, neste artigo pretendo citar apenas alguns que são bastante conhecidos. Cada um serve para uma finalidade diferente, sendo que muitos artistas não dominam todas as técnicas disponíveis. Seguem abaixo alguns tipos:

Ilustração

A ilustração tem como finalidade principal, acompanhar um texto, por exemplo, a fim de complementar as informações nele contido. Ela tem como objetivo comunicar uma ideia através da imagem. Normalmente, quem vê-la deve entender o quis se quis passar, servindo como um complemento ao texto.

Cartoon

O cartoon já é algo mais humorado. Normalmente, o autor cria alguns personagens que interagem entre si. Ele também tenta passar uma mensagem, mas, não é preciso vir junto a um texto, diferentemente da ilustração.

Mangá

O mangá já pode ser de vários gêneros. É igual uma história em quadrinhos, contudo, sua origem é japonesa e tem características únicas. Por exemplo, o fato dos mangás serem lidos de trás para frente, da direita para a esquerda. Os traços dos mangás também são diferentes dos da cultura ocidental.

Desenho Realista

Como o próprio nome diz, este tipo de desenho tenta ser o mais real possível, muitos parecem verdadeiras fotografias. Isto acontece, pois, a artista consegue reproduzir a realidade com o máximo de detalhes possíveis.

Desenho Técnico

O desenho técnico é usado na arquitetura, moda, engenharia, entre outros, para mostrar como uma obra final ficará, antes mesmo de começar a ser feita. Ele exibe as formas, posições, tamanhos etc. dos objetos. Pode ser feito à mão ou no computador (existem softwares produzidos, especialmente, para esta finalidade).

O desenho

Quer saber o que é um desenho? O desenho, pode ter diferentes finalidades, contudo, todas são importantes para nós. Desde a idade das cavernas já era possível encontrar figuras do homem tentando imitar a realidade. Esta arte se desenvolveu muito, chegando a esta vasta quantidade de obras que podemos encontrar atualmente. Ter conhecimento das mesmas só faz com que cresça cada vez mais a cultura que tem.

Avaliar artigo
4
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 11 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/arte-artigos/os-tipos-de-desenhos-6080767.html

    Palavras-chave do artigo:

    desenhos

    ,

    tipos de desenhos

    ,

    estilo de desenho

    Comentar sobre o artigo

    Durante a Segunda Guerra Mundial, as atrizes se vestiam de forma romântica e sensual para alegrar e divertir os soldados. Os soldados, por sua vez, colecionavam fotos e desenhos dessas atrizes vestidas de um jeito diferente e as penduravam na paredes dos alojamentos, daí o termo "pin-up", que significa "ser pendurada".

    Por: Ines Junqueiral Beleza> Modal 27/04/2012 lAcessos: 46

    Existem diferentes estilos e tipos de websites. Web design do site é extremamente importante factor quando um site é em causa. É a concepção, à primeira vista, que os telespectadores aceitar ou rejeitar. Se houver uma grande quantidade de tráfego de um site, as pessoas são atraídas para o bem concebidos site. Um bom, limpo e simples é o melhor tipo de desenho para criar um site.

    Por: Debdulal Dasl Internetl 17/06/2009 lAcessos: 2,277
    Loja de Calçados

    A Motocicleta (também conhecida simplesmente por moto) é um veículo de duas rodas com um motor que propicia sua movimentação. É um meio de transporte bastante utilizado devido ao mais baixo consumo de combustível e por ter um preço mais acessível que a maioria dos automóveis. Entretanto, há motos que consomem mais combustível do que muitos automóveis, variando, entre outros fatores, com a cilindrada do motor.

    Por: Loja de Calçadosl Automóveis> Motocicletasl 30/08/2011 lAcessos: 504

    Estamos sempre mostrando o que é tendência de moda e beleza, mas muitas vezes nos esquecemos do que está por baixo, a lingerie. Hoje você vai aprender a usar e qual lingerie comprar, e servirá para mulheres qualquer idade, pois aprendendo a lidar com o nosso corpo é que saberemos o que realmente gostamos e nos "cai" bem.

    Por: namoradeiral Beleza> Modal 28/03/2013 lAcessos: 76

    Estampas para o Inverno 2011. As tendências, materiais e combinações que estarão em alta na próxima estação.

    Por: Tovarl Beleza> Modal 10/03/2011 lAcessos: 144
    evanilson fernandes ribeiro

    Neste trabalho nos propomos a analisar as personagens masculinas, nas obras A terceira margem do rio de Guimarães Rosa, e Nas águas do tempo de Mia Couto mais precisamente sob a perspectiva do papel do homem na família.

    Por: evanilson fernandes ribeirol Literatura> Ficçãol 07/07/2011 lAcessos: 3,712

    Desenhos Animados dos Backyardigans são em 3D e foram criados para ajudar a incentivar a leitura para crianças. Conheça os Desenhos Animados dos Backyardigans.

    Por: Henrique Carvalhol Educação> Educação Infantill 21/05/2010 lAcessos: 3,005 lComentário: 1
    Kelli Homeniuk

    Os desenhos de arabescos, florais entre outros, surgem ápartir da caligrafia Islâmica.

    Por: Kelli Homeniukl Arte& Entretenimento> Artel 08/08/2009 lAcessos: 1,676

    Fábio Marcelo Espíndula - Designer de Calçados. Graduado em design de Calçados e Pós-Graduado em Criação e Gestão de Moda, conta a história dos calçados no século XX. Esta história está dividida entre as décadas e é contada de forma detalhanda, levantando fatos marcantes, figuras em destaques, e estilos de vestuário e principalmente de calçados de cada década.

    Por: Fábio Marcelo Espíndulal Educação> Ensino Superiorl 31/01/2009 lAcessos: 3,555 lComentário: 2
    Milka Wolff

    Curadora de museu desmistifica a ideia de que homem não gosta de museu e mostra uma pesquisa que aponta que o público masculino aprecia visitar museus

    Por: Milka Wolffl Arte& Entretenimento> Artel 15/10/2014

    O ensaio avalia e estabelece um posicionamento crítico acerca do Circuito das Artes Visuais. O autor diante de vários segmentos, inclusive das ciências exatas mostra como o mercado procede. O título possui uma estratégia de motivação para o leitor assimilar as obras e instalações( utiliza-se de animais) presentes no mercado de arte, nos Salões e Bienais. Os erros, acertos os métodos para a escolha dos artistas e consequentemente das suas obras podem ser analisados com embasamento pelo leitor

    Por: vicente de percial Arte& Entretenimento> Artel 09/10/2014

    Ensaio crítico acerca do embate entre a Arte e o Poder. Exemplos e direcionamentos através do panorama do Circuito das Artes Visuais.

    Por: vicente de percial Arte& Entretenimento> Artel 03/10/2014

    Os antigos imperadores e generais romanos celebravam suas grandes vitórias no campo de batalha de forma espantosa: Construindo monumentos que os lembrassem para a eternidade. Este artigo mostra uma das mais marcantes de toda a cidade, muito embora marcada pela simplicidade, se levarmos em conta que é apenas uma "grande coluna", porém que teve e tem consequências fenomenais ainda hoje em nosso mundo moderno, a maravilhosa coluna de Trajano.

    Por: Giovani Pinto da Costal Arte& Entretenimento> Artel 29/09/2014
    Cristina Ribeiro

    A pintura em tecido vem sendo aprimorada a niveis fantásticos. Temos hoje em dia, artistas buscando um aprimoramento jamais visto. Isso é muito bom, valoriza a arte de pintar tecido e em breve, eu creio, que este trabalho já não estará mais relegado aos panos de copa.

    Por: Cristina Ribeirol Arte& Entretenimento> Artel 25/09/2014 lAcessos: 13

    Ensaio que relata a presença do conceituado artista Rubem Valentim. O autor Vicente de Percia é autor do texto do catálogo da Casa da Moeda quando as foram cunhadas em homenagem à obra de Valentim. Tal evento teve repercussão internacional e gerou esse texto.

    Por: vicente de percial Arte& Entretenimento> Artel 25/09/2014

    Análise crítica da obra de Celeida Tostes pelo crítico Vicente de Percia e sinalização da sua trajetória como artista plástica. Percia como um dos idealizadores e júri da I Bienal Mundial do Barro que teve origem em Carracas, Venezuela. A ceramista brasileira Celeida Tostes foi a convidada viva dessa grande Mostra e a artista homenageada falecida Ana Medieta de Cuba. Esse ensaio crítico e segundo a crítica Maria João Machado fundamental para o conhecimento e compreensão da obra da artista.

    Por: vicente de percial Arte& Entretenimento> Artel 06/09/2014
    Milka Wolff

    Estilista, criadora do Museu da Moda, único no mundo, chama a atenção para o crescimento do turismo cultural no país

    Por: Milka Wolffl Arte& Entretenimento> Artel 06/09/2014
    Vinicius Martins

    Quando você gosta muito de uma pessoa, está completamente apaixonado por ela, chega uma hora em que é necessário pedi-la em namoro. Mas, como?

    Por: Vinicius Martinsl Relacionamentos> Relações Amorosasl 09/05/2013 lAcessos: 143
    Vinicius Martins

    Saiba o que é um redator freelancer, quanto cobra e se você precisa contratá-lo. Veja as diferenças entre um redator web e os outros redatores.

    Por: Vinicius Martinsl Internet> Blogsl 07/05/2013 lAcessos: 136
    Vinicius Martins

    Neste artigo falo sobre o que é arte e seus 7 tipos. Abordo o fato desvalorização da arte no Brasil, como também o fato de ser complicado definir significado da palavra arte, pois, o mesmo já sofreu diversar mudanças durante seus anos de existência.

    Por: Vinicius Martinsl Arte& Entretenimento> Artel 25/07/2012 lAcessos: 2,177
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast