A Televisão E O Seu Impacto Na Sociedade

Publicado em: 29/06/2009 | Acessos: 12,190 |

O convívio em família estagnou, sobretudo por causa da televisão, ou seja, as conversas e assuntos familiares anteriormente debatidos, e quando me refiro neste caso a tempos passados, são aqueles momentos que antecederam a criação da televisão e onde tudo era diferente. Na minha opinião a partir da década de 70 tudo mudou, a maneira de agir, de pensar, de sonhar e de vestir, e não foi só a televisão que causou esta mudança, mas podemos considerar como o elemento fundamental desta alteração não só física mas principalmente psicológica nos seres humanos.

Se pensarmos sobretudo no bem que é capaz de nos fazer, elementos e opiniões a favor não faltam, pois se alguém passa por exemplo, o dia a trabalhar quando se encontra em casa com a família, ou até mesmo sozinho, encontra um local onde pode ficar a par de tudo a que esteve ausente no resto do dia, ou quem sabe da semana, ficando assim com uma informação completa não só do país mas também do Mundo em geral, isto tudo, se optar como é obvio pela secção informativa, mas o tema do Mundo tecnológico que a televisão pode oferecer não é só este, pois nela podemos assistir a um filme sem a necessidade de se deslocar a um cinema, retirando despesas como a gasolina e o bilhete do cinema, visualizar um excerto de uma novela, assistir a concursos televisivos onde muitas vezes estes são interactivos e chegam a proporcionar oportunidades de ganhar algum dinheiro às pessoas que assistem a este tipo de entretenimentos, mesmo a quem se encontra do lado de cá do ecrã. Este são apenas alguns dos motivos, onde pelos quais as pessoas optam não só por investir numa televisão, e hoje em dia cada vez mais interessa a qualidade que essa televisão pode oferecer pois certamente os momentos passados em frente ao ecrã irão ser muitos, mas também optam por poupar dinheiro com este “bichinho” doméstico, chamar-lhe-emos assim, pois apesar de essa consumir energia eléctrica fica sempre mais económico, a longo prazo claro, passar muitos momentos em frente ao ecrã do que andar em shoppings, por exemplo, a consumidor e a esbanjar dinheiro.

A evolução da televisão deve-se ao século XX, onde seria criado um objecto capaz de receber informação na sua maioria por ondas, e onde estas eram convertidas em imagem e em som.

Este aparelho electrónico tarda a chegar a Portugal, pois na altura em que a televisão se torna famosa em todo o Mundo, Portugal estava perante a Ditadura Salazarista.

Com a criação deste objecto concluída, cientistas e produtores tentam aperfeiçoar a cada dia, cada milímetro que este objecto contêm, e isso é bem visível até aos dia de hoje, pois neste momento chegam até nos televisões com uma espessura fantástica, aonde incorporam a mais recente tecnologia LED, onde muitas pessoas ainda ouviram falaram, mas o mercado é assim mesmo e para que haja sempre transacções monetárias é também necessário que haja uma evolução contaste do produto pois só assim o consumidor se sentirá atraído a adquirir algo mais recente. Mas o que expresso neste paragrafo não é nada de novo, pelo menos para a maioria das pessoas, pois é assim mesmo que funciona o mercado e principalmente o mercado das novas tecnologia, tudo o que neste momento é descoberto só irá para o mercado longos anos após, pois há uma necessidade de que o produto que foi recentemente comprado seja utilizado pelo menos alguns anos, criando assim algum interesse nesse mesmo consumidor a compra algo que neste momento é uma inovação, pelo menos para o mercado, porque certamente para os criadores já é bem capaz de possuir uns longos anos. Assim quando um produto inovador é posto à venda já os produtores têm uma nova tecnologia debaixo de olho.

A televisão em si, ao longo dos anos foi caminhando em conjunto com outros acessórios, dando assim hipótese de outras empresas de um ramo semelhante vencerem neste ponto, posso desde já dar o exemplo bem conhecido do mundo dos videojogos, pois esses não teriam qualquer fundamente se não existissem televisões ou ecrãs que lhes dessem valor, ou passar a sua imagem de fundo, acabei de me referir às consolas mas posso também salientar os reprodutores de vídeos como os DVD’s. Assim toda a gente pode juntar o útil ao agradável, hoje em dia até já se pode navegar na Internet através de uma televisão basta apenas possuir um aparelho extra como por exemplo uma das mais recentes consolas de videojogos. Mas não é só de acessórios que se rodeia a TV, mas sim de evolução interna, a programação das televisões é cada vez maior, sendo capazes de incluir relógio, temporizador, e até mesmo teletexto, extras que são capazes de fazer diferença no preço e na qualidade de um televisor.

Com esta evolução quem teve de caminhar a par, foram as emissores de televisão, que ao mesmo tempo que a qualidade das televisões evoluía a qualidade das transmissões não tinham outra hipótese senão evoluir também, só assim é possível realmente cativar a atenção das pessoas e juntar o útil ao agradável aumentando o nível da qualidade de vida humana.

Em termos de globalização, a televisão já atingiu todo o Mundo, mesmo até os países em desenvolvimento, que quase nem electricidade tem, mas pelo menos algumas televisões possuem, e agora perguntam, televisão sem electricidade? Sim é possível, pois apesar de a qualidade de vida nesses países ser realmente baixa, nem toda a gente tem o mesmo poder económico, como em qualquer país, e mesmo que a maioria seja pobre ou demasiado pobre, existem sempre ricos em qualquer lugar do Mundo, e esses de certeza que não iriam dispensar esta tecnologia, apenas têm que juntar mais uma para que lhes seja possível ver televisão, e neste caso estou a falar de um gerador capaz de alimentar uma TV, ou até mesmo uma casa inteira.

Em suma posso me referir à televisão como uma tecnologia que modificou todo o Mundo, tal como referi no primeiro parágrafo. Ninguém ficou indiferente à sua evolução e muito menos à sua importância, qualquer pessoa tem uma, ou muitas mais, em casa.

No entanto, vemos a internet a ganhar cada vez mais terreno em relação à Media tradicional, como a TV, e menos os Jornais, as Revistas e cada vez menos a Radio.

A Internet e o impacto que causa na sociedade actual, será o tema de meu novo artigo, assim como algumas dicas sobre como ganhar dinheiro na internet com um blog gratis e alguns programas de afiliação.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 12 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/arteentretenimento-artigos/a-televisao-e-o-seu-impacto-na-sociedade-1001189.html

    Palavras-chave do artigo:

    tv

    ,

    televisao

    ,

    impacto da tv

    Comentar sobre o artigo

    O presente artigo tem como objeto analisar a maneira como as principais revistas e jornais de circulação nacional e local discutiram a transformação nos costumes e também na moda em Florianópolis nas décadas de 60 e 70. Em primeira instância procura-se historicizar a transformação dos corpos, principalmente femininos no período em destaque relacionando com a revolução dos costumes e sexual. Num segundo momento, remete-se a questão do desnudamento através da moda, principalmente em Florianópolis.

    Por: Rejane Esther Vieiral Notícias & Sociedade> Cotidianol 02/07/2008 lAcessos: 20,554 lComentário: 2

    A Saúde do Trabalhador traz à particularidade de ser uma área que institui práticas potencialmente transformadoras que perseguem a integralidade da atenção à saúde buscando a superação da dicotomia existente entre a assistência individual e coletiva, entre a vigilância epidemiológica e sanitária, entre as ações preventivas e curativas. A criação da RENAST, a partir da Portaria n. 1.679, de 19 de setembro de 2002, veio atender viabilizar e garantir atenção a saúde dos trabalhadores

    Por: tamires almeidal Saúde e Bem Estarl 21/08/2014 lAcessos: 20

    Já paras-te para pensar a quantidade de tempo que vês televisão(TV), durante um determinado período por dia, por semana, por mês, ou até mesmo por ano?? Se ainda não pensaste nisso, tudo bem, mas já paras-te para pensar que, ao invés de veres TV, principalmente quando não tens nada para fazer, poderias fazer outro tipo de actividades que te permitiriam ter uma VIDA MELHOR?? :D

    Por: Martinho Costal Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 06/03/2012 lAcessos: 412

    A intenção desse artigo é apontar o quanto as práticas educativas precisam conceber os meios de comunicação e informação em seu cotidiano, como forma de atrair as crianças às atividades escolares. Um desses meios é a televisão, recurso utilizado pelas crianças em seu cotidiano de vida.

    Por: Leila Mara Mellol Educação> Educação Infantill 01/08/2011 lAcessos: 500

    A Google TV será uma revolução no modo que nós assistimos TV. Você poderá ver novelas e filmes direto do seu computador e em alta definição, podendo acessar conteúdo de canais do mundo todo, legendados pelo Google Translator. A informação chegará ao seu lar em instantes, saiba como.

    Por: Gabi Batistal Tecnologia> Tecnologiasl 29/03/2011 lAcessos: 128

    "A imprensa convive, como atividade industrial, com uma contradição intríseca ao seu lema tradicional".

    Por: mario bezerrada silval Direito> Doutrinal 15/12/2009 lAcessos: 151

    Este trabalho tem por objetivo analisar os projetos de sustentabilidade nas empresas, já que a sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários, naturais ou não de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.

    Por: Márcia Bonifáciol Negócios> Administraçãol 28/01/2012 lAcessos: 1,524
    Leudimila Parcianello

    A cada dia novas ferramentas tecnológicas são criadas para benefício da sociedade. Na educação ela ganha força na intenção de facilitar o processo de ensino e aprendizagem, mas também pode tornar-se um vilão entre os docentes, quando não estimulados a conhecerem, entenderem e usufruírem dos seus benefícios. Professores da licenciatura são os principais alvos do uso dessas novas ferramentas. Contudo, quantos deles as conhecem? A instituição de ensino dispõe desses recursos? Incentiva seu uso?

    Por: Leudimila Parcianellol Educação> Ensino Superiorl 17/07/2011 lAcessos: 1,209

    O processo de desenvolvimento do tecnobrega como música midiática segue, em linhas gerais, um modus operandi criado e permanentemente reinventado a partir do brega paraense. A formação e a difusão regional deste último correspondem ao período entre 1985 e o final da década de 1990. Características específicas de um "modo de fazer" surgiram com o brega e se ampliaram com o tecnobrega, seguindo um percurso em direção a cada vez maior autonomização artística e econômica.

    Por: Maurício Costal Arte& Entretenimento> Músical 23/05/2014 lAcessos: 153

    O trabalho apresenta as vantagens deste recurso de comunicação,e busca fornecer conceitos ao educador para preparar o educando para a melhor utilização desta mídia, considerando este aluno como futuro telespectador.

    Por: Jerusa C Da Fonseca Andradel Educaçãol 30/01/2011 lAcessos: 152

    (*) Elza Lúcia Panzan Um povo culto é um povo desenvolvido. Bem informado, com acesso à educação de qualidade, uma sociedade se fortalece e torna-se apta a exercer sua cidadania. Vencer as limitações no campo da educação vai exigir, de nós brasileiros, muito empenho; seja do setor público ou do setor privado. Assim como nas demais áreas, a luta é árdua. Temos muito a construir, melhorar, equipar, transformar. Na saúde, educação, infraestrutura, na esfera sociocultural.

    Por: ana paulaignaciol Arte& Entretenimentol 28/10/2014
    Fernanda Th. C. Schneider

    É uma estória contada com uma habilidade enorme de manejar o tempo, os encontros e o amor. É o talento da autora para amarrar causa e efeito num tempo não linear que torna "A Mulher do Viajante do Tempo" um dos livros mais geniais escritos nos últimos tempos.

    Por: Fernanda Th. C. Schneiderl Arte& Entretenimentol 23/10/2014 lAcessos: 11
    Fernanda Th. C. Schneider

    Sabe aquele livro que mantém você tentando adivinhar o final, mas você não adivinha? Aquele livro que guarda o segredo até o último capítulo? Aquele livro que faz você suspeitar de tudo e todos? Garota Exemplar, de Gillian Flynn, é aquele livro. Lançado em 2012. Você não pode perder!

    Por: Fernanda Th. C. Schneiderl Arte& Entretenimentol 23/10/2014

    Dicas de de roles culturais e gastronômicos sem gastar muito! Confira nossas dicas em nossa página no facebook: https://www.facebook.com/eaioquetemprahoje

    Por: eaioquetemprahojel Arte& Entretenimentol 28/09/2014 lAcessos: 13
    Tiago

    Jaz momentos de alegria e júbilo, uma tarde com os amigos, um jantar com a família, um encontro romântico, cinema e programas de TV, jogos eletrônicos,etc. Tanta coisa para nos entretermos há algo mais fora de nossa realidade que esquecemos?

    Por: Tiagol Arte& Entretenimentol 10/09/2014

    Porque se preocupar com quem vai fazer a sua filmagem de casamento? Como escolher um bom profissional? Confira algumas dicas neste artigo!

    Por: Bernardol Arte& Entretenimentol 08/08/2014

    As pulseiras de identificação podem ajudar você a controlar a consumação em um evento. Saiba como as pulseiras de identificação podem ser utilizadas.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Arte& Entretenimentol 25/07/2014 lAcessos: 18

    A produção de eventos requer dedicação e disciplina dos organizadores. Para facilitar sua vida , separamos as etapas essenciais da produção de eventos.

    Por: Ricardo Prates Moraisl Arte& Entretenimentol 23/07/2014
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast