Nike, uma história de sucesso

05/08/2010 • Por • 4,603 Acessos

A Nike há mais de 30 anos produz tênis e fabrica sonhos. A marca conquistou vôos altíssimos ao longos dos anos e conquistou um lugar inigualável no topo da área comercial. Sempre inovando, buscando modernização, com super tecnologia, e produtos de lançar moda, a Nike conquistou seu espaço e se tornou uma empresa de total sucesso no mundo todo. O seu tradicional e famoso logotipo, é a grande impulsão da marca que se espalhou por todos os lugares. Hoje se tornou um mito que patrocina mitos.

A empresa foi idealizada na década de 60 por Phil Knight, um ex-atleta de corridas de média distância. O projeto começou de forma muita pequena com produção apenas de tênis de atletismo. Nessa época todos os negócios aconteciam de forma direta e pessoal. Ainda faltava maiores recursos, um nome e algo que representasse graficamente a marca. Só com o passar dos anos é que tudo foi se desenvolvendo, se aperfeiçoando, ganhando maiores investimentos, e assim se tornando uma verdadeira potência na área de produtos esportivos.

Em 1971 surgiu o famoso símbolo da marca, através da estudante de design gráfico, Carolyn Davidson. Ela recebeu apenas US$ 35 por criar esse "difícil" desenho que ficou conhecido como Swoosh. Logo depois surgiu então o nome Nike, sugerido por Jeff Johnson que era um ex-rival de Phil nas corridas. Ele teve um sonho com a Deusa grega da vitória Niké que podia voar e correr em velocidades acima do normal. Acabou sendo um nome bem apropriado para a marca que hoje se consolida cada vez mais.

A coisa foi ganhando proporções maiores a partir deste ponto. Na década de 80 sua expansão internacional já começava a gerar muitos lucros e grande valorização. Surgiram laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, maior infra-estrutura, profissionais gabaritados, e os produtos foram abstraindo um cara, uma característica própria da Nike.

E assim o crescimento seguiu ladeira a cima, só encorpando ainda mais tecnologia e qualidade, conquistando o coração do mundo. Hoje a Nike é a marca esportiva preferida em todas as pesquisas, capaz de patrocinar os maiores eventos, clubes, e astros do esporte. Ela é líder mundial no mercado de vendas de material esportivo, um feito construindo com trabalho, dedicação, superação e a vontade de sempre querer vôos mais altos.

Perfil do Autor

Breno Aguiar

Podemos encontrar no texto a história da marca e do logotipo da Nike. Breno Aguiar é professor universitário, palestrante e blogueiro na...