10 frases proibidas de dizer ao cliente

Publicado em: 03/07/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,082 |

 

1- Não no início de qualquer frase

Você deve evitar dizer não no inicio das frases, soa de maneira negativa e desagradável ao cliente. Como contornar? Se o cliente pergunta se você tem determinado produto, nunca diga não, você pode dizer que se estiver em falta fará o pedido ou se não trabalha com o produto indicar outra loja. Ganhando assim a confiança do cliente.

 

2- Não sei:

O cliente vai comprar uma roupa e quer saber qual o tecido, e o atendente diz não sei. Ou então, se o cliente pergunta até que horas um determinado departamento fica aberto e o atendente diz não sei. Como contornar? Dizer não tenho esta informação no momento, mas vou me informar e já te trago o retorno. O segredo é não deixar o cliente sem informação que ele deseja saber. Exceto se a informação não tem a menor relação  com o negócio.

 

3- Você tem que fazer:

A expressão você tem que fazer não é agradável e nem confortável para o cliente. Por exemplo: Você tem que fazer no cartão de crédito ou no cheque, ou você tem que ter um avalista. Como contornar? Eu preciso que você me apresente apenas um avalista. A sensação que dá é que o jogo inverte e o atendente depende do cliente e não o contrário como no caso de dizer você tem que fazer. O segredo é como você utiliza as palavras para conduzir seu cliente, você pode estar dizendo a mesma coisa, só que de uma maneira mais agradável.

 

4- Você está enganado:

Quando o atendente diz essa frase, aparenta estar falando que o cliente está errado. O cliente por sua vez não gosta de ser depreciado, e irá embora da loja. Na situação: O cliente diz que produto da marca X não é bom. O atendente não deve falar você está enganado, e sim mostrar as características e vantagens do produto dessa marca.

 

5- Você não entendeu o que eu disse:

Parece que o atendente está menosprezando a inteligência do cliente. Como contornar?

Acredito que não soube me expressar e vou esclarecer melhor.

 

6- Não posso fazer nada:

Ao dizer esta frase, transmite a idéia de que o cliente está sendo desvalorizado. Como contornar? Mesmo não disponibilizando esse serviço, verei o que posso fazer para te ajudar.

 

7- Eu não tenho:

Ao dizer eu não tenho o atendente deixa o cliente sem ação e impede que se estabeleça um vínculo com aquele cliente. Como contornar? Não trabalhamos com esse produto, mas trabalhamos com esses da marca X e Y, que são similares e podem atender suas expectativas.

 

8- Espere um momento:

Nenhum cliente gosta de esperar. Mas quando houver a necessidade, nunca deixe de informar ao cliente quanto irá demorar e esclarecer a importância de que ele espere para que sua necessidade seja sanada da melhor maneira possível. Exemplo: O Senhor/ A Senhora pode aguardar alguns minutos para eu poder atendê-lo melhor?

 

9- Vocativos impessoais:

Jamais evocar o cliente com vocativos impessoais demais, ninguém espera que seja chamado de querido, patrão, chefe, flor, bem. Como contornar? A melhor forma de evocar o cliente é tratá-lo pelo próprio nome, ressaltando a individualidade do cliente e estabelecendo um vínculo de respeito.

 

10- Saudações pejorativas:

Evitar saudar o cliente de maneira a constrangê-lo. Como por exemplo: "Que você manda hoje campeão?" Como contornar? Uma saudação simples, falada em tom de voz calma e respeitosa, impressiona o cliente ganhando sua confiança. 

 

 Antonia Braz é Palestrante, Pedagoga,  Psicopedagoga e Especialista em Gestão Recursos Humanos e Presidente da Central de Voluntários de Presidente Prudente- SP

Veja outros artigos em : www.antoniabraz.com.br 

E-mail: antoniabraz@antoniabraz.com.br

Este material pode ser reproduzido desde que citado a fonte.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/atendimento-ao-cliente-artigos/10-frases-proibidas-de-dizer-ao-cliente-4980334.html

    Palavras-chave do artigo:

    frases proibidas

    ,

    clientes e atendimento

    Comentar sobre o artigo

    Natanael Gomes Filho

    Quem de nós já não se sentiu deixado de lado numa conversa pelo telefone? Quem de nós já não percebeu que o nosso interlocutor estava ironizando a nossa falta de conhecimento? Isso é muito ruim e encerra um possível ciclo de negociação. Leia estas dicas e tente fazer com que seu cliente se sinta acolhido quando decidir ligar para a sua empresa.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Atendimento ao Clientel 16/02/2011 lAcessos: 498

    O atendimento é essencial para fidelizar e satisfazer clientes, por isso ele deve ser excelente.

    Por: contasl Negócios> Atendimento ao Clientel 17/12/2014

    Excelência em Comunicação no Atendimento ao Cliente - Parte 02, Comunicação verbal nos dias atuais.

    Por: Priscila Pereira de Oliveiral Negócios> Atendimento ao Clientel 14/12/2014
    michelly bonifacio

    Você já teve sua empresa criticada nas mídias sociais por conta de um mau atendimento ou quem sabe por algum problema com seu produto? É horrível, não? Então, se você já teve sua empresa criticada nas mídias sociais e quer evitar que isso aconteça novamente ou se simplesmente tem medo de que isso ocorra e quer se prevenir, não importa, este artigo foi feito especialmente para você. Veja agora mesmo 3 Dicas que vão ajudar a sua empresa a não ser Publicamente Criticada pelas Mídias Sociais.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Atendimento ao Clientel 11/12/2014

    Para manter um cliente, é necessário realizar algumas ações pontuais a fim de fidelizá-lo. Entretanto existem algumas ações que podem ser realizadas de maneira simples para que ocorra a fidelização completa.

    Por: Inrisel Negócios> Atendimento ao Clientel 03/12/2014

    A comunicação é fundamental em todos os pilares da vida, e quando fala-se em Atendimento ao Cliente é fundamental pois é preciso primeiro se conhecer para entender o cliente, a primeira parte do artigo é sobre AUTOCOMUNICAÇÃO.

    Por: Priscila Pereira de Oliveiral Negócios> Atendimento ao Clientel 29/11/2014 lAcessos: 17

    A cadeia de suprimentos para a indústria de tecnologia é extremamente volátil, já que envolve grandes desafios para as empresas do setor, como a rápida resposta à demanda, sazonalidade, melhoria contínua, otimização de custos, visibilidade em tempo real, lançamento de novos produtos em um curto período de tempo e a movimentação de itens para produtos com ciclo de vida curto.

    Por: Flávia Gaviolil Negócios> Atendimento ao Clientel 25/11/2014

    O atendimento ao cliente é um serviço de impacto e precisa de um grupo de pessoas hábeis para realizar o atendimento de uma empresa, contudo, não é sempre assim que funciona, gerando resultados improdutivos impedindo o progresso do negócio.

    Por: Adriano Bezerral Negócios> Atendimento ao Clientel 07/08/2014 lAcessos: 37
    Gerisval Alves Pessoa

    Vender não se trata de trocar o produto ou serviço por dinheiro do cliente. É a doação de si mesmo.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Atendimento ao Clientel 20/06/2014 lAcessos: 37

    A arte de saber delegar é uma necessidade cada vez mais presente dentro das organizações.As falhas cometidas por empresários e lideres na hora de delegar tarefas tem trazido grandes transtornos para as empresas.

    Por: Antonia Brazl Negócios> Gestãol 08/03/2012 lAcessos: 197

    Com a realização da Copa do Mundo em 2014 no Brasil será uma grande oportunidade de educar para mudanças nos de comportamentos na preservação e educação ambiental.

    Por: Antonia Brazl Educação> Ciêncial 16/01/2012 lAcessos: 77

    As atitudes violentas tem ampliado no mundo e muitas vezes sua causa esta baseada em comunicação não assertiva ou violenta.

    Por: Antonia Brazl Carreira> Recursos Humanosl 16/01/2012 lAcessos: 165

    Um dos desafios nos dias d ehoje é manter a auto estima elevada diante de tanta violência, pressão e exigências de padrão de beleza padrão de beleza, tornou- se uma arte manter a autoestima elevada.

    Por: Antonia Brazl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/06/2011 lAcessos: 227

    É chegado o momento de mudar os velhos paradigmas, ou seja, aqueles padrões que tínhamos como verdadeiros no atendimento a cliente. Antes focávamos apenas nos produtos, hoje devemos nos preocupar na satisfação plena dos clientes buscando mecanismos para conquistar, fidelizar e manter seus clientes; portanto a organização deve formar equipe bem qualificada e motivada par atingir a excelência no atendimento .

    Por: Antonia Brazl Negóciosl 03/06/2011 lAcessos: 587

    Atualmente é muito comum em meio a tnata correria as pessoas perderem o foco e na sua principal Missão acabando por comprometer seus princípios.

    Por: Antonia Brazl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/05/2011 lAcessos: 177

    O Brasil vive um grande desafio em relação a qualificação da mão de obra e com isto as empresas correm o risco de vivenciarem um apagão de falta de profissionais qualificados de acordo com suas necessidades.

    Por: Antonia Brazl Carreira> Recursos Humanosl 24/05/2011 lAcessos: 546

    Voluntariado uma ação de solidariedade que tem contribuído de forma significatória com a minimização das desigualdades sociais

    Por: Antonia Brazl Negócios> Administraçãol 05/12/2008 lAcessos: 2,211 lComentário: 4
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast