10 frases proibidas de dizer ao cliente

Publicado em: 03/07/2011 |Comentário: 0 | Acessos: 1,059 |

 

1- Não no início de qualquer frase

Você deve evitar dizer não no inicio das frases, soa de maneira negativa e desagradável ao cliente. Como contornar? Se o cliente pergunta se você tem determinado produto, nunca diga não, você pode dizer que se estiver em falta fará o pedido ou se não trabalha com o produto indicar outra loja. Ganhando assim a confiança do cliente.

 

2- Não sei:

O cliente vai comprar uma roupa e quer saber qual o tecido, e o atendente diz não sei. Ou então, se o cliente pergunta até que horas um determinado departamento fica aberto e o atendente diz não sei. Como contornar? Dizer não tenho esta informação no momento, mas vou me informar e já te trago o retorno. O segredo é não deixar o cliente sem informação que ele deseja saber. Exceto se a informação não tem a menor relação  com o negócio.

 

3- Você tem que fazer:

A expressão você tem que fazer não é agradável e nem confortável para o cliente. Por exemplo: Você tem que fazer no cartão de crédito ou no cheque, ou você tem que ter um avalista. Como contornar? Eu preciso que você me apresente apenas um avalista. A sensação que dá é que o jogo inverte e o atendente depende do cliente e não o contrário como no caso de dizer você tem que fazer. O segredo é como você utiliza as palavras para conduzir seu cliente, você pode estar dizendo a mesma coisa, só que de uma maneira mais agradável.

 

4- Você está enganado:

Quando o atendente diz essa frase, aparenta estar falando que o cliente está errado. O cliente por sua vez não gosta de ser depreciado, e irá embora da loja. Na situação: O cliente diz que produto da marca X não é bom. O atendente não deve falar você está enganado, e sim mostrar as características e vantagens do produto dessa marca.

 

5- Você não entendeu o que eu disse:

Parece que o atendente está menosprezando a inteligência do cliente. Como contornar?

Acredito que não soube me expressar e vou esclarecer melhor.

 

6- Não posso fazer nada:

Ao dizer esta frase, transmite a idéia de que o cliente está sendo desvalorizado. Como contornar? Mesmo não disponibilizando esse serviço, verei o que posso fazer para te ajudar.

 

7- Eu não tenho:

Ao dizer eu não tenho o atendente deixa o cliente sem ação e impede que se estabeleça um vínculo com aquele cliente. Como contornar? Não trabalhamos com esse produto, mas trabalhamos com esses da marca X e Y, que são similares e podem atender suas expectativas.

 

8- Espere um momento:

Nenhum cliente gosta de esperar. Mas quando houver a necessidade, nunca deixe de informar ao cliente quanto irá demorar e esclarecer a importância de que ele espere para que sua necessidade seja sanada da melhor maneira possível. Exemplo: O Senhor/ A Senhora pode aguardar alguns minutos para eu poder atendê-lo melhor?

 

9- Vocativos impessoais:

Jamais evocar o cliente com vocativos impessoais demais, ninguém espera que seja chamado de querido, patrão, chefe, flor, bem. Como contornar? A melhor forma de evocar o cliente é tratá-lo pelo próprio nome, ressaltando a individualidade do cliente e estabelecendo um vínculo de respeito.

 

10- Saudações pejorativas:

Evitar saudar o cliente de maneira a constrangê-lo. Como por exemplo: "Que você manda hoje campeão?" Como contornar? Uma saudação simples, falada em tom de voz calma e respeitosa, impressiona o cliente ganhando sua confiança. 

 

 Antonia Braz é Palestrante, Pedagoga,  Psicopedagoga e Especialista em Gestão Recursos Humanos e Presidente da Central de Voluntários de Presidente Prudente- SP

Veja outros artigos em : www.antoniabraz.com.br 

E-mail: antoniabraz@antoniabraz.com.br

Este material pode ser reproduzido desde que citado a fonte.

 

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 1 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/atendimento-ao-cliente-artigos/10-frases-proibidas-de-dizer-ao-cliente-4980334.html

    Palavras-chave do artigo:

    frases proibidas

    ,

    clientes e atendimento

    Comentar sobre o artigo

    Natanael Gomes Filho

    Quem de nós já não se sentiu deixado de lado numa conversa pelo telefone? Quem de nós já não percebeu que o nosso interlocutor estava ironizando a nossa falta de conhecimento? Isso é muito ruim e encerra um possível ciclo de negociação. Leia estas dicas e tente fazer com que seu cliente se sinta acolhido quando decidir ligar para a sua empresa.

    Por: Natanael Gomes Filhol Negócios> Atendimento ao Clientel 16/02/2011 lAcessos: 492

    O atendimento ao cliente é um serviço de impacto e precisa de um grupo de pessoas hábeis para realizar o atendimento de uma empresa, contudo, não é sempre assim que funciona, gerando resultados improdutivos impedindo o progresso do negócio.

    Por: Adriano Bezerral Negócios> Atendimento ao Clientel 07/08/2014 lAcessos: 28
    Gerisval Alves Pessoa

    Vender não se trata de trocar o produto ou serviço por dinheiro do cliente. É a doação de si mesmo.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Atendimento ao Clientel 20/06/2014 lAcessos: 27
    Orlando Ferreira Ribeiro

    Isso mesmo não se espante por andar na contramão! É ainda fundamental afirmar com certeza que "O que é errado é errado, mesmo que todos estejam fazendo" e, "O que é certo é certo, mesmo que poucos estejam fazendo".Longe de mim a ideia de estabelecer uma revolução mas pre- tendo sim estabelecer uma revisão de conceitos, embora tenha a certeza de que esteja contrariando o senso comum.

    Por: Orlando Ferreira Ribeirol Negócios> Atendimento ao Clientel 13/06/2014 lAcessos: 25
    Portais Imobiliarios

    Existem clientes realmente difíceis onde é quase impossível não perder a calma em algumas situações, mas manter a educação é sempre essencial e com mais algumas dicas é possível lidar com a situação sem perder a razão.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Atendimento ao Clientel 05/06/2014 lAcessos: 14
    Durval Senna da Silva

    Costumo chamar de "ponto cego" do marketing digital o fato da maioria dos produtores e afiliados não enxergar que relacionamento com clientes vai muito além do que mensagens por autoresponder. Alguns produtores mais "empolgados" na hora da venda até dizem que vão nos "pegar pelas mãos" (não literalmente claro!) e nos levar a outro nível, mas na prática a teoria é outra... O que é inconcebível e que o mercado digital abre possibilidades enormes para os pseudo-experts da noite para o dia...

    Por: Durval Senna da Silval Negócios> Atendimento ao Clientel 08/05/2014 lAcessos: 91
    Eduardo Alencar

    O presente artigo discute alguns dos desafios de atendimento ao cliente para o atual mercado logístico de transporte de mercadorias

    Por: Eduardo Alencarl Negócios> Atendimento ao Clientel 06/05/2014 lAcessos: 42

    Muitas empresas tratam o cliente como se ele fosse um mal necessário. Veja quais são os dois maiores vilões que fazem as empresas perderem clientes.

    Por: Ernesto Bergl Negócios> Atendimento ao Clientel 23/04/2014 lAcessos: 34

    Sócios da Bvaz Idiomas, que presta serviços de tradução e de legendagem para grandes empresas, ressaltam que o sucesso está em compreender a necessidade do cliente e oferecer um serviço de qualidade, indo além das expectativas

    Por: estudio de comunicacaol Negócios> Atendimento ao Clientel 19/02/2014 lAcessos: 40

    A arte de saber delegar é uma necessidade cada vez mais presente dentro das organizações.As falhas cometidas por empresários e lideres na hora de delegar tarefas tem trazido grandes transtornos para as empresas.

    Por: Antonia Brazl Negócios> Gestãol 08/03/2012 lAcessos: 191

    Com a realização da Copa do Mundo em 2014 no Brasil será uma grande oportunidade de educar para mudanças nos de comportamentos na preservação e educação ambiental.

    Por: Antonia Brazl Educação> Ciêncial 16/01/2012 lAcessos: 72

    As atitudes violentas tem ampliado no mundo e muitas vezes sua causa esta baseada em comunicação não assertiva ou violenta.

    Por: Antonia Brazl Carreira> Recursos Humanosl 16/01/2012 lAcessos: 157

    Um dos desafios nos dias d ehoje é manter a auto estima elevada diante de tanta violência, pressão e exigências de padrão de beleza padrão de beleza, tornou- se uma arte manter a autoestima elevada.

    Por: Antonia Brazl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 15/06/2011 lAcessos: 223

    É chegado o momento de mudar os velhos paradigmas, ou seja, aqueles padrões que tínhamos como verdadeiros no atendimento a cliente. Antes focávamos apenas nos produtos, hoje devemos nos preocupar na satisfação plena dos clientes buscando mecanismos para conquistar, fidelizar e manter seus clientes; portanto a organização deve formar equipe bem qualificada e motivada par atingir a excelência no atendimento .

    Por: Antonia Brazl Negóciosl 03/06/2011 lAcessos: 575

    Atualmente é muito comum em meio a tnata correria as pessoas perderem o foco e na sua principal Missão acabando por comprometer seus princípios.

    Por: Antonia Brazl Psicologia&Auto-Ajuda> Auto-Ajudal 26/05/2011 lAcessos: 173

    O Brasil vive um grande desafio em relação a qualificação da mão de obra e com isto as empresas correm o risco de vivenciarem um apagão de falta de profissionais qualificados de acordo com suas necessidades.

    Por: Antonia Brazl Carreira> Recursos Humanosl 24/05/2011 lAcessos: 538

    Voluntariado uma ação de solidariedade que tem contribuído de forma significatória com a minimização das desigualdades sociais

    Por: Antonia Brazl Negócios> Administraçãol 05/12/2008 lAcessos: 2,204 lComentário: 4
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast