Quais Os Fatores Que Influenciam O Atendimento Ao Cliente?

Publicado em: 12/08/2008 |Comentário: 2 | Acessos: 34,856 |

Quais seriam os fatores capazes de influenciar o atendimento ao cliente? Antes de apontá-los torna-se necessário conceituar a palavra “atendimento”. Segundo o Dicionário Aurélio (2001) o termo atender significa: acolher com atenção, cortesia ou dar atenção (a freguês, cliente, etc), prestando-lhes serviço; escutar atentamente; dentre outros.


As organizações, no mundo contemporâneo buscam oferecer aos clientes atendimento diferenciado. Assim, dois fatores merecem destaque na qualidade do atendimento: a recepção que o funcionário oferece e a expectativa do cliente. O cliente ao chegar em um estabelecimento deseja que sua expectativa seja alcançada. Todavia, para que isso ocorra a empresa precisa ter funcionários de prontidão, interessados e conscientes da importância de se "acolher com atenção". Assim, "os esforços e o desempenho dos indivíduos determinam a percepção, pelos clientes da qualidade dos serviços, a qual se torna quase um sinônimo de qualidade pessoal” (MOLLER, 2002, p.17).


Pode-se incluir como fatores influenciadores no atendimento ao cliente o estresse, a resistência à mudança, valorização profissional, treinamento, liderança, qualidade de vida no trabalho (QVT), dentre outros. Quanto a resistência à mudança, Schermerborn e outros (2000) ressaltam que a mesma é definida como qualquer atitude ou comportamento que reflete a falta de vontade da pessoa de fazer ou apoiar uma mudança desejada. Assim, as pessoas resistem ao novo, ou seja, ao desconhecido. De fato, tudo aquilo que não é familiar transmite insegurança, gerando instabilidade, devido à tal percepção de sentimento de ameaça à situação já organizada e segura da pessoa.


Com relação à valorização profissional é possível avaliar que a mesma contribui para que os funcionários melhorem seu comportamento frente à clientela e, conseqüentemente, aos resultados financeiros da organização, bem como sua imagem perante a sociedade.

Para melhorar a qualidade do atendimento no âmbito organizacional é necessário, também, que a organização ofereça treinamento, pois o mesmo proporciona mais segurança aos colaboradores, além de qualificá-los. Assim, o treinamento pode ser considerado como fator influenciador no atendimento ao cliente, bem como a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) por ser preponderante para a melhoria do atendimento proporcionado pelos funcionários no âmbito organizacional. A QVT é definida por Vasconcelos (2006) como um conjunto das ações de uma empresa que envolve a implantação de melhorias e inovações gerenciais e tecnologia no ambiente de trabalho. Os programas de QVT favorecem os funcionários que se sentem mais dispostos a contribuir com a organização, melhorando o atendimento. Outro aspecto que influencia na recepção do funcionário ao cliente é o estresse.

O atendimento ao cliente também está atrelado ao perfil do líder. É função de o líder incentivar os liderados a contribuírem com a organização, proporcionando um ambiente saudável, facilitando o entrosamento, bem como proporcionando flexibilidade. “Se todos, em uma empresa/ organização, fizessem o melhor possível todos os dias e estivessem altamente comprometidos, o futuro seria brilhante” (MOLLER, 2002, p.18). Deste modo, é função do líder influenciar os funcionários a darem o melhor de si. Assim, o perfil do líder influencia no atendimento ao cliente.


NASCIMENTO, Iderlan Soares. Administradora, Especialista em Gestão de Pessoas.

iderlan_1@hotmail.com

REFERÊNCIAS

BUARQUE, A. Mini Dicionário. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

MOLLER, C. O lado humano da qualidade: maximizando a qualidade de produtos e serviços através do desenvolvimento das pessoas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SCHERMERBORN, J. R. Fundamentos do comportamento organizacional. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2000.

VASCONCELOS, A. F. Qualidade de Vida no trabalho: Origens, evolução e perspectiva. 2002. Acesso em: 15 mar. 2008.

Avaliar artigo
5
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 4 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/atendimento-ao-cliente-artigos/quais-os-fatores-que-influenciam-o-atendimento-ao-cliente-519167.html

    Palavras-chave do artigo:

    atendimento clientes funcionarios satisfacao

    Comentar sobre o artigo

    Este artigo trata da importância do atendimento no mundo contemporâneo. Aqui destaca-se o atendimento diferenciado como fator estratégico para as organizações.

    Por: IDERLAN SOARES DO NASCIMENTOl Negócios> Administraçãol 04/02/2009 lAcessos: 9,849 lComentário: 1
    FLÁVIÀ M LORÊMÇON

    Exceder as expectativas do cliente, no sentido de um serviço de qualidade, deve ser a força que impulsiona uma organização, o centro de suas preocupações e o motivo para ela estar nos negócios. Um serviço de qualidade não é a meta, não é um objetivo, ao contrário, é uma forma de fazer negócios, uma forma de vida.

    Por: FLÁVIÀ M LORÊMÇONl Marketing e Publicidadel 30/09/2009 lAcessos: 11,126 lComentário: 2

    Grandes empresas, grandes tour over, atendimento precário, lucros exorbitantes. Do outro lado o cliente sofrente com precário atendimento, resultado do não treinamento de funcionários para fazer o atendimento.

    Por: Mainaldo Medeirosl Carreira> Gestão de Carreiral 26/01/2011 lAcessos: 620
    Gustavo Rocha

    Quais as principais razões que um cliente tem para sair de um escritório e ir para outro? Podemos elencar várias, mas vamos focar em algumas: Valor dos honorários; Retorno do contato; Forma de comunicação; Necessidade do cliente; Desentendimento com funcionário; Em relação a valores, aprenda a ser flexível sem ser pedinte. Ou seja, se o valor de uma ação é de R$ 1000,00, aceite o pagamento em três vezes, aceite fazer duas ações com o valor de uma ação e meio, aceite negociar. (...)

    Por: Gustavo Rochal Negócios> Gestãol 14/04/2010 lAcessos: 56

    Cada vez mais os consumidores tomam suas decisões não somente pelas características do produto, mas pelos serviços que vem agregados à compra. E sobretudo em relação à qualidade dos serviços prestados. Numa agência de pbublicidade e/ou design onde a criatividade é o norteador das ações, ou seja, transformar idéias em arte, a expectativa criada no cliente de um serviço diferenciado torna-se ainda mais evidente, uma vez que o produto final não é necessariamente algo físico, mas sim uma sensação.

    Por: Fabricio Ungarettil Negócios> Atendimento ao Clientel 11/04/2012 lAcessos: 156
    NIVALDO NUNES

    FIDELIZAR CLIENTES Fidelizar os clientes é uma estratégia obrigatória para as empresas em qualquer área nesta era de globalização. Você tem certeza que seus concorrentes estão sempre pensando em fazer algo diferente para conquistar novos clientes e permanecer com os atuais? Não seria ótimo ter clientes leias e que permanecesse fiel a sua empresa mesmo em tempos difíceis? Em qualquer segmento de atividade precisa de: PESSOAS - PROCESSOS - TECNOLOGIAS

    Por: NIVALDO NUNESl Negócios> Atendimento ao Clientel 02/12/2010 lAcessos: 445

    Nossos clientes não são exclusivamente aqueles que compram nossos produtos ou serviços. São também aqueles que convivem ao nosso lado e participam do sucesso da organização.

    Por: José Carlos Maron Jr.l Negóciosl 04/03/2008 lAcessos: 3,813

    O que é qualidade em atendimento? Esta é uma pergunta muito fácil de responder. Para atender bem em qualquer segmento, devemos tratar o cliente com respeito e empatia, agindo de maneira imparcial, argumentando de forma convincente, caso seja necessário, e, sobretudo, sendo um bom ouvinte.

    Por: Cristina Roteial Negócios> Atendimento ao Clientel 07/12/2010 lAcessos: 9,673

    Este artigo visa entender a necessidade de se construir um relacionamento exemplar com os clientes, focalizando a satisfação de suas necessidades, obtendo sua captação e fidelização. Examina-se o segmento específico de serviços, utilizando o Hotel Belo Horizonte Plaza como estudo de caso para explicar o conteúdo dos assuntos abordados.

    Por: Tatiana Acerbil Negócios> Atendimento ao Clientel 26/10/2008 lAcessos: 14,683 lComentário: 1

    Excelência em Comunicação no Atendimento ao Cliente - Parte 02, Comunicação verbal nos dias atuais.

    Por: Priscila Pereira de Oliveiral Negócios> Atendimento ao Clientel 14/12/2014
    michelly bonifacio

    Você já teve sua empresa criticada nas mídias sociais por conta de um mau atendimento ou quem sabe por algum problema com seu produto? É horrível, não? Então, se você já teve sua empresa criticada nas mídias sociais e quer evitar que isso aconteça novamente ou se simplesmente tem medo de que isso ocorra e quer se prevenir, não importa, este artigo foi feito especialmente para você. Veja agora mesmo 3 Dicas que vão ajudar a sua empresa a não ser Publicamente Criticada pelas Mídias Sociais.

    Por: michelly bonifaciol Negócios> Atendimento ao Clientel 11/12/2014

    Para manter um cliente, é necessário realizar algumas ações pontuais a fim de fidelizá-lo. Entretanto existem algumas ações que podem ser realizadas de maneira simples para que ocorra a fidelização completa.

    Por: Inrisel Negócios> Atendimento ao Clientel 03/12/2014

    A comunicação é fundamental em todos os pilares da vida, e quando fala-se em Atendimento ao Cliente é fundamental pois é preciso primeiro se conhecer para entender o cliente, a primeira parte do artigo é sobre AUTOCOMUNICAÇÃO.

    Por: Priscila Pereira de Oliveiral Negócios> Atendimento ao Clientel 29/11/2014 lAcessos: 17

    A cadeia de suprimentos para a indústria de tecnologia é extremamente volátil, já que envolve grandes desafios para as empresas do setor, como a rápida resposta à demanda, sazonalidade, melhoria contínua, otimização de custos, visibilidade em tempo real, lançamento de novos produtos em um curto período de tempo e a movimentação de itens para produtos com ciclo de vida curto.

    Por: Flávia Gaviolil Negócios> Atendimento ao Clientel 25/11/2014

    O atendimento ao cliente é um serviço de impacto e precisa de um grupo de pessoas hábeis para realizar o atendimento de uma empresa, contudo, não é sempre assim que funciona, gerando resultados improdutivos impedindo o progresso do negócio.

    Por: Adriano Bezerral Negócios> Atendimento ao Clientel 07/08/2014 lAcessos: 37
    Gerisval Alves Pessoa

    Vender não se trata de trocar o produto ou serviço por dinheiro do cliente. É a doação de si mesmo.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Atendimento ao Clientel 20/06/2014 lAcessos: 37
    Orlando Ferreira Ribeiro

    Isso mesmo não se espante por andar na contramão! É ainda fundamental afirmar com certeza que "O que é errado é errado, mesmo que todos estejam fazendo" e, "O que é certo é certo, mesmo que poucos estejam fazendo".Longe de mim a ideia de estabelecer uma revolução mas pre- tendo sim estabelecer uma revisão de conceitos, embora tenha a certeza de que esteja contrariando o senso comum.

    Por: Orlando Ferreira Ribeirol Negócios> Atendimento ao Clientel 13/06/2014 lAcessos: 31

    Este artigo trata do Fluxo de Caixa. O estudo, possibilita compreensão acerca de seus conceitos, objetivos, movimentação, além das políticas de administração do fluxo de caixa, dentre outros. Quanto aos objetivos do estudo, os mesmos foram alcançados, tendo em vista que foi possível levantar informações sobre o Fluxo de caixa, discorrendo, consequentemente sobre sua função e vantagens. Além disso, no estudo também analisou-se a manutenção do controle do fluxo de caixa.

    Por: IDERLAN SOARES DO NASCIMENTOl Negócios> Administraçãol 09/04/2013 lAcessos: 136

    Este artigo mostra que quando não se tem certeza se o nome do meu cliente é de homem ou de mulher é melhor que o funcionário não o(a) chame de senhor nem de senhora para evitar constrangimento ao cliente.

    Por: IDERLAN SOARES DO NASCIMENTOl Educaçãol 15/06/2009 lAcessos: 2,371

    Este artigo trata do surgimento do Curso de Administração apontando a oferta ém Salvador até 2005.

    Por: IDERLAN SOARES DO NASCIMENTOl Educação> Ensino Superiorl 15/06/2009 lAcessos: 721

    Este artigo trata da importância do atendimento no mundo contemporâneo. Aqui destaca-se o atendimento diferenciado como fator estratégico para as organizações.

    Por: IDERLAN SOARES DO NASCIMENTOl Negócios> Administraçãol 04/02/2009 lAcessos: 9,849 lComentário: 1

    Este artigo aborda o comportamento do consumidor. Aqui mostra-se algumas teorias capazes de identificar a forma de comportamento de compra do cliente.

    Por: IDERLAN SOARES DO NASCIMENTOl Negócios> Gestãol 24/09/2008 lAcessos: 90,933 lComentário: 8

    O presente artigo trata da habilidade de saber ouvir em um processo de negociação.

    Por: IDERLAN SOARES DO NASCIMENTOl Negócios> Gestãol 12/09/2008 lAcessos: 17,841 lComentário: 2

    Este artigo trata do processo de seleção interno. Aqui, identifica-se sua importância tanto para os funcionários, quanto para as organizações. Buscou-se discutir a motivação dos empregados quando a organização permite a ocupação de novos cargos, através do processo de seleção interno, bem como as vantagens e desvantagens desta ferramenta de gestão. O presente artigo foi realizado através de pesquisa bibliográfica (rede eletrônica).

    Por: IDERLAN SOARES DO NASCIMENTOl Negócios> Administraçãol 07/09/2008 lAcessos: 4,334 lComentário: 2

    Comments on this article

    0
    ELAINE DE SANTANA SILVA 16/05/2011
    ESTOU ME ESPECIALIZANDO NA AREA DE GESTÃO DE PESSOAS E SAÚDE CORPORATIVA.ESTOU ELABORANDO UM PROJETO CUJO TEMA É:A INFLUÊNCIA DA CAPACITAÇÃO PARA A MELHORIA DO ATENDIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES,GOSTARIA DE OBTER INFORMAÇÕES SOBRE O MESMO E COMO APLICAR UM QUESTIONÁRIO NAS ORGANIZAÇÕES.
    0
    Juliano 27/04/2009
    Sou estudante de administração e estou desenvolvendo um trabalho interdiciplinar, gostaria de obter as informações referente aos benefícios na implantação da QVT no call center, e qual o melhor programa de qualidade pode ser implantado.
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast