Qualidade em atendimento na recepção de Hospitais e Pronto Atendimento

Publicado em: 07/12/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 9,423 |

 

Os hospitais, apesar de lidar com vidas e com saúde, são entidades, que são nada mais nada menos que uma empresa, e devem ser administrados como tais. O produto dos hospitais são os serviços oferecidos e os resultados alcançados com os tratamentos dos clientes.

Hoje, todas as empresas buscam incansavelmente a qualidade, e ela começa pela linha de frente que é no atendimento inicial ao cliente (na recepção).

  • O que é qualidade em atendimento?

Esta é uma pergunta muito fácil de responder. Para atender bem em qualquer segmento, devemos tratar o cliente com respeito e empatia, agindo de maneira imparcial, argumentando de forma convincente, caso seja necessário, e, sobretudo, sendo um bom ouvinte.

O cliente que chega a um hospital, é um cliente diferenciado dos clientes de outros segmentos. Ele se encontra debilitado física e emocionalmente, então ele deve ter atenção dobrada e a sensibilização de quem o atende. Mas atenção, saiba diferenciar atender bem com se envolver emocionalmente, a recepção desses clientes não é um consultório de psicologia.

Entendemos que os funcionários não podem se envolver emocionalmente com os clientes, porém ser solidário e humanizado em seu atendimento a esse cliente que se encontra em momento crítico é um grande diferencial competitivo.

Para chegar a esse ponto no atendimento, é muito importante a capacitação e o treinamento dos colaboradores para despertar neles a consciência e o comprometimento para com o atendimento ao cliente, nada deve ser imposto o ideal é que as pessoas comprem a idéia, sendo que toda mudança comportamental deve ser absorvida. È importante realizar palestras ministradas por profissionais da área de RH, onde serão abordados temas como Qualidade em atendimento, Ética no trabalho, Como se vestir e se portar no trabalho, Trabalho em Equipe,Motivação etc. E cursos de capacitação ministrados por profissionais da saúde

Nesse trabalho é importante buscar a potencialização emocional e estrutural dos funcionários para assim torná-lo aptos ao equilíbrio emocional e físico para atender bem um cliente fragilizado.Esse trabalho deve ser realizado com toda a equipe, inclusive com os superiores (chefes e gerentes), buscando também a qualificação dos líderes, em busca de potencializar e unificar toda a equipe.

Os resultados serão imediatos, clientes mais satisfeitos, menos nervosismos e maior qualidade no atendimento.

Não podemos esquecer que após a capacitação dos colaboradores é importante obter um feedback dos clientes, se possível é bom implantar um serviço de pesquisa de satisfação do cliente. Pode ser realizado através de um questionário bem estruturado e simples, que obedeça às normas de pesquisa de mercado, mas esse trabalho acarretará custos, pois ele terá que ser realizado por uma equipe preparada e que não tenha nenhum envolvimento com as equipes de recepção. Essa ferramenta com certeza será um bom medidor da qualidade dos serviços dos colaboradores e se foram alcançados os resultados esperados com treinamentos realizados. Se não for possível implantar um serviço de pesquisa, por causa da verba necessária, os colaboradores podem sempre perguntar se os clientes se encontram satisfeitos após o atendimento medindo assim, em tempo real, a qualidade do seu próprio atendimento.

E é importante lembrar que o trabalho com os colaboradores não acaba quando acabam os cursos e as palestras, ele deve ser constante, sempre que puderem, os superiores (chefes e gerentes) devem marcar reuniões com as equipes onde é necessário ser abordado o tema "Como anda a qualidade do seu atendimento" mantendo sempre o trabalho atualizado para não perder com o tempo tudo que foi aplicado. Vale também, as instituições oferecerem de tempos em tempos determinados, cursos de reciclagem, tornando-se um hábito para se estabelecer um padrão no atendimento.

 

       Quanto à postura e comportamento dos colaboradores de atendimento em recepção de Hospitais e Pronto Atendimento

 

Aparência - é fundamental, roupas limpas asseadas, bem passadas, cabelos alinhados, unhas limpas. Evite o uso de decotes, roupas justas ou muito curtas, bijuterias exageradas, salto alto, transparências, seja discreta. O seu modo de vestir e o seu comportamento e postura influencia no tratamento que você irá receber do cliente e dos colegas de trabalho. As roupas muito insinuantes podem incentivar comportamentos não muito agradáveis e que podem gerar até assedio sexual.

  • Roupa: Calça social ou jeans (tanto para homens e mulheres), camisas de manga (curta ou comprida) pode ser de malha (não use camiseta, decotes e nem transparências), Saias e vestidos (com comprimento confortável, geralmente a baixo dos joelhos, não muito justas), sapatos fechados ou tênis limpos (não use sandálias abertas, saltos muito altos e de bicos muito finos)
  • Maquiagem: pode ser usada se for discreta, sombras mais claras (cor de terra, dourada, cor da pele), rímel transparente, lápis preto, batons (cor de boca, cores terrosas ou dourado)
  • Unhas: pintadas com cores mais tradicionais e discretas
  • Bijuterias:Brincos pequenos, colares tipo gargantilha, anéis pequenos, e pulseiras (poucas, pequenas e discretas, quando em muita quantidade faz barulho e chama atenção)
  • Perfume: prefira tipo, secos, colônia, mais tropical ou amadeirados. (perfumes doces e fortes provocam alergias em outras pessoas).

Humor - deixe seus problemas em casa. Nada pior que o mau humor. O cliente não tem culpa dos seus problemas particulares, do aumento do custo de vida, e muito menos do seu mau humor. Não misture vida pessoal com o trabalho, tente separar ao entrar no seu local de trabalho deixe tudo lá fora.

Tom de Voz - procure ser clara e objetiva ao conversar com um cliente. Não grite, ele pode assustar-se, nem fale muito baixo, ele pode achar que você não quer atendê-lo. Tenha um tom de voz agradável e claro, e principalmente seja muito educado e cordial.

Presteza - seja solícito e atenda prontamente o cliente.Não enrole, atenda rápido e com eficiência.

Interesse - Demonstre interesse pelo que o cliente está dizendo. Escute-o com os ouvidos e com os olhos, porque o corpo também fala, preste atenção nos gestos, e nos movimentos dos clientes (um cliente nervoso gesticula muito).

Tolerância - seja tolerante com as opiniões dos clientes. Esclareça suas dúvidas.  Nunca discuta com o cliente, evite causar brigas e situações desagradáveis, você está na linha de frente da instituição, você é a cara e o marketing da Empresa.

 Agora é só seguir as dicas e ter um pouquinho de bom senso para se vestir e portar no trabalho!

Boa sorte!

 

 

.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 2 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/atendimento-ao-cliente-artigos/qualidade-em-atendimento-na-recepcao-de-hospitais-e-pronto-atendimento-3804135.html

    Palavras-chave do artigo:

    atendimento

    ,

    cliente

    ,

    qualidade

    Comentar sobre o artigo

    EVALDO COSTA

    O bom atendimento é sinônimo de lucro,: portanto, tão ou mais importante que os benefícios concedidos ao cliente

    Por: EVALDO COSTAl Negócios> Atendimento ao Clientel 26/11/2010 lAcessos: 486
    Julio Leite

    A reflexão básica deste estudo consiste na qualidade do atendimento ao cliente e na prestação de serviços, estabelecendo mecanismos para que a fidelização e a retenção dos clientes aconteçam. Sendo assim, o que objetiva este artigo é a analise da importância de um atendimento e serviço prestado ao cliente com qualidade de modo que a empresa construa a rede de fidelização e retenção de seus clientes.

    Por: Julio Leitel Negócios> Atendimento ao Clientel 09/05/2012 lAcessos: 1,003
    FLÁVIÀ M LORÊMÇON

    Exceder as expectativas do cliente, no sentido de um serviço de qualidade, deve ser a força que impulsiona uma organização, o centro de suas preocupações e o motivo para ela estar nos negócios. Um serviço de qualidade não é a meta, não é um objetivo, ao contrário, é uma forma de fazer negócios, uma forma de vida.

    Por: FLÁVIÀ M LORÊMÇONl Marketing e Publicidadel 30/09/2009 lAcessos: 11,033 lComentário: 2
    Eletrodomésticos Fórum

    Uma das maiores falhas dos profissionais que fornecem serviços é não dar a devida importância aos clientes. Na verdade muitos só parecem se lembrar deles na hora em que estão sem serviço nenhum.

    Por: Eletrodomésticos Fóruml Negócios> Atendimento ao Clientel 20/08/2010 lAcessos: 652

    Artigo sobre a monitoria da qualidade do atendimento telefônico em Call Center

    Por: Blog do Call Centerl Carreira> Gestão de Carreiral 30/05/2011 lAcessos: 805
    Luciano Amato

    A busca pela Excelência no Atendimento ao Cliente nunca foi tão importante como nos dias atuais. Com a globalização, a concorrência ficou mais acirrada e a qualidade dos produtos que eram o foco da atenção das empresas para conquistar o cliente passou a ser algo implícito no contexto e não mais o diferencial que encanta o cliente. Até chegar ao modelo existente, a relação entre cliente e empresa passou por diversas fases. Em meados dos anos 60, acreditava-se que a venda era algo natural, basta

    Por: Luciano Amatol Negócios> Atendimento ao Clientel 09/07/2010 lAcessos: 1,379

    O atendimento ao cliente é um serviço de impacto e precisa de um grupo de pessoas hábeis para realizar o atendimento de uma empresa, contudo, não é sempre assim que funciona, gerando resultados improdutivos impedindo o progresso do negócio.

    Por: Adriano Bezerral Negócios> Atendimento ao Clientel 07/08/2014 lAcessos: 27

    Para iniciar este artigo, trago alguns números que retratam o panorama da Copa do Mundo em 2014 no Brasil. A pesquisa divulgada recentemente pelo Ministério do Turismo aponta uma perspectiva de crescimento em torno de 20% em todos os setores envolvidos neste mega evento.

    Por: Itamara de Mellol Negócios> Gestãol 30/05/2011 lAcessos: 217

    Muitas empresas tratam o cliente como se ele fosse um mal necessário. Veja quais são os dois maiores vilões que fazem as empresas perderem clientes.

    Por: Ernesto Bergl Negócios> Atendimento ao Clientel 23/04/2014 lAcessos: 31

    Nos dias atuais, a qualidade no atendimento hospitalar vem passando por diversas mudanças, o serviço de saúde que não estiver disposto a implantar e implementar ferramentas para melhoria da qualidade de seu atendimento ficará defasado e terá dificuldades para fidelizar seus clientes.

    Por: FLAVIO BATISTAl Negócios> Atendimento ao Clientel 18/10/2011 lAcessos: 281

    O atendimento ao cliente é um serviço de impacto e precisa de um grupo de pessoas hábeis para realizar o atendimento de uma empresa, contudo, não é sempre assim que funciona, gerando resultados improdutivos impedindo o progresso do negócio.

    Por: Adriano Bezerral Negócios> Atendimento ao Clientel 07/08/2014 lAcessos: 27
    Gerisval Alves Pessoa

    Vender não se trata de trocar o produto ou serviço por dinheiro do cliente. É a doação de si mesmo.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Atendimento ao Clientel 20/06/2014 lAcessos: 26
    Orlando Ferreira Ribeiro

    Isso mesmo não se espante por andar na contramão! É ainda fundamental afirmar com certeza que "O que é errado é errado, mesmo que todos estejam fazendo" e, "O que é certo é certo, mesmo que poucos estejam fazendo".Longe de mim a ideia de estabelecer uma revolução mas pre- tendo sim estabelecer uma revisão de conceitos, embora tenha a certeza de que esteja contrariando o senso comum.

    Por: Orlando Ferreira Ribeirol Negócios> Atendimento ao Clientel 13/06/2014 lAcessos: 24
    Portais Imobiliarios

    Existem clientes realmente difíceis onde é quase impossível não perder a calma em algumas situações, mas manter a educação é sempre essencial e com mais algumas dicas é possível lidar com a situação sem perder a razão.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Atendimento ao Clientel 05/06/2014 lAcessos: 13
    Durval Senna da Silva

    Costumo chamar de "ponto cego" do marketing digital o fato da maioria dos produtores e afiliados não enxergar que relacionamento com clientes vai muito além do que mensagens por autoresponder. Alguns produtores mais "empolgados" na hora da venda até dizem que vão nos "pegar pelas mãos" (não literalmente claro!) e nos levar a outro nível, mas na prática a teoria é outra... O que é inconcebível e que o mercado digital abre possibilidades enormes para os pseudo-experts da noite para o dia...

    Por: Durval Senna da Silval Negócios> Atendimento ao Clientel 08/05/2014 lAcessos: 87
    Eduardo Alencar

    O presente artigo discute alguns dos desafios de atendimento ao cliente para o atual mercado logístico de transporte de mercadorias

    Por: Eduardo Alencarl Negócios> Atendimento ao Clientel 06/05/2014 lAcessos: 42

    Muitas empresas tratam o cliente como se ele fosse um mal necessário. Veja quais são os dois maiores vilões que fazem as empresas perderem clientes.

    Por: Ernesto Bergl Negócios> Atendimento ao Clientel 23/04/2014 lAcessos: 31

    Sócios da Bvaz Idiomas, que presta serviços de tradução e de legendagem para grandes empresas, ressaltam que o sucesso está em compreender a necessidade do cliente e oferecer um serviço de qualidade, indo além das expectativas

    Por: estudio de comunicacaol Negócios> Atendimento ao Clientel 19/02/2014 lAcessos: 40
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast