Receita Para Um Atendimento Eficaz Ao Cliente

Publicado em: 20/04/2010 |Comentário: 0 | Acessos: 3,089 |


"Atendo ao Cliente como Eu gostaria de ser atendido. É só isso!"


No início de um curso sobre atendimento ao cliente, um dos treinandos me perguntou:


Aluno: "Lucienne, eu estava dizendo aqui para o meu amigo que este papo de atendimento ao cliente é muito fácil, é só atendermos como gostaríamos de sermos atendido, não tem erro, é só isso!Reduzi muito o seu curso, professora?"

 

Lucienne: Em uma abordagem inicial, como você se dirige a uma cliente idosa?


Aluno: "Esta é fácil! Eu falo bom dia ou boa tarde senhora, posso ajudá-la?"

Lucienne: Muito bom. E se você fosse atender a você mesmo? Esta seria sua abordagem inicial?


Aluno: "Ah não, aí eu diria algo como: e aí, o que vai hoje? (fez uma pausa para reflexão) É! Acho que entendi. Vou ficar quietinho agora."


Lucienne: Não fique constrangido, você não sabe o quanto me ajudou.

O que disse a ele era a pura verdade. Começar um curso desta forma foi inovador e desafiante. Em seguida, expliquei que somos pessoas diferentes e que temos necessidades diferentes, por isso não é tão simples assim.


É necessário observar, compreender, analisar e buscar satisfazer as necessidades do outro, como ele as sente e não simplesmente como sentimos ou como achamos que ele sente. É necessário um processo de análise e sondagem para chegarmos às verdadeiras necessidades explícitas e implícitas.

 

O correto é: "Atenda ao cliente como ele precisa ser atendido para satisfazer as suas necessidades"; e plagiando meu aluno: - "É só isso!"


 

Lucienne Baldez (ALLVO DTC)


Fone: (11) 5087-8931

Site: www.allvodtc.com.br

E-mail: contato@allvodtc.com.br


Verifique a agenda de eventos da ALLVO DTC. Novos cursos e palestras estão sempre disponíveis com a metodologia P.O.L.I. (Participante Orientado ao Lúdico Interativo). Inclusive os realizados "online", com "cases empresariais" utilizando técnicas de radionovela. Todos os eventos também podem ser realizados "in company", com adaptação a realidade de sua empresa.

Avaliar artigo
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 3 Voto(s)
    Feedback
    Imprimir
    Re-Publicar
    Fonte do Artigo no Artigonal.com: http://www.artigonal.com/atendimento-ao-cliente-artigos/receita-para-um-atendimento-eficaz-ao-cliente-2187246.html

    Palavras-chave do artigo:

    atendimento ao cliente

    ,

    atendimento eficaz

    ,

    eficiencia

    Comentar sobre o artigo

    A tecnologia avança de forma mais rápida do que a capacidade das centrais de atendimento de absorvê-la e transformá-la em melhoria na qualidade do serviço aos seus clientes.

    Por: Flávia Ghiurghil Negócios> Atendimento ao Clientel 10/12/2013 lAcessos: 37
    Helton Alcioní da Silva

    O cliente Oculto já é muito utilizado e consagrado principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra. No Brasil essa prática vem ganhando força ha algum tempo e muitas empresas estão fazendo desta ferramenta uma grande oportunidade tanto para identificar os pontos que precisam ser melhorados como para atestar a eficiência já conquistada em determinados processos.

    Por: Helton Alcioní da Silval Negócios> Atendimento ao Clientel 12/09/2012 lAcessos: 99

    Este artigo visa entender a necessidade de se construir um relacionamento exemplar com os clientes, focalizando a satisfação de suas necessidades, obtendo sua captação e fidelização. Examina-se o segmento específico de serviços, utilizando o Hotel Belo Horizonte Plaza como estudo de caso para explicar o conteúdo dos assuntos abordados.

    Por: Tatiana Acerbil Negócios> Atendimento ao Clientel 26/10/2008 lAcessos: 14,625 lComentário: 1
    FLÁVIÀ M LORÊMÇON

    Exceder as expectativas do cliente, no sentido de um serviço de qualidade, deve ser a força que impulsiona uma organização, o centro de suas preocupações e o motivo para ela estar nos negócios. Um serviço de qualidade não é a meta, não é um objetivo, ao contrário, é uma forma de fazer negócios, uma forma de vida.

    Por: FLÁVIÀ M LORÊMÇONl Marketing e Publicidadel 30/09/2009 lAcessos: 11,039 lComentário: 2

    A partir de uma revisão de literatura que possui como objeto de estudo a motivação e a mudança, este artigo científico pretende abordar o processo de mudança organizacional à luz dos aspectos motivacionais e de comunicação organizacional, tendo como base a percepção dos autores acadêmicos e a opinião de pessoas envolvidas, no intuito de indicar quais as ações que deveriam ser adotadas por uma Instituição de modo a facilitar o processo de mudança e estimular a adesão dos servidores .

    Por: Carlos Coutol Negócios> Gestãol 19/03/2012 lAcessos: 1,781

    O que é mais importante para sua empresa? Palestra promovida pela ABRAREC discute as ferramentas eletrônicas utilizadas pelos call centers

    Por: Polyanna Rochal Negócios> Atendimento ao Clientel 19/05/2009 lAcessos: 2,495

    As principais reflexões para se buscar um atendimento ao cliente eficientemente eficaz.

    Por: Eduardo Varelal Negócios> Gestãol 04/06/2009 lAcessos: 856 lComentário: 4

    Todas as empresas possuem clientes. Vendem produtos para eles há anos, mas em geral não se preocupam em conhecê-los. Os clientes são a razão da existência de uma empresa. É preciso agradá-los. São muito importantes, uma vez que são eles que darão dinheiro em troca de produtos / serviços e, conseqüentemente, manterão a empresa viva. Mas, parece que algumas empresas não se deram conta disso. Basta ver como somos tratados no dia-a-dia por muitas delas.

    Por: Henrique Montserrat Fernandezl Negócios> Atendimento ao Clientel 27/04/2008 lAcessos: 49,775

    A atividade de gestão de vendas é uma ferramenta estratégica que envolve a propaganda, promoção de venda, merchandising e relações públicas. Para acompanhar as mudanças de comportamento do público consumidor e das evoluções tecnológicas, o profissional em vendas precisa estar atento e atualizado ao processo de transições sociais e de mercado. Atingir bons resultados de vendas ou melhorá-los deve ser resultado de um monitoramento da gerência de vendas. E é exatamente nesse contexto que o presente

    Por: Nayara Ribeiro Gracianol Negócios> Vendasl 11/08/2011 lAcessos: 658
    Ivan Dionizio: Sociologo.

    Tribunal de Contas e Ministério Público, também faz com que haja um maior controle das contas públicas para que pratiquem com maior intensidade o principio da transparência, e com isso, o cidadão possam também fiscalizar a aplicação dos recursos. O fato dos recursos públicos serem de origem coletiva e a necessidade de suprir ao bem comum, além da obrigação de atender o interesse da população, criam a necessidade de uma permanente avaliação dos resultados obtidos.

    Por: Ivan Dionizio: Sociologo.l Saúde e Bem Estar> Medicinal 08/03/2012 lAcessos: 620

    O atendimento ao cliente é um serviço de impacto e precisa de um grupo de pessoas hábeis para realizar o atendimento de uma empresa, contudo, não é sempre assim que funciona, gerando resultados improdutivos impedindo o progresso do negócio.

    Por: Adriano Bezerral Negócios> Atendimento ao Clientel 07/08/2014 lAcessos: 27
    Gerisval Alves Pessoa

    Vender não se trata de trocar o produto ou serviço por dinheiro do cliente. É a doação de si mesmo.

    Por: Gerisval Alves Pessoal Negócios> Atendimento ao Clientel 20/06/2014 lAcessos: 26
    Orlando Ferreira Ribeiro

    Isso mesmo não se espante por andar na contramão! É ainda fundamental afirmar com certeza que "O que é errado é errado, mesmo que todos estejam fazendo" e, "O que é certo é certo, mesmo que poucos estejam fazendo".Longe de mim a ideia de estabelecer uma revolução mas pre- tendo sim estabelecer uma revisão de conceitos, embora tenha a certeza de que esteja contrariando o senso comum.

    Por: Orlando Ferreira Ribeirol Negócios> Atendimento ao Clientel 13/06/2014 lAcessos: 24
    Portais Imobiliarios

    Existem clientes realmente difíceis onde é quase impossível não perder a calma em algumas situações, mas manter a educação é sempre essencial e com mais algumas dicas é possível lidar com a situação sem perder a razão.

    Por: Portais Imobiliariosl Negócios> Atendimento ao Clientel 05/06/2014 lAcessos: 13
    Durval Senna da Silva

    Costumo chamar de "ponto cego" do marketing digital o fato da maioria dos produtores e afiliados não enxergar que relacionamento com clientes vai muito além do que mensagens por autoresponder. Alguns produtores mais "empolgados" na hora da venda até dizem que vão nos "pegar pelas mãos" (não literalmente claro!) e nos levar a outro nível, mas na prática a teoria é outra... O que é inconcebível e que o mercado digital abre possibilidades enormes para os pseudo-experts da noite para o dia...

    Por: Durval Senna da Silval Negócios> Atendimento ao Clientel 08/05/2014 lAcessos: 87
    Eduardo Alencar

    O presente artigo discute alguns dos desafios de atendimento ao cliente para o atual mercado logístico de transporte de mercadorias

    Por: Eduardo Alencarl Negócios> Atendimento ao Clientel 06/05/2014 lAcessos: 42

    Muitas empresas tratam o cliente como se ele fosse um mal necessário. Veja quais são os dois maiores vilões que fazem as empresas perderem clientes.

    Por: Ernesto Bergl Negócios> Atendimento ao Clientel 23/04/2014 lAcessos: 33

    Sócios da Bvaz Idiomas, que presta serviços de tradução e de legendagem para grandes empresas, ressaltam que o sucesso está em compreender a necessidade do cliente e oferecer um serviço de qualidade, indo além das expectativas

    Por: estudio de comunicacaol Negócios> Atendimento ao Clientel 19/02/2014 lAcessos: 40
    Lucienne Baldez

    Saber lidar com pessoas é primordial nos dias atuais para manter um bom relacionamento. Reconhecer a melhor forma de lidar com cada pessoa exige técnicas que podem ser aprendidas ou aprimoradas. Aprenda uma técnica eficaz em três passos.

    Por: Lucienne Baldezl Negócios> Gestãol 27/04/2010 lAcessos: 247
    Lucienne Baldez

    Um engenheiro questiona por que deve entender de vendas se apenas trabalha com projetos e coordenação. A consultora Lucienne Baldez o faz refletir e perceber essa necessidade. E você, precisa entender de vendas? Acompanhe este artigo e descobrirá a resposta.

    Por: Lucienne Baldezl Negócios> Vendasl 24/04/2010 lAcessos: 165
    Lucienne Baldez

    Há vários momentos que precisamos dizer não e não conseguimos. Outras vezes até conseguimos, mas nos arrependemos ou ficamos com sentimento de culpa. Porém, é possível dizer não sem perder oportunidades ou sentir culpa. Basta treinar e saber que dizer não é uma arte e um respeito a você mesmo.

    Por: Lucienne Baldezl Negócios> Gestãol 23/04/2010 lAcessos: 87
    Lucienne Baldez

    Há momentos de conflito em que podemos ganhar um cliente para sempre ou perdê-lo de vez. Um cliente faminto se irrita num restaurante ao descobrir que além da pouca comida servida, a cozinha está fechando. O que fará o garçom nessa hora OBA, conhecida como o momento da Onça Beber Água?

    Por: Lucienne Baldezl Negócios> Atendimento ao Clientel 22/04/2010 lAcessos: 147
    Lucienne Baldez

    Nas empresas, ocorrem muitas situações de constrangimento, perseguição, trotes, ou até mesmo brincadeiras de mau gosto, que podem causar danos emocionais e psicológicos ao colaborador e provocar uma clima insustentável na empresa. Abra os olhos para o bullying empresarial, ele pode estar acontecendo sem que você perceba.

    Por: Lucienne Baldezl Negócios> Gestãol 20/04/2010 lAcessos: 1,165
    Lucienne Baldez

    Uma cliente me perguntou se o atendimento de sua empresa era padronizado ou robotizado. Você conhece a diferença desses conceitos? O que você responderia? A forma de atendimento ao cliente é a mesma para qualquer empresa? Neste artigo você encontrará uma rápida reflexão sobre o tema.

    Por: Lucienne Baldezl Negócios> Atendimento ao Clientel 14/04/2010 lAcessos: 584
    Lucienne Baldez

    Entro numa loja para comprar um produto. Encontro a mesma vendedora que me atendeu no ano passado e depois de trocar algumas palavras, acabo levando mais um produto. O que ela tem de especial que me faz levar o produto sem pensar muito ou visitar outras lojas concorrentes?

    Por: Lucienne Baldezl Negócios> Vendasl 13/04/2010 lAcessos: 146
    Lucienne Baldez

    Você já sentiu que o tempo "passa voando"? Que alguns dias rendem e outros não? Que justo naquele momento em que você precisa de mais tempo ocorre algum imprevisto? Que as tarefas que seu gestor solicitou, estão se acumulando? Então, veja algumas dicas para transformar o tempo em seu aliado...

    Por: Lucienne Baldezl Psicologia&Auto-Ajuda> Gerência de Tempol 12/04/2010 lAcessos: 341
    Perfil do Autor
    Categorias de Artigos
    Quantcast